A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Diva 23/10/2020

Uma viagem interna
Eu li muitas resenhas e estava com medo de começar, muitas pessoas falavam que era bom outras que era um lixo. Mas no fim eu gostei muito desse livro.
Ele é uma intensa viagem na cabeça dessa protagonista que tem diversos problemas psicológicos e o que mais me instigou nessa história foi ver suas reações aos impulsos externos.
Entre essas várias coisas acontecendo dentro da mente da Imp, o "mistério" (que eu nem percebi que era uma parte relevante da trama até o momento que é dada a resposta), achei esse que era para ser o fio condutor na história uma coisa secundária. E foi esse aspecto que fez eu dar 4.5 e não 5.

Se você está planejando ler esse livro, vá preparado, pois não é uma leitura rápida.

Craotchky 11/01/2016

Um mar sem superfície
"Este livro é o que é, o que significa que ele pode não ser o livro que você espera que seja." CRK

Vencedor do prêmio Bram Stoker, A menina submersa é um daqueles livros que você não consegue comparar a nenhum outro; não há como fazer um paralelo com outro livro pois esse é quase único. Existem fatores peculiares que tornam este livro muito bom ao meu ver. Entretanto, fato curioso, estes mesmos fatores peculiares, tão bem vistos por mim, parecem desagradar muitos leitores.

A menina submersa é um livro narrado em primeira pessoa, ainda que a narradora frequentemente use também a terceira pessoa. Imp, nossa narradora, está escrevendo suas memórias. Porém, detalhe: por ser esquizofrênica, ela não consegue separar com precisão a realidade da fantasia, e claro, isso deve ser levado em conta pelo leitor. Certo episódio narrado aconteceu realmente ou não? E se aconteceu, aconteceu exatamente como narrado?

Ao mesmo tempo, ela mesma admite que sua narrativa é arbitrária, isto é, não cronológica, pois não tem certeza da ordem em que os eventos narrados aconteceram, sequer se os eventos realmente aconteceram. Ela nos conta o que lembra, ou o que acha que lembra, quando lembra. Ela, por exemplo, conta certo episódio mas admite que talvez esteja exagerando, ou pior, que talvez todo o episódio nunca tenha acontecido de verdade.

Imp, desde o começo, admite ter uma saúde mental deficiente. Nos diz que foi diagnosticada esquizofrênica, e não raro se auto intitula louca: "Parecia justo ir até a parte sobre ser louca antes de qualquer coisa, como um aviso; portanto, se alguém chegar a ler isto, saberá que não deve acreditar piamente em tudo."

Isso mesmo, de cara ela avisa o leitor que não deve confiar em tudo o que é narrado pois nem ela tem certeza das coisas, embora afirme sua sinceridade. Porém, como ela diz: "O que não significa dizer que cada palavra será factual. Apenas que cada palavra será verdadeira. Ou tão verdadeira quanto eu consiga."

É surpreendente perceber omo toda essa confusão mirabolante, toda essa balbúrdia, torna-se nossa, pois nós entramos na vida de India, mergulhamos na confusa mente dela e ficamos submersos nesse mar de verdades. Mas cuidado pois como ela mesma diz, nem todas as verdades são factuais, porém todas elas, sem exceções, são sinceras.

De minha parte, todos estes fatores tornam este livro extremamente instigante. Este livro possibilita ao leitor a oportunidade de montar a história. Cada leitura individual será diferente na medida em que cada leitor interpretará e tomará cada episódio a partir de suas próprias impressões.

Parece-me facilmente justificável a discrepância nas opiniões emitidas sobre esse volume. A questão é que é preciso mergulhar na leitura, na personagem principal, no seu modo de pensar, ver as coisas pela sua visão. Alguns leitores não gostam disso, ou simplesmente não têm paciência até essa imersão acontecer. Acabam abandonando o livro no princípio, ou pior, passam a leitura toda suspensos na superfície, não fazem a imersão.

De qualquer forma não tome minhas palavras como a Verdade sobre o livro. O único jeito de talvez ter uma opinião é lendo o livro. O livro merece e talvez necessite de atenção completa. Para melhor apreciar A menina submersa, por favor, dê exclusividade. Para uma imersão total nas memórias de India Morgan Phelps, memórias que são um gigantesco mar sem superfície.

"Seu coração é frágil, India Morgan. Seu coração é uma loja de louça e o mundo é o touro dentro dela. Seu coração é feito de vidro."

(Texto editado dia 27 de julho de 2019)
Fernanda Rebelato 11/01/2016minha estante
Estou na metade do livro, e também acho que as confusões das memórias da protagonistas sejam o ponto cativante do livro. Estou adorando!

Craotchky 11/01/2016minha estante
É realmente um grande diferencial no livro.

Daii 08/12/2020

Decepcionante.
O livro é narrado em primeira pessoa, e a protagonista é India (Imp), uma jovem que tem um histórico familiar de esquizofrenia e também possui a doença, ela então começa a escrever suas memórias para lidar com seus fantasmas, então vamos lá...

Quando eu vi este livro fiquei completamente encantada, a edição é tão linda que mesmo sem ter ideia de qual será a história, você já sente vontade de comprá-lo, mas mesmo assim eu pesquisei um pouco, li algumas resenhas e todas eram positivas, então sem receio eu comprei meu exemplar e com a maior animação comecei a leitura, porém a animação foi diminuindo com o passar das páginas.

Eu esperava muito desta história, todos amaram, sabia que seria algo diferente do normal e surpreendente, mas na verdade o que eu encontrei foi uma história extremamente difícil de acompanhar e cansativa, e a partir do capitulo 7 tudo piorou, eu me arrastei pelas páginas e apenas não o abandonei porque ainda tinha esperanças de que uma reviravolta acontecesse, e algo me surpreendesse, mas foi em vão... talvez o problema seja comigo, afinal mesmo depois de tê-lo terminado não tenho certeza se eu realmente entendi a história. Meu primeiro pensamento após terminar este livro foi colocá-lo para troca na minha estante do Skoob, mas vou dar mais uma chance a ele, daqui a alguns anos vou tentar novamente, quem sabe mudo de opinião, porque no momento, este livro é uma das minhas maiores decepções literárias.

site: http://eutunoslemos.blogspot.com/2016/01/a-menina-submersa.html

Michelle França 14/01/2021

Difícil de resenhar
Eu tive uma experiência muito estranha com esse livro, eu abandonei ele três vezes senão mais. Ele é muito difícil de você engatar porque a narradora é esquizofrênica e você acaba entrando na cabeça dela, você participa da vivência dela, esse modo dela de pensar nos deixa desconfortáveis com a leitura eu creio que isso seja de propósito. Quando eu decidi retomar essa leitura esse ano eu peguei esse incômodo mais ainda porque simplesmente ela tem um surto psicótico no meio do livro, e você fica, caramba para onde essa história está indo, porque é muito fantasiosa ela criou histórias na mente dela a respeito de uma outra pessoa que eu não quero dar spoiler onde essa pessoa é uma sereia, essa pessoa depois é um lobo ou é um fantasma ela não sabe o que essa pessoa é a mente dela começa alucinar e você entra nessa alucinação.
E você também fica perdida você não sabe para onde o livro vai te levar.
demora muito mas muito mesmo para você encaixar as peças e entender que não é só uma pessoa narrando, que a personagem principal ela se divide em outras pessoas ela não é uma narradora confiável.
Após o surto que ela tem no livro isso no meio do livro é que você vai começar a entender que, opa pera aí, ela não tá bem, ela tá afetando a narração do próprio livro dela!!!! E conforme vai andando a história as coisas começam a entrar no eixo quando a personagem começa a voltar a lucidez.
E aí até para gente que tá lendo as coisas começam a ficar mais claras realmente a gente tá o tempo todo na mente dessa menina e é uma sensação muito incômoda por isso que a gente não consegue, a gente acaba abandonando livro várias vezes porque você tá ali lendo uma história de uma mente perturbada, é uma experiência muito interessante que eu só fui perceber retomando livro.
E no final as coisas começam a entrar no eixo você encaixa as pecinhas desse quebra-cabeça as coisas ficam mais lúcidas porque a mente da nadadora tá lúcida em termos e você tem aquele start e aí você compreende o que ela quis passar no livro realmente é uma experiência de leitura diferente.
Gostei ???? Difícil dizer se eu gostei porque é muito incômodo você ler um livro desse jeito tão confuso mas eu entendi que a narradora tem problemas e foi interessante entrar na cabeça dela foi interessante a experiência mas assim, se você for ler entenda que você vai abandonar ele várias vezes você não vai entender muita coisa não vai fazer sentido, você vai relevar às vezes como eu fiz, você vai voltar para trás definitivamente, mas é totalmente compreensível porque o livro foi feito para ser incômodo para quem lê justamente que ele tem um motivo para ser assim, e que você só vai descobrir no final então, vai com a mente aberta realmente é uma experiência de leitura bem diferente incomoda não são todas as pessoas que vão gostar mesmo, eu sou uma das que não curtiu muito esse estilo de narração, não é a minha vibe de leitura mas, foi uma experiência interessante a gente tem que sair da zona de conforto.

Moons 06/06/2016

Memórias junto ao som do Canto da Sereia e o Sorriso do Lobisomem
Eu posso declarar com toda a certeza que Eva Canning teceu uma tarde chuvosa só para que eu viesse aqui, ainda encharcado - depois de visitá-la nas profundezas do meu mar pessoal -, tecer uma ode à ela.
Desde a primeira linha eu bem soube este seria um livro que abalaria todas as frágeis estruturas do que chamamos de alma, mas há uma coisa que preciso deixar clara sobre ele: o mundo dos leitores está dividido entre quem ama e entre quem odeia A Menina Submersa. Não há meio termo. Não há como ter.
India Morgan Phelps, ou simplesmente Imp, ou simplesmente Inverno, testa sua paciência desde a primeira oscilação. Como fator óbvio, eu tive de me adaptar, ler ao sabor de suas intempéries, mas deixo claro que não consegui me irritar, justamente porque às vezes ela é um personagem tão verossímil que dói. E dói de um jeito meio inexplicável e claro, profundo, bem onde a gente se identifica ferozmente com a mesma.
Há uma intrincada rede de referências na trama e foi justamente por isso que o li de forma lenta e apreciativa.
E foi assim que nos últimos dois meses acompanhei a vida, as perdas, as memórias e a corrida esquizofrênica para dentro de si mesma (de Imp). Eva Canning também nos acompanha nessa incursão meio macabra, meio poética, e ela, por si só, é um misto de Sereia, Fantasma e/ou mulher lobo. O que ela realmente é, não sabemos, ou talvez eu saiba, mas não queira contar para não contaminar as águas da sua concepção sobre ela.
Porque é isso: Eva Canning sempre estará pronta para cantar ou uivar para ti, para que possa ou te seduzir ou te devorar num único movimento.
Eu não vou me estender, mas quero deixar claro que se você espera algo linear, você não encontrará. Não nesse livro, pelo menos. Porque foi lendo ele que eu entendi que nenhuma história tem começo e nenhuma história tem fim. Começos e fins podem ser entendidos como algo que serve a um propósito, a uma intenção momentânea e provisória, mas são, em sua natureza fundamental, arbitrários e existem apenas como uma ideia conveniente na mente humana. As vidas são confusas e, quando começamos a relacioná-las, ou relacionar partes delas, não podemos mais discernir os momentos precisos e objetivos de quando certo evento começou. Portanto, todos os começos são arbitrários.
E para concluir, digo que simplesmente não consigo parar de ouvir o som do mar quebrando na rebentação desde quando fechei a última página desse livro.
Eu acho que muitos dos meus fantasmas agora, enfim, se afogarão na enseada em que eles teimam em sempre emergir.
E garanto: não vejo corvos. Pelo menos não aqui.

Cat 20/03/2022

Perfeito,aquele livro q é cheio de curiosidades e que acaba te fazendo querer saber mais da história e da personagem,a maneira q a esquizofrenia da personagem e tratada e algo interessante pq ela acaba n sendo uma escritora 100% confiável,os elementos como os quadros,os besouros e as histórias inseridas trazem uma imersão maior instigando o leitor e tornando a história ainda mais "realistica"

Abalyn0 05/08/2022

O LIVRO DA MINHA VIDA
Não cabem palavras no mundo para descrever o que eu sinto por esse livro e tudo que ele me causou, além do fato de eu ter escolhido como meu nome artístico o de uma das personagens. Tudo nele é perfeito, e mesmo algumas pessoas dizendo que ele é confuso, eu consigo entender a confusão dele. Arte, pura arte em palavras.

Bom de ler 26/05/2021

Chato, mas não insuportável
Esse foi um dos livros que eu comprei com muita, mas MUITA expectativa, querendo MUITO ler e nossa.. que decepção. Eu esperava um enredo totalmente diferente, esperava tudo diferente. Não gostei, mas não foi o pior livro que li.

luadepaginas 02/05/2021

Fiquei perdida, me encontrei e me perdi novamente. Que livro é esse, Brasil? Será se tô louca?
Victória Gabrielle 02/05/2021minha estante
KKKKKKKK me senti assim tbm

Tiago 16/06/2022

LIVRO INTERESSANTE
O livro trata de uma mulher que tem problemas mentais e ela conta sobre a vida dela e sobre seus problemas, a pessoa chega a ficar transtornada com as coisas que ela escreve, mas tem um final bom.

Indy 13/02/2020

Complexo, Belo e Cheio de Referências!
Comprei esse livro no ano passado e estava parado na prateleira por que comecei a ler e não estava fluindo a leitura. Porém, esse ano resolvi tentar novamente ler a história de Imp (India, Eva...) só que depois de pesquisar e entender um pouco sobre esquizofrenia, por que a personagem principal narra tudo de forma bagunçada e não linear pois sofre dessa doença... depois que entendi isso, consegui ler e me encantar (literalmente, oi canto da sereia ?!) com o mundo particular de imp (seus complexos) e suas referências riquíssimas ao mundo da arte e da mitologia! Enfim, é um excelente livro pra quem procura entender minimamente como funciona a cabeça de uma pessoa que tem esquizofrenia e um pouco de mitologia e simbolismos também! É um pouquinho difícil de ler mas vale o esforço!

Camirota 08/08/2020

Senti dificuldade para chegar até o meio do livro, a leitura simplesmente não fluía, mas depois da metade li muito rápido e mudei de opinião, passei a gostar bastante.

Carolina 24/09/2020

Havia largado a leitura em 2016 mas não me arrependo de ter retomado, há coisas que eu entendo melhor agora, então foi um ótimo momento para voltar a ler esse livro.

Dani Pontes 29/10/2022

Confuso e sem nexo
Um livro confuso, cansativo e sem nexo... segui lendo na esperança de uma reviravolta q fizesse tudo fazer sentido mas não aconteceu...
Pior do ano!!

kemynha 27/04/2023

Fiquei lele
é uma confusão de letras miudas, apesar de ser dificil de ler a historia é ok ate eu acho que é uma boa leitura se voce ta com sanidade em dia