O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Menma 05/04/2018

Olá leitores! Tudo bem com vocês?
Estou de volta, depois de algum tempinho novamente para trazer mais uma resenha para vocês de um livro que agrada alguns e outros nem tanto. Porém, olhem para essa capa e me digam se vocês não chegariam a ter curiosidade de ler uma obra como essa?

O Lado Mais Sombrio é o primeiro livro da série Splintered, escrito pela autora A.G. Howard e lançado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito. A série é formada por dois contos e três livros, sendo que o último que falta a ser lançado aqui no Brasil é o conto "Untamed" que só será mais um spin-off para deixar saudades nos fãs que se apaixonaram por essa série que traz um País das Maravilhas diferente do que conhecemos pelos olhos da pequena Alice.

"Como disse Jeb, este não é o País das Maravilhas que Lewis Carroll criou."

O livro é uma releitura do clássico Alice No País das Maravilhas, escrito pelo autor Lewis Carroll e traz uma personagem que na verdade é a tataraneta de Alice, porém ela não gosta que saibam sobre seu parentesco com a menina que inspirou Carroll.

"O fato de Alice ser, na verdade, minha tataravó fazia com que minhas colegas implicassem comigo nos intervalos falando de Camundongos e chás dançantes."

Alyssa Victoria Gardner é uma garota de 16 anos, que mora sozinha com seu pai, que gosta de andar de skate, que ouve música na maior altura e que gosta de fazer obras de artes com insetos e plantas, pois essa é a única maneira que encontrou para silenciá-los. Estranho? Não, para nossa protagonista já que sua mãe se encontra num sanatório por falar com plantas e insetos, e segundo ela tudo isso é porque sua tataravó Alice resolveu entrar na toca do coelho.

"Comecei a andar de skate quando tinha quatorze anos. Precisava de um esporte que pudesse praticar enquanto usava meu iPod e fones de ouvido para abafar os ruídos dos insetos e flores. Acima de tudo, aprendi a ignorar a maioria das alucinações."

Alyssa e seu pai escondem de todo mundo o real motivo de sua mãe Alison está internada, ninguém sabe sobre as loucuras que ela diz sobre falar com insetos e plantas todos pensam que foi um colapso após um acidente de carro. Mas Alison está internada após um acidente que acabou machucando Alyssa e marcando a vida de ambas desde de então.

Alyssa não conta para ninguém que as maluquices faladas por Alison são todas verdades, pois mesmo que ela consiga também ouvi as plantas e os insetos ela teme que seu destino seja o mesmo que de sua mãe.

[...]

RESENHA COMPLETA NO BLOG MALUCAS POR ROMANCES

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/05/resenha-o-lado-mais-sombrio.html#axzz5BoQBT09h

mauro.augusto.5 08/04/2018

Fascinante
Simplesmente fantástico. A reconstrução do mundo de Alice, através de Alyssa Gardner mostra de uma forma diferente e criativa os momentos vivenciados por esta no mundo da fantasia. A obra além de uma grande aventura, é também um romance muito bem produzido pela brilhante A.G Howard, que preocupa-se em manter o necessário da história, buscando referências importantes e criando novas personalidades ao longo do livro.

Gabyh 08/05/2018

"Minha náusea aumenta quando ouço os cravos falando por sobre o zunido dos ruídos de fundo. Eles estão dizendo como é doloroso ser podado nas hastes, reclamando sobre a qualidade da água na qual estão nadando, pedindo para serem recolocados na terra para que possam morrer em paz."

Diferente do que muitos imaginam quando dão aquela rápida leitura na sinopse do livro, esse não vai contar a história de Alice - aquela garota que todo mundo sabe que foi para o país das maravilhas - aqui vemos a história de Alyssa, sua tataraneta. O livro se trata de uma releitura da história escrita por Lewis Carrol.

Alyssa guarda um segredo, que se descoberto poderá a levar a um sanatório assim como fez com sua mãe. Ela pode ouvir insetos e plantas e se quiser conversar com eles, e precisa entrar na toca do coelho indo para o país das maravilhas e consertando algumas coisas que estão bagunçadas lá desde a chegada de sua tataravó Alice.

"Por tantos anos, as mulheres de nossa família foram tachadas de loucas, sem o serem. Podemos ouvir coisas que outras pessoas não podem. (…) Não somos loucas. Eu deveria estar aliviada. Mas algo mais está acontecendo, algo inacreditável."

O livro todo é contado pelo ponto de vista de Alyssa, o que nos leva a descobrir um pouco mais da história de sua tataravó, conhecer um pouco mais sobre os personagens e as decisões tomadas por eles.

"Coleciono insetos desde os dez anos de idade; foi o único jeito que encontrei de silenciar seus sussurros. Espetar um alfinete em sua barriga os silencia rapidamente."

O livro apresenta um pais das maravilhas com todos os personagens já conhecidos como o coelho branco, a rainha de copas, o chapeleiro maluco, mas ainda sim todos os personagens são bem diferentes daqueles que já conhecemos, apesar de terem os mesmos nomes, vemos que essa é uma releitura completa não só da história de Alice, mas do país das maravilhas como um todo.

"- Você compreende a lógica que está além do ilógico, Alyssa. É sua natureza encontrar tranquilidade em meio à loucura."

Esse livro além de apresentar uma história fascinante, com personagens muito bem construídos tem uma capa maravilhosa e o trabalho de diagramação da editora foi incrível, fazendo com que o leitor já se apaixonasse pelo livro assim que o visse nas livrarias.

"Um mar vermelho de laços de amor, pinte as rosas da mesma cor, em finas pinceladas pelas mãos de um artista guiados."

Dri F. @viagenscomlivros 13/05/2018

"Lado mais sombrio" faz parte de uma série de livros chamado Splintered. São 3 livros e alguns spin-off que trazem uma releitura de Alice no país das maravilhas.

Vamos conhecer Alyssa Gardner, uma garota de 16 anos que é tataraneta de Alice, mas não quer que ninguém saiba disso. Alyssa ouve os pensamentos de plantas e insetos e acredita saber qual será seu destino: terminar em um sanatório como sua mãe.

Mas será que esses sussurros são mesmo alucinações? Será que as histórias que Lewis Carrol escreveu sobre sua tataravó são mesmo tão fantasiosas?

Alyssa precisará entrar na toca do Coelho e consertar alguns erros do passado para quebrar a maldição da loucura. E levará com ela nessa aventura seu grande amigo Jeb.

Eu sempre gostei muito de Alice no país das maravilhas e foi o que me fez prestar atenção nessa história. E não me arrependi! .
O livro tem um ritmo bacana, traz personagens muito bem desenvolvidos, com personalidades que são uma delicia de conhecer. E claro traz muito do País das Maravilhas, de um jeito diferente. Leitura muito gostosa para quem ama fantasia

site: Instagram: @viajecomlivros

Vanessa 16/07/2018

Desapontada
A história é mais ou menos. Mas o grande problema é que o livro é muito mal escrito.

Jordana Zatta 31/07/2018

Começou bem fraquinho e foi se arrastando até a metade do livro, até demorei um tempo para concluir a leitura. Mas depois tem uma melhora significativa. Final digno!

Maduh 05/12/2018

O lado mais sombrio
Aquele livro que todo mundo ama menos eu! Não gostei muito da escrita e só pelo triângulo amoroso completamente desnecessário e infantil já perdeu muitos pontos também...

Obs: Tenho birra de triângulo amoroso.

Giovana 09/01/2019

Pq eu deveria ler o lado mais sombrio
Bom. Essa história além de ser regada por um triângulo amoroso, tem aventura, ação e magia. Vc fica entretido com a história que acaba se tornando uma deles. Você vivência a dor, o caos, a alegria e o amor que rola no enredo da história

Ayu 01/02/2019

ODIEI!
Eu achei o livro muito ruim, odiei como a autora colocou a protagonista e utiliza ela pra dramatizar a história. Eu odeio a indecisão da protagonista. Resumindo, odiei.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/02/2019

releitura psicodélica e sombria de Alice no País das Maravilhas # Autora recebeu os prêmios Winter 2012 Kids Indie Next List e Eliot Rosewater Indiana High School Book Award List (2014).O COelho Branco, o Chapeleiro Maluco, o Gato, a Lagarta, a Rainha de Copas... TOdos eles estão de volta, e desta vez o assunto é sério. ALyssa precisa enfrentá-los para salvar as mulheres da sua família de uma terrível maldição. NEste romance fantástico e surpreendente, a realidade pode ser muito mais perturbadora do que os sonhos.ALyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. POr enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A Insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581633381

Luana.Farias 11/04/2019

Está coleção consegue te prender desde o primeiro livro, faz com que voce enxergue um novo e totalmente diferente pais das maravilhas, pra quem gosta de Alice no País das Maravilhas este definitivamente é o livro certo

Lanna 19/06/2019

Eu li mais pq uma amiga disse que o livro a fazia lembrar de mim

Gosto bastante do cenário, bem tim burton e alice madness return

Demorei trocentos anos pra ler pq a autora tem essa narrativa arrastada e cansativa e meio que odiando a forma como ela descreve as coisas, eu gosto ao mesmo tempo pq eu me imagino muito desenhando as criaturas que aparecem

Quanto aos personagens poxa uns 25% de carisma por ai

mothjor 30/07/2019

Perfeito!
Pra quem ama obras que te dão uma visão nova de histórias conhecidas (assim como eu amo), essa trilogia é simplesmente a melhor! A personagem principal, Alyssa difere ao comum de livros da mesma categoria, porque é super identificável e compreensível.
A primeira vista os personagens parecem o mesmo clichê de sempre, principalmente o Morfeu, mas ao longo da história, mais e mais surpresas aparecem, valorizando o lado bom e ruim de cada um dos personagens, sem deixar nenhum sem explicação ou sem profundidade

mothjor 30/07/2019

Perfeito!