Uma Razão Para Respirar

Uma Razão Para Respirar Rebecca Donovan

Resenhas - Uma Razão Para Respirar

Ariel Nunes 10/09/2014

Eletrizante
Rebecca Donovan mostra claramente como a vida de Emma é complicada, vivendo com sua tia Carol e tendo apenas Sara como amiga. Em sonha em ir para faculdade e deixar a casa dos tios, quando ao meu ver Evan aparece e apesar do que muitos dizem, acredito que ele salva Emma, porque ele é o motivo dela querer seguir em frente, ele da forças pra ela, junto com Sara claro, mas acredito que ele é o ápice de tudo para ela.

Rafaela Regis 19/08/2014

Uma razão para Respirar - Rebecca Donovan
Assim que vi esse livro, para falar a verdade foi mais a capa mesmo, fiquei super intrigada para saber do que se tratava a história, até porque uma capa com uma menina se agarrando a um rapaz e um título desse é muito suspeito, mas quando li a sinopse já deu para ter uma ideia do que seria a história e como fiquei a fim de ler... li oras!

Uma Razão para Respirar é o primeiro volume da Trilogia Breathing, sim é uma trilogia, que nos traz a história de Emma, uma jovem que perdeu o pai aos doze anos, e podemos dizer a mãe também, e acaba sendo criada pelos tios. Criada é uma palavra triste a se dizer, pois eles não dão carinho a ela e a atenção é torturante.

Assim que comecei a ler o livro tomei um susto porque não imaginava que o livro já começasse do jeito que começou e realmente fiquei sem entender em boa parte do livro o porque da Emma sofrer o que sofre sendo uma aluna perfeita, atleta perfeita, enfim ela não dá margem nenhuma para ser tratada daquele jeito e a única explicação é que a pessoa que faz isso tudo com ela tem graves problemas.

E isso levanta várias questões como: por que ela não sai de casa? Por que ela não revida? Porque ela não diz a alguém? E a desculpa que ela dá a si mesma é que assim que passar pelo colegial ela vai para a universidade e se livra disso tudo. Mesmo tendo pessoas que querem ajudar ela continua dizendo que vai melhorar e se cala.

A Emma é uma personagem forte e muito bem construída e no decorrer do livro ela vai desabrochando, mesmo com todas as adversidades ela não passa por isso sozinha pois sua melhor amiga sempre está por perto e é claro a chegada de Evan muda bastante a vida da introspectiva Emma.

É um romance YA, mas não é hot, então se você vai lê-lo esperando isso desista, pois esse livro nos leva a muitas reflexões e até mesmo pensar no que faríamos se fomos sujeitos a uma situação assim, sem falar é claro que mexe muito com as emoções desde raiva até as lágrimas.

Um livro intenso e lindo, que vai fazer o seu fôlego ficar suspenso a cada pagina e esperar uma solução para a vida que a protagonista vive, mas sabendo que mesmo com tudo que sofre hesita em encontrar uma solução por causa de vários fatores. E acredite quando a calmaria está muito grande desconfie porque a tormenta que está para vir pode ser assustadora.

Se eu disse que eu não estou louca para ler a continuação vou estar mentindo, até porque esse final foi desesperador. Então Quase sem Respirar venha por favor que a ansiedade não mata, mas faz sofrer. Recomendo!

site: http://dlivros.blogspot.com.br/2014/08/uma-razao-para-respirar-rebecca-donovan.html

Amanda 07/08/2014

De tirar o fôlego ...
Uma razão para respirar é mais que um new adult, é um livro forte, envolvente e apaixonante. Emma Thomas perdeu seu pai quando tinha 10 anos e sua mãe não pode cuidar dela, pois não tem condições de cuidar nem de si mesma. Sendo assim sua guarda foi dada ao irmão de seu pai George, o problema é que sua esposa Carol não ficou nada feliz com a chegada de Emma.

Hoje aos 16 anos Emma é uma aluna exemplar, uma esportista sem igual e uma adolescente sem vida social. Mesmo tendo como melhor amiga Sara, a garota mais popular da escola, Emma só quer viver nas sombras e conta todos os dias quanto tempo falta para se livrar do inferno que é obrigada a chamar de casa.

"A culpa abriu a porta naquela noite e eu nunca seria o suficiente para merecer seu perdão pelo que eles nunca desejaram. Então, aprendi a arte da evasão e da superocupação. Não tão habilmente como eu gostaria, já que Carol estava sempre à espreita para me lembrar da minha falta de valor a toda oportunidade."

Na busca de se manter invisível Emma, se dedica a todas as atividades que puder na escola: joga futebol, basquete, faz aulas de arte e cuida do jornal. Mas o que Emma não podia prever era a chegada de um novo aluno, Evan Mathews, que logo no primeiro encontro vira seu mundo de cabeça para baixo. Já logo no primeiro dialogo dos dois é possível abrir um largo sorriso, eu amei esses dois.

“Ninguém nunca tentou se envolver comigo e me mantive sozinha. E assim as coisas deveriam se manter: seguras e simples. Como Evan Mathews conseguiu revirar completamente minha plana existência em apenas um dia?”

Os momentos mais difíceis desse livro são as partes em que a Emma, volta para casa. É tanta crueldade, tanta monstruosidade que me deu vontade de entrar no livro e resolver aquela situação. Rebecca Donovan, com toda certeza soube mexer com o leitor, quando estamos lendo ficamos imaginando se por acaso não conhecemos alguma Emma, alguém que esteja vivendo este inferno, mas é forte e determinada o suficiente para se manter invisível.

"Percebi que torcia minhas mãos trêmulas e as soltei,mas não consegui desatar o nó de minha garganta ou acalmar meu coração.Inspirei algumas vezes tentando me livrar do sentimento.Apoie-me em minhas pernas trêmulas e respirei novamente antes de sair do quarto,fechando a porta às minhas costas.”

Mesmo com as partes cruéis, a autora soube trabalhar muito bem o romance, a amizade e as descobertas de Emma. Conforme ela vai cedendo as investidas de Evan, ela começa a entender que sobreviver não basta, é preciso viver e viver plenamente cada segundo, porque nos nunca sabemos se o amanhã virá e se ainda teremos a oportunidade de fazer o que não fizemos.

“No equilíbrio entre o amor e a perda, seria o amor que me faria lutar para... Respirar.”

PS: Fiquei um pouco chateada com a quantidade de erros na tradução, espero que a editora se saia melhor com o segundo volume "Quase sem respirar" que esta previsto para Agosto, lançamento na Bienal.

Eu recomendo muito esse livro, e estou muito ansiosa para ler a continuação por que aquele final é realmente de tirar o fôlego.

site: http://blog-emcomum.blogspot.com.br/2014/08/resenha-uma-razao-para-respirar.html

AndyinhA 01/08/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Violência gratuita, personagens fracos e história que não avança, além de ser mega arrastada. Isso citando por baixo porque deixei de lado o livro ‘Uma Razão para Respirar’. Fiz um esforço surreal e cheguei até a página 200, mas tudo tem limite e o meu já tinha passado há tempos (geralmente paro na página 100).

Nos primeiros capítulos, ou melhor, páginas eu já senti que não ia curtir. O ritmo de leitura era arrastado demais e a autora não evoluía com seus personagens. Mas quando a chega quase ao capítulo 20 e nem sabemos o motivo da protagonista morar com a tia e apanhar como se não houvesse amanhã, fica difícil de prosseguir.

Não consegui curtir nenhum dos personagens, mas de longe a protagonista e a família dela ganharam no quesito ‘odiei logo de cara’. A menina leva surras e surras da tia sem motivo, pelo fato de não gostar da sobrinha, mas até onde cheguei esse ódio ainda não tinha sido respondido. Na verdade a gente nem entende o motivo da menina estar lá, a autora demora tanto para resolver os dilemas que cria, que a história se torna chata e repetitiva.

Não me conformei com uma menina de 17 anos apanhando sem parar e não fazendo nada, sendo que todo mundo queria ajudá-la, as explicações para não se rebelar eram fracas e efêmeras, não sustentavam o que ela passava (ela apanhava de taco de baseball, panelas e coisas desse tipo). Se fosse uma criança, iria entender que a mesma não tem autoridade contra um adulto, mas ela sabia muito bem das coisas.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/07/poison-books-uma-razao-para-respirar.html

Lina DC 25/07/2014

A trilogia Breathing aborda um tema muito complexo e difícil de expor: a violência doméstica. Diariamente somos testemunhas de inúmeros casos denunciados, mas na maior parte das vezes esquecemos que para cada pessoa que denuncia, existem centenas que permanecem anônimas, sofrendo em silêncio. E é exatamente isso o que acontece com a protagonista de "Uma razão para respirar". Emma é uma adolescente que vive com os tios. Seu pai faleceu e a sua mãe a abandonou e a jovem não tem escolha a não ser morar com o irmão de seu pai, sua esposa e seus dois filhos pequenos.
O que na superfície parece ser uma vida normal e até mesmo alegre, não passa de um pesadelo sem fim. Carol, a esposa de seu tio, é uma mulher extremamente desequilibrada que a agride constantemente, tanto fisicamente quanto verbalmente.
O livro não é uma leitura fácil. Existem inúmeras descrições da violência, como também do medo em que Emma vive. Ela está sempre alerta dentro de casa, com medo de fazer algum barulho, falar algo ou simplesmente respirar. Qualquer coisa pode desencadear um ataque horrível.
A única saída de Emma é a escola. Ela não faz amizades e nem ao menos conversa com os outros. Tirar boas notas e conseguir uma bolsa de estudos para a Universidade é sua única saída. Ela tem apenas uma amiga, Sara, que realmente é um amor e tenta ajudá-la, mesmo diante de suas recusas.
A vida de Emma começa a mudar quando um novo aluno, Evan, insiste em conversar com ela e a protagonista deixa as suas muralhas emocionais enfraquecidas.
Emma é uma personagem forte mas ao mesmo tempo frágil. Sua preocupação não é com a sua própria segurança, mas sim com o futuro de seus dois priminhos e no impacto que uma denúncia teria na vida deles.
Evan é fofo. Não existe uma palavra melhor para descrevê-lo. A sua preocupação com Emma, a maneira como ele vai conquistando não apenas a confiança dela, mas também da Sara (que é extremamente protetora), o jeito como ele consegue arrancar sorrisos. Um personagem maravilhoso.
A escrita da Rebecca Donovan é arrebatadora. As descrições são muito bem elaboradas e existem momentos em que a carga emocional da cena é tão forte que é necessário realizar uma pausa.
A história é triste e emocionante, principalmente se formos refletir sobre quantas pessoas não passam pela mesma situação. O final do livro é simplesmente chocante e desesperador.

"A culpa abriu a porta naquela noite e eu nunca seria o suficiente para merecer seu perdão pelo que eles nunca desejaram. Então, aprendi a arte da evasão e da superocupação. Não tão habilmente como eu gostaria, já que Carol estava sempre à espreita para me lembrar da minha falta de valor a toda oportunidade". (pág.47)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Páginas: 496
Editora: Pandorga
Ano de Lançamento: 2014
Classificação: 5/5
Sinopse: Na cidade de Weslyn, Connecticut, onda a maioria das pessoas se preocupa em ver e ser vista, Emma Thomas preferia não ser percebida de forma alguma. Ela está mais preocupada em fingir perfeição enquanto puxa as mangas da blusa para baixo para esconder as marcas roxas, não querendo que ninguém perceba quão longe da perfeição ela realmente está. Sem esperar, ela encontra o amor. O amor a desafia a reconhecer seu valor, mas correndo o risco de revelar o terrível segredo que esconde. O livro "Uma razão para respirar" é eletrizante da primeira à última página; uma história ímpar sobre mudança, crueldade inesperada e uma garota se agarrando à frágil esperança. Uma Razão para respirar não é só um romance é um livro que aborda a violência doméstica e todos os dilemas que as crianças e adolescentes que passam por isso precisam enfrentar. A personagem principal vive esta realidade e tenta tornar-se invisível para que as pessoas a sua volta não a percebam. E por meio da amizade e amor ela tenta superar cada dia doloroso até que consiga escapar desta rotina. Uma história forte, emocionante, dura, real, meiga, triste e doce ao mesmo tempo, que vai mexer com os sentimentos do leitor. Uma leitura envolvente do inicio ao fim.
Emma é uma garota de 16 anos inteligente, esportista e tímida, que conta literalmente os dias para poder sair da casa dos tios e ir para a faculdade. Quando tinha 12 anos, Emma perde o pai e sua mãe começa a ter problemas de alcoolismo, tendo assim ser obrigada a ir morar com os tios, mas o que ela não esperava era ter que suportar a violência que sua tia Carol, iria infligir nela, dizendo que ela nunca deveria ir morar com eles e que como sua mãe a abandonou, então significa que ela é uma inútil. Assim Emma, sempre se mantém longe de casa participando de atividades extracurriculares da escola como atividades em esporte, jornalismo e ir a biblioteca. A sua melhor amiga, Sara sempre a apoiando e ajudando. Um dia Emma, conhece Evan, um aluno novo da sua escola, ele é um cara fofo, carinhoso e apaixonado por Emma, ele faz de tudo para fazê-la feliz, mas ela mesmo gostando dele, não quer contar o seu segredo para ele, já que diz que não quer estragar a vida de seus primos, filhos de seus tios, e o mesmo iria ocorrer caso denunciasse Carol. O final do livro é eletrizante e emocionante, fazendo com que você queira que saia logo a continuação do livro, que não tem data de lançamento no Brasil.

"Eu sabia, naquele momento, eu nunca iria amar alguém na minha vida do jeito que eu amava Evan Mathews."

É impossível você não se apaixonar pela história, que é emocionante, muitas vezes me vi chorando, junto a protagonista com raiva de seus tios. A história contém uma narrativa realista, que nos faz pensar em pessoas que podem já ter passado pelo que Emma passa.
Uma Razão Para Respirar é um livro incrível, bem escrito e realístico, apesar de ter visto algumas pessoas falando que não gostaram do livro, eu li e me apaixonai por ele, o abuso que é tratado no livro, me tocou e me fez refletir sobre a personagem, muitas vezes em que eu lia, eu conseguia sentir o que Emma estava sentindo, chorando e rindo com ela. Enfim, esse acabou se transformando em um dos meus livros favoritos.
O livro também contém uma leitura rápida e fácil, o que também ajudou, já que não gosto muito dos livros que ficam apenas enrolando. A narrativa é feita em primeira pessoa pela protagonista, assim como havia dito anteriormente, fez com que sentisse o que Emma sentia.

"Ninguém nunca tentou se envolver comigo e me mantive sozinha. E assim as coisas deveriam se manter: seguras e simples. Como Evan Mathews conseguiu revirar completamente minha plana existência em apenas um dia?"

Eu recomendo o livro pra quem quer ler algum romance com um que de drama, e que quer muito ler algo que o faça se emocionar.

site: http://rainbooksandcoffee.blogspot.com.br/2014/07/resenha-uma-razao-para-respirar-rebecca.html

Gabi 08/07/2014

Não cometa esse erro
Lixo, total e puro. Como essa autora conseguiu ser publicada é minha duvida. Emma é a personagem mais ridicula que ja li, e falo como alguem que ja leu de longe mais de 1000 livros. O primeiro livro quase consegui ler inteiro mais os outros? Nem 10 paginas. Não vale nem apena escrever o mesmo sobre os três.
Não cometa o erro de gastar mais do que o tempo de ler a sinopse.
Rosângela Alves 15/07/2015minha estante
Nossa! Agora fiquei com medo. Tenho os 3 livros. Será que só fiz gastar dinheiro?
Sou muito intuitiva. Olho pra ele em minha estante e a vontade de devorá-lo não chega. Até porque as folhas do primeiro livro são brancas, o que não me atrai nem um pouco. Vou dar uma folheada, somente para sentir o clima. Vi tantas resenhas positivas, e agora com a tua, fiquei um pouco assustada.

kika 08/07/2014

Tinha um bom enredo, contudo foi uma decepção.

Everything but the books 25/06/2014

[Resenha] Uma Razão Para Respirar
Emma é uma garota de 16 anos, tímida, inteligente, atleta e que conta os dias, literalmente, para entrar para a faculdade. O motivo de tal contagem é que Emma não vê a hora de sair de casa, ter seu cantinho para morar, com liberdade e longe de qualquer ameaça.

Aos 12 anos, seu pai faleceu e sua mãe se entregou ao alcoolismo, deixando Emma aos cuidados de seu tio paterno George e sua esposa Carol, que ficaram responsáveis por sua guarda. O que a menina não esperava era que, além de ter que conviver com a perda do pai e o abandono da mãe devido à doença, ela teria que conviver também com algo mais grave, a violência.

Carol é uma mulher dissimulada, que ama o marido e os filhos acima de tudo, mas somente eles. Ela deixa claro que Emma não é bem-vinda em sua casa, que não a suporta, culpa-a por qualquer coisa e a pune por qualquer motivo. Partindo para a agressão gratuita, tanto verbal, quanto física. Emma tem medo de revidar ou denunciá-la para alguém, pois sente pena das crianças e do tio, e do que pode acontecer no futuro. George sabe que há um atrito entre as duas, mas desconhece tal violência. Em momentos, cheguei a pensar que ele era conivente, mas, na verdade, é manipulado por Carol a achar que a culpa é de Emma, pois a esposa se faz de vítima quando está ao lado dele, o que leva Emma a ter mais raiva da situação.

Emma tenta se afastar o máximo possível de casa, envolvendo-se em todas as atividades extra-classe na escola, estudos na biblioteca e jogos esportivos. Contando sempre com a ajuda de sua melhor amiga e fiel escudeira, Sara. Em Sara, ela encontra cumplicidade e em Evan, um amor correspondido, o que a faz ter forças para superar toda a dificuldade em viver com quem ela detesta. Evan é fofo, carinhoso, completamente apaixonado por Emma, e faz de tudo para vê-la feliz. A história dos dois se inicia numa amizade e evolui para um namoro, o que deixa o livro mais delicado e fofo. Você se vê torcendo por eles, com o coração na mão de tanta emoção, e soltando uns, Own, que fofo!, de vez em quando.

Para continuar a leitura e conhecer a página oficial do livro qui no Brasil, acesse o blog.

site: http://wp.me/p38u52-177

Suzana 14/06/2014

Adolescente
Livro muito bom, bem próximo da realidade. Emma Thomas vive na cidade de Weslyn, em Conneccticut. Ao invés de agir como qualquer garota, que quer ser vista e amada, ela prefere se manter anônima. O livro aborda a violência doméstica de uma forma bem próxima da realidade. Fala sobre o silêncio desta violência, a dimensão do medo que este tipo de violência impõe - inclusive deturpando a visão da realidade, por parte do agredido. Ela não consegue escapar das agressões, nem do medo de ser punida, ao delatar os agressores.
A história é envolvente e estou à espera no livro 2.

Uma crítica é quanto à tradução mal feita, com erros crassos. Deixa muito a desejar. Bem Precária. Além disso, erros de digitação, principalmente nos últimos capítulos.

@livrosdavanemo 29/05/2014

Incorporar, como ar, para respirar.
Impossível você não se apaixonar pela narrativa. Mais impossível ainda é você não perceber o quanto isso reflete a realidade dos bastidores da vida de uma adolescente que teve sua vida revolucionada.

Não da para aceitar que alguém, tão obstinado para ser imaculado. Seja tão maltratada, fisica e psicologicamente.

Uma razão para respirar é o primeiro de três livros, da Série Breathing. É uma história que gira em torno de Emma, que é o apelido que seu falecido pai a chamava. Sim, ela é órfã de pai, e a mãe, sumiu (leia-se não tem condições de cuidar dela).
Ela vive com os tios, o babaca-George e a bruxa-se-eu-te-pego-na-rua-Carol, e os seus priminhos, pelos quais é perdidamente apaixonada.
Ela é a primeira aluna, mas não pense que é apenas uma menina inteligente, mas é também, atleta nata, pois joga em três modalidades diferentes! Além, é claro, de ser uma artista e redatora do jornal da escola.
Tenta passar desapercebida, porém, um novato, muito sonso, e ao mesmo tempo, apaixonante, a nota, e a faz querer ser notada, não de pronto, claro!
Emma me deixou frustrada nos capitulos finais, mas nada que Sara (sua melhor amiga, versão barbie-perfeita-companheira-de-todas-as-horas) não cure, com muita ousadia e perspicácia!

É um livro viciante, marcante.. E devastador! CADÊ O DOIS?

ELB 18/05/2014

Every Little Book
Depois de uma maré de verdadeiro TERROR literário, eu enfim consegui ler um livro do início ao fim, gostar dele e me emocionar, o que já era uma grande diferença e tanto dos últimos que li (vou fazer questão de resenhar pelo menos dois dessa fase negra que tive ao escolher livros). Simplesmente não tem como ler esse livro e não querer colocar Emma Thomas no colo e dizer, - Calma, querida, você está segura agora. A história é linda e emocionante. E revoltante. MUITO revoltante. Meu coração dispara e o estômago se contorce em saber que o que acontece nessa obra é algo corriqueiro ao redor do mundo.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Nathy, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/05/resenhauma-razao-para-respirar.html

Karini.Couto 30/04/2014

ESTA RESENHA É DUPLA REALIZADA ENTRE OS BLOGS ACORDEI COM VONTADE DE LER E MIX LITERÁRIO!
Autoras:Karini Couto e Patrícia Campos

Karini - Uma história forte, palpável e sensível que irá arrebatar você leitor e te fazer sentir junto a Emma todo o transtorno vivenciado e também todo o amor da verdadeira amizade, assim como a emoção do primeiro amor! Permita-se adentrar esse mundo!

Emma seria uma jovem como outra qualquer se não fosse pelos constantes maus tratos vividos. Ela perdeu seu pai quando ainda menina e sua mãe uma alcoólatra lhe entregou para que seus tios a criassem. Porém o que Emma não poderia imaginar é que o pior inimigo estaria aguardando por ela e que seu maior inferno estaria por vir! A esposa de seu tio, Carol, é uma mulher completamente desequilibrada, na frente das pessoas demonstra normalidade, agora quando ninguém a está observando ela é cruel e demoníaca... ofende Emma com palavras duras e a espanca! Todo o horror vivido por Emma reflete em sua personalidade e em seu modo de ver o mundo.. Só o que ela precisa é aguentar o suficiente para ir para uma faculdade e se livrar de tudo aquilo.

Sei que você possa vir a estar se perguntando o motivo pelo qual ela não denuncia os maus tratos vividos.. Assim como diversas vítimas de agressões muitas criam desculpas e motivos para se calarem com medo de que coisas ainda piores possam acontecer caso mais pessoas tomem conhecimento de sua situação!

valor a toda oportunidade."
pág.47

"Respire. Meus olhos incharam conforme tentava engolir o nó
da garganta. Frustrada com minha fraqueza, limpei as lágrimas
que forçavam seu caminho.."
pág.7

Patrícia - Sabe aquela sensação de que algo neste mundo está fora do lugar e que você não é forte suficiente para mudar o que há de errado nele? Pois é, foram essas as sensações que ficaram após o fim da leitura de ‘Uma Razão para Respirar’. Apesar da ficção encontrada em suas páginas, a realidade da violência domestica é gratuita cruel, injustificável e desnecessária. Digam-me: o que uma criança, adolescente, mulher, idosos e outras pessoas indefesas fizeram para receber esse castigo? Nada! Apenas tiveram o azar de conviver com um monstro, uma pessoa totalmente desprovida de amor.

Entretanto, ‘Uma Razão para Respirar’ fica longe de ser um livro dramático. Rebecca aborda o assunto com certa leveza, porém de forma alguma ameniza a seriedade das situações vividas por Emma dentro do seu próprio lar. As cenas de violência são fortes, pesadas e cruéis. A sensibilidade com que a autora descreve cada cena leva o leitor ao ápice de suas emoções, é impossível não chorar, não se revoltar e não querer lutar por ela, tirá-la daquela situação. Porém, o mais curioso em relação a tudo que é vivenciado por Emma, é que não há revolta por parte dela por toda essa violência recebida, ao contrário do que se imagina isso tudo reflete diretamente em sua personalidade que, diga-se de passagem, é forte e tem sua determinação para mudar sua realidade.

Karini - Apesar da temática forte onde se espera que haja apenas horror em suas páginas, Rebecca Donavan inclui Sara que é a única amiga e na vida de Emma que ela confia.. Uma amizade sincera e que mesmo vivenciando situações complicadas a aterrorizantes sobrevive e se fortalece! Além disso Emma encontra amor e um motivo para respirar, ela pouco a pouco se entrega a seu primeiro amor, ansiando por viver cada momento que possa lhe mostrar que apesar de tudo que passa dentre as portas fechadas de sua casa, há coisas boas no mundo.. Afinal não há como fugir do próprio coração!

"No desequilíbrio da minha vida, experimentei o amor e a perda;
mais perda do que pensava ser capaz de lidar. Mas o amor foi inesperado.Quase o perdi, com muito medo e sem ter certeza de dar uma chance."
Epílogo

Patrícia - Apesar de toda essa carga pesada por trás das situações de violência, o enredo vem com uma leveza inacreditável, seja nas conversas divertidas com Sara, sua melhor amiga, uma pessoa doce, cativante, destemida e dedicada ou em momentos fofos e apaixonantes com Evan (suspiros e olhinhos brilhando). O livro retrata os altos e baixos dessa idade mágica e de descobertas e Rebecca fez com maestria as situações e os diálogos são de uma naturalidade impar.

Rebecca Donovan tem uma escrita, leve, sensível e viciante, fazendo o leitor se encantar com sua história logo no primeiro capítulo; a maneira como encontrou o equilíbrio perfeito entre a realidade e a ilusão é indescritível. Com momentos de dramas cruéis e de uma realidade impactante a momentos descontraídos e apaixonantes ela escreve um livro de arrebatar corações.

O final da leitura foi de deixar qualquer pessoa sem respirar. Agora só me resta torcer para que tudo não passe de pesadelo e que Emma possa ter a chance de viver uma vida tranquila e feliz. Criei muitas expectativas para essa leitura e elas foram todas correspondidas, me encantei pelo o enredo, pela força da Emma, pela doçura da Sara e por Evan como um todo. Amei e não tenho mais como descrever as sensações causadas por essa leitura encantadora e realista.

“Evan sentou mais perto, andou mais próximo,
me olhou por mais tempo. (...) Estávamos envolvidos
em uma complicada dança de tocar sem tocar,
saber sem dizer, e sentir sem expressar.
Éramos amigos andando ao longo de uma borda,
uma borda muito fina - e eu estava muito presa na
intensidade de sua existência para perceber o
quão perto estava de a borda desmoronar sob os meus pés.”

"Meu mundo era delicadamente equilibrado,
mas as escalas nunca se igualavam.
Quando algo melhorava, outra coisa tinha que desmoronar.
Aceitar isso seria a coisa mais difícil que eu já tive que aprender,
e mesmo quando eu reconheci que essa era a verdade, isso ainda me esmagava."

Karini - Uma Razão para Respirar me fez ter misto de sentimentos e só o que posso dizer é que esse livro me fez chorar, rir e sentir principalmente! Emily é muito forte por tudo que vivenciou e estou louca para saber o que vem a seguir! Com medo por ela, imaginando se algo pior do que tudo que viveu ainda a espera? Torcendo para que a última página lida tenha sido mais um pesadelo e não uma realidade cruel! Sei que para muitos o que escrevo pode parecer irracional.. afinal é apenas mais um personagem!? Porém para mim Emma representou mais que isso.. pude ver verdade a cada página virada.. infelizmente a violência doméstica acontece e muitas pessoas sofrem em silêncio por detrás de portas fechadas em suas casas! Ler Uma Razão para Respirar foi impactante, perturbador, desconcertante e ao mesmo tempo único, sincero e profundo! Depois de Menina Morta Viva foi o livro que mais mexeu comigo até hoje!

“No equilíbrio entre o amor e a perda,
seria o amor que me faria lutar para... Respirar.”
Epílogo.