Uma Razão Para Respirar

Uma Razão Para Respirar Rebecca Donovan

Resenhas - Uma Razão Para Respirar

Patrícia 29/04/2014

Mix Literário
Sabe aquela sensação de que algo neste mundo está fora do lugar e que você não é forte suficiente para mudar o que há de errado nele? Pois é, foram essas as sensações que ficaram após o fim da leitura de ‘Uma Razão para Respirar’. Apesar da ficção encontrada em suas páginas, a realidade da violência domestica é gratuita cruel, injustificável e desnecessária. Digam-me: o que uma criança, adolescente, mulher, idosos e outras pessoas indefesas fizeram para receber esse castigo? Nada! Apenas tiveram o azar de conviver com um monstro, uma pessoa totalmente desprovida de amor.

Entretanto, ‘Uma Razão para Respirar’ fica longe de ser um livro dramático. Rebecca aborda o assunto com certa leveza, porém de forma alguma ameniza a seriedade das situações vividas por Emma dentro do seu próprio lar. As cenas de violência são fortes, pesadas e cruéis. A sensibilidade com que a autora descreve cada cena leva o leitor ao ápice de suas emoções, é impossível não chorar, não se revoltar e não querer lutar por ela, tirá-la daquela situação. Porém, o mais curioso em relação a tudo que é vivenciado por Emma, é que não há revolta por parte dela por toda essa violência recebida, ao contrário do que se imagina isso tudo reflete diretamente em sua personalidade que, diga-se de passagem, é forte e tem sua determinação para mudar sua realidade.

Apesar de toda essa carga pesada por trás das situações de violência, o enredo vem com uma leveza inacreditável, seja nas conversas divertidas com Sara, sua melhor amiga, uma pessoa doce, cativante, destemida e dedicada ou em momentos fofos e apaixonantes com Evan (suspiros e olhinhos brilhando). O livro retrata os altos e baixos dessa idade mágica e de descobertas e Rebecca fez com maestria as situações e os diálogos são de uma naturalidade impar.

Rebecca Donovan tem uma escrita, leve, sensível e viciante, fazendo o leitor se encantar com sua história logo no primeiro capítulo; a maneira como encontrou o equilíbrio perfeito entre a realidade e a ilusão é indescritível. Com momentos de dramas cruéis e de uma realidade impactante a momentos descontraídos e apaixonantes ela escreve um livro de arrebatar corações.

O final da leitura foi de deixar qualquer pessoa sem respirar. Agora só me resta torcer para que tudo não passe de pesadelo e que Emma possa ter a chance de viver uma vida tranquila e feliz. Criei muitas expectativas para essa leitura e elas foram todas correspondidas, me encantei pelo o enredo, pela força da Emma, pela doçura da Sara e por Evan como um todo. Amei e não tenho mais como descrever as sensações causadas por essa leitura encantadora e realista.

- Mille 26/04/2014

Uma Razão para Respirar, de Rebecca Donovan
Quando recebi o livro, já havia feito pesquisas, lido outras resenhas e já imaginava como ele seria. Mas me surpreendi quando comecei a ler. O livro trata de um assunto muito delicado, a violência doméstica. Mas engana-se quem acha que ele só fala disso, que é pesado, triste. Claro, tem cenas que você se comove, fica com pena da protagonista, chora (sou muito chorona) e sofre com as cenas, com o coração na mão, a respiração ofegante de tanta raiva, mas a autora conseguiu mesclar com a delicadeza de um primeiro amor, a cumplicidade de uma amizade e a complexidade de ser um adolescente.

Emma é uma garota de 16 anos, tímida, inteligente, atleta e que conta os dias, literalmente, para entrar para a faculdade. O motivo de tal contagem é que Emma não vê a hora de sair de casa, ter seu cantinho para morar, com liberdade e longe de qualquer ameaça.

Aos 12 anos, seu pai faleceu e sua mãe se entregou ao alcoolismo, deixando Emma aos cuidados de seu tio paterno George e sua esposa Carol, que ficaram responsáveis por sua guarda. O que a menina não esperava era que, além de ter que conviver com a perda do pai e o abandono da mãe devido à doença, ela teria que conviver também com algo mais grave, a violência.

Carol é uma mulher dissimulada, que ama o marido e os filhos acima de tudo, mas somente eles. Ela deixa claro que Emma não é bem-vinda em sua casa, que não a suporta, culpa-a por qualquer coisa e a pune por qualquer motivo. Partindo para a agressão gratuita, tanto verbal, quanto física. Emma tem medo de revidar ou denunciá-la para alguém, pois sente pena das crianças e do tio, e do que pode acontecer no futuro. George sabe que há um atrito entre as duas, mas desconhece tal violência. Em momentos, cheguei a pensar que ele era conivente, mas, na verdade, é manipulado por Carol a achar que a culpa é de Emma, pois a esposa se faz de vítima quando está ao lado dele, o que leva Emma a ter mais raiva da situação.

Emma tenta se afastar o máximo possível de casa, envolvendo-se em todas as atividades extra-classe na escola, estudos na biblioteca e jogos esportivos. Contando sempre com a ajuda de sua melhor amiga e fiel escudeira, Sara. Em Sara, ela encontra cumplicidade e em Evan, um amor correspondido, o que a faz ter forças para superar toda a dificuldade em viver com quem ela detesta. Evan é fofo, carinhoso, completamente apaixonado por Emma, e faz de tudo para vê-la feliz. A história dos dois se inicia numa amizade e evolui para um namoro, o que deixa o livro mais delicado e fofo. Você se vê torcendo por eles, com o coração na mão de tanta emoção, e soltando uns, Own, que fofo!, de vez em quando.

Resenha continua no blog. ;)

site: http://blogeverythingbutthebooks.com/2014/04/21/resenha-uma-razao-para-respirar-de-rebecca-donovan-campanha-abrace-essa-causa-unidos-contra-a-violencia-domestica/

Lisse 25/04/2014

Intenso e mais intenso ainda
Quando vi a capa desse livro numa pré-venda, eu só consegui pensar "eu quero" e comprei. Quando chegou o devorei. No final do primeiro capítulo tava achando tudo muito surreal de tão bom. Motivos: (1) Garota bonita se achando feia, (2) Caras sarados que não se idolatram, (3) a única pessoa anormal é a Emma com seu tios enviados pelo demo, (4) Melhor amiga que te entende e completa seu dia; e achei que estava tendo um aneurisma.

Quote: "Você sabe que os caras também a olham, mas você não pode tirar o olho de seus livros tempo suficiente para os notar".

Fui fisgada por um livro intenso. Boa construção de diálogos com sentimentos verdadeiros e palavras que fazem sentido. Não é fútil cheio de mimimi. Não consegui contar os números de vezes que senti naúseas por causa daquela família horrorosa - diga-se, a tia. Fiquei com dó da Emma a maior parte do leitura, ela tem uma vida de merda e nunca reclama, xinga ou surta. Tem planos, um guia de sobrevivência para todos os dias e para o futuro e se apega com um bote salva-vidas. Porém, o leitor não consegue se desvencilhar da dor que me era transmitida. É até difícil contar algo sem falar spoiler. É um livro torturante do começo ao fim, sem pausa para respirar.

Ser torturada por alguém que deveria lhe dar palavras de consolo e afeto nunca é uma situação fácil de se lidar. Consegui anotar pelo menos 9 motivos diferentes, que na verdade foram puramente idiotas para consequências que levaram Emma a derramar lágrimas e tremer de pavor. Tudo o que Emma quer é se ver livre da escola e poder seguir com sua vida em paz sem interferência dos outros.

Nem sua amiga Sarah, que conhece seus pesadelos e o que sofre junto na maioria das vezes, consegue livrá-la da dor e das noites mal dormidas. é bem engraçada, e finalmente consegui ver uma amizade literária onde há um equilibrio muito bom. Achei conforto em tudo que ela fez pela Emma, desde ser um ombro amigo ou até super protetora.

Quote: "Eu e quase todas as garotas da escola. Até mesmo as veteranas estão de olho nele. E se você tentar me convencer de que ele não é bonito, eu a soco."

Evan é uma fofura, a escrutinando o tempo todo, analisando-a de um jeito ótimo em que não há escapatória. E não existe outro caminho a não ser entrar no joguinho de "eu me importo com você, fale comigo" e as vezes em que eu surtei com isso não foi pouco. Não tem nada mais lindo do que quando alguém te persegue de um jeito bom!

Quote: "Na verdade, acho que você ficou ainda mais interessante agora que decidiu falar comigo, devendo você, ou não. Além disso, não acho possível que você se torne desinteressante. Bem, pelo menos não usando esse suéter."
Não tinha lido nada parecido com isso, e acho um ótimo estilo de leitura, bem diferente de todo o clichê que estou acostumada. É uma curva para a tragédia em meio à salvação; sei que é contraditório, mas nada tem que fazer sentido, e foi isso o que o livro me transmitiu.

E a Emma é uma heroína, pois não reclama de anda. ABSOLUTAMENTE NADA. Tem noção do que é isso? Você no meio do caos e ficar impassível! Nem um suspirar, nem revolta, apenas choro e logo após estar uma pedra de gelo.

O final do livro me deixou pasma, e com muitas interrogações. Espero que a Pandorga já esteja trabalhando intensamente na continuação e saia logo e não me deixe sendo torturada o resto da vida.

Camila B. Monteiro 25/04/2014

Surpresa interessante
Uma razão para respirar foi uma surpresa interessante. Quando li a sinopse fiquei maluca pela obra, mas esta rumou para um caminho diferente do que eu esperava e mesmo assim me agradou - coisa que costuma não acontecer.

Contando com uma mobilização imensa na internet com banners especiais e muita especulação já em torno da sua continuação, a obra aborda o tema VIOLÊNCIA DOMÉSTICA e mostra muito drama em cima disso.

Bem, eu esperava mais dessa parte. Muito mais sobre essa opressão psicológica que o tema trás, mas na verdade o livro é mais sobre superação e descoberta. A escrita é tão agradável que fica difícil largar o livro um segundo sequer mesmo rumando para outro lado.

Emma Thomas mora com os tios, pois perdeu o pai quando criança e sua mãe é uma alcoólatra que mal consegue cuidar de si própria. Por conta disso essa única e pequena família que conta ainda com dois primos a abriga com relutância, principalmente sua tia que a odeia por sentir que ela atrapalhou tudo ao se mudar para lá.

A relação das duas é extremamente complicada com baixas o tempo todo e nada de cumplicidade. Emma é agredida diversas vezes sem um motivo sequer e o ódio que sua tia sente é algo revoltante. Algumas cenas são bem fortes, deixando o leitor meio louco! (rs)

Por isso, Emma é o tipo de garota que sabe se camuflar em todos os cantos. Em casa faz isso para não ser notada e despertar a fúria de sua tia com o menor dos movimentos e na escola por medo de que alguém descubra o inferno que ela vive.

Ela prefere ficar sozinha e sua personalidade destoa completamente de Sara, sua melhor e única amiga. Curiosamente, Sara é a garota mais popular da escola e também a pessoa que mais entende Emma e a ajuda como pode, mesmo sendo constantemente repelida para fora do problema.

O fato é que não ter muitos amigos à ajuda, pois entrar na faculdade é a única esperança de Emma para conseguir sua liberdade. Por esse motivo, a garota se dedica integralmente aos estudos e ao esporte sendo destaque em tudo. Isso também ocupa todo o seu dia o que ajuda a dissipar seus problemas mais e mais.

Dessa forma, se camuflar parece fácil. Emma fica fora de qualquer interação social possível e segue garantindo uma excelente bolsa de estudos para se livrar da vida que leva.

Esse plano seria perfeito se não fosse um pequeno e irresistível problema: Evan Mathews.

Uma pausa aqui. Eu custei a entender o motivo de Enma para não revidar diante das agressões, talvez por eu ser livre e viver em um lar onde o respeito é primordial, mas conforme a leitura foi passando, fui entrando no mundo dela e pude imaginar o que sentia.

Passei, então a entender também muitas vítimas de agressões que jamais tentam se livrar disso ou que se submetem aparentemente por vontade própria. No fundo elas não veem opção para seu martírio e se sentem desamparadas. Não tem nada de vontade própria aqui.

Mas voltando a leitura, Evan foi o personagem que mais me atraiu, obviamente por ser lindo e inteligente, com saídas brilhantes e muito senso de humor, mas principalmente pela sua força.

Emma relutava sempre em se abrir para outras pessoas a não ser Sara e Evan vai lentamente conquistando sua confiança e se mostra firme no que quer o tempo todo. Mesmo quando a garota o afasta ele fica lá, de longe, cuidando dela.

Essa foi a salvação e a ruína de Emma que se viu completamente entregue a esse rapaz sendo obrigada a lutar com as pessoas que mais a aterrorizava na vida. Como eu disse a história seguiu por um caminho que eu não esperava, mas que me agradou tanto quanto.

Apesar da profunda opressão, Emma é uma garota forte assim como Sara, que não tem nada de fútil como as garotas populares são descritas geralmente. Ela trás uma realidade incrível para Emma e cresce demais conforme vai se envolvendo com os problemas da amiga. Gostei demais de sua personalidade.

E Evan é extremamente forte e capaz de entender problemas bem maiores do que ele sem que lhe contem nada. Ele é o tipo de cara que age. O legal do livro é a amizade que eles constroem antes que a relação evolua para algo mais. Isso só fortaleceu ainda mais esses laços.

Esse trio junto torna o livro mais leve, com conversas descontraídas e muita fofura entre o casal que me fez suspirar um milhão de vezes. Uma Razão para Respirar me conquistou já no primeiro capítulo. A leitura é fácil e rápida, sem enrolação e mostra a que veio já no início. Recomendo muito esse livro.

Um detalhe que quero ressaltar: O final me deixou com taquicardia! Preciso da sequencia urgentemente e daí vocês já podem perceber o quanto me apaixonei pela obra.

site: http://www.vidacomplicadademais.blogspot.com.br/2014/04/livro-uma-razao-para-respirar.html

Carol D. Torre 22/03/2014

Quando me deparei com esse livro, durante minha pesquisa para o post de lançamentos, e li a sinopse tive a plena certeza de que Uma Razão Para Respirar era o meu tipo de livro. Comecei a leitura pronta para um romance arrebatador e um grande drama e fui completamente surpreendida pela forma como tudo isso aconteceu, de uma maneira diferente da qual eu esperava. Mas mesmo sendo diferente, Rebecca Donovan ainda cumpriu todas as minhas expectativas.

Emma perdeu o pai ainda criança e ficou entregue aos cuidados da sua mãe que, em pouco tempo, se mostrou incapaz de cumprir suas obrigações, fazendo com que a garota passasse a morar com o seu tio e a sua esposa. Mas Emma não foi recebida de braços abertos, sua tia odiava o fato de que ela tenha se intrometido no meio de sua perfeita família e a culpava por cada pequeno problema que acontecia dentro da casa.
Por causa do inferno que vivia em casa, Emma se dedicou completamente a escola, aos esportes e as atividades extracurriculares que a mantinha ocupada o dia inteiro e iriam garantir uma bolsa de estudos na faculdade que a fizesse partir definitivamente daquela casa e daquelas pessoas. Com tudo isso em mente, Emma não se permitia viver o ensino médio, as fofocas, as festas, os garotos, tudo o que sabia disso vinha das experiências de sua melhor amiga Sara que é, ironicamente, a garota mais popular do colégio. Mas a vida de Emma dá um giro de cento e oitenta graus quando Evan Mathews chega na escola e se mostra determinado a conhecê-la, conhecê-la de verdade.

Uma das minhas maiores surpresas ao ler esse livro é que ele não é tão dramático como eu esperava e não, isso não é um defeito. A Rebecca Donovan trata de um problema sério e não tenta em nenhum momento amenizar a crueldade do que acontece com a Emma dentro de sua própria casa. Existem cenas realmente pesadas e fortes de se ler durante o livro, mas é interessante perceber o quanto tudo isso reflete na personalidade da Emma e nas suas ações foras de casa.
Mas, por mais que esse lado da estória exista e seja marcante, o livro não fica apenas nisso. Uma Razão Para Respirar também tem um leveza surpreendente, seja através das conversas divertidas e descontraídas com a Sara ou com os momentos fofos do Evan, além de ser uma drama, o livro relata a vida de uma adolescente com todos os seus altos e baixos e momentos de descontração. Fiquei até mesmo surpreendida com o quão bem a autora retratou o que acontece nessa idade, os diálogos são extremamente naturais.

A Emma é uma protagonista forte, aquele tipo de personagem que sofreu e ainda sofre muito mas que, na maior parte do tempo, não usa seu sofrimento como um apoio e uma razão para se lamentar pelos cantos, mas sim como um fonte de determinação para mudar essa realidade. É claro que nem tudo que ela faz seja o mais certo, mas todas as suas ações são muito bem explicadas por todos os traumas que já sofreu.
Eu fiquei muito, mas muito feliz, com a personagem da Sara nesse livro. Na maioria dos livros juvenis as melhores amigas existem quase como uma obrigação para a estória, nunca fazem muita diferença e a única contribuição que dão para o livro são as conversas clichês sobre garotos. Mas não aqui. A Sara é uma personagem interessante e cativante, mas, além de tudo, tem uma importância crucial para a manutenção da força da Emma, é ela que traz normalidade e descontração para a vida da amiga. Tirando que as duas tem os melhores diálogos, me sentia testemunhando eu e minha melhor amiga conversando, super divertido.
Mas talvez o grande destaque do livro - depois da Emma - seja o Evan. Não só por ele ser apaixonante, fofo e determinado, mas por tudo que ele traz para a vida da Emma. Gostei muito de como, acima de tudo, os dois se tornaram amigos e como cada um colocou a tona o melhor do outro. Posso dizer que cada cena em que os dois estavam juntos eu suspirava, não tem como não suspirar com o Evan, ponto.

A Rebecca Donovan tem uma escrita viciante, logo depois do primeiro capítulo eu fiquei completamente fisgada pela estória e não consegui largar o livro antes de ver o final. A autora consegue envolver completamente o leitor e o manter entretido durante toda a leitura e muito disso se deve a versatilidade da sua estória. Como eu já disse, existem momentos dramáticos que são cruéis, tristes e realmente impactantes, mas também existem momentos descontraídos e outros apaixonantes. A autora construiu essa estória que consegue se manter equilibrada entre a força e a doçura de uma maneira encantadora.

Não posso dizer que Uma Razão Para Respirar seja o melhor do gênero, mas é com certeza um livro que vale a pena. Criei altas expectativas por causa da sinopse e vi todas elas serem correspondidas. Fiquei encantada pelos personagens e não vejo a hora de ver mais deles na continuação.

"Evan sentou mais perto, andou mais próximo, me olhou por mais tempo.(...) Estávamos envolvidos em uma complicada dança de tocar sem tocar, saber sem dizer, e sentir sem expressar. Éramos amigos andando ao longo de uma borda, uma borda muito fina - e eu estava muito presa na intensidade de sua existência para perceber o quão perto estava da borda desmoronar sob os meus pés."

"Meu mundo era delicadamente equilibrado, mas as escalas nunca se igualavam. Quando algo melhorava, outra coisa tinha que desmoronar. Aceitar isso seria a coisa mais difícil que eu já tive que aprender, e mesmo quando eu reconheci que essa era a verdade, isso ainda me esmagava."

"Na balança entre o amor e a perda, foi o amor que me fez lutar para ... Respirar."
brunaveras 25/03/2014minha estante
Eu terminei de ler o livro hj de manhã e amei, fala de uma realidade, mais de forma leve, sem muitos dramas,alguém sabe me dizer quando que a continuação será lançada? O livro de número 2 ?

Luiz Pedro 04/04/2014minha estante
Carol, adorei tua resenha. Me deixou curioso.
Vou ler com certeza.

Anastacia 07/04/2014minha estante
Estava em dúvida se valia a pena comprar o livro uma vez que não tem e-book. Mas depois da sua resenha me convenci completamente!! Obrigada!!

Jade 11/04/2014minha estante
Nossa chega a ser idêntico ao NO LIMITE DA ATRAÇÃO... ta faltando um pouco de criatividade aos autores

Nivia 28/08/2014minha estante
Ganhei este livro de aniversário no dia 22.Estou começando a ler.Parei, para ler a sua resenha.Estou muito curiosa.Só espero que a continuação não demore a sair.

Camila 20/03/2014

Apesar de ter gostado, esperava mais...
Logo nas primeiras páginas fui fisgada pela estória... me envolvi... a vida da protagonista Emma é complicada, ela sofre muito. Mora com o tios (o pai morreu qdo ela era pequena a mãe não conseguiu cuidar dela por muito tempo) e a tia nunca aceitou a entrada dela na família. Ela sempre culpa a Emma por qualquer bobagem e muitas vezes a agride sem motivo. Agride mesmo, as cenas descritas são fortes e cheguei a me emocionar em alguns momentos. Senti dó dela. Ela esconde isso de todos e apesar da amiga Sara já ter percebido a verdade, Emma não conta nada. Ela tem dois priminhos fofos e ela não quer denunciar a megera pois tem pena de deixa-los sem a mãe (já que com eles é uma boa mãe).

Emma não se interessa em participar de festas, fofoca ou ter namorado, seu foco está todo na escola. Ela se esforça muito para conseguir uma bolsa de estudos para fazer faculdade e se mandar da casa do tio. Participa de varias coisas na escola para passar o maior tempo possível fora de casa e evitar mais confrontos com a esposa do tio.

Os momentos em que estão ela e a amiga são bem legais. A Sara é do tipo namoradeira e adora uma festa. Ela ajuda e apoia a Emma.

Logo após o início das aulas Emma conhece Evan, pois ele participa de várias aulas com ela. Ele fica interessado e insiste em conhece-la mas ela se esquiva o máximo que pode. Até que ela concorda em serem apenas amigos.
E foi ai que me decepcionei... achei o romance morno.... o Evan é bonzinho, companheiro, mas achei que faltou química entre eles, malicia, sabe?... faltou mais ousadia, sedução... achei ele manso demais! kkk
Esse livro está classificado como New Adult, mas está mais para um YA no quesito romance. Os dois são bonitinhos juntos, em alguns momentos o Evan é fofo e determinado mas infelizmente não consegui me apaixonar por ele.

Mesmo com a decepção em relação ao romance, indico o livro, pois a autora tem uma escrita envolvente e não consegui desgrudar do livro até termina-lo.