Esta é Uma História de Amor

Esta é Uma História de Amor Jessica Thompson

Resenhas - Esta é uma história de amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Maísa Andreoli 01/12/2015

Esta também é uma história de amizade
"Esta é uma História de Amor" narra a diferente trajetória amorosa de Nick e Sienna, que não ocorre da forma tradicional.

Em um dia comum, Sienna estava no metrô pela manhã, indo ao trabalho e lendo jornal. É nesse momento que a moça se depara com uma cômica notícia. Contudo, havia outra pessoa que também estava lendo a mesma notícia, e atraiu a atenção de Sienna: um lindo rapaz de olhos azuis, parecido com Jake Gyllenhaal.

Em um dia comum, Nick estava no metrô pela manhã, voltando de férias. Ele já estava recuperado de seu último relacionamento catastrófico com uma colega de trabalho. Sendo assim, sentiu-se atraído pelo olhar de uma bela moça que também estava no metrô.

Que chance havia de Sienna e Nick voltarem a se encontrar?

Todavia, nessa mesma manhã, o reencontro aconteceu. Sienna havia sido contratada recentemente para trabalhar na empresa onde Nick exerce suas funções. Porém, eles nunca haviam se encontrado antes, visto que o rapaz estava de férias.

No decorrer da trama, eles tornam-se muito amigos, apaixonam-se, mas não assumem seu amor um pelo outro. Ambos acreditam que o sentimento do próximo é pura amizade. Ainda, a obra retrata o sofrimento do pai de Sienna com a doença chamada narcolepsia, um distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva, sendo que o ataque de sono pode acometer o indivíduo a qualquer momento.

Alternando entre o ponto de vista de Nick e o ponto de vista de Sienna, Jessica Thompson nos apresenta uma bela história de amor e amizade sinceros, a busca incessante pela felicidade, com personagens de corações unidos de maneira rara, mesmo que as circunstâncias insistam em tentar separá-los. O leitor torce do início ao fim para que o amor vença todas as probabilidades.

site: http://pequenomundodoslivros.blogspot.com.br/2015/11/dica-de-leitura-esta-e-uma-historia-de.html

Julia G 09/03/2016

Esta é uma história de amor
Em 2015, fiz uma lista com os 10 livros que gostaria de ler sem falta naquele ano. Daqueles 10, consegui ler 6. Os 4 restantes, apesar de não ter conseguido ler, continuam a ser livros que espero ler em breve e, em razão disso, decidi começar 2016 com um deles: Esta é uma História de Amor, de Jessica Thompson.

Ainda que o título justifique que se trata de uma história de amor, o livro narra, na verdade, os desencontros entre Nick e Sienna. Os protagonistas se apaixonam logo que se conhecem, mas como a sinopse do livro bem diz, eles estão destinados a não ficarem juntos. Em lugar disso, contentam-se com a amizade um do outro, e criam uma relação verdadeira como poucos são capazes de ter.

"Sou uma romântica irremediável. Adoro a ideia de colisões aleatórias de corações. Anseio por encontros extravagantes, e não pelo modo como as mulheres convencionais são cantadas em bares e arrastadas para uma noite de amassos bêbados com um homem que elas mal conhecem. 'Nós nos conhecemos por meio de amigos em comum num jantar' é calamitoso. Se você está muito entediada, pode sacar a história do 'nos conhecemos no trabalho'.
Bocejo.
Há uma pequena Julieta dentro de mim, esperançosa por encontrar o olhar do meu Romeu do outro lado de um tanque de peixes ou por entre o vão de uma estante de biblioteca. Ora, mesmo se fosse por entre a seção de temperos de um supermercado, eu juro que não ligaria."

Os capítulos intercalam a narração, sempre em primeira pessoa, pelos pontos de vista de Sienna e Nick, e saber como os dois se sentem, vê-los tão próximos e ao mesmo tempo tão distantes, é frustrante em alguns momentos. Se apenas um deles desse o primeiro passo, as barreiras desmoronariam. Mas isso não acontece e, com o tempo, tudo fica ainda mais difícil.

Por outro lado, esse "não vai" dos protagonistas não consegue irritar, pois enquanto a história principal não se desenrola, outros núcleos são bem explorados pela autora, tanto que meus personagens favoritos na obra não são os protagonistas. Peter, por exemplo, morador de rua, mexeu bastante comigo, especialmente por toda sua história de vida e tudo o que tinha a ensinar. Também George, o pai de Sienna, era encantador, pois mesmo com todos os problemas que tinha, nunca deixou de sonhar ou sentiu raiva do mundo, e transbordava de amor e doçura.

Por tudo isso, Esta é uma história de amor não é apenas uma história de amor, e tem seus grandes momentos, ainda que sua proposta não seja a de um romance de renome. Ao abordar problemas sociais bem conhecidos - e um assunto não tão conhecido assim -, a autora deu maior profundidade ao seu romance leve e discutiu implicações que são, muitas vezes, tabu.

De certa maneira, o livro me surpreendeu, já que ao mesmo tempo em que é leve e divertido, conseguiu mexer com minhas emoções e minha consciência. Fiquei encantada pela história, e espero que quem tiver oportunidade de ler este livro goste tanto quanto eu.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2016/01/esta-e-uma-historia-de-amor-jessica.html

Joviana 15/03/2016

A beleza e o drama do amor cotidano
Enquanto escolhia um livro para presentear uma amiga, me deparei lendo o primeiro capítulo de "Esta é uma História de Amor". Não consegui mais largá-lo até chegar a última página. Na verdade não consegui largá-lo até hoje.

Preciso dizer que, definitivamente este livro não se parece, a primeira vista, com o tipo de literatura que eu compraria, ou que estaria na minha lista de desejados. Ele parecia não ter muita relação com o que eu gostava de ler. No entanto, é um livro surpreendente pela beleza das frases cotianas que são colocadas de maneira muito poética, sensível e delicada. Os personagens são muito densos, quase reais. Uma história por vezes melancólica, mas que nos faz pensar em nossas próprias vidas de uma forma diferente.

Aparentemente "só mais uma história de amor", o livro de Jéssica é um abraço caloroso que dura pouco, você vai acabar rápido a leitura. Confie em mim. A história de duas pessoas descobrindo o sentimento provavelmente mais comentado em toda a história da arte: o amor. Em meio a essa trama principal, um pai recluso e doente, um mendigo que nos mostra a humanidade na invisibilidade social e os desafios do amadurecimento profissional e pessoal. Belíssima leitura.

Escolhi citar um trecho do livro, uma fala do pai de Sienna, a protagonista. Ele faz parte das memórias inventadas de seu pai, que, devido a sua saúde, não podia mais vivenciar as experiências concretas da vida. Dessa forma, ele as escrevia da maneira como poderiam ter sido, em caderninhos pretos espalhados pela casa.

"É o quilômetro 37, e falar em dor é menosprezar o que sinto. As ruas de Londres estão apinhadas de gente, gritando e berrando. Há muitos nomes nenhum deles é o meu, mas na minha cabeça, poso ouvir minha filha me incentivando. É a única coisa que me fará cobrir os últimos quilômetros até a linha de chegada [...] As pessoas caem feito moscas, desmoronando sobre o asfalto e caindo sobre os canteiros da pista. Não quero olhar para ela porque ficaria assustado. De algum modo, ainda estou andando. Não sei como, e, quanto mais eu penso nisso, mais aterrorizante fica. as solas do meu tênis parecem bifes esturricados, mas começaram macias feito nuvens [...] Eu sei que não falta muito. Já corri quilômetros e quilômetros treinando, mas minha mente está me pregando peças. De repente, me parece que cinco quilômetros é um caminho longo demais [...] Pisa. Pisa. Pisa. [...] As ruas são somente algo que temos de derrotar para saborear de verdade a conquista." (p.378-379)

5 estrelas.

Tracinhas 17/03/2016

por Lídia Rayanne
Sabe aquele livro que você começa a ler sem dar nada por ele? Que a história parece tão clichê, mas a maneira como ela é contada te prende de uma maneira que, antes que perceba, se vê completamente presa a ela?

Este é o caso de “Esta é uma história de amor”.

O livro começa com Sienna indo para o seu mais novo trabalho; durante o caminho ela troca olhares no metrô com um cara bonitão, do tipo que te faz suspirar e já imaginar seu futuro juntos. Mas assim que ela chega a próxima estação o perde de vista, e afugenta de sua mente suas fantasias românticas.

Porém, quando ela chega no trabalho, avinha com quem ela topa? O cara do metrô! Ela logo descobre que ele é nada mais nada menos que Nick, o seu colega que estava de férias.
image

Ao reconhecer Sienna, Nick fica super empolgado, afinal, ele também sentiu que houve alguma conexão durante suas trocas de olhares. Só que tem um problema: Nick acabou de sair de um relacionamento com uma ex-colega e ele fez o juramento de não namorar ninguém que trabalhasse no mesmo lugar que ele. Mas isso não o impede de se tornar um grande amigo de Sienna.

“Esta é uma história de amor” é um livro super lindo, com um romance e personagens super bem construídos e envolventes, daqueles que marcam e te deixam com saudade de tão verossímeis que são. Nick e Sienna poderiam muito bem ser aquele casal com que você topa na rua.
image

E mesmo sendo um romance, o livro não foca apenas nisso. Tem tantas coisas nas entrelinhas, como a importância de aproveitar cada segundo ao lado da família, um alerta sobre a brevidade da vida e a conscientização sobre a narcolepsia, uma doença que muita gente ainda não conhece, e sobre pessoas sem lar. E o melhor é que esse é o primeiro livro da autora, e ela caprichou tanto! Jessica Thompson faz a gente sofrer que é uma desgraça, mata o leitor na unha de tanta ansiedade (a última vez que fiquei assim com um romance foi com Simplesmente Acontece). Enfim, amei. AMEI, AMEI, AMEI. QUERO BISS!

site: http://jatracei.com/post/140609330187/resenha-139-esta-%C3%A9-uma-hist%C3%B3ria-de-amor

Nanda 08/04/2016

Garota encontra garoto, os dois se apaixonam no melhor estilo amor miojo e todos vivem felizes para sempre. É ou não é a melhor história do mundo? Não é e, na verdade, nunca é assim. E é sobre isso que Esta É Uma História de Amor fala. A história parece ter uma premissa bobinha, no melhor estilo filme água com açúcar (e na verdade tem), mas foi justamente por isso que eu amei o livro.

Sienna é insegura e tem um hábito estranho de criar história e nomes para pessoas que nunca viu, enquanto vai para o trabalho de metrô. Nick é descontraído, porém tem um coração partido e jurou nunca mais namorar uma colega de trabalho. Os dois se conhecem no metrô de uma forma bonitinha, tudo daria certo para eles, não fosse o empecilho de trabalharem no mesmo lugar. E aí eles viram amigos. Pois é, a vida tem dessas coisas.

O que me encantou em Esta É Uma História de Amor foram os erros que os personagens cometem. Essa ausência de acertos é real, gente, são aquelas escolhas erradas que nós fazemos e depois temos que arcar com as consequências. Acho que por isso me identifiquei tanto com o livro, fazer parte de uma história de amor que tinha tudo para dar errado, amar alguém de longe, essa tortura da friendzone, acho que todos nós já passamos por algo parecido.

A quantidade de realidade (pelo menos que eu percebi) no livro é assustadora. Essa identificação de que poderia ser com você, eu achei incrível. Por cinco anos Nick e Sienna passam por desencontros, frases engolidas e isso é angustiante, é triste e, ao mesmo tempo, é belo. Porque ninguém é perfeito, nenhum relacionamento é perfeito (e por relacionamento eu me refiro a todos, inclusive amizade) e essa falta de perfeição que torna essa história bonita.

O livro mostra ainda as histórias paralelas de Sienna e Nick, a sua vida pessoal e seus problemas. A narrativa é intercalada entre os dois e isso torna algumas partes muito dolorosas, porque eu, leitora, sei de tudo, mas não posso fazer nada. Esta É Uma História de Amor tinha tudo para ser apenas mais um na minha estante, mas foi um daqueles livros que vieram na hora certa.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2014/07/resenha-esta-e-uma-historia-de-amor.html

Raissa 07/07/2016

Um clichê leve de ler!
Esta é uma história de amor é um livro que destaca todas as fases de uma relação de amor e amizade, desde os momentos mais alegres, comoventes, infelizes e as dúvidas sempre presentes no desenvolvimento da relação. A autora Jessica Thompson valorizou os sentimentos dos personagens principais e nos faz refletir sobre suas atitudes e decisões.

Somos apresentados a Sienna Walker, uma mulher de 20 anos super romântica e sonhadora, que adora idealizar a vida das pessoas desconhecidas ao seu redor, e em determinados momentos fica imaginando como seria ter uma pessoa especial ao seu lado.

“Há uma pequena Julieta dentro de mim, esperançosa por encontrar o olhar do meu Romeu do outro lado de um tanque de peixes ou por entre o vão de uma estante da biblioteca.”

E é nesse momento de devaneio, que ela conhece um homem encantandor no caminho para seu trabalho, porém ela o perde de vista por não saber como reagir a esse flerte.

Nick tem 27 anos e está passando por um momento de drama em sua vida, após sua namorada ter o trocado por outro, que era um colega de trabalho de ambos. Ele sofreu bastante com essa situação e decide que nunca mais iria se envolver com alguém do trabalho.

E para a supresa de Sienna e Nick, eles se encontram justamente no mesmo local de trabalho, e estão prestes a iniciar um projeto juntos na empresa. Como eles irão lidar com essa situação? O destino os colocou no mesmo lugar, será que essa relação irá se desenvolver?

“E esse homem de coração partido é o cara por quem eu quase me apaixonei no metrô hoje de manhã. Estou passada.”

O livro é altenardo entre os dois pontos de vista, e somos levados por essa história de amor e amizade de Nick e Sienna, onde o universo vive contra os sentimentos dos dois. A autora nos deixa grudados ao longo de toda a trama, esperando ansiosamente que o amor vença todas as probabilidades e eles finalmente fiquem juntos.

Eu gostei da história, pode ser considerada um clichê, mas eu adoro uma boa história de romance. Os personagens são ótimos e a relação dos dois é muito bonita. O motivo para eu ter dado apenas 3 estrelas é que a leitura acabou ficando um pouco cansativa, pois apareciam tantos obstáculos e tantos desencontros na vida do casal, que acabei me sentido em uma novela mexicana.

Mesmo assim, eu recomendo a leitura para quem quiser se distrair com um romance leve e bem escrito! ❤️

"Mas se for amor, amor verdadeiro, então desejo que eles se encontrem. Porque acredito que o amor é uma força arrebatadora e que tudo vence, e, quando é genuíno, não podemos ignorá-lo. Não importa quanto tempo leve. Ele acaba arrombando a sua porta. Ele o mantém acordado à noite. Ele invade seus pensamentos e queima sua alma."

site: http://www.booksimpressions.com.br/2016/06/resenha-essa-e-uma-historia-de-amor.html

Katy 01/08/2016

Esta é uma história (linda, linda, linda) de amor!
A princípio, parecia mais um romance adolescente meio clichê, de um jovem casal, ambos muito atraentes, que se apaixonam e o mundo parece conspirar para que não fiquem juntos.

Entretanto, “esta é uma história de amor”, mostrou que realmente nem toda história de amor é igual. Sienna e Nick se encontram pela primeira vez em um metrô e logo se sentem fortemente atraídos um pelo outro.

A surpresa se dá quando descobrem que vão trabalhar juntos, o que para ele é um pesadelo, uma vez que tinha jurado não se envolver com ninguém de seu serviço após uma recente decepção amorosa com uma colega de trabalho.

Porém, quanto mais convivem um com o outro, mais apaixonados se tornam, e, juntamente com isso, cresce uma grande amizade, a ponto de se tornarem inseparáveis, sem nunca ter coragem de assumirem um para o outro o verdadeiro sentimento (isso mesmo, friendzone recíproca!).

Há também como diferenciais do livro, a história de George, o pai de Sienna, que sofre de narcolepsia, uma doença que lhe impede de levar uma vida normal mas que, por outro lado, fortalece seu laço com a filha, que é a única pessoa que lhe cuida. É muito bonita a relação dos dois e por vários momentos, tive que parar de ler por estar com os olhos marejados pelas fortes emoções.

E, ainda, há a relação com Pete, um mendigo do qual Sienna se aproxima ao descobrir que o mesmo teve sua vida destruída por ter perdido a mulher que amava. Ela se comove com o sofrimento do homem e começa a tentar ajudá-lo a mudar de vida e é tocante ver como solidariedade e compaixão podem realmente fazer a diferença para alguém.

A história em muitos momentos lembra “Um dia - David Nicholls”, pois também alterna entre os pontos de vista de Sienna e Nick, que passam por muitas coisas (relacionamentos, frustrações, emoções…) durante cinco anos, sem nunca deixarem de se amar, mas nunca ter coragem suficiente para assumir o que sentem, com medo de estragar a grande amizade que possuem. Sobretudo, é o tipo de livro fácil e gostoso de ler. Engraçado em muitos momentos, comovente em outros e surpreendente no final, merece ser lido, relido e muito apreciado.

site: https://bloggerculturando.blogspot.com.br/2015/06/esta-e-uma-historia-de-amor-jessica.html

Regy 29/08/2016

Esta é Uma História de Amor
Livro amorzinho... fala bem dos receios e expectativas dos relacionamentos...
Sabe aquela menina que se apaixona pelo menino mas que não acredita que é correspondida, e por isso cai na zona da amizade? É um pouco desse sentimento, mas recíproco... com ele acontece o mesmo, e parece que não foram mesmo feitos para ficarem juntos... enquanto isso, muita história rola entre eles...
A história de amor de Nick e Sienna é uma delícia de leitura, uma fofura de casal, com muita reflexão e que te faz repensar no que já deixou de fazer por ter expectativas de mais... ou até de menos!

Nattália Azevedo 21/02/2017

Está é Uma História de Amor
A história é super clichê, mas como eu amo um bom clichê, adorei esse livro.
A Sienna e o Nick são personagens bem reais e a história contada no livro poderia acontecer com qualquer um, eu mesma já senti medo de revelar meus sentimentos e estragar uma amizade, por isso me identifiquei tanto com os dois e com o medo constante que eles tinham em relação ao amor, que sentiam um pelo outro.
Um ponto positivo é que os capítulos são narrados por ambos e que muitas vezes eles narram seu ponto de visto a partir do mesmo capítulo, o que eu considerei bem bacana, porque assim a gente pode saber como os dois se sentem em relação à mesma situação.
Os personagens secundários são bárbaros e deram um ar todo especial ao livro, principalmente o Pete, um morador de rua, que tem uma história de vida muito emocionante #ChoreiAqui e que desenvolveu uma amizade linda com a Sienna.
Outro personagem que roubou a cena foi o George, ele é um pai e um ser humano incrível, que mesmo com as lutas da vida seguiu em frente, não se tornando uma pessoa amarga, mas tentando viver da melhor maneira possível, mesmo com suas limitações.
Por ser um livro com cenas muito bem detalhadas, ele se tornou bem extenso e isso me deixou um pouco ansiosa, porque eu queria chegar logo ao desfecho e ao tão esperado final feliz.
Finalizando o livro é realmente bom, não está na lista dos melhores que eu já li, mas mesmo assim ele me fez rir, chorar e torcer muitas vezes.
BOA LEITURA...

Saleitura 28/05/2017

"Esta é uma história de amor... mas nem toda história de amor é igual", uma verdade com certeza, mas não uma que se encaixe no conteúdo do livro. Mesmo que eu não tenha lido tantos romances assim, posso dizer que o que encontrei nos outros, encontrei nesse. Fiquei até a última página procurando a tão falada inovação. E não a encontrei.

Não me entenda mal, não quero passar uma imagem de quem odiou o livro. Pelo contrário, acabei me surpreendendo com certas partes. Porém, esse é o problema: Apenas certas partes. Este é um daqueles que tem momentos muito bons mesmo (Em especial quando trata de sentimentos e relações entre os personagens), e outros ruins.

A narrativa é boa e rápida, e os personagens, ainda que superficiais, conseguem por vezes atrair sua simpatia (alguns deles). No entanto, o livro mostrou-se problemático ao promover ideologias associadas às barreiras entre os gêneros, friend zone, "ela é bonita porque não sabe que é", ou "elas só gostam dos caras maus". Ideias essas que ainda que sejam reproduzidas até hoje, já começam a mostrar-se falhas.

Friend zone não existe, o que existe é: O fato de eu gostar de você não significa que você é obrigado/a a estar em um relacionamento comigo.
Não existe "Elas só gostam dos caras maus", existe: todos os seres humanos possuem suas preferências, seus "tipos", e acontece de o das mulheres que você conhece serem aqueles caras que você julga como "maus", talvez apenas por não serem você. Você não pode ser "o cara legal" por querer alguma coisa em troca. O fato de você a ouvir enquanto ela desabafa, ou de dar presentes a ela, ou sempre dizer palavras gentis, não são coisas que a obrigam a se relacionar com você. Se você está sendo gentil apenas por querer que ela te beije, então me desculpe, mas você está longe de ser "o cara legal".
"Ela é bonita porque não sabe que é" incita a baixa autoestima, ao colocar o ato de se amar como algo ruim, quando na verdade é extremamente positivo, e raro na nossa sociedade atual, talvez até, em partes, por dizeres problemáticos como esse.

Sem falar, por fim, que personagens aqui não possuem personalidade, eles possuem características que parecem ser copiadas e coladas de um daqueles artigos extremamente estereotipados sobre "As diferenças entre homens e mulheres". Em especial os caras, que definitivamente surgiram de uma superficial pesquisa da autora no Google sobre "O que eles pensam quando elas não estão por perto". Nick é tão vazio e estereotipado que dói em grande parte do tempo, e eu simplesmente não consegui me apegar a ele.

Quando eu digo essas coisas, eu sei que parece que eu odiei o livro. Mas a verdade é que ele tem seus méritos. Consegue ser cômico em certos momentos, e suas situações tão cotidianas acabam trazendo ao leitor uma certa sensação de identificação com os personagens e suas vidas, o que como eu disse anteriormente, te ajuda a se simpatizar com alguns deles.

Outro mérito do livro - eu diria o maior, na verdade - é que ainda que superficial à primeira vista, em momentos sérios e mais emocionais, a autora de alguma forma consegue retratar personagens que vão de bidimensionais para multidimensionais de uma vez, e ela realmente te faz sentir o que eles sentem, se compadecendo por eles e desejando que eles fossem sempre assim: verdadeiros. Pessoas, não falsos padrões.

Por fim, minha avaliação do livro, ainda que abaixada pelas várias críticas que eu já expressei aqui, acabou por aumentar devido à ótima habilidade que a autora demonstrou em descrever emoções. E é por isso: Pela escrita, e pelo potencial (Não tão bem utilizado) que a autora mostrou, que eu vou dar 4 de 5 estrelas para esse livro.

Resenhado pela colunista Ana Carolina
Rafa 21/07/2017minha estante