A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Narryman 15/04/2024

Que obra LINDA!
Real e mágico. Que obra maravilhosa, gente. Recomendadíssimo demais.

Queria mais, terminei de ler e já fiquei órfã.

Sensível, lindo mesmo.

Dri 15/04/2024

Coragem. Perdão. Amor
Primeiramente: que premissa espetacular! A história deste livro é muito instigante e nos conquista logo nas primeiras páginas.

A escrita da Socorro Acioli é incrível demais! Fiquei encantada pelo seu estilo, talento com as palavras e frases bem construídas. É uma leitura fluida, fácil e encantadora! Impossível terminar sem admirar tanto talento reunido em uma só história, marcada não só por coragem, mas perdão e amor também ?

"Nunca é como a lua, não pertence a ninguém"

O livro é um realismo mágico nacional de respeito. Em certos momentos, não sabemos o que é real ou ficção porque tudo acaba se misturando, e isso é tão gostoso de acompanhar! A cadeia de eventos fluem de uma forma maravilhosa, nos fazendo ansiar por cada reviravolta, intriga e segredo a ser desvendado.

A ambientação de cidade pequena do interior cearense é muito bem feita. Visualizamos Candeia e seus moradores de maneira clara, sentimos os dilemas morais do protagonista, somos presenteados pelo despertar de uma cidade adormecida desde a tragédia que a ruinou, e descobrimos o real milagre de Samuel.

Sério, o livro é incrível! Recomendo demais! É uma leitura cheia de nuances e de escrita encantadora. Ansiosa por mais uma aventura escrita pelas mãos da Socorro ??

Talitaregia 15/04/2024

Leitura regional é sempre indicado
Sendo cearense me declaro suspeita ao dizer que achei essa obra incrível! Leve, engraçada, boa trama! o regionalismo dela retrata bem a nossa cultura que deixa tudo mais cômico e mais gostoso de ler! Recomendo demais! Ansiosa pelo filme!

Tatið 15/04/2024

Amei essa mistura de elementos regionais, religiosos e falcatruas na política aos acontecimentos mágicos da cidade de Candeia. Todos esses ingredientes resultam em uma história muito brasileira e envolvente.

esty 15/04/2024

O interior do Brasil é o palco para essa narrativa que consegue pegar todos os nuances de cidade pequena que tem religião/santos como sendo seus únicos motivos para existir. É tduo narrado de forma tão realista que chega a assustar em determinados momentos, parece muito o tipo de história que avós nordestinos contam aos sussurros. O tema é abordado com muito cuidado, as reações dos personagens são muito bem construidas e o final me deixou meio assim, mas era o que tinha que ser feito. Um dos melhores livros que já li esse ano. Com uma vibe de auto da compadecida com um beijo de cine holliúdy, brasil em sua maior glória.

Rhay 14/04/2024

Que história gostosa de ler!
Comecei esse livro sem muitas expectativas mas a leitura foi leve e gostosa.
Super recomendo essa leitura!

Malu 14/04/2024

Coragem, perdão e amor?
Esse livro me surpreendeu demais!! O início não me prendeu muito, porém com o passar do tempo ele foi me conquistando de uma forma bizarra? e sendo bem sincera, eu não estou conseguindo compreender os meus sentimentos nesse final. Esse plot me deixou feliz, porém ao mesmo tempo confusa e reflexiva sobre ?coragem, perdão e amor? e como essas 3 palavras podem interferir na minha vida. Enfim, uma leitura deliciosa, cheia de altos e baixos e de uns climax meio ?, porém perfeito!!

Pati 14/04/2024

A cabeça do santo
Socorro Acioli traz uma narrativa de qualidade admirável ao nos contar a trajetória de Samuel até a cidade de Candeia, onde se encontra a estátua e a cabeça da estátua de Santo Antônio.

Através de um realismo mágico e de personagens bem construídos, nos adentramos na história e na cultura dessa cidade abandonada. Samuel, após a morte da mãe, vêm ao encontro do pai e da avó paterna, mas encontra muito mais do que isso.

A estátua e a cabeça de Santo Antônio, que tanta desgraça trouxeram à cidadezinha de Candeia, são revividas. As vozes dentro da cabeça do santo são ouvidas por Samuel. E um canto em particular também é ouvido. A cidade renasce, mas segredos também podem vir à tona.

O passado pode ser desenterrado e as orações tem o poder de reconstrução. ?Perdão, amor e coragem? são vividos e revividos. Uma narrativa forte que mostra o que a literatura nacional tem de melhor.

matty0 14/04/2024

Chico coveiro, o melhor
Bom, leitura simples, rápida, fluída.
como imaginei, é o tipo de história que traz aquela narrativa onde os acontecimentos são apenas relatados, e não efetivamente mostrados ou detalhados, por isso a quantidade de páginas; poucas.
esse livro poderia ter uma 400 páginas, mas enfim, isso não é um defeito ou uma má qualidade de escrita, é uma escolha narrativa proposital, eu entendo, e concordo que até se encaixa com o tom da história, lírico feito cordel.
porém, particularmente, o ritmo acelerado dos acontecimentos não me dão tempo para criar um vínculo sentimental com os personagens ou com a história. Li, sim, mas como um breve planfeto, e nunca dedicando meus sentimentos à eles.
no mais, é uma história interessante, mas se limita em ok.

nathaliabeatriz 14/04/2024

"Riam das desgraças suas e dos outros. Desgraça é tudo coisa de se rir"
Ler esse livro foi desde o início muito fluído e gostosinho de acompanhar. A conexão dos plots, o puro suco de humor brasileiro me fez dar gargalhadas sinceras e até mesmo os momentos mais melancólicos traziam um realismo para os personagens. Fiquei tão feliz acompanhando a trajetória do Samuel e todas as histórias conectadas que cheguei ao final esperando mais capítulos. Enfim, achei uma leitura rápida e muito empolgante e, se tivesse que mudar alguma coisa, só acrescentaria um epílogo ao final.

Bea 14/04/2024

Resolvi ler depois da indicação do Paulo Ratz e porque minha orientadora sempre me indicou ler algo da Socorro Acioli. Gente, que livro gostoso de ler!!!!

olivia.tomazela 14/04/2024

Que livro incrível!
Escrita deliciosa e história muito criativa com o puro suco do Brasil.
Lembra demais o Auto da Compadecida por conta do realismo mágico, trambiques e religiosidade. Sério, é muito bom.
A autora foi aluna de Gabriel Garcia Marquéz. Podemos ver que ela foi excelente aluna rs.
Parece que vai virar filme, estou ansiosa.

Gabi 14/04/2024

Que delícia de leitura foi essa? Um enredo muito curioso, com vários momentos de pequenas risadinhas.
Uma história de como a fé move a vida das pessoas, das mais diversas formas, contada de maneira bastante inusitada. E muito nítido o perfume de G.G.Marques entre as páginas e suas piadinhas de realismo mágico.

Eu amei!

Rogerio_dosanjos 14/04/2024

Escrito em uma master class com ninguém mais ninguém menos que Gael García Marquez, A Cabeça do Santo nos convida a uma viagem fantástica pelo sertão do Ceará onde acompanhamos personagens cheios de nuances e sonhos em uma cidade decadente assolada por uma maldição e onde milagres não são bem-vindos. A cabeça do santo traz o melhor estilo do Realismo fantástico ao interior do Ceará, é convidativo e divertido.