O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Daniel Truga 06/09/2019

É universo que você quer? Vem aqui que eu te dou! Diferente do “uma breve história do tempo” essa edição aqui é mais amigável, TODAS suas páginas possuem figuras e imagens explicativas. Também achei a escrita mais convidativa. ▪

Aqui, os capítulos de 1 a 3 meio que formam uma sequência, os outros 4 restantes são mais independentes. Sobre a leitura: aprendi bastante coisa bem como tive várias dúvidas. Achei que algumas partes não são bem explicadas no sentido que faltou justificativas (pelo menos para o meu conhecimento de física). Mas foram passagens pontuais. No geral o livro é bem top, contando desde da história de Einstein e como a sua teoria da relatividade geral permitiu uma nova compreensão do universo na época além de dar base para teorias mais recentes. ▪

Do meio pro final do livro Hawking expõe seus pensamentos sobre as possibilidades de viagem para o passado (aqui ele faz uma baita de uma análise física, dando séria atenção), e como ele acredita que será o futuro da humanidade e da tecnologia. ▪ ➡️➡️➡️Resumo: este livro é um exemplo de livro de divulgação científica. Ao longo da obra encontramos tópicos com maior ou menor nível de explicação técnica. Claro que assuntos como Teoria-M seria difícil excluir todos os detalhes abstratos, mas Hawking contorna muito bem a situação. É uma leitura boa para quem já tem algum contato com os temas. Se você nunca leu a respeito, não desanime após esse livro. Apenas o considere como um primeiro passo na leitura em física!

Bruna 13/08/2019

O Universo Numa Casca de Noz – Stephen Hawking

Física é um tema complexo, por isso leigos como eu ficam observando na margem, querendo entender essas famosas leis que regem o universo, que faz com que tudo funcione em uma harmonia perfeita. E, então lá vem Stephen com sua escrita fácil e compreensível, com humor, genialidade e carisma, discorrer sobre um tema tão pouco acessível.

Ele fala sobre a teoria das cordas, buracos negros, viagem no tempo e várias teorias, um livro didático.

Kaio 19/10/2019minha estante
?

Ricardo.Prado 18/07/2019

Ciência para todos
O autor explica conceitos complexos com incrível facilidade para pessoas comuns, maravilhoso

Joao.Ider 25/06/2019

Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito...

Com essa citação de Shakespeare, Stephen Hawking começa essa extraordinária obra.

Este livro veio após o grande sucesso de Uma breve história do tempo. Hawking relutou um pouco em escrevê-lo pq não queria fazer ‘qualquer coisa’ só como continuação e aproveitar o sucesso que foi o primeiro. Ao invés disso, e como gênio que é não só na física, escreveu um livro ainda melhor e mais acessível a todos amantes de ciência.

Os capítulos, diferente do primeiro livro, não foram colocados de forma linear. Lendo os 2 primeiros capítulos, sobre Relatividade e sobre o Tempo (que servem como base), você pode navegar por todos os outros tranquilamente. As magníficas imagens e figuras (+200) colocadas ao longo de todo o livro também ajudam na compreensão e visualização dos demais assuntos, como: Supercordas, P-branas, Teoria-M, Supergravidade com 11 dimensões e mais.

É um livro simplesmente fascinante e sou até suspeito em falar, afinal, foi o livro que me fez decidir por cursar Física na faculdade!

Kaique.Nunes 25/03/2019

Para quem tem curiosidade de tentar compreender os mistérios que permeiam o universo, este é um ótimo livro. O autor aguça nossa imaginação transcorrendo sobre diversos temas intrigantes que regem o mundo cósmico. Em suas páginas todas as principais teorias da física na atualidade são estudadas, tudo com muito contexto histórico. Inicialmente não é um livro de fácil compreensão, assim como comentei na resenha que fiz de Uma Breve História do Tempo, porém o conteúdo é tão interessante quanto.

Como eu disse na outra resenha, acredito que Hawking não tenha uma habilidade de ser didático assim como Feynman ou Brian Greene, e que seus livros mais convidativos são escritos conjuntamente com Leonard Mlodinow.

site: https://www.instagram.com/kaiquekhan/

Rayearthking 17/02/2019

Para entender melhor alguns conceitos trazidos no livro, assisti vídeos no YouTube. Achei a obra didática e perfeitamente ilustrada, ainda que tenha trechos bem complexos.

Carlinhos.Braneva 06/02/2019

Complexo esse encontro
Confesso que antes de ler este livro a emoção que aflorou em mim era mais em saber como eram as palavras do Stephen Hawking. Tentar se aproximar dele pelo menos nas letras que saíram daquela cabeça. Já sabia que encontraria certa resistência no tema por não ter tanto contato com esse tipo de enredo.
Recomendo a todos que gostam e já tem certa facilidade com o tema pois a leitura não é aberta ao público. Termos técnicos permeiam. Sofri para terminar, não porque seja ruim, mais para minha compressão foi bem penoso.

4 estrelas porque foi bom poder conhecer um pouco os pensamentos desse gênio.

André 01/02/2019

Leitura obrigatória !!(mas não é para todos)
Ainda extasiado com a leitura de "Uma breve história do tempo" ,mergulheu no segundo livro do Hawking que merece tanto prestígio quanto seu antecessor. Li a versão ilustrada e cheio de boxes, o que dificultou um pouco a experiencia, enchendo de muita informação e fragmentando muitas vezes a ideia e a concentração no que está sendo abordado, as ilustrações não ajudam, mas dá um ar cômico (como os insistentes extraterrestres verdes que aparecem repetidas vezes) e pop a obra que foi voltada justamente a esse propósito, de disseminar conhecimento científico de forma simples. As referencias a filmes e séries nos faz sentir mais proximos ao autor, saber que uma mente tão brilhante também tem tempo de apreciar Jornada nas Estrelas e filmes de sci-fi chega a ser emocionante. Seguindo o mesmo ritmo do "a breve história do tempo", seguimos a viagem em busca de resposta. Porém agora o livro não segue a cronologia linear, podendo os capítulos serem lidos em ordem aleatórias, só precisamos respeitar os iniciais. Já perto da conclusão, um capítulo me chamou atenção: no sexto capítulo são feitas previsões de como será o nosso futuro em algumas centenas de anos, como será a evolução biológica, intelectual, moral e tecnológica da humanidade, o que me fez lembrar bastante as previsões de Júlio Verne a décadas atrás, e nós fazer pensar em quanto de suas teorias vão se consolidar assim como previu Júlio Verne. Leitura obrigatória, porem muito difícil, nada que um pouco de paciência e dedicação e busca por conhecimento não resolva.

"Mesmo que descubra que viagem no tempo é impossível, seria importante compreender por que ela é impossível."

pág 155

Daniel Costa 16/12/2018

Complexo
Pra quem tem curiosidade de tentar compreender os mistérios que permeiam o universo, indubitavelmente, é um ótimo livro. O autor aguça nossa imaginação transcorrendo sobre diversos temas intrigantes que regem o mundo cósmico.

Ao longo dos capítulos o autor aborda diversas teorias que norteiam sua linha de raciocínio, tornando a leitura densa e profunda. O leitor, incluso eu, pode sentir uma certa dificuldade para compreender com clareza o raciocínio do autor, em virtude da linguagem, copiosamente, técnica. Porém, a ideia principal que o autor tenta transmitir é assimilável.

O livro, sobretudo, instiga o leitor a ser um incessante observador desse mundo fascinante, misterioso e complexo que é o universo.

Marcos 26/10/2018

Meu cérebro desmanchou
Eu queria muito ler algo do Hawking, comecei sem entender muito, sigo sem entender, mas valeu a tentativa pelo menos. Acho que acabei por descobrir mais dele com sua escrita do que sobre o livro aborda mesmo.
Claro que não é uma leitura extremamente difícil se você tem uma base boa de ciência, astronomia, física e tal, mas não é o bastante, ainda é muito técnico, mas valeu a tentativa. Deixo o livro para quem entende mesmo do tema.

Gabriel 16/08/2018

Uma tentativa de entender o Universo
Hawking tenta colocar a física de uma forma simples pra 'pessoas comuns', como eu, começar a entender a complexidade do nosso universo.

Confesso que me perdi em alguns capítulos, mas no geral, dá pra ter ideia da imensidão do que já sabemos e mais ainda do que falta conhecer sobre tudo a nossa volta.

O universo em uma casca de noz e Uma breve história do tempo são leituras obrigatórias desse ser humano fantástico que viveu nos nosso dias. E também para quem tem curiosidades em entender um pouco melhor porque estamos aqui, de onde viemos e pra onde vamos.

Jadder 04/08/2018

Muito bom!
Um livro muito bem ilustrado, e que os capítulos são independentes (exceto o primeiro e segundo), facilitando a leitura, embora ela seja muito, muito complexa haha. Trás as ideias mais recentes do funcionamento do universo, em escala macroscópica e microscópica.

Hiroshi 18/06/2018

Me gerou mais duvidas.....
Não é um livro p leigo. Confesso que a maior parte do livro eu não entendi e me gerou mais duvidas que conclusões. Tive tb alguns entendimentos bem interessantes no meio da leitura. Tenho que ler novamente em outra oportunidade para ver se entendo mais das teorias colocada no livro.

Raquel.Faria 23/05/2018

A saga continua
Elevo "O universo numa casca de noz" ao rol de melhores do ano e um dos de compreensão mais difícil. Ao passo que o anterior foi de uma leitura tranquila, este último requer um pouco mais de imaginação e releitura de alguns parágrafos. São conceitos mais avançados em relação ao primeiro livro para o público leigo. Entretanto, a leitura continua atraente e divertida. Enriquecido com ilustrações e muitos boxes explicativos, Stephen Hawking continua encantando ao explicar o universo de maneira fantástica. Impossível não sonhar com as perspectivas de futuro dele. Ele é simplesmente adorável! Minhas expectivas foram superadas e agora estou no dilema entre continuar com o tema lendo Carl Sagan ou Neil deGrasse Tysson... Bom, enquanto me perco em outras leituras, vou tentar me decidir assistindo a série Cosmos (a primeira está no Youtube e a segunda no Netflix). Afinal, nem só de livros e cafés vivemos!

Sandro.Zacarias 03/05/2018

O universo numa casca de noz
Para os leigos, como eu, uma leitura esclarecedora sobre as origens e as leis auê regem o universo que conhecemos e não conhecemos. Stephen Hawking conseguiu demonstrar, com analogias e comparações acessíveis, a verdadeira face do universo.