Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

MSaverna 05/12/2021

Uma viagem no Tempo-Espaço!
Dizer que está leitura é simples não corresponde à realidade. Mas dizer que ela é sensacional é a mais pura verdade!
Um livro que exige atenção e que pensemos e raciocinemos sobre o que está sendo dito! Com certeza para os físicos é uma leitura fluida, mas para leigos como eu, é uma leitura instigante e exigente!
ADOREIIII!!!
O desenvolvimento das teorias e a maneira como elas se entram uma na outra; a magnitude e imensidão de tudo que nos envolve; o ponto minúsculo que somos nós seres humanos, mas que temos capacidade de pensar e raciocinar a respeito do magnífico!!!!

Ótima leitura! Feliz por ter degustado esta obra!

Windl 26/11/2021

Um incrível livro
Li esse livro e amei muito, pra quem gosta de qualquer assunto sobre física, universo no geral, vai gostar com certeza :')

Carlos.Eduardo 21/11/2021

Para iniciados
Não é uma obra tão acessível quanto eu esperava. As partes que consegui compreender, entretanto, são mesmo impactantes para o homem comum. Uma das características da narrativa que mais gostei foi o fato de Hawking deixar subentendido que cada avanço no conhecimento não se deveu totalmente à genialidade deste ou daquele, e sim à coletividade da academia no tempo e no espaço. Ou seja, cada nova descoberta somente foi possível porque os estudos partiam de bases já estabelecidas. Avançamos enquanto espécie.

Aldemir2 16/11/2021

O início de um sonho/deu tudo certo
Uma Breve História do Tempo foi o primeiro livro publicado pelo Dr. Hawking e já mostra duas coisas que serão vistas em suas obras futuras: primeiro o quão genial ele era e segundo a maneira simples e divertida em que ele escrevia seus livros para leitores que não entendiam sobre o que ele falava. No entanto, não recomendo que seja a primeira leitura do autor por alguns pequenos detalhes.
Mesmo ele falando de maneira simples e bem explicativa para quem não entende muito, nesta primeira obra e, acredito eu, a sua mais conhecida, Hawking ainda irá usar muitos termos técnicos que podem não ser muito palatáveis para quem não está acostumado com o assunto. Não atrapalha muito o entendimento do livro, mas pode tornar a leitura um pouco arrastada em seus primeiros capítulos (como o próprio fala em seu prefácio para O Universo em uma Casca de Noz), mas após você se inserir dentro da leitura ela irá fluir melhor para o entendimento do leitor.
Ele irá trazer um apanhado rápido acerca da concepção do tempo e espaço desde os tempos antigos na Grécia até as pesquisas que ele mesmo fez, além de citar vários outros pesquisadores e físicos famosos que ajudaram (ou não) a construir essa concepção que mesmo hoje em dia ainda mostra que só conhecemos uma gota deste grande oceano. Introduzindo bem o leitor aos conceitos que por tanto tempo foram e ainda são pesquisados, Hawking torna uma obra simples e que ele não tinha ideia que se tornaria tão famosa um dos marcos da literatura científica e importante para muitas pessoas que se inspiraram e passaram a gostar do assunto a partir de sua obra.

Giordano.Melo 11/11/2021

Complexo
Eu sou leigo e boiei em vários temas.
Sendo curioso dá pra ler até o final, mas em muitos assuntos eu lia pra acabar logo ?

Julia.Goulart 11/11/2021

Sinceramente... Nunca foi tão fácil ler sobre assuntos complexos como esses, a leitura é extremamente fluida
O único defeito desse livro é que ele acaba

Letícia 11/11/2021

Stephen Hawking explica conceitos importantes da física como se estivesse explicando para um amigo, de uma forma simples e bem humorada. Os últimos capítulos ficaram mais complicados de entender, mas é um livro que com certeza irei reler várias vezes.

Sthefany.Ambrosio 10/11/2021

Extraordinário
Um livro muito bom! Hawking consegue explicar de uma maneira simples vários aspectos do universo que nos cerca
Mesmo sendo leiga no assunto não senti dificuldade de entender e deu para conhecer melhor o assunto
Da pra perceber o quão genial ele era, uma leitura que vale muito a pena!

Amanda 10/11/2021

perfeição!
eu odiava física até ler esse livro e agora tô apaixonada pela área. muito bom pois ele explica de forma simples conceitos universais da física, além de ser um livro super curtinho.

Leticia 01/11/2021

Não é um livro que eu recomendaria para qualquer um, é preciso de um mínimo de conhecimento prévio sobre astronomia e física. Mesmo eu sendo apenas uma interessada no assunto, consegui entender bem quase tudo, graças à ótima didática de Hawking. Para quem tem interesse em astronomia, é um ótimo livro para começar a se aprofundar no tema.

Marcell 30/10/2021

Um resumo de (quase) tudo
Stephen Hawking, com maestria, traça caminhos que vão desde o surgimento do universo até os rumos que a ciência está tomando, e o que podemos esperar do futuro no que se refere a nossa relação com a ciência. Confesso que não é um livro de linguagem completamente fácil, até porque seria muito difícil tratar de assuntos complexos sem usar uma linguagem mais cientificista (a parte sobre mecânica quântica que o diga, oh assunto complicado de entender). Contudo, não é nada extremamente complexo, e a compressão é possível, inclusive, este livro é uma ótima introdução para quem deseja se aprofundar mais nesses assuntos sobre física teórica. Primeiro livro do Hawking que leio, e foi uma ótima experiência, saio dessa leitura um pouco mais instruído do que antes kkkk. Muito recomendado!

Camila 26/10/2021

Relação de amor e ódio com esse livro
Eu comecei a ler esse livro achando que eu fosse amar, mas acabei me decepcionado bastante. Claro que do ponto de vista científico ele é muito bom, visto que o autor é um dos físicos mais importantes no que diz respeito à estrutura do universo em larga escala. Mas (para mim) o livro possui alguns defeitos. O que me incomodou mais e que fez a leitura tediosa pra mim em alguns momentos foi o fato de achar que autor estava apresentando fatos um atrás do outro a fim de contar a história do universo. Por um lado isso faz sentido (vide o título do livro), mas para mim acabou sendo uma enxurrada de informação, mesmo sendo formada em física. Pode ser que seja uma questão de estilo também. Quando eu leio livros de divulgação científica eu prefiro uma leitura mais filosófica, já que a parte técnica eu posso aprender em livros didáticos ou artigos. Não que fosse tão técnico assim, mas em alguns pontos achei que era muita informação com pouca discussão. Isso me leva ao fim do livro, onde o autor afirma que a filosofia morreu, que é algo que eu discordo totalmente, mas que faz até sentido pela leitura que tive. O engraçado é que eu gostei do último capítulo justamente por ser mais filosófico kk

Outra coisa que me incomodou foi que achei o autor arrogante em alguns momentos e que às vezes dava margem a um sensacionalismo científico, e também à ideia de gênios na ciência. Essa não é uma visão que gosto muito, acredito que todos aqueles cientistas que fizeram grandes descobertas o fizeram com muito esforço.

Enfim, foi uma leitura que valeu a pena, mas que foi muitas vezes tediosa para mim. De qualquer forma foi interessante conhecer um pouco mais sobre o Stephen Hawking, que é um dos físicos que mais teve visibilidade recentemente, apesar de eu não ter gostado dele kkk

Cap.Kirk 19/10/2021

Literalmente uma breve história do tempo
Pra você que quer entender interestelar e Tenet, hawking explica tudo isso com um ótimo humor e muita técnica. É um livro bem técnico, pode ser que para alguns pareça um pouco lento mas Stephen te prende com tanta explicações que eu acabei o livro sem perceber que estava chegando ao fim.

ferkw 16/10/2021

O livro está escrito numa linguagem que tenho certeza que o autor se esforçou muito para ser
simples, mas mesmo assim parecerá muito complexo para quem não conhece alguns dos termos básicos da astronomia. Algumas teorias da Física atual são abstratas e realmente de difícil entendimento, o que não deixa a leitura desse livro de ser indispensável para quem gosta um pouquinho do tema e quer saber dele pelo maior físico da atualidade após Einstein.

Jonny 11/10/2021

Leitura Obrigatório
Ótimo livro para amantes da Ciência, Física e Astronomia. Leitura obrigatório!! É um livro com conteúdos e explicações de física, com uma certa abordagem filosófica. Porém o livro não é "chato" ou muito "didático" como obras do James Stewart, por exemplo. Não é uma leitura fácil, mas também não é muito difícil. Você não precisa de doutorado em física para entender, mas acho que é recomendável que tenha conhecimentos básicos de física e noções de astronomia.