O universo numa casca de noz

O universo numa casca de noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

José 12/05/2020

Abordagem muito didática, mas algumas vezes confuso
O feito de Stephen Hawking é único. Li também sua outra obra "Uma breve história do tempo" e é notável seu esforço em tornar acessiveis para o grande público temas tão complexos e no limite da ciência conhecida como física quântica e teorias das cordas.
Em grande parte a didática é bem sucedida, mas em alguns momentos me perdeu em meio à complexidade do assunto. Não considero demérito do autor, afinal estamos falando de teorias que quebram a cabeça de cientistas na NASA.
Portanto, acredito ser para todos os curioso a respeito do universo, mesmo que em alguns momentos o leitor deseje pular de assunto.

almeidalewis 02/05/2020

Um desafio
Bem acessível para quem quer conhecer mais e melhor um pouco dos mistérios do nosso universo

Leticia.Silva 29/04/2020

Esse livro é sensacional! É incrível como o Stephen Hawking fala com tanta simplicidade de assuntos tão complexos.
Além de divulgar a ciência de uma forma encantadora, ele discute temas como viagem no tempo, expansão do universo e engenharia humana tendo como base exclusivamente a ciência, em suas mais complexas teorias.
Mesmo sendo uma forma mais simples do que ler um livro de física ou matemática, esse livro é de mais fácil compreensão pra quem possui uma certa familiaridade com o assunto.
Mas se você possui curiosidade já é um bom motivo para dar uma chance! É tão encantador e empolgante quanto uma ficção científica!

Paulo Henrique 24/04/2020

Esse é um livro ilustrado de "Uma Breve História do Tempo". Fantástico, de difícil leitura como o anterior mesmo para alguém que entenda um pouco de física. Vale a leitura.

Camila.Dias 17/04/2020

Complexo para o meu nível de conhecimento
Achei o livro complexo para o meu nível de conhecimento científico, mesmo que ele seja voltado para leigos, achei necessário ter uma bagagem mínima anterior para poder absorver melhor o conteúdo do livro.
Quero revisitar essa obra no futuro, mas antes quero ler outras coisas que me deixem mais preparada para uma nova imersão no mundo científico de Hawking.
Paulo 17/04/2020minha estante
Muitooo bom. Uma coisa boa desse livro, são as ilustrações.

Camila.Dias 17/04/2020minha estante
Sim, as ilustrações ajudam muito

Karoliny Oliveira 08/04/2020

Esse livro muda sua forma de "ver" o universo
O livro exige um conhecimento sobre as leis da física por conter assuntos de difícil entendimento. Porém, é ótimo de ler, as imagens e gráficos explicativos tornam a leitura mais fácil e agradável, além da qualidade do papel e das fotos serem lindas. Um compilado de todos os assuntos que me atraem e causam fervor no mundo físico.

Anderson 08/04/2020

Massante e pesado. Para seu entendimento, tem que ter um bom entendimento de física.

Alessandro 04/04/2020

Um livro pra quem gosta de física
Um livro para abrir nossa cabeça aos conhecimentos na área da física. O autor descreve de uma maneira mais fácil seu vasto conhecimento da física, como a teoria da relatividade, teoria quântica, buracos negros entre outros temas interessantes...

Marcos Dhonatha 04/04/2020

À todos aqueles que olham para o alto e buscam descobrir.
Estamos envolvidos na mais importante das buscas, a busca de um significado!
Nada me fascina mais do que os mistérios que cercam as leis que regem o universo, a forma que tão pequenos átomos se unem e formam toda matéria que conhecemos.
Pitágoras disse que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo e é isso, cada centímetro cúbico dele é formado por números e equações, e todos acontecimentos podem ser descritos em fórmulas complexas.
Pensar em quão insignificante a existência humana parece ser perante o infinito é angustiante, possuímos mais perguntas que respostas. Devemos compreender de onde surgimos para então descobrirmos o verdadeiro significado da existência, essa que parece insignificante, mas a nossa concepção de universo surgiu quando o primeiro homem com cognição surgiu, e ele vai deixar de existir quando o último homem morrer. A energia não morre quando se torna viva a energia se transforma, nós somos energia, tudo é energia e tudo tem suas bases na matemática. Imortalidade, talvez seja uma palavra tola, mas ao matemático é dado a melhor oportunidade para descobrir seu significado.

Gabriel Castro 02/04/2020

O universo em uma casca de uma noz
Leitura pesada, porém o livro traz discussões interessantes sobre o passado, o presente e o futuro, em uma visão científica.

Joao.Gabriel 02/04/2020

Interessante!
Recomendo esse ser o último dos livros de SH a serem lidos, caso não tenha contato com ele antes... A linguagem é levemente mais técnica e complicada que os demais

Humberto 31/03/2020

Excelente
Outro excelente livro de Stephen Hawking. Repleto de imagens que ilustram o conteúdo e auxiliam no entendimento dos temas tratados.

Por conta da imagens não é tão grande quanto parece, mas Hawking consegue explicar com clareza e maestria todos os temas discutidos.

SSMaia 28/03/2020

Na casca da noz
Stephen Hawking aborda nesse livro vários aspectos da física como teoria das cordas, teoria da relatividade, universos membrana, mecânica quântica.
A abordagem bem humorada e informatica do físico nos leva a conhecer cada vez mais sobre o nosso universo, além de traçar paralelos interessantes que despertam a curiosidade so leitor. Livro recomendadíssimo para quem gosta de física ou desejar saber mais sobre o universo.

kleyson 23/03/2020

É muito impressionando a forma com que o Stephen facilitou pra falar de assuntos tão complexos que sempre tive curiosidade e interesse e nunca tinha compreendido - muito menos achava que fosse possível - nem sempre dá pra escapar dos termos e dificuldade para compreensão, mas a obra é bastante didática! Fiz a leitura em um momento bem atarefado e exaustivo, entre espaços em que me mantinha acordado no ônibus, de forma que não dediquei tanta atenção, espero reler com calma algum dia.