Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Fabi 16/01/2022

Sou suspeita em escrever, porque amo as pesquisas do Stephen Hawking. A sua grande contribuição para os assuntos relacionados ao universo, e estado das coisas. Matérias intangíveis e imensuráveis tanto por grandeza quanto pequenez trouxeram para o mundo atual não respostas, mas sim mais perguntas para atuais e futuros cientistas pesquisarem.

lucianan 14/01/2022

Excelente!
Livro repleto de reflexões sobre o universo e teorias já discutidas até então. Recomendo demais para quem tem interesse sobre ir além do planeta terra e entender melhor sobre o tempo e outras informações. Pode ser um pouco técnico em alguns momentos, mas o último capítulo vale super a pena, principalmente para quem gosta de ficção científica.

ra_quelzen 13/01/2022

MUITO BOM!
Stephen Hawking é incrível, eu amo este livro porque nos faz entender sobre o imenso universo que nos vivemos e várias coisas interessantes (exemplo, é possível viajar no tempo? E se conseguirmos vai ser igual "De Volta Para O Futuro"?).
É uma leitura complicada, é fácil se perder no texto, mas é só recomeçar a página...
É muito encantador!

Mei 10/01/2022

Muito bom e explicativo.
Um ótimo livro para começar a aprofundar seus estudos na astrofísica. O livro contém uma didática prática e feita para leigos, fazendo assim, que o entendimento do livro seja facilitado.

Henrique 09/01/2022

Incrível
Não tenho palavras para descrever Uma Breve História do Tempo, mas certamente, essa é uma das maiores obras do século XX e um dos livros mais importantes para a ciência moderna; não só para a física teórica, mas também para o ensino científico porque mesmo com tantos termos diferenciados e teoria, Hawking teve o cuidado de deixar tudo "mastigado" para qualquer apaixonado entender. Além da física, há também uma integração histórica, filosófica e ficcional entre essas páginas que levam o leitor para uma viagem no espaço, no tempo e nas ciências naturais. Fiquei muito feliz em não propositalmente, ter terminado a leitura bem no aniversário do autor.

Bella 09/01/2022

Completo!
Acredito que o livro seja uma leitura OBRIGATÓRIA para quem gosta de astronomia e afins. Hawking foi muito feliz nas colocações e objetivo, também. Tendo em vista que eu acho díficil entender como se comportam as leis que regem tudo que nos cercam (leis newtonianas, leis termodinâmicas), o livro ajudou muito, porém, precisarei relê-lo umas duas vezes, no mínino, para compreender melhor. Durante a leitura também recorri a pesquisa na internet sobre alguns termos e situações que não conhecia. No mais, é um ótimo livro e dá para ficar triste quando acaba. hahaha

Fabim.Silva 08/01/2022

Divertido porém um pouco rebuscado
Uma ótima síntese das teorias científicas modernas, o autor escreve de forma descontraída e acompanha o leitor nas mais icônicas indagações sobre o Universo conhecido.
Apesar da leveza na escrita há momentos onde são apresentados alguns conceitos astrofísicos que vão demandar uma leitura mais densa para quem não está familiarizado com tais definições.
Por fim, o livro surpreende pelo seu lado cômico e cumpre com as expectativas daqueles que se encantam pela ciência da Astronomia.

lucas 05/01/2022

viagens no espaço tempo,buracos de minhoca,buracos negros não são tão negros,a entropia,qual a origem e o destino do universo,esse livro me deixou maluco,e eu agradeço

becky 29/12/2021

?Nosso mundo é um lugar desconcertante.?
o melhor livro que já li na minha vida.
sinceramente, pouco sei sobre física e a área das exatas. porém, há anos carrego comigo a paixão pela astronomia. tentar compreender o universo me fascina de uma maneira muito filosófica. as diversas dúvidas acerca do assunto e o pouco que o ser humano foi capaz de entender, já é algo que me surpreende e, ainda, me faz refletir o quanto a nossa espécie é capaz de coisas absurdamente fantásticas. seja na ficção científica, imaginando possibilidades, quando na ciência real, com as diversas teorias acerca do assunto. tudo isso me desperta sobretudo inspiração para minhas motivações próprias, inclusive.
terminei esse livro com lágrimas nos olhos por orgulho desse autor e todas as coisas que ele conseguiu conquistar e pelas suas descobertas, mesmo com suas limitações. espero que você esteja olhando por nós, Professor Hawking! (ou tirando uma boa soneca)

Bela Mombach 27/12/2021

Então, o livro pelo jeito é muito bom, porém metade dele eu não entendi porque não sei muito sobre física e etc kkkkk

Quem entende e gosta mais desses assuntos provavelmente vai gostar mais do livro do que eu.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Uma breve história do tempo, escrito pelo físico Stephen Hawking é um livro que aborda temas como física e mecânica quântica, entropia, principio da incerteza, buracos negros e outos tópicos de forma aprofundada. Aconselho a leitura para aqueles interessados no assunto, mas preferencialmente que tenha um pouco de bagagem em astrofísica/ astronomia e noção basica da teoria da relatividade de Einstein.

Marcelo 17/12/2021

Uma Breve História do Tempo - S. Hawking
LITERATURA INGLESA ????????

Você certamente já deve ter imaginado como foi que o Universo começou a existir, se ele existe desde sempre ou ele foi criado por alguém. Talvez um Deus celestial? Uma explosão que gerou uma singularidade e depois formou o Universo? Mas antes disso, o que existia? Eu também não sei.

? "Uma Breve História do tempo" é um livro de divulgação científica escrito por Stephen Hawking, um dos maiores físicos de todos os tempos.

Publicado primeiramente em 1988 e atualizado em 1990, este belo livro vem trazer questões e conceitos da Física como Quarks, Buracos Negros, Antimatéria, Setas do Tempo, enfim, uma infinidade de assuntos que vamos conhecendo à medida que avançamos na leitura. Hawking, com uma linguagem muito didática e apresentando o assunto de forma "simples", tenta levar o leitor a melhor compreensão das leis universais.

Stephen, além de nos levar a história do tempo, também nos apresenta a Física desde o seu nascimento (mais exatamente a astronomia), até os dias em que ele está escrevendo seu livro. Passa por Ptolomeu, Aristóteles, Newton, Galileu, Copérnico, Karl Popper, Hubble, John Mitchell, Einstein e outros grandes teóricos que ajudaram a tentar decifrar o que chamamos de Universo.

Claro, uma missão nada fácil. Primeiro, a Física está tentando buscar uma forma de unificar as duas grandes teorias da Física: A teoria da relatividade geral de Einstein (que lida com objetos em grande escala) e a Teoria da Física quântica (que lida com eventos em escala microscópicas). O grande objetivo da Física, com diz Hawking, é unificar todas as teorias e chegar a uma conclusão possível.

O Universo teve um começo? Terá um fim? Para Hawking, sim, um dia vamos deixar de existir. E pra você? Deixe sua opinião.

brenda1 08/12/2021

Acessível e esclarecedor.
Para as pessoas que, assim como eu, são leigas sobre essa temática, mas possuem muito interesse sobre o universo e suas diversas teorias, eu considero um bom livro para "matar a curiosidade" e entender alguns conceitos complexos. Além de abordar sobre buracos negros, expansão do universo, espaço e tempo, o livro também apresenta inúmeras gravuras criativas que auxiliam/facilitam na compreensão do que está sendo explicado. Desse modo, acredito que seja um livro acessível e esclarecedor para as pessoas que buscam aprender um pouquinho mais sobre o universo e sua origem.

Como diz Stephen Hawking:

"Hoje, ainda almejamos saber por que estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca continua."

Bruno.Marconato 07/12/2021

Muito bom, porém complexo!
Entrar em contato com um livro escrito por Stephen W. Hawking nos permite dialogar com o autor e perceber a razão de ele ser um dos principais nomes na física após Einstein. O livro é incrível, explica o desenvolvimento da física em relação a origem de tudo com pitadas de sarcasmo e humor de Hawking.

Entretanto, não se deixe enganar, esse não é um livro para leigos, tive dificuldade em vários capítulos do livro (diria até na maioria deles), o que me manteve motivado para continuar lendo foi o interesse pela física. No último capítulo, o autor traz uma visão um pouco mais filosófica dos impactos de uma teoria que descrevesse tudo.

Não recomendo para aqueles que não gostam de física, esse é um livro que o fará gostar menos ainda. Porém, para aqueles que gostam, é leitura obrigatória! Hahahaha

Luke 06/12/2021

Uma importante reflexão
Stephen Hawking é ou fora o tipo de cientista de que dificilmente teremos outro igual. Seja por sua exímia paixão e anseio por conhecimento, seja por sua capacidade de alcançar desde todos os leitores com uma intensa reflexão que sintetiza as maiores perguntas dos séculos anteriores. Em determinado ponto de Uma Breve História do Tempo, Hawking menciona que nem as escolas nem a literatura conseguem acompanhar ao mesmo tempo às descobertas da ciência, por isso, o que aprendemos é ao mesmo tempo arbitrário e elástico. E isso define bem o desenvolvimento humano quanto ao conhecimento, afinal, assim como na ciência, nosso conhecimento provém de atualizações não-regulares. Outra menção importante de Hawking é que, em relação ao desenvolvimento do conhecimento social-científico, hoje sabemos mais que nossos antepassados, isso porque, segundo Hawking, no início do século XX somente duas pessoas conheciam e compreendiam a Teoria da Relatividade, por exemplo, enquanto hoje, a mesma é ensinada nas escolas e bilhões de pessoas a conhecem ou ao menos tem uma noção básica do que se trata. Isso mostra não somente o avanço da compreensão/conhecimento humano, mas também, definie com clareza o avanço e o alcance da ciência. A compreenção do universo, de onde viemos e o que somos em relação à vastidão do desconhecido, desta forma, retoma às discussões que anteriormente pertenceram aos filósofos e os teólogos, entretanto, a partir do momento em que os mesmos chegaram a um limite, a física assumiu e expandiu os horizontes "audaciosamente indo onde ninguém jamais esteve", se não na prática, na teórica com certeza.
Uma Breve História do Tempo, saída da mente de um gênio como fora Stephen Hawking, é mais do que um texto teórico-científico, é alcance universal de compreensão do tempo, do universo e, sobretudo, da esperança de um futuro.