O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Romulo 19/05/2021

Difícil
A linguagem é acessível mas os conceitos são complexos. Entendi uns 5%. Mas é legal a experiência.

Giovanni.Ferri 08/02/2021

Um dos livros mais sensacionais sobre as teorias universais que existe. Hawking consegue abordar conteúdos como a teoria M de uma forma sútil e inigualável.

Truga 06/09/2019

É universo que você quer? Vem aqui que eu te dou! Diferente do “uma breve história do tempo” essa edição aqui é mais amigável, TODAS suas páginas possuem figuras e imagens explicativas. Também achei a escrita mais convidativa. ▪

Aqui, os capítulos de 1 a 3 meio que formam uma sequência, os outros 4 restantes são mais independentes. Sobre a leitura: aprendi bastante coisa bem como tive várias dúvidas. Achei que algumas partes não são bem explicadas no sentido que faltou justificativas (pelo menos para o meu conhecimento de física). Mas foram passagens pontuais. No geral o livro é bem top, contando desde da história de Einstein e como a sua teoria da relatividade geral permitiu uma nova compreensão do universo na época além de dar base para teorias mais recentes. ▪

Do meio pro final do livro Hawking expõe seus pensamentos sobre as possibilidades de viagem para o passado (aqui ele faz uma baita de uma análise física, dando séria atenção), e como ele acredita que será o futuro da humanidade e da tecnologia. ▪ ➡️➡️➡️Resumo: este livro é um exemplo de livro de divulgação científica. Ao longo da obra encontramos tópicos com maior ou menor nível de explicação técnica. Claro que assuntos como Teoria-M seria difícil excluir todos os detalhes abstratos, mas Hawking contorna muito bem a situação. É uma leitura boa para quem já tem algum contato com os temas. Se você nunca leu a respeito, não desanime após esse livro. Apenas o considere como um primeiro passo na leitura em física!
Camila 16/10/2021minha estante
Estou com esse na estante e tô lendo uma breve história do tempo agora. Confesso que não estou curtindo muito e acabei desanimando pra ler esse. Até porque meu maior problema com uma breve história do tempo é o estilo de escrita, que pra mim acaba sendo uma sequência de fatos, e com isso, um pouco chato. Espero que esse seja diferente .

Yasmin 29/07/2022

Esse livro é simplesmente fantástico. Eu que trabalho na área de humanas, decidi me aventurar neste livro de física para compreender melhor como funcionam algumas coisas que eu desconheço, ou conheço muito pouco, e sinceramente, me surpreendi. É um livro que me fez pensar acerca da vida, e de como somos tão pequenos perante a grandiosidade do universo.

Gabriel 15/10/2022

Ensinar & Entreter
É indescritível a junção que o Stephen Hawking conseguia fazer entre ensinar e tornar o assunto mais leve, descontraído? Claro que, iniciando esse livro você já deve esperar um conteúdo altamente técnico, mas chegando para a leitura com esses olhos você se surpreende como ela consegue tornar mais acessível um conhecimento altamente complexo do ponto de vista puramente científico.

O livro é recomendado para quem gosta de entender o funcionamento do universo e não se importa com um pouco de cálculo rs.

Thifany36 16/10/2022minha estante
Ameiiiii

Joao.Gabriel 02/04/2020

Interessante!
Recomendo esse ser o último dos livros de SH a serem lidos, caso não tenha contato com ele antes... A linguagem é levemente mais técnica e complicada que os demais

Marcos Dhonatha 04/04/2020

À todos aqueles que olham para o alto e buscam descobrir.
Estamos envolvidos na mais importante das buscas, a busca de um significado!
Nada me fascina mais do que os mistérios que cercam as leis que regem o universo, a forma que tão pequenos átomos se unem e formam toda matéria que conhecemos.
Pitágoras disse que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo e é isso, cada centímetro cúbico dele é formado por números e equações, e todos acontecimentos podem ser descritos em fórmulas complexas.
Pensar em quão insignificante a existência humana parece ser perante o infinito é angustiante, possuímos mais perguntas que respostas. Devemos compreender de onde surgimos para então descobrirmos o verdadeiro significado da existência, essa que parece insignificante, mas a nossa concepção de universo surgiu quando o primeiro homem com cognição surgiu, e ele vai deixar de existir quando o último homem morrer. A energia não morre quando se torna viva a energia se transforma, nós somos energia, tudo é energia e tudo tem suas bases na matemática. Imortalidade, talvez seja uma palavra tola, mas ao matemático é dado a melhor oportunidade para descobrir seu significado.

Macêdo 13/01/2023

simplesmente sem palavras para esse livro, só aumentou mais minha curiosidade sobre o universo e tudo o que ainda temos para conhecer sobre ele

Roberth 27/08/2020

Consegue ir para além do raso de uma forma muito acessível
Que encantador este livro. Eu, como leigo na área, consegui me enxergar entendendo, pela primeira vez, coisas complexas... Tamanha a habilidade do autor e o carinho na edição. Uma porta de entrada fantástica para aqueles que querem se aventurar por este universo.

Otavio.Arruda 02/06/2020

Excelente livro, contudo existem capítulos que devem ser lidos e relidos com calma pois trazem conceitos bastante complexos.

Laysa 21/06/2020

Pra quem gostou de Uma Breve História do tempo, esse aqui é leitura obrigatória!!! Ótimo!!!

Micael 13/07/2020

Vale a pena
Interessante, um pouco cansativo, mas vale pena.

Lorran.Batista 02/05/2023

Hawking foi mesmo um gênio.
"O Universo numa Casca de Noz", escrito por Stephen Hawking, é uma obra que apresenta, de forma acessível, as principais ideias da física teórica e da cosmologia contemporânea. O livro nos convida a pensar sobre questões fundamentais da existência, como o significado da vida, a natureza do tempo e do espaço, a origem do universo e o destino final do mesmo.

Hawking apresenta diversas teorias da física, desde a mecânica quântica até a teoria das cordas, e nos convida a refletir sobre como essas teorias podem ser aplicadas para entender o universo em que vivemos. Ele nos apresenta a ideia de que a natureza é regida por leis físicas precisas e que essas leis podem ser descobertas e compreendidas pela ciência.

Além disso, o livro nos leva a refletir sobre a natureza humana e sobre a nossa posição no universo. Hawking nos mostra que somos apenas uma pequena parte de um universo vasto e complexo, e que nossa existência é uma consequência das leis físicas que governam o universo.

Em resumo, "O Universo numa Casca de Noz" nos convida a pensar sobre a natureza da realidade e sobre o nosso lugar nela, e nos mostra como a ciência pode nos ajudar a entender melhor o universo em que vivemos.

Biancabcp_ 06/08/2020

É lindo demais!
Meu primeiro contato com a astrofísica! Apesar de não ter compreendido algumas coisas, outras deu para entender devido a fácil escrita e às maravilhosas ilustrações!