A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Danieli54 28/04/2024

Ameii
Amei muito o livro,super levando de ler,acabei ele super rápido,super linda a história.
Amei o personagem do Samuel e os plots do livro.super interessante que tem fatos reais

Daniel.Moreira 28/04/2024

Essa voz, essa força estranha...
Uma trama bem enredada. Muito bem escrito e uma história fascinante.

Socorro retrata uma história que temos vários viés de análise. Uma verdadeira árvore frutífera. Você tem a força da fé, o perdão, o descaso do setor público, a ganância....

Ela conta a história de Samuel que perdeu a mãe e tem que cumprir o último pedido de uma moribunda, que era de encontrar seu pai que ele nunca conheceu.

Nessa busca, sua vida tem várias reviravoltas, encontra uma cidade abandonada e vê ela ressuscitar.. As histórias se cruzam perfeitamente.

Uma grande força o leva para um destino que ele nunca esperaria.. Mistura da fé e o realismo fantástico muito bem trabalhado fascina os leitores...

E como diz a música de Caetano..

"Por isso uma força me leva a cantar
Por isso essa força estranha
Por isso é que eu canto, não posso parar
Por isso essa voz tamanha"

Recomendo muito....

"Nem toda saudade é triste"..

Ju 27/04/2024

Leve e envolvente
Comecei a ler sem saber bem o que esperar e depois de 10 minutos de leitura fui buscar quem era a Socorro. Descobri que é uma escritora cearense e que começou a escrever esse livro em uma oficina que fez em Cuba com o Gabo.. amei muito! Era tudo que eu precisava no momento.

Natie 27/04/2024

Obra de arte que reflete toda a beleza do Ceará.
Esse livro deveria receber maior reconhecimento, deveria se tornar patrimônio cultural brasileiro. É uma obra de arte, que bebe das fontes de Ariano Suassuna e Gabriel García Márquez, Socorro Acioli escreveu com maestria um novo clássico nordestino.

É um livro para chorar de rir e de fazer sorrir mesmo emocionada, foi uma boa aventura, divertido do começo ao fim, bem redigido, divinamente bem amarrado, sem pontas soltas e sem pontos sem nó.

Socorro mostrou porque vale a pena ser leitor de literatura nacional, ela mostrou a beleza do Ceará, e como moradora de Fortaleza, indo várias vezes para Canidé, filha e neta de devotos, posso dizer, o carinho e a familiaridade de cada palavra me conquistaram por completo, foi um abraço do começo ao fim, só posso dizer muito obrigada!!!

Samim 27/04/2024

Coragem...Perdao...Amor...
Tão fofo e maravilhoso!! Amei desenrolar dos acontecimentos, tão simples e com uma força. Não conhecia a autora foi uma otima leitura de introducao.

Nyla.Dias 27/04/2024

Consegui ver tudo como se fosse um filme
Consegui imaginar uma serie da globo, me prendeu do inicio ao fim, uma carinha de clareico moderno.
bom demaaaais!

shoriboo 27/04/2024

Amo amo amo
Deus e todos os santos abençoem a literatura brasileira contemporânea, que show de livro.
tirei meia estrela pq queria um maior desenvolvimento de rosário

Pedro.Krauter 27/04/2024

Acertou na cabeça!
Na tessitura desta obra, emergem heroísmo e misticismo, desvelando um culto à singularidade e à alteridade. Com nuances que entrelaçam o humor sutil e a complexidade das tramas familiares, a narrativa é um hino à resistência cultural e à preservação da memória coletiva, onde religião e rituais são escudos contra um progresso desumano. A escrita de Socorro Acioli, plena de sensibilidade e cadência, evoca a profundidade do Brasil com uma proximidade que encanta e envolve, fazendo rir e chorar em igual medida. O realismo mágico, como uma força estranha que move nossos dias, enriquece a história, e nos lembra de que, por mais espinhosos que sejam os temas, há sempre algo inexplorado a ser admirado e revivido.

Doug 27/04/2024

Delicioso
"A cabeça do santo" já nasceu como um clássico moderno da literatura brasileira.
Uma narrativa leve, intrigante e com reviravoltas na medida.

Weverton Ferreira 25/04/2024

Culto à alteridade brasileira no sertão cearense
Antes de apresentar a minha leitura desta obra, gostaria de compartilhar minhas impressões iniciais que, ao longo da narrativa, foram se desconstruindo.

Inicialmente, imaginei uma obra permeada por um heroísmo concretizado por meio do misticismo, o qual logo caiu por terra diante da riqueza de nuances e singularidades. Revelou-se um verdadeiro culto à alteridade.

A obra, como qualquer artefato cultural, pode ser analisada por inúmeros ângulos e perspectivas. No meu caso, a análise se deu por meio de um viés antropológico e sociológico. Ao longo da trama, pude captar como a cultura e a religião permeiam os elementos expressivos em um sentido de resistência e preservação da memória coletiva. A religião se manifesta como um instrumento capaz de unir um povo frente a um desenvolvimento criminoso e subversivo à integração de um povo esquecido pela legislação pública.

Em tempos de um progresso cada vez mais utilitário e alheio à sustentabilidade, ter fé pode ser uma das maiores afrontas contra a barbárie massacrante do pensamento coletivo que encara a natureza humana e a biodiversidade como passíveis de aniquilação para, em seguida, serem reconstruídas.
Rafael.J 25/04/2024minha estante
Vi muita gente elogiando esse livro mesmo, vou colocar na minha lista.

Weverton Ferreira 25/04/2024minha estante
Opa, Rafael. Recomendo fortemente. É um livro merecedor do hype. Vi alguns professores e leitores recomendando esse. E concordo: é tudo aquilo que falam e um pouco mais.

Hellen 25/04/2024

Orgulho de ter nascido no msm país que esse livro
Uma mistura maravilhosa de tudo o que eu estava procurando, humor que me faz soltar ar pelo nariz, tramas familiares complexas, aventura, trambicagem estilo João Grilo e uma coisa que me fez sentir vontade de ler mais nacionais: expressões e maneira de viver que me identifico, me senti parte, alguém que ficou sabendo da fofoca da cidade dos parentes.
Maravilhoso, sem palavras.

lumiá :) 25/04/2024

A tal força estranha
Gostaria de lembrar futuramente quão boa é essa história. Não é nem de longe meu gênero favorito, mas que grata surpresa foi essa leitura. As ultimas páginas eu precisei ler um pouco devagar pra saber se estava entendendo direito, pode não ter sido total do meu agrado o desenrolar antes do fim, já que esse "realismo mágico" apresentado deixa parecendo quando os passarinhos ficam rodando a cabeça depois de um acidente num desenho animado.

Certeza que lerei novamente algum dia.

A força estranha que move a gente dia após dia, nossos sonhos, os objetivos. O que já era pra ser e o que foi. O tanto. Gostei tanto tanto tanto!

Sarah Duarte 25/04/2024

Força estranha
?- O que é o quê? A força estranha?
- Saber eu sei, só não dá pra explicar
[?]
- Assim, eu acho que é um negócio que a gente sabe que, a força estranha chega e, pá! a gente sente. Quando ela toma conta, a gente faz o que quer fazer por cima de pau e pedra, não tem cão que segure. Acho que vem de Deus?.

Se tem uma coisa acertada nesse mundo, posso dizer com tranquilidade que é A cabeça do santo de Socorro Acioli. Por mais que se espalhe no Brasil inteiro, a encantaria por trás da fé nos santos ainda acho muito subestimada. Até mesmo por mim. É por onde o país se ergue e segue. Acho que essa é a força latina-americana.
O livro é leve, divertido, misterioso e tenso. Uma das melhores leituras do ano.

Julia 24/04/2024

Tratavam-se com um carinho natural, amor de gente
simples, no olhar, no gesto, sem disfarces. Eram uma
família. Samuel observava do sofá e tinha o coração
dividido entre a gratidão pela acolhida e a profunda
tristeza de não fazer parte daquela vida, por não ter
família. Nem mãe, nem pai, nem irmãos. Ninguém que
soubesse de seu passado, que o amasse incondicional-
mente, a quem ele pudesse confiar seu amor.

K.Castanheda 24/04/2024

O livro apresenta através de um contoumo pequeno cidade do interior do Ceará. ao nos apresentar esta vidade quase morta que renasce a partir dos milagres de um Santo que renova a fé e a força destas pessoas abandonadas.
Uma história que nos apresenta o lugar eo papel da fé nesta pequena comunidade.