O universo numa casca de noz

O universo numa casca de noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

danielatr 21/03/2020

Leitura para todos
Sua escrita inteligente e sarcástica ajuda a compreender o complexo universo da cosmofísica. Tem momentos que não dá para escapar dos termos mais difíceis, mas ainda sim é possível compreender sua ideia por meio de analogias e ilustrações.
Sua morte foi uma perda inestimável para a humanidade.

04/03/2020

O mundo como é
Mostra que nosso mundo é realmente pequeno e cheio de energia. Uma leitura técnica, porém leve.

Ricardo 15/02/2020

Astrofísica na Palma da Mão
Adoro ficar em cima da casa, em noites estreladas, observando o infinito. Apesar de não ter relação direta com minha área docente, sou um profundo admirador deste espetacular cientista, Hawking.

Esta obra é didática, intrigante e como uma boa dosagem de curiosidade. Ler o Universo numa casca de Noz, faz-nos viajar no pelos multiversos e perceber quão pequenos somos.

Leitura recomendada.

Marcelo.Castro 10/02/2020

Ciência para todos
Sou fascinado pelo universo e os temas relacionados. Sua criação, sua expansão, seu fim, viagem no tempo, múltiplas dimensões. Tudo isso e mais um pouco é abordado nesse livro que tem a pretensão de ser acessível para todos. Confesso que não alcancei todos os temas e teorias abordadas, mas no geral cumpre o que se propõe. Para quem gosta do tema, recomendo.

Yklys 04/01/2020

Um livro para quem quer aprender sobre os mistérios do universo.
Stephen Hawking consegue passar através de uma linguagem um tanto acessível e cheia de analogias (o que é sempre uma vantagem) conceitos físicos super complexos que necessitariam de anos de estudo em Física e Matemática.

O livro é ótimo, porém há dois detalhes que os leitores devem saber:
1 - A quantidade de informações nos capítulos é muito grande, de modo que o livro fica compacto, mas extremamente denso (talvez tão denso quanto um buraco negro :P). Por vezes, num único capítulo, parece que nós tocamos em mihares de assuntos diferentes, o que pode cansar o leitor. A minha dica é ir lendo e digerindo as informações aos poucos.
2 - O segundo "problema", que também foi relatado por outras resenhas é que sem o embasamento físico e matemático de anos de estudo, as analogias, por melhores que sejam (e acredite, eu acho maravilhosas as analogias que Hawking utiliza), se tornam vagas ou demasiadamente complexas. Isso é de se esperar, visto que até mesmo para físicos, é muito difícil tentar explicar universos de 11 dimensões, ou buracos negros que tocam várias branas para leigos. Mas ainda assim, vale muito a pena aprender, nem que seja o mínimo, sobre o universo em que vivemos.

Sendo assim, se você tiver um mínimo de interesse por Física moderna, ou for um curioso querendo aprender os mistérios do universo, ou simplesmente quer aprender a separar o que é ficção científica do que é pesquisa de verdade, eu diria que esse livro é perfeito. Uma ótima obra, com verdadeiras piadas de Físico aqui e ali. Certeza que após ler, você vai olhar para o mundo de outra maneira, ou pelo menos, vai ter certeza que nós físicos somos loucos.

Ou então você também pode gastar no mínimo 10 anos para cursar Física, fazer mestrado, doutorado na área e aprender o suficiente para escrever o seu próprio livro. :P

Truga 06/09/2019

É universo que você quer? Vem aqui que eu te dou! Diferente do “uma breve história do tempo” essa edição aqui é mais amigável, TODAS suas páginas possuem figuras e imagens explicativas. Também achei a escrita mais convidativa. ▪

Aqui, os capítulos de 1 a 3 meio que formam uma sequência, os outros 4 restantes são mais independentes. Sobre a leitura: aprendi bastante coisa bem como tive várias dúvidas. Achei que algumas partes não são bem explicadas no sentido que faltou justificativas (pelo menos para o meu conhecimento de física). Mas foram passagens pontuais. No geral o livro é bem top, contando desde da história de Einstein e como a sua teoria da relatividade geral permitiu uma nova compreensão do universo na época além de dar base para teorias mais recentes. ▪

Do meio pro final do livro Hawking expõe seus pensamentos sobre as possibilidades de viagem para o passado (aqui ele faz uma baita de uma análise física, dando séria atenção), e como ele acredita que será o futuro da humanidade e da tecnologia. ▪ ➡️➡️➡️Resumo: este livro é um exemplo de livro de divulgação científica. Ao longo da obra encontramos tópicos com maior ou menor nível de explicação técnica. Claro que assuntos como Teoria-M seria difícil excluir todos os detalhes abstratos, mas Hawking contorna muito bem a situação. É uma leitura boa para quem já tem algum contato com os temas. Se você nunca leu a respeito, não desanime após esse livro. Apenas o considere como um primeiro passo na leitura em física!
Camila 16/10/2021minha estante
Estou com esse na estante e tô lendo uma breve história do tempo agora. Confesso que não estou curtindo muito e acabei desanimando pra ler esse. Até porque meu maior problema com uma breve história do tempo é o estilo de escrita, que pra mim acaba sendo uma sequência de fatos, e com isso, um pouco chato. Espero que esse seja diferente .

Bruna 13/08/2019

O Universo Numa Casca de Noz – Stephen Hawking

Física é um tema complexo, por isso leigos como eu ficam observando na margem, querendo entender essas famosas leis que regem o universo, que faz com que tudo funcione em uma harmonia perfeita. E, então lá vem Stephen com sua escrita fácil e compreensível, com humor, genialidade e carisma, discorrer sobre um tema tão pouco acessível.

Ele fala sobre a teoria das cordas, buracos negros, viagem no tempo e várias teorias, um livro didático.

Ricardo.Prado 18/07/2019

Ciência para todos
O autor explica conceitos complexos com incrível facilidade para pessoas comuns, maravilhoso

Joao.Ider 25/06/2019

Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito...

Com essa citação de Shakespeare, Stephen Hawking começa essa extraordinária obra.

Este livro veio após o grande sucesso de Uma breve história do tempo. Hawking relutou um pouco em escrevê-lo pq não queria fazer ‘qualquer coisa’ só como continuação e aproveitar o sucesso que foi o primeiro. Ao invés disso, e como gênio que é não só na física, escreveu um livro ainda melhor e mais acessível a todos amantes de ciência.

Os capítulos, diferente do primeiro livro, não foram colocados de forma linear. Lendo os 2 primeiros capítulos, sobre Relatividade e sobre o Tempo (que servem como base), você pode navegar por todos os outros tranquilamente. As magníficas imagens e figuras (+200) colocadas ao longo de todo o livro também ajudam na compreensão e visualização dos demais assuntos, como: Supercordas, P-branas, Teoria-M, Supergravidade com 11 dimensões e mais.

É um livro simplesmente fascinante e sou até suspeito em falar, afinal, foi o livro que me fez decidir por cursar Física na faculdade!

Kaique.Nunes 25/03/2019

Para quem tem curiosidade de tentar compreender os mistérios que permeiam o universo, este é um ótimo livro. O autor aguça nossa imaginação transcorrendo sobre diversos temas intrigantes que regem o mundo cósmico. Em suas páginas todas as principais teorias da física na atualidade são estudadas, tudo com muito contexto histórico. Inicialmente não é um livro de fácil compreensão, assim como comentei na resenha que fiz de Uma Breve História do Tempo, porém o conteúdo é tão interessante quanto.

Como eu disse na outra resenha, acredito que Hawking não tenha uma habilidade de ser didático assim como Feynman ou Brian Greene, e que seus livros mais convidativos são escritos conjuntamente com Leonard Mlodinow.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

setantarpgs 17/02/2019

Para entender melhor alguns conceitos trazidos no livro, assisti vídeos no YouTube. Achei a obra didática e perfeitamente ilustrada, ainda que tenha trechos bem complexos.

Carlinhos.Braneva 06/02/2019

Complexo esse encontro
Confesso que antes de ler este livro a emoção que aflorou em mim era mais em saber como eram as palavras do Stephen Hawking. Tentar se aproximar dele pelo menos nas letras que saíram daquela cabeça. Já sabia que encontraria certa resistência no tema por não ter tanto contato com esse tipo de enredo.
Recomendo a todos que gostam e já tem certa facilidade com o tema pois a leitura não é aberta ao público. Termos técnicos permeiam. Sofri para terminar, não porque seja ruim, mais para minha compressão foi bem penoso.

4 estrelas porque foi bom poder conhecer um pouco os pensamentos desse gênio.

André 01/02/2019

Leitura obrigatória !!(mas não é para todos)
Ainda extasiado com a leitura de "Uma breve história do tempo" ,mergulheu no segundo livro do Hawking que merece tanto prestígio quanto seu antecessor. Li a versão ilustrada e cheio de boxes, o que dificultou um pouco a experiencia, enchendo de muita informação e fragmentando muitas vezes a ideia e a concentração no que está sendo abordado, as ilustrações não ajudam, mas dá um ar cômico (como os insistentes extraterrestres verdes que aparecem repetidas vezes) e pop a obra que foi voltada justamente a esse propósito, de disseminar conhecimento científico de forma simples. As referencias a filmes e séries nos faz sentir mais proximos ao autor, saber que uma mente tão brilhante também tem tempo de apreciar Jornada nas Estrelas e filmes de sci-fi chega a ser emocionante. Seguindo o mesmo ritmo do "a breve história do tempo", seguimos a viagem em busca de resposta. Porém agora o livro não segue a cronologia linear, podendo os capítulos serem lidos em ordem aleatórias, só precisamos respeitar os iniciais. Já perto da conclusão, um capítulo me chamou atenção: no sexto capítulo são feitas previsões de como será o nosso futuro em algumas centenas de anos, como será a evolução biológica, intelectual, moral e tecnológica da humanidade, o que me fez lembrar bastante as previsões de Júlio Verne a décadas atrás, e nós fazer pensar em quanto de suas teorias vão se consolidar assim como previu Júlio Verne. Leitura obrigatória, porem muito difícil, nada que um pouco de paciência e dedicação e busca por conhecimento não resolva.

"Mesmo que descubra que viagem no tempo é impossível, seria importante compreender por que ela é impossível."

pág 155

Daniel Costa 16/12/2018

Complexo
Pra quem tem curiosidade de tentar compreender os mistérios que permeiam o universo, indubitavelmente, é um ótimo livro. O autor aguça nossa imaginação transcorrendo sobre diversos temas intrigantes que regem o mundo cósmico.

Ao longo dos capítulos o autor aborda diversas teorias que norteiam sua linha de raciocínio, tornando a leitura densa e profunda. O leitor, incluso eu, pode sentir uma certa dificuldade para compreender com clareza o raciocínio do autor, em virtude da linguagem, copiosamente, técnica. Porém, a ideia principal que o autor tenta transmitir é assimilável.

O livro, sobretudo, instiga o leitor a ser um incessante observador desse mundo fascinante, misterioso e complexo que é o universo.

MarcosQz 26/10/2018

Meu cérebro desmanchou
Eu queria muito ler algo do Hawking, comecei sem entender muito, sigo sem entender, mas valeu a tentativa pelo menos. Acho que acabei por descobrir mais dele com sua escrita do que sobre o livro aborda mesmo.
Claro que não é uma leitura extremamente difícil se você tem uma base boa de ciência, astronomia, física e tal, mas não é o bastante, ainda é muito técnico, mas valeu a tentativa. Deixo o livro para quem entende mesmo do tema.