O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Rob 10/09/2009

171
Basta analisar a capa: "in a nutshell" é uma expressão idiomática para falar de uma explicação resumida. Para explicar este conceito, a capa traz um desenho todo colorido e dimensional de uma coisa (que deve ser uma representação do Universo) dentro de uma casca de noz. A capa deixa claro: este livro usará figuras coloridas impressas em papel brilhante que terão uma tênue relação com o texto.

A promessa da capa se concretiza. Os desenhos parecem privilegiar a capacidade de usar um software 3D em detrimento da utilidade. O pior - o texto simplifica as explicações a ponto de torná-las insuficientes e insossas.

Roger Santos 18/02/2021

Interativo
Excelente leitura com bastante imagens para aqueles que, como eu, não entendem muito bem essas áreas da ciência em geral, leitura tranquila e com muitos pontos interessantes.

Yasmin 29/07/2022

Esse livro é simplesmente fantástico. Eu que trabalho na área de humanas, decidi me aventurar neste livro de física para compreender melhor como funcionam algumas coisas que eu desconheço, ou conheço muito pouco, e sinceramente, me surpreendi. É um livro que me fez pensar acerca da vida, e de como somos tão pequenos perante a grandiosidade do universo.

Vitor 19/02/2021

Conteúdo maravilhoso, mas demasiado complexo
O Stephen Hawking tem uma forma impar de explicar temas complexos para leigos, mas mesmo com toda essa habilidade (e, absolutamente, não por sua culpa) esse livro ficou um tanto pesado e complexo. O livro de fato contém um conteúdo maravilhoso, mas infelizmente entendi pouca coisa. Mesmo eu tendo uma boa base (repito, base, e não um entendimento aprofundado) em física, foi fácil me perder nos raciocínios do grande Hawking. Não era de se esperar um cenário diferente rs.
Na minha opinião, essa tamanha complexidade deixou a leitura um pouco arrastada, mas isso também não é algo muito inesperado para um livro do gênero, ao meu ver.
No mais, recomendo a leitura, mesmo que provavelmente você não vá entender muita coisa (quem sabe?).

Danilo Nunes 14/12/2013

Brilhante Livro
Esse livro nos faz aventurar pela mente brilhante de um grande físico.
O livro aborda temas que instigam a ciência desde muito tempo e nos mostra uma outra forma de pensar sobre como o Universo funciona ou poderia funcionar. E isso tudo de uma forma bem compreensível, o que torna ainda mais brilhante Stephen Hawking.
Então pra quem é curioso sobre como as coisas acontecem e gosta de física teórica com uma pitada de humor, esse é o livro certo!!!

gab 08/10/2021

perfeito
Não é um livro de tão simples intendimento quanto Breves respostas para grandes questões, mas é mais fluido e fácil de ler se comparado com Uma breve História no tempo. Leitura rápida e impressionante.

Lys Coimbra 11/12/2014

Ler este livro me fez pensar sobre muitas coisas, como, por exemplo, a capacidade de abordar de uma maneira relativamente simples temas tão complexos (pelo menos para reles mortais, como eu, física teórica, mecânica quântica, buracos negros e aceleradores de particulas serão sempre assuntos extremamente complexos).
Um pensamento constante durante a leitura diz respeito ao autor: fiquei perplexa, e até um pouco atordoada, com a genialidade de uma mente encerrada num corpo tão debilitado e quase completamente impotente. Acho que esse homem é uma lição de vida, pois, contrariando todas as expectativas e apesar de todas as dificulades, ele sem dúvida já realizou grandes feitos, suficientes para tornar sua memória imortal.
Confesso que me perdi muitas vezes, de forma que a conclusão da leitura deste livro foi um exercício de superação também para mim, uma simples leitora.
A continuação da leitura também foi, para mim, um exercício de humildade: o reconhecimento das minhas limitações intelectuais.
Eu não pretendo ler novamente, mas me sinto grata por lido e por não ter desistido.

A frase que eu elegi para traduzir a minha experiência: "Como poderiam nossas mentes finitas compreender um universo infinito?"

nymeria 20/05/2022

o sh era um grande divulgador científico, o livro se trata sobre espaço tempo, buracos negros, viagem no tempo. É um ótimo livro.

George.Nicolas 18/05/2021

Show de física
A linguagem simplificada de Stephen Hawking é perfeita para o entendimento, e acredito que a versão ilustrada fornece os melhores meios para obtenção do pleno entendimento de capítulos como o 3.
Stephen consegue nos entusiasmar com conceitos complicados de física, como a viagem no tempo para o futuro, a viagem no tempo para o passado que deve preservá-lo, as civilizações distintas, que nos leva a relembrar o Paradoxo de Fermi; e até a complicada Teoria M, que não entendi muito bem por sua subjetividade, mas que me cativou com as suas 11 dimensões em membranas.

Giovanni.Ferri 08/02/2021

Um dos livros mais sensacionais sobre as teorias universais que existe. Hawking consegue abordar conteúdos como a teoria M de uma forma sútil e inigualável.

Truga 06/09/2019

É universo que você quer? Vem aqui que eu te dou! Diferente do “uma breve história do tempo” essa edição aqui é mais amigável, TODAS suas páginas possuem figuras e imagens explicativas. Também achei a escrita mais convidativa. ▪

Aqui, os capítulos de 1 a 3 meio que formam uma sequência, os outros 4 restantes são mais independentes. Sobre a leitura: aprendi bastante coisa bem como tive várias dúvidas. Achei que algumas partes não são bem explicadas no sentido que faltou justificativas (pelo menos para o meu conhecimento de física). Mas foram passagens pontuais. No geral o livro é bem top, contando desde da história de Einstein e como a sua teoria da relatividade geral permitiu uma nova compreensão do universo na época além de dar base para teorias mais recentes. ▪

Do meio pro final do livro Hawking expõe seus pensamentos sobre as possibilidades de viagem para o passado (aqui ele faz uma baita de uma análise física, dando séria atenção), e como ele acredita que será o futuro da humanidade e da tecnologia. ▪ ➡️➡️➡️Resumo: este livro é um exemplo de livro de divulgação científica. Ao longo da obra encontramos tópicos com maior ou menor nível de explicação técnica. Claro que assuntos como Teoria-M seria difícil excluir todos os detalhes abstratos, mas Hawking contorna muito bem a situação. É uma leitura boa para quem já tem algum contato com os temas. Se você nunca leu a respeito, não desanime após esse livro. Apenas o considere como um primeiro passo na leitura em física!
Camila 16/10/2021minha estante
Estou com esse na estante e tô lendo uma breve história do tempo agora. Confesso que não estou curtindo muito e acabei desanimando pra ler esse. Até porque meu maior problema com uma breve história do tempo é o estilo de escrita, que pra mim acaba sendo uma sequência de fatos, e com isso, um pouco chato. Espero que esse seja diferente .

Aldemir2 16/11/2021

Uma sequência a altura do seu anterior
O Universo Numa Casca de Noz foi lançado anos depois do primeiro livro de Hawking, Uma Breve História do Tempo, em 2001, e de acordo com o próprio autor ele não queria uma continuação com a mesma temática apresentada em sua obra anterior, então ele escreve esse pequeno compêndio sobre a astro-física e quântica.
Começando pelas ideias apresentadas por Albert Einstein, Stephen irá construir sua obra por meio das ramificações das ideias do grande físico, com vários comentários, explicações e ilustrações entre os capítulos para melhor compreensão do leitor. Sendo esse o meu terceiro livro do autor, acabei por não encontrar muita coisa que eu já não soubesse, além disso, os comentários meio que acabavam por interromper a explicação o tempo todo pois são muitos para explicar coisas que eu já sabia. Assim como o seu antecessor, esse também usará alguns termos técnicos, no entanto menos que Uma Breve História do Tempo e quando usados serão explicados por meio dos comentários.
É um bom livro, como os outros do autor, mas que dependendo do que o leitor já sabe sobre o assunto ele pode não agregar muito. Também não recomendaria para ser a primeira leitura do autor já que ele se mostra bem diferente das outras obras do autor, mas tudo isso não significa que ele é um livro ruim ou inferior aos outros, mas sim que ele possui uma abordagem diferente que dependendo de quem leia pode funcionar ou não.

Martony.Demes 21/02/2022

O Universo numa casca de noz, de Stephen Hawking. (lido em novembro de 2020)

Esse livro eu adquiri em 2017 e ficou esquecido pelos cantos. Somente esses dias o encontrei e fiquei curioso então resolvi lê-lo. E posso dizer que foi muito prazeroso rever alguns conceitos vistos no ensino médio e expandir sobre outras teorias da física.

O livro possui uma linguagem bem didática, simples que pode ser lido por uma criança. Inclusive a obra é recheada de ilustrações que contribuem bastante para o entendimento do complexo assunto tratado.

Nesse sentido, a obra tem uma riqueza de conteúdo bem vasta: trata da história da relatividade de Einsten, apresentando-a também no contexto com a teoria quântica; dá uma volta no tempo indo do futuro voltando ao passado, perpassando pelos conceito de buraco negro, previsões sobre o futuro entre outros assunto.

Ao final, tem um glossário que auxilia bastante na revisão de alguns conceitos que tenhamos esquecidos.

Você já leu? Traga algo a mais sobre este livro.

Joao.Gabriel 02/04/2020

Interessante!
Recomendo esse ser o último dos livros de SH a serem lidos, caso não tenha contato com ele antes... A linguagem é levemente mais técnica e complicada que os demais

Marcos Dhonatha 04/04/2020

À todos aqueles que olham para o alto e buscam descobrir.
Estamos envolvidos na mais importante das buscas, a busca de um significado!
Nada me fascina mais do que os mistérios que cercam as leis que regem o universo, a forma que tão pequenos átomos se unem e formam toda matéria que conhecemos.
Pitágoras disse que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo e é isso, cada centímetro cúbico dele é formado por números e equações, e todos acontecimentos podem ser descritos em fórmulas complexas.
Pensar em quão insignificante a existência humana parece ser perante o infinito é angustiante, possuímos mais perguntas que respostas. Devemos compreender de onde surgimos para então descobrirmos o verdadeiro significado da existência, essa que parece insignificante, mas a nossa concepção de universo surgiu quando o primeiro homem com cognição surgiu, e ele vai deixar de existir quando o último homem morrer. A energia não morre quando se torna viva a energia se transforma, nós somos energia, tudo é energia e tudo tem suas bases na matemática. Imortalidade, talvez seja uma palavra tola, mas ao matemático é dado a melhor oportunidade para descobrir seu significado.