A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

Marcianeysa 10/12/2021

Ótima surpresa
Li esse livro para um clube de leitura que participo. Não conhecia a escritora e me surpreendi positivamente com a história. Leitura leve e agradável. Recomendo

Tatinha 03/04/2022

Que surpresa boa!! Comecei empolgada e não decepcionou em momento nenhum!
Um livro que poderia desenrolar melhor a história no final, mas ficou ótimo!!

Joel.Martins 07/06/2022

Me diverti demais com as aventuras do Samuel.
Mais uma história que apresenta a luta do povo do sertão. O povo que mesmo nas adversidades não perde a fé. E ainda conseguem extrair graça nessa vida de batalhas.

Valeu demais a leitura ? ??

marina.o 25/02/2023

Me fez a cabeça
Engoli o livro em dois dias. História cativante que te prende e te leva pra dentro da cabeça do santo!

Kleilson.Torquatto 03/07/2023

Divertido e Espirituoso
Essa é aquela leitura para se divertir e se entreter, pois é uma história muito bem contada, fluida, com toques de realismo mágico que faz o leitor viajar na história.
É uma ótima leitura pra sair de uma ressaca literária.

É uma narrativa muito divertida, ambientada no interior do Ceará, e é aquela história bem brasileira, que traz muito do regionalismo, da fé, religiosidade e das lutas que o povo nordestino enfrenta.

O incrível é que a autora criar um mundo com muita complexidade, de forma simples, no linguajar e nas estruturas, que no começo me pegou um pouco, mas que fluiu tranquilamente durante a leitura e me envolveu real.
Os acontecimentos não são nada previsíveis, mas a autora deixa o leitor bem a vontade para imaginar o que irá acontecer.

É um livro fácil de agradar, simples e muito prazeroso de se ler. É uma história que daria uma boa adaptação, para toda família se divertir, sentados num sofá num dia de domingo. Torço pra que isso aconteça, seria bem legal. Indico demais a leitura!! Leiam ?A cabeça do Santo.?

Tamires.Tanaka 25/02/2024

Que livro gostoso de ler! Aciolli acertou em cheio nessa história, um realismo mágico perfeito. Bem brasileiro, personagens bem construídos, história sem furos. Amei cada segundo dessa leitura. Quero ler outros livros da autora!!

maria eduarda 05/03/2024

Vocês já sentiram aquela força estranha?
Sinto como se tivesse acabado de me dar conta que estou apaixonada por outrem, completamente extasiada, com os pensamentos mais otimistas possíveis, a sonhar, a traçar planos, como se tudo que existisse de mais belo na vida me fosse dado a partir desse sentimento e tudo isso, fosse devidamente recíproco, onde não resta nenhum resquício - nem santo - que me cause medo de mergulhar de cabeça. tudo nesse livro é belíssimo, estou cativada e desesperada para ler mais da socorro. o final da leitura me causou um repentino: não acredito que acabou assim! porque não queria que acabasse, queria que essa história continuasse e eu acompanhasse o resto da vida de cada um dos personagens, queria saber como o francisco cresceria, ele encontraria com samuel novamente? a amizade dos dois seria pra vida inteira? e a rosário? soube tão pouco dela! tem uma passagem que fala ?storia, storia? e lembrei da música da mayra andrade, qual eu adoro, comentei com o wercton e no fim do livro descobri que a música acompanhou a autora, justamente a música qual lembrei! é divertido esses encontros, ter conhecimento sobre algo, ainda mais uma música tão ínfima, que gosto tanto, agora em um livro que também gostei tanto! me sinto limitada pra escrever resenhas, tenho pouca criatividade e não consigo ser muito conexa, me perco e esqueço de muitas coisas? mas gostei de chegar até aqui. ah! maria, voce foi minha personagem favorita, desejei te ouvir cantar as mornas no pé do meu ouvido, queria ter te conhecido, me apaixonei por você.

yas 27/01/2022

Desde meu primeiro contato com escrita de Gabo, eu pensava se era possível um(a) autor(a) brasileiro(a) ter esse mesmo estilo retratando nosso país de maneira fantástica.
Socorro Acioli com certeza superou minhas expectativas e me fez sentir diversas emoções ao acompanhar a história de Samuel.
O realismo mágico no ambiente nordestino traz todo um elemento mais que único para o livro e o torna uma leitura necessária da literatura contemporânea brasileira.

José Cláudio 03/06/2021

Uma escrita soberba, o livro diz muito sobre a religiosidade do povo brasileiro e como ela se relaciona com a sociedade... maravilhoso!

Monaliza Novais 27/08/2023

Que livro excelente. Leitura fluida. Me levou aos cheiros e visuais das minhas férias no interior. História crível e muito bem escrita. Retratando muito bem a fé, os sentimentos humanos, por vezes contraditórios. Conseguiu me transpor pra dentro do livro. Muito bom!

Carol 11/04/2024

E é bom!
"-Tu sonha muito, Chico.
-Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."

Que história boa de ler, as andanças de Samuel e tudo que vai acontecendo me deixou presa no livro, não queria mais largar.

"Havia de ser algo estranho, gato não é bicho de dar cabimento a ninguém"
Maria 12/04/2024minha estante
Agora leia Pedro Páramo, é obrigatório depois de ler a cabeça do Santo. Na verdade antes, mas também li depois ksksks

Carol 13/04/2024minha estante
Orraaa, pois vou obedecer mesmo ??

Alessandra 15/10/2023

Delícia da literatura cearense!
Levados por uma prosa de tempo seco, mas que não engancha na garganta, somos conduzidos ppr uma estética rural envolta da fé à santo Antônio. Quem já viveu a cultura de romarias e do comércio envolto das curas milagrosas, deve entender bem as tiradas e alfinetadas da autora no decorrer da história.

O livro pode até ser pequenininho, mas aqui não ficamos na superfície da ficção. O que mais me marcou foi a discussão de partenidade evocada, o olhar sensível para a situação familiar lembra a gente a importância de manter nossas raízes e tradições vivas.

Mari Sorrah 17/04/2024

Divertidíssimo
Completamente apaixonada pela escrita da Socorro Acioli.
Demorei pra escrever essa resenha porque fiquei tão apaixonada por essa história, que queria ver se com o passar do tempo esse fogo iria abaixar. Spoiler: Não abaixou! É TUDO ISSO MESMO!

Absolutamente TUDO me ganhou nesse livro.
Os capítulos curtos, todos os capítulos começando com a letra C (alguém sabe o porquê?), o retrato claro das cidades do interior do Brasil, a religiosidade, as crenças, a fé, o pagar promessas, os santos, um santo sem cabeça (morro quando usam a palavra "degolado" kkkkk), a esperança, as velas, e todos os significados ocultos.

marina.siqueira 24/01/2024

Foi minha segunda experiência com realismo fantástico e achei maravilhoso. Foi uma leitura envolvente, com escrita que encanta em sua simplicidade. A autora transmitiu, de forma verossímil, os preconceitos e os obstáculos dos mais pobres, tal como suas esperanças. Tenho a sensação de que irá se tornar um clássico da literatura brasileira.

Talita 21/04/2022

A cabeça do santo
No leito de morte, a mãe de Samuel lhe deixou uma missão a ser cumprida para que a alma dela pudesse descansar: acender uma vela aos pés da estátua de padre Cícero, em Juazeiro; uma vela aos pés de São Francisco, em Canindé e, por fim, uma vela aos pés de Santo Antônio, na cidade de Candeia, em que o pai de Samuel morava e nessa mesma ocasião conhecer o pai que o abandonou antes mesmo do nascimento.

Ao chegar na cidade quase fantasma de Candeia, Samuel foi enxotado por sua avó paterna e se abrigou na cabeça de um santo. O que Samuel não sabia que era do dom que lhe seria revelado, ouvir as orações das mulheres que pediam ao milagreiro sua intercessão para encontrar um amor.

A partir dessa situação, a narrativa toma um rumo interessante, como Samuel sendo o mensageiro do santo e atraindo para a quase extinta cidade a atração de muitos fiéis. Contudo, por trás da cabeça do santo deixada de lado, há um mistério que ronda a velha cidade.

Uma estória simples, mas comovente por falar de forma tão honesta da vida do povo nordestino. A escrita de Socorro Acioli é envolvente, os versos quase rimados me lembraram as literaturas de cordel. Talvez por ser cearense como a escritora e por conhecer a verdadeira história que serviu de inspiração para o livro, me envolvi do início ao fim com o livro. Recomendo a leitura! ??
Luana Lima 22/04/2022minha estante
Já querooo

Cris Mendonça 22/04/2022minha estante
Um dos meus preferidos!!!! Mando todo mundo ler ?