Belleville

Belleville Felipe Colbert

Resenhas - Belleville

lucunha 01/10/2022

Cativante
Gostei do livro logo de cara. Leitura fácil e simples.
Só perdi um pouco do interesse quando ele começou alguns conceitos matemáticos e físicos. A busca na construção da montanha russa, por mais que necessária foi um pouco chata.
No final, me su repreendi e fiquei ansiosa para saber o ocorreria com eles.
Gerou aquela expectativa gostosa que você não consegue largar o livro em busca do final da historia.

Ceiça alves 08/03/2022

Que final, que final!!
Nossa eu espera tudo menos isso hahaha é um romance daqueles inesquecíveis, de tirar o fôlego.

juuh.carol.3 05/02/2022

História linda
Em uma casa na cidade de Campos do Jordão há uma montanha russa incompleta chamada Belleville e um sonho de pai e filha de que um dia ela seja terminada.
Em 2014 Lucius aluga essa antiga casa p/ estudar na nomeada faculdade de matemática da cidade e encontra nos fundos do casarão uma construção inacabada.
Enquanto isso, em 1964, exatamente 50 anos antes, Anabelle perdeu o pai e ficou órfã. Antes de morrer seu pai havia prometido construir para ela uma montanha russa e agora se torna o sonho da menina vê-la pronta.
Parece uma história boba sobre sonhos não realizados, mas é aqui que encontramos seu diferencial:
Lucius encontra uma carta escrita por anabelle 50 anos atrás pedindo q os próximos moradores se inspirassem por essa história e tentassem terminar Belleville. Emocionado com a carta e triste por não ter condições para tal feito, o rapaz escreve outra carta reforçando a idéia para os próximos q vivessem na casa, pedindo q tentassem mesmo ajudar e a enterra junto com a outra.
Ao ver a foto de Anabelle, fica encantada e deseja poder estar 50 anos no passado para conhecê-la.
No mesmo dia e horário, porém em 1964, Anabelle ve a terra perto de Belleville remexida onde enterrou sua carta ha alguns meses, ela mexe e encontra outra carta de um tal de Lucius.
A partir daí, eles passam a se comunicar pelas cartas sem entender como não se encontram pela casa ou pelo terreno e pq ambos colocam anos diferentes na assinatura.
Essa é uma história linda e diferente de qualquer outra que eu já vi. Você torce para que eles se encontrem mesmo sabendo da diferença de 50 anos e sonha junto com eles para Belleville ser terminada.
Sobre eles, Lucius tem problemas em arranjar amigos e com os planos de construir uma montanha russa fica mais difícil ainda, mas ele consegue a ajuda de um professor de física e de um mecânico.
Já Anabelle, apenas com seu gato Tiao, está totalmente falida e sem dinheiro nem para comprar comida. Ao que se pensava que a fome fosse ser o pior, seu tio aparece dizendo q ela ainda não tem idade p/ viver só.
Há muito sofrimento, mas também esperança!
FINAL COM SPOILER:
2014- Lucius desiste do sonho da faculdade e gasta todo o seu dinheito investindo na construção de Belleville.
1964- O Tio da menina começa a agredir ela verbamente e fisicamente, a obrigando a virar empregada dele e fazendo ela passar por humilhações. Mas, mesmo presa no seu quarto, o fato de saber que a montanha russa está sendo construída faz Anabelle ter esperanças. Pelo menoS até o dia em que o Tio Lino descobre aquilo e, bêbado, destrói todo o progresso.
2014- Lucius fica arrasado com o que aconteceu e com o fato de ter descoberto que no futuro dele Anabelle tinha sido assassinada pelo seu tio, então entra em desespero e resolve voltar pra sua casa natal.
1964- O Tio Lino obriga Anabelle a dançar com ele e tenta beijá-la na boca, mas ela o morde. Então, ele dá um murro na cara dela que a faz desmaiar. Ele se vinga matando o gatinho :( Arrasada sem o gato e sem Bellevile, a menina tenta atacar o tio quando ele retorna a seu quarto, mas ele, muito mais gordo e forte, a nocauteia e a prende no sótao passando frio e fome por dias, vivendo como uma animal.
2014- Lucius se despede de todos e vai resolver suas diferenças com o valentão em um ato de altruísmo. Quando acha que está tudo perdido e se preparando para voltar pra sua cidade, o professor de física aparece com o valentão e seus amigos da universidade (que trabalham no diretório acadêmico e conseguem verba pra contruir a montanha russa como um ponto turístico da cidade). Eles finalmente conseguem contruir depois de 3 meses.
1964- Anabelle está quase morta, recebendo comida só de vez em quando. Ela percebe, então, a presença de uma mulher na casa e tenta fazer um barulho para pedir ajuda, mas não tem força nenhuma. A mulher, como um anjo, desconfia que o homem guardava algo terrível lá e consegue entrar e resgatar a menina. Porém, o tio acorda e espanta a bondosa mulher, ficando sozinho com Anabelle. Ela pega uma faca e consegue ameaçar ele a ir pra fora da casa, mas quando chega lá fica maravilhada com Belleville construída. O Tio Lino aproveita para enforcá-la.
2014- Antes de ir embora, Lucius resolve andar na montanha russa depois que todos já foram embora e durante os sessenta segundos que dura a volta, ele fecha os olhos e deseja por Anabelle. Quando ele abre os olhos, ele está em 1964 assistindo sua amada ser enforcada por um gordo monstruoso. Ele a salva e juntos entram em Belleville e vão para 2014, viverem felizes!!

site: https://www.instagram.com/p/BfvU7SvBedA/

Barb 05/11/2021

Premissa boa, execução nem tanto
Olha, o conceito do livro é muito bom, mas a execução... eu demorei meses pra terminar de ler porque eu não conseguia me interessar 100% no livro.
A história tem um enredo bem definido, mas ele é lento demais pra ser desdobrado. Eu entendo que a história precisa ser desenvolvida e isso leva tempo, mas a questão é que enquanto este desenvolvimento ocorria, os acontecimentos eram maçantes, desinteressantes... isso me desanimou bastante em relação ao livro. Acredito que o livro não precisaria ser tão longo como foi, isso pouparia muitas partes tediosas e envolveria mais o leitor.
O livro é bom sim, a história é legal, os personagens não me cativaram, mas a relação entre eles foi bem bacana.

Min's 27/08/2021

É um livro bom, mas não sei porque autores sentem a necessidade de descrever a violência contra mulher de forma tão gráfica... o final foi bom, romance legal.

Emily 22/08/2021

Perfeito
Cada vez mais tenho me apaixonado pelos contos brasileiros, e essa obra não deixou a desejar. Adquiri a muito tempo esse livro na Bienal do Livro e nunca sentia a vontade de lê-lo, mais a oportunidade surgiu e não me arrependo de ter iniciado. Uma história envolvente e que te instiga a continuar a cada página. O final foi sensacional. Anabelle e Lucius agora são meu casal literário preferido ????

Super recomendo a história para quem gosta de romance.

Gustavo 09/08/2021

Que livro bom! Forte e emocionante
Não costumo ler livros escritos por Brasileiros, nada contra, apenas não me chamam a atenção, quando peguei esse pra ler descobri que o escritor é brasileiro e foi uma grata surpresa.
Gostei muito de Belleville apesar de achar um pouco de forçação de barra várias decisões que Lucius tomou no decorrer de toda a história o que me fazia pensar: Bom, é só um livro ficcional e o autor deve ter um motivo pra isso, então me tirava da história completamente, mas fora isso, a história é ótima, e o que dizer de Anabelle? Que personagem forte! Ilustra muito bem como era a vida das mulheres antigamente e a vida que algumas tinham que se sugeitar para apenas sobreviver, momentos angustiantes, de raiva, inconformismo e angústia senti na pele com ela, de longe as partes mais fortes e interessantes. Até perto do fim estava com medo de continuar e me desapontar com o final depois de tudo o que acontecia e uma certa corrida contra o tempo, mas o final faz tudo valer a pena, inclusive a vontade de entrar no livro e esganar aquele tio ridículo dela. Super recomendo a leitura!

@resenhasdaro 18/04/2021

Viciante
Ótimo livro pra quem gosta desse tipo de história de viagem no tempo.
Vai ter resenha completa no meu ig @resenhasdaro

Thais645 18/03/2021

Romance, cartas, um sonho e viagem no tempo.
Em 2014, Lucius se muda para um casarão antigo e encontra nos fundos do seu quintal, um projeto de uma montanha-russa inacabada. Em 1964, Anabelle tenta suportar a solidão e suas perdas.

Entre cartas trocadas, Lucius começa a construção de um projeto, enquanto Anabelle o auxilia do outro lado. Com esse fenômeno temporal inexplicável, um sentimento especial surge neles e um romance que ultrapassa a barreira do tempo se inicia.

Duas pessoas em décadas diferentes, mas na mesma casa e trocando correspondências. É de fazer o cérebro explodir, pelo menos comigo foi assim. Tudo que envolve espaço-tempo com eventos misteriosos como estes, me fazem refletir por um bom tempo e me questionar. Histórias com viagem no tempo é uma característica extremamente atraente para prender a minha atenção e me envolver.

E com Belleville foi assim, ele foi um livro que dei uma oportunidade e me venceu pelo conteúdo inesperado e quando percebi já estava rasgando elogios para este livro. Para os fãs nostálgicos do filme "a casa do lago" é um lindo presente nacional, e pergunto a autor se houve alguma inspiração no filme de 2006?

Não sei se faria algo igual Lucius fez, abrir mão do seu sonho pelo sonho de outra pessoa. Foi uma atitude louvável e me fez orgulhar fortemente dele, mesmo que coisas assim podem acarretar em futuras consequências. Embora ele foi aquele tipo de pessoa que não me chama a atenção e não é nada interessante, Lucius puxou uma luz para si depois que começou esse trabalho, e a escrever as cartas, que ficou difícil não ver sua evolução e amadurecimento.

Ainda penso que Anabelle poderia acordar pra vida bem antes e evitar certas coisas. Ela esperou tudo ruir para ter alguma iniciativa, daí foi tarde demais e a aparição desagradável de uma pessoa só complicou mais ainda as coisas. Fiquei extremamente triste por sua situação e por todo mal que ela passou. Pior ainda foi não ter para quem pedir ajuda. Mas vi que bem lá no fundo ela tinha uma grande força de ganhar essa luta.

Doce na medida certa, triste em alguns pontos, romântico nos detalhes e forte para ficar nas memórias. Belleville é tudo isso e um pouco mais.

Thais645 18/03/2021

Romance, cartas, um sonho e viagem no tempo.

Jaqueline Felix 02/01/2021

Romance que desafia o tempo
Nele conhecemos a história de Lucius, em 2014, e de Anabelle, em 1964, e de como elas se misturam por causa de uma montanha-russa.

Tem romance fofo, tem suspense, tem a magia do impossivel, tem violência e covardia, mas também tem um final feliz.

Me emocionei, me revoltei, mas acima de tudo eu amei e amei.

Amanda Tonietti 05/11/2020

Campos do Jordão ?
Comprei o livro realmente pela capa sem saber nada sobre a história. Preciso fazer isso mais vezes.

Souza221 09/09/2020

O que você faria se pudesse viajar no tempo?
Você abriria mão dos seus sonhos pelos sonhos de outra pessoa?

Lucius sim!

Me faltam palavras para expressar o quanto eu amei esse livro!

Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo, cartas que podem viajar entre o passado e o futuro, um vilão odioso, um sonho lindo, um pet fofo - tudo isso e muito mais você vai encontrar em Belleville.

Peguei esse livro com medo de não gostar, pois já tinha criado altas expectativas sobre ele, e só posso dizer que foi muito melhor do que eu esperava!

Devorei, me emocionei e me encantei em cada uma das páginas desse livro é mal posso esperar para fazer uma releitura!

Recomendo mais que um milhão de vezes!

PS: Se prepare para o capítulo 36! Ele destruiu meu coração...