Uma Razão Para Respirar

Uma Razão Para Respirar Rebecca Donovan

Resenhas - Uma Razão Para Respirar

Carol D. Torre 22/03/2014

Quando me deparei com esse livro, durante minha pesquisa para o post de lançamentos, e li a sinopse tive a plena certeza de que Uma Razão Para Respirar era o meu tipo de livro. Comecei a leitura pronta para um romance arrebatador e um grande drama e fui completamente surpreendida pela forma como tudo isso aconteceu, de uma maneira diferente da qual eu esperava. Mas mesmo sendo diferente, Rebecca Donovan ainda cumpriu todas as minhas expectativas.

Emma perdeu o pai ainda criança e ficou entregue aos cuidados da sua mãe que, em pouco tempo, se mostrou incapaz de cumprir suas obrigações, fazendo com que a garota passasse a morar com o seu tio e a sua esposa. Mas Emma não foi recebida de braços abertos, sua tia odiava o fato de que ela tenha se intrometido no meio de sua perfeita família e a culpava por cada pequeno problema que acontecia dentro da casa.
Por causa do inferno que vivia em casa, Emma se dedicou completamente a escola, aos esportes e as atividades extracurriculares que a mantinha ocupada o dia inteiro e iriam garantir uma bolsa de estudos na faculdade que a fizesse partir definitivamente daquela casa e daquelas pessoas. Com tudo isso em mente, Emma não se permitia viver o ensino médio, as fofocas, as festas, os garotos, tudo o que sabia disso vinha das experiências de sua melhor amiga Sara que é, ironicamente, a garota mais popular do colégio. Mas a vida de Emma dá um giro de cento e oitenta graus quando Evan Mathews chega na escola e se mostra determinado a conhecê-la, conhecê-la de verdade.

Uma das minhas maiores surpresas ao ler esse livro é que ele não é tão dramático como eu esperava e não, isso não é um defeito. A Rebecca Donovan trata de um problema sério e não tenta em nenhum momento amenizar a crueldade do que acontece com a Emma dentro de sua própria casa. Existem cenas realmente pesadas e fortes de se ler durante o livro, mas é interessante perceber o quanto tudo isso reflete na personalidade da Emma e nas suas ações foras de casa.
Mas, por mais que esse lado da estória exista e seja marcante, o livro não fica apenas nisso. Uma Razão Para Respirar também tem um leveza surpreendente, seja através das conversas divertidas e descontraídas com a Sara ou com os momentos fofos do Evan, além de ser uma drama, o livro relata a vida de uma adolescente com todos os seus altos e baixos e momentos de descontração. Fiquei até mesmo surpreendida com o quão bem a autora retratou o que acontece nessa idade, os diálogos são extremamente naturais.

A Emma é uma protagonista forte, aquele tipo de personagem que sofreu e ainda sofre muito mas que, na maior parte do tempo, não usa seu sofrimento como um apoio e uma razão para se lamentar pelos cantos, mas sim como um fonte de determinação para mudar essa realidade. É claro que nem tudo que ela faz seja o mais certo, mas todas as suas ações são muito bem explicadas por todos os traumas que já sofreu.
Eu fiquei muito, mas muito feliz, com a personagem da Sara nesse livro. Na maioria dos livros juvenis as melhores amigas existem quase como uma obrigação para a estória, nunca fazem muita diferença e a única contribuição que dão para o livro são as conversas clichês sobre garotos. Mas não aqui. A Sara é uma personagem interessante e cativante, mas, além de tudo, tem uma importância crucial para a manutenção da força da Emma, é ela que traz normalidade e descontração para a vida da amiga. Tirando que as duas tem os melhores diálogos, me sentia testemunhando eu e minha melhor amiga conversando, super divertido.
Mas talvez o grande destaque do livro - depois da Emma - seja o Evan. Não só por ele ser apaixonante, fofo e determinado, mas por tudo que ele traz para a vida da Emma. Gostei muito de como, acima de tudo, os dois se tornaram amigos e como cada um colocou a tona o melhor do outro. Posso dizer que cada cena em que os dois estavam juntos eu suspirava, não tem como não suspirar com o Evan, ponto.

A Rebecca Donovan tem uma escrita viciante, logo depois do primeiro capítulo eu fiquei completamente fisgada pela estória e não consegui largar o livro antes de ver o final. A autora consegue envolver completamente o leitor e o manter entretido durante toda a leitura e muito disso se deve a versatilidade da sua estória. Como eu já disse, existem momentos dramáticos que são cruéis, tristes e realmente impactantes, mas também existem momentos descontraídos e outros apaixonantes. A autora construiu essa estória que consegue se manter equilibrada entre a força e a doçura de uma maneira encantadora.

Não posso dizer que Uma Razão Para Respirar seja o melhor do gênero, mas é com certeza um livro que vale a pena. Criei altas expectativas por causa da sinopse e vi todas elas serem correspondidas. Fiquei encantada pelos personagens e não vejo a hora de ver mais deles na continuação.

"Evan sentou mais perto, andou mais próximo, me olhou por mais tempo.(...) Estávamos envolvidos em uma complicada dança de tocar sem tocar, saber sem dizer, e sentir sem expressar. Éramos amigos andando ao longo de uma borda, uma borda muito fina - e eu estava muito presa na intensidade de sua existência para perceber o quão perto estava da borda desmoronar sob os meus pés."

"Meu mundo era delicadamente equilibrado, mas as escalas nunca se igualavam. Quando algo melhorava, outra coisa tinha que desmoronar. Aceitar isso seria a coisa mais difícil que eu já tive que aprender, e mesmo quando eu reconheci que essa era a verdade, isso ainda me esmagava."

"Na balança entre o amor e a perda, foi o amor que me fez lutar para ... Respirar."
brunaveras 25/03/2014minha estante
Eu terminei de ler o livro hj de manhã e amei, fala de uma realidade, mais de forma leve, sem muitos dramas,alguém sabe me dizer quando que a continuação será lançada? O livro de número 2 ?

Luiz Pedro 04/04/2014minha estante
Carol, adorei tua resenha. Me deixou curioso.
Vou ler com certeza.

Anastacia 07/04/2014minha estante
Estava em dúvida se valia a pena comprar o livro uma vez que não tem e-book. Mas depois da sua resenha me convenci completamente!! Obrigada!!

Jade 11/04/2014minha estante
Nossa chega a ser idêntico ao NO LIMITE DA ATRAÇÃO... ta faltando um pouco de criatividade aos autores

Nivia 28/08/2014minha estante
Ganhei este livro de aniversário no dia 22.Estou começando a ler.Parei, para ler a sua resenha.Estou muito curiosa.Só espero que a continuação não demore a sair.

Maria Viviane 11/04/2021

Revoltada...
Eu com toda a certeza do mundo, já estaria na cadeia, mas eu MATAVA ESSA VACAAAAAAAAAAAAA, que mulher insuportável, idiota, sem noção, louca, eu poderia fazer a resenha só pra mostrar minha indignação com essa mulher e nojo por ela, mas por outro lado o livro parece ser dividido em dois mundos, e o outro lado do mundo(Emma e Evan) é maravilhoso, eu quero muito ver esse casal feliz, Emma merece isso, dei 4 estrelas porque queria que ela pensasse mais nela e acabasse com a vida dessa vaca, espero que no próximo livro ela melhore nesse aspecto.

Naty 07/01/2021

Surpreendente
Chego ao fim da leitura sem palavras para descrever esse livro... Amei, eu, chorei, fui da raiva à alegria... Super indico

Ananda Faria 07/10/2020

Uma razão para respirar
Eu amei o livro. Ele aborda a questão da violência doméstica. Emma é uma personagem muito forte que foi deixana na casa dos seus tios por que a mãe não quis ficar com ela após a morte do pai dela. A esposa do irmão do seu pai não a suporte e faz da vida de Emma um inferno, mas ela tem o apoio dos seus amigos Sara e Evan.

priscila.wenzel 07/12/2022

Pesado e Triste!

Confesso que durante toda a leitura desse livro senti duas coisas: raiva e tristeza.

Tristeza pela vida que a Emma leva e por ela não poder compartilhar o que estava acontecendo com ela, por conta do medo e das ameaças que sofria.

E fiquei triste pela amiga dela Sara e depois pelo Evan, presenciando os maus tratos e não podendo fazer muita coisa pra ajudar.

E senti raiva.

Raiva da Carol pelo que ela fazia a sobrinha.

Raiva do George por ser omisso a todos os maus tratos que a esposa infligia na sobrinha.

Raiva por saber que existem inúmeras pessoas assim.

Enfim galera é um livro triste, com várias cenas pesadas, que deixam puto da vida.

Emma é uma guerreira por tudo que ela aguenta e ainda assim conseguir encontrar razão pra sorrir, pra ser feliz e pra continuar respirando.

Espero de verdade que nos próximos livros ela consiga superar tudo de ruim que aconteceu e encontrar sua felicidade ao lado do Evan e da sua melhor amiga.

E que Carol e George paguem da pior forma possível pelo que fizeram com ela.

Se você tem psicológico pra aguentar livros com temática abusiva, recomendo a leitura 😊

Min 19/03/2021

Sinto que minha vida e a da Emma estão no fundo do poço.
Eu preciso do segundo AGORA! Acho que me apeguei demais aos personagens desse livro e que não odiava tanto assim uma personagem secundária desde que a Umbridge apareceu em Harry Potter. Eu necessito terminar essa trilogia, necessito de tempo e ver a felicidade da Emma, ela merece respirar.

Eve 07/05/2021

Não é para qualquer pessoa
Desde o início o livro é bem pesado.
A forma como Emily/Emma enfrenta frequentemente a agressão vindas de sua tia é em certo ponto repugnante, até mesmo enjoativo.
O decorrer da história é ao mesmo tempo que curioso, enrolado por conta das variáveis que sempre aparece quando algo está pra acontecer, no entanto não deixa de ser uma história forte.
Ler esse livro nos lembra que Violência doméstica existe e está mais presente do que imaginamos, afinal ninguém vai da escada ou bate com a cabeça todo dia/semana.

Inês.Cardoso 12/08/2022

Amei o livro, e os personagens são incríveis e muito desenvolvidos, cada um dá vida à história do livro, meu livro favorito!

Lisse 25/04/2014

Intenso e mais intenso ainda
Quando vi a capa desse livro numa pré-venda, eu só consegui pensar "eu quero" e comprei. Quando chegou o devorei. No final do primeiro capítulo tava achando tudo muito surreal de tão bom. Motivos: (1) Garota bonita se achando feia, (2) Caras sarados que não se idolatram, (3) a única pessoa anormal é a Emma com seu tios enviados pelo demo, (4) Melhor amiga que te entende e completa seu dia; e achei que estava tendo um aneurisma.

Quote: "Você sabe que os caras também a olham, mas você não pode tirar o olho de seus livros tempo suficiente para os notar".

Fui fisgada por um livro intenso. Boa construção de diálogos com sentimentos verdadeiros e palavras que fazem sentido. Não é fútil cheio de mimimi. Não consegui contar os números de vezes que senti naúseas por causa daquela família horrorosa - diga-se, a tia. Fiquei com dó da Emma a maior parte do leitura, ela tem uma vida de merda e nunca reclama, xinga ou surta. Tem planos, um guia de sobrevivência para todos os dias e para o futuro e se apega com um bote salva-vidas. Porém, o leitor não consegue se desvencilhar da dor que me era transmitida. É até difícil contar algo sem falar spoiler. É um livro torturante do começo ao fim, sem pausa para respirar.

Ser torturada por alguém que deveria lhe dar palavras de consolo e afeto nunca é uma situação fácil de se lidar. Consegui anotar pelo menos 9 motivos diferentes, que na verdade foram puramente idiotas para consequências que levaram Emma a derramar lágrimas e tremer de pavor. Tudo o que Emma quer é se ver livre da escola e poder seguir com sua vida em paz sem interferência dos outros.

Nem sua amiga Sarah, que conhece seus pesadelos e o que sofre junto na maioria das vezes, consegue livrá-la da dor e das noites mal dormidas. é bem engraçada, e finalmente consegui ver uma amizade literária onde há um equilibrio muito bom. Achei conforto em tudo que ela fez pela Emma, desde ser um ombro amigo ou até super protetora.

Quote: "Eu e quase todas as garotas da escola. Até mesmo as veteranas estão de olho nele. E se você tentar me convencer de que ele não é bonito, eu a soco."

Evan é uma fofura, a escrutinando o tempo todo, analisando-a de um jeito ótimo em que não há escapatória. E não existe outro caminho a não ser entrar no joguinho de "eu me importo com você, fale comigo" e as vezes em que eu surtei com isso não foi pouco. Não tem nada mais lindo do que quando alguém te persegue de um jeito bom!

Quote: "Na verdade, acho que você ficou ainda mais interessante agora que decidiu falar comigo, devendo você, ou não. Além disso, não acho possível que você se torne desinteressante. Bem, pelo menos não usando esse suéter."
Não tinha lido nada parecido com isso, e acho um ótimo estilo de leitura, bem diferente de todo o clichê que estou acostumada. É uma curva para a tragédia em meio à salvação; sei que é contraditório, mas nada tem que fazer sentido, e foi isso o que o livro me transmitiu.

E a Emma é uma heroína, pois não reclama de anda. ABSOLUTAMENTE NADA. Tem noção do que é isso? Você no meio do caos e ficar impassível! Nem um suspirar, nem revolta, apenas choro e logo após estar uma pedra de gelo.

O final do livro me deixou pasma, e com muitas interrogações. Espero que a Pandorga já esteja trabalhando intensamente na continuação e saia logo e não me deixe sendo torturada o resto da vida.

Luiza Dau 11/08/2020

Releitura...
Fui reler esse livro e queria ter gostado tanto quanto gostei quando li a primeira vez. Vou terminar a série porque ainda não consegui acabar. É uma boa série pra ler sem pretensão, porque a protagonista é chata e criou uma ideia na cabeça dela que não desapega mesmo que sofra e quase morra.

A. M. 19/05/2022

O drama vivido por Emily Thomas.
Emma é uma garota que vive com os tios e sofre de violência doméstica da parte de sua tia que não a suporta. Em meio a tantos momentos difíceis, Emma conhece Evan e ambos se apaixonam. A partir daí as coisas começam a mudar na vida de Emma. E apesar de tantos dramas vividos, Emma mostra ser uma pessoa muito forte interiormente, mas essa história ainda não acabou.

Sarah 13/03/2022

po fiquei sem palavras esse livro é? ruim
a personagem principal parece que gosta de fazer merda. tive que abandonar a continuação, realmente não é meu estilo

Duda Cassin 09/06/2020

Breathing
Ainda estou tentando entender a dimensão do que acabei de ler. A leitura mais rápida que já tive, acabei tudo em um dia e foi extasiante
Queria um romance clichê para aquecer meu coração, recebi de tudo menos isso, não que eu não tenha AMADO o Evan com a Emma, mas esse livro pegou meu coração e começou a apertar.

Me identifiquei muito com a personalidade dela, MUITO mesmo e eu amei.

Em várias partes do livro via que meus olhos marejaram, a única coisa que deixou a desejar foi que eu esperava um pouco mais de intensidade nos quotes em que a protagonista era agredida, queria mais descrições do sentimento dela no momento.

Forte, ela é forte. Emma Thomas tem um autocontrole muito forte, mas ai né aparece a puguinha pra perturbar ou para ser uma tocha na escuridão, uma passagem secreta em um beco sem saída...Evan Mathews.

Eu tô tão sem palavras com ele, ela o afastava de todas as formas possíveis, não fique perto de mim, não fale comigo, não pergunte sobre mim, e ele fez tudo isso. O objetivo dera era ser invisível e o fato de Evan a ter notado foi um catástrofe para ela por vários motivos, um deles é afastá- lo da confusão que ela é.

Eu ainda tô conhecendo esse livro, mas a todo momento me senti em um patamar de realidade, isso é real, as coisas são assim, essa é a realidade de muita gente e nem todo mundo tem um Evan na vida.

Em outras situações também eu estava me sentindo muito no parar de realidade. Em outros livros de apenas romance as coisas não são tão reais, tudo acontece muito por sorte ou por coincidência. Nesse livro não, ele é real.

Ela tem 16 anos, 16! Uma menina que era recatada ao extremo, era cinza! E Booooom tudo começou a não acontecer conforme seus planos, de repente ela se viu sem o controle da situação, não sabia se chegaria em casa e seria espancava por ter feito absolutamente nada.

Uma menina de 16 anos que perdeu a adolescência e olhou pra frente, quantas vezes ela repetia "amanhã será melhor que hoje, amanhã será melhor que hoje, amanhã será melhor que hoje" e mesmo não sendo era isso quase toda noite, Amanha será outro dia, e eu vou sobreviver.

Sobreviver.

Passou 4 anos de sua vida tentando respirar, sobrevivendo e não vivendo!

Eu quero ver oq "tentando respirar" vai me aguardar, mas esse livro é viciante e índico muito.

AndyinhA 01/08/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Violência gratuita, personagens fracos e história que não avança, além de ser mega arrastada. Isso citando por baixo porque deixei de lado o livro ‘Uma Razão para Respirar’. Fiz um esforço surreal e cheguei até a página 200, mas tudo tem limite e o meu já tinha passado há tempos (geralmente paro na página 100).

Nos primeiros capítulos, ou melhor, páginas eu já senti que não ia curtir. O ritmo de leitura era arrastado demais e a autora não evoluía com seus personagens. Mas quando a chega quase ao capítulo 20 e nem sabemos o motivo da protagonista morar com a tia e apanhar como se não houvesse amanhã, fica difícil de prosseguir.

Não consegui curtir nenhum dos personagens, mas de longe a protagonista e a família dela ganharam no quesito ‘odiei logo de cara’. A menina leva surras e surras da tia sem motivo, pelo fato de não gostar da sobrinha, mas até onde cheguei esse ódio ainda não tinha sido respondido. Na verdade a gente nem entende o motivo da menina estar lá, a autora demora tanto para resolver os dilemas que cria, que a história se torna chata e repetitiva.

Não me conformei com uma menina de 17 anos apanhando sem parar e não fazendo nada, sendo que todo mundo queria ajudá-la, as explicações para não se rebelar eram fracas e efêmeras, não sustentavam o que ela passava (ela apanhava de taco de baseball, panelas e coisas desse tipo). Se fosse uma criança, iria entender que a mesma não tem autoridade contra um adulto, mas ela sabia muito bem das coisas.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/07/poison-books-uma-razao-para-respirar.html