Cândido

Cândido Voltaire

Resenhas - Cândido

Lorenna 04/04/2023

É preciso cultivar nosso jardim
Aahh, nem sei dizer!

É verdade que demorei várias tentativas até chegar o momento em que eu estava verdadeiramente sintonizada com a energia do livro; mas, assim que fiquei, deslanchamos. Eu amei profundamente essa história.

Muito divertida, muito engraçada, extremamente ácida e irônica (e absurda!), cheia de alfinetadas ao contexto histórico que Voltaire viveu - por isso é bem importante que você, próximo leitor, tenha uma edição em mãos que contenha notas de rodapé, para não perder todo o conteúdo que esse livro carrega.

Foi minha grande companhia das viagens de ônibus de ida e volta da faculdade, e vira e mexe me pegava rindo sozinha dos diversos acontecimentos e reações dos personagens.

Junto a tudo isso, o final traz uma conclusão que não poderia proporcionar mais acalento; as experiências narradas trazem maturidade não só aos personagens, mas a nós também!

Sei que esse será um livro que vou carregar e retornar pra sempre. Desde sempre eu soube que ele tinha qualidade, e por isso insisti até o fim. Não me arrependi!

Jonas88 25/03/2023

O livro conta a jornada de Cândido pelo mundo inteiro, acho que o livro tem altos e baixos em relação a história, mas tem uma boa crítica

@litera.tu 25/03/2023

Ao mesmo tempo em que parece tudo meio ?surreal?, o livro é uma aula de história, e os textos de apoio no final desta edição da Antofagica ajudam demais a compreender o que acabamos de ler. Não foi uma leitura que amei, mas estou feliz de ter feito.

Laura 22/03/2023

Absurdo
Eu nunca li um livro como "Cândido, ou otimismo". Me diverti do início ao fim, dando risada de cada absurdo e ficando chocada com cada coincidência maluca que acontecia.

Sou uma dessas pessoas que tem medo de pegar um clássico pra ler, com Cândido não foi diferente. Mas eu não sabia que ele era um livro totalmente diferente de outros clássicos que já tentei ler.

Cândido é pura diversão. Ele brinca com a ideia absurda que o mundo é, com o quanto ele é incoerente, cruel, sádico e mostra como o ser humano pode ser terrível quando existe o minímo de poder em suas mãos. Ainda te faz questionar o que é ter poder e como a riqueza material define isso em nossos tempos.

Li o livro em 2 dias completos, não aguentei esperar muito pra terminar e quando terminei queria mais. Leitura incrível, nada difícil e trazendo reflexões importantissímas. Se você quer incluir um clássico na sua lista de livros recomendo com todo meu coração esse livro. Além de 5 estrelas, ele é um favoritado pra vida inteira ?

Marcos606 22/03/2023

O melhor dos mundos
Denúncia selvagem do otimismo metafísico, defendido pelo filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, que revela um mundo de horrores e loucuras.

O Cândido de Voltaire foi influenciado por várias atrocidades de meados do século XVIII, mais notavelmente o devastador terremoto de Lisboa em 1755, a eclosão da terrível Guerra dos Sete Anos nos estados alemães e a execução injusta do almirante inglês John Byng. Um conto filosófico é frequentemente aclamado como um texto paradigmático do Iluminismo, mas é também um ataque irônico às crenças otimistas. A crítica de Voltaire é dirigida ao princípio da razão suficiente de Leibniz, que sustenta que nada pode ser assim sem que haja uma razão para que seja assim. A consequência deste princípio é a crença de que o mundo real deve ser o melhor humanamente possível.

Na abertura do romance, seu herói homônimo, jovem e ingênuo, educado nesta filosofia otimista por seu tutor Pangloss, que afirma que "tudo é para melhor neste melhor de todos os mundos possíveis", é expulso do magnífico castelo em que ele foi criado. O resto do romance detalha as múltiplas dificuldades e desastres que Cândido e seus vários companheiros enfrentam em suas viagens. Estes incluem guerra, estupro, roubo, enforcamento, naufrágios, terremotos, canibalismo e escravidão. Embora estas experiências corroam gradualmente a crença otimista do protagonista, ele e os seus companheiros demonstram um instinto de sobrevivência que lhes dá esperança num ambiente que de outra forma seria sombrio. Quando todos se retiram juntos para uma vida simples numa pequena fazenda, descobrem que o segredo da felicidade é “cultivar o próprio jardim”, uma filosofia prática que exclui o idealismo excessivo e a metafísica nebulosa.

Leticia2510 16/03/2023

Cândido ou o otimismo
Esse livro é bem divertido e te prende, não é o melhor livro do mundo mas ele te ajuda, dá maneira mais desenhada possível, a refletir sobre o homem e a sociedade em que ele está inserido, sobre a vida, a morte, o amoor. O autor junta tudo e por isso que as coisas acontecem bem rápido, para o autor poder colocar tudo em um único livro, o pior é que em cada situação você reflete junto com o personagem o tempo todo e é muito legal isso, o final é perfeito e acho que é um livro pra ser lido muitas e muitas vezes, tipo o pequeno príncipe

Livro que livra 13/03/2023

Sarcasmo, ironia e verdades!
Conto publicado em 1759, o qual narra as andanças e desventuras de Cândido pelo mundo, após ser expulso do castelo de um barão na Prússia do século 18.

Humor inteligente e pontual, recheado de sarcasmo contra os jesuítas e sátira anti militarista.
A narrativa de Voltaire denuncia a crueldade da escravidão e colonização - crítica, ao tráfico de escravos: ?É por esse preço que vocês comem açúcar na Europa ?. -capítulo 19
A saga de Cândido revela como o mal se conecta entre a Europa e suas colônias.

A miséria e a dor estão em toda parte. Denuncia também a submissão das mulheres ao capricho masculino (estupro, escravidão e prostituição).

A narrativa nos conduz a pensar sobre nossas relações, anseios e preconceitos. Obra provocativa, engenhosa e instigante, traz uma forte reflexão sobre a vaidade humana, problema do mal, a tolerância, a guerra e o fanatismo religioso.

Duas passagens reflexivas: ?É preciso cultivar o nosso jardim?. Expressão para demonstrar a necessidade da ação.

O velho turco diz: ?o trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade?.

Larissa.Vieira 12/03/2023

Voltaire boladão
Sabe aquele discurso que as pessoas devem ser positivas e otimistas mesmo em meio às adversidades? Reprimindo qualquer sentimento que se contrapõe a isso? Que a gente já se cansou tanto dessa bobagem pq é natural do ser humano se sentir desanimado e até melancólico diante alguns fatos da vida?

Pois é, em meados de 1700 já tinha filósofos parindo o que seria nossa positividade tóxica do século XXI e isso irritou muito um pensador/escritor/filósofo fodão francês conhecido por Voltaire. Partindo daí, escreve esse conto filosófico (mais pra uma novela pelo tamanho) super bem humorado o qual a gente acompanha o "póbi" do Cândido e suas desventuras, acompanhado tanto por seu mentor otimista quanto mais na frente pelo seu amigo filósofo maniqueísta (que tá mais pra pessimista mesmo, rs).

Eu amei essa leitura, essa edição da Antológica tem várias notas de rodapé pra melhor entendimento do contexto da época e 4 ótimos textos de apoio de estudiosos versados em Voltaire.

Fica a dica!

Rafael1024 06/03/2023

O 1° livro que li
Aqui começou minha trajetória como leitor. Um menino de oito anos acha um livro na caixa de mudanças da tia. Se apaixona por ilustrações e por livros. Cândido é simplesmente incrível...

Sue 03/03/2023

O otimista
Cândido, personagem principal do livro, acreditava que seja lá o que tivesse acontecendo, era o melhor que poderia acontecer naquele momento e para o futuro, dada as circunstâncias. Durante a história sua crença é posta a prova muitas vezes, mas a impressão que dá, ao longo da leitura, é que de alguma forma, o que para uns pode ser inocência para outros pode ser resiliencia e que talvez o pensamento positivo e otimista realmente atraia essa energia para vida. Interessante, rápido e muito ágil o livro.

Maria Martini 28/02/2023

Superou minhas expectativas
Livro de leitura bem fluida, o autor não fica enrolando. Por ser um livro antigo pensei que teria palavras difíceis, mas não tem.
Sobre a história é bem legal, cômico e nos faz pensar.

Vii.1 28/02/2023

Cândido ou O otimismo
O livro é bom pra quem gosta de literatura clássica, eu até que gostei do livro mas o meu estilo de leitura e romance Ent acabei demorando muito para ler e não me interessando tanto quando gostaria.

aninha 26/02/2023

com certeza seria melhor aproveitado por algum contemporâneo de voltaire, que entende as inúmeras referências históricas que ele faz e compactua com a ideologia datada dele, mas eu, pessoalmente, não aguentaria metade do que o cândido aguentou por uma mulher chamada cunegunda.

Paula 26/02/2023

Cândido ou o otimismo
O livro é uma leitura satírica dos autor sobre o sem tempo. Para criticar a vertente do otimismo, Voltaire expõe diversas mazelas sociais e lógicas de opressão que contrariam esse discurso.