Revivente

Revivente Ken Grimwood

Resenhas - Revivente

Carol Rezende 18/04/2021

Ótimo livro! Nos faz refletir sobre a vida.
Revivente é uma história bem diferente de tudo o que eu já li. É ficção sim (não sou mto fã), mas uma ficção muito boa, que faz a gente pensar "e se fosse comigo, o que eu faria??". Ter várias chances de escolher como viver a vida nos faz refletir... Eu escolheria seguir os mesmos passos, com as mesmas pessoas ao meu lado ou tentaria mudar tudo? São infinitas possibilidades...
É um livro muito bom, leiam!

Juliana.Leite 22/02/2023

"Chegaram a acreditar que teriam todo o sempre..."
Apesar de não ser um livro muito longo, demorei mais tempo do que tenho costume para ler...
O livro não me prendeu muito, não mergulhei com os personagens... Só fiquei mais presa depois que a Pamela apareceu. Aí sim o livro teve uma leitura mais ritmada.
Segue o mesmo estilo de Matéria Escura, que foi um livro que me marcou muito e que tenho um carinho bem especial.
Achei que a tal ponte teria um quê mais especial levando em conta que foi citada diversas vezes...
Foi uma leitura "ok". Nada me deixou com a sensação de "uau", mas também não acho que foi uma leitura em vão.

Day 02/08/2021

Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente
Nunca vi muitas recomendações desse livro, mas as que vi eram sempre muito positivas. Pois bem, deu ruim.
Não me apeguei nem um pouco ao Jeff, personagem principal, nem gostei da narrativa em 3° pessoa.
Sao 404 páginas (pelo menos no ebook) de um livro que se prolonga desnecessariamente, ao mesmo tempo em que faltam informações. Você não vê acontecer coisas, é apenas dito "tal coisa aconteceu, morreu, voltou", enquanto outras coisas eram EXTREMAMENTE detalhadas sem necessidade.
Até os 43% do livro eu tava sofrendo. A partir desse ponto, apareceu uma pessoa e eu pensei "agora vai", mas não foi. Em 60 e poucos % apareceu outra pessoa e meu "agora vai" morreu antes de ser pronunciado.
É uma pena não ter gostado de um livro que achei que ia gostar, com um tema que muito me interessa. O final é tão morno quanto todo o decorrer do livro e não me fez gostar nem um pouco mais da história.
Comparam muito "revivente" com "as primeiras 15 vidas de Harry August", sempre dizendo que revivente é melhor. Espero discordar de todos novamente quando ler Harry August, pois ainda tenho esperanças nele.
Leite 21/09/2021minha estante
Realmente, o livro não foca em explicar os ocorridos, só vai jogando. Eu comprei a ideia e consegui me divertir demais, mas de fato isso pode pesar. É um livro simples mesmo. Sei que o 15 vidas de Harry August tem um ritmo diferente, baseado em relatos de amigos que leram os 2. Ainda há uma chance! Hahaha

Giuliane.Souza 10/07/2020

Releitora
Foi a segunda vez que li esse livro.. da primeira vez ele mexeu mais com minhas emoções... E parece que foi em outra vida... Dessa vez eu não me emocionei tanto mas sou uma pessoa muito mais cética do que era quando descobri esse livro. Mas a história não deixa de ser cativante

Talitando 22/07/2015

Viva uma nova vida!
Cara, que livro mais fodástico de bom, eu não posso falar mal de um livro que dou cinco estrelas, não? O livro realmente é original, bem escrito, com ideias bem elaboradas e trabalha muito, muito bem a ideia de viagem no tempo, que sem querer é meu tema favorito de todos os tempos.

Jeff é um personagem bem completo, bem humano e cheio de questionamentos, cheio de erros e acertos. Esse livro não tem vilão, não tem mocinho e é isso o que faz dele tão bom. Porque ele trabalha a complexidade de cada escolha que o Jeff faz, cada possibilidade que ele vive e todas as consequências de suas ações, isso tudo em cada uma das vidas em que ele vive.

É um livro completo, que deveria ser leitura obrigatória para qualquer curso de filosofia.

site: https://www.youtube.com/watch?v=rQRy2vmKZsU

Robson 10/06/2014

Impossível de largar!
A partir do momento em que vi “Revivente” – de Ken Grimwood – no skoob, eu sabia que não poderia deixar de ler. Fã nato dos filmes da franquia “Efeito Borboleta”, a sinopse do livro chamou minha atenção instantaneamente.

A narrativa em terceira pessoa se encaixa perfeitamente na proposta de “Revivente”, proporcionando uma visão extremamente ampla do mundo ao redor de Jeff (nosso personagem principal). Ken Grimwood narra sua história de maneira satisfatória, com descrições completas e com uma boa dose de mistério, o que me prendeu até que a última palavra escrita por ele fosse lida.

A história de Grimwood não parar em momento algum, o autora dá nós em sua mente com as teorias malucas sobre o motivo de Jeff retornar para a sua adolescência todas as vezes que ele morre. Eu sou muito fã de literatura sci-fi que envolva viagens no tempo, principalmente se elas forem baseadas nas teorias do efeito borboleta. O livro me presenteou com tudo que eu esperava dele, com drama, mistério e complexidade nas medidas certas.

O legal mesmo é que você fica preso à história até o final do livro. Você simplesmente não consegue dar atenção à outra coisa, além das teorias que você formou sobre o motivo das “ressurreições” de Jeff.

Grimwood cria diversas situações durante as demasiadas vezes que Jeff retorna aos seus dezoito anos, situações estas que são extremamente reflexivas e acabam por me colocar no cantinho do pensamento (sim, eu tenho um cantinho onde eu gosto de pensar sobre a vida).

Eu nem quero ficar falando muito do livro para vocês, pois senão acabarei soltando algum spoiler. Mas posso dizer que este é o livro ideal para quem está querendo fugir daquelas séries YA intermináveis, pois “Revivente” é um livro bem adulto e o melhor, é um livro único, com começo, meio e fim!

Ken Grimwood finaliza “Revivente” com chave de ouro, respondendo às inúmeras questões levantadas por Jeff e me satisfazendo imensamente. É um livro que eu indico para todas as idades, sem restrição.

A editora Gutenberg está de parabéns pela edição linda e pela capa extremamente significativa para o enredo. Eu espero ver mais pessoas comentando sobre esse livro, que levou cinco estrelas facilmente e entrou para os meus favoritos!

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha-revivente-ken-grimwood/

Gustavo Faccin 26/07/2020

Que história!!! Que final foi esse!!!
História incrível!!! Você pode simplesmente curtir como mais uma leitura de ficção (e vai valer a pena), mas pode ir além, e refletir sobre sua vida, sobre suas escolhas. Imaginar-se um revivente, para mudar o HOJE.

Felipe Ramos 11/01/2022

Favorito
Fui ler quando adolescente e se tornou um dos meus favoritos, a historia de viagem no tempo me fascinou e ja amava o filme FEITIÇO DO TEMPO, o livro em q o filme foi baseado nao seria difente. LIVRAO.

DaniM 05/01/2018

Revivente – Ken Grimwood: obra premiadíssima, deu origem ao filme O Feitiço do Tempo, vendeu milhões de cópias e é um sucesso desde seu lançamento em 1988. O personagem principal morre e descobre que tem o poder de reviver. E morre novamente. E revive de novo. Isso acontece inúmeras vezes ao longo do livro. E é de uma chatice sem fim. Repetitivo, cansativo, um personagem principal sem carisma, sem nada de novo a oferecer ao leitor, a não ser uma confusão com relação a tudo que está acontecendo com ele. Um livro que não me acrescentou absolutamente nada, a não ser um tédio infinito.
“Não dava mais para negar o que tinha acontecido; ele não conseguiria racionalizar aquilo de qualquer forma que pudesse parecer outra coisa. Estava morrendo de infarto, e então sobrevivera; estava em seu escritório em 1988 e agora se encontrava...aqui, em Atlanta, 1963”

site: https://www.instagram.com/danimansur/
Sthefanie.Paula 29/12/2020minha estante
O livro poderia ser escrito em umas 150 pág e estava ótimo, eu acho que eu ia gostar mais.

Alanis 02/05/2022

Tem sua simpatia
No começo é bem arrastado, mas conforme vai desenrolando o livro vai te prendendo. A ideia de reviver várias vezes é muito bem explorada, não fica repetitivo e enjoativo, e muitas vezes até causa certa emoção pela ansiedade de ver como serão as coisas na próxima vida.

Ariel.Rodrigo 01/03/2017

Incrível
Atual mesmo sendo escrito em 1988. Daria um filme incrível se fosse adaptado fielmente. Um livro sobre o tempo, a vida e arrependimentos. Jeff e Pam são apaixonantes.
Mizael 23/08/2017minha estante
O filme "feitiço do tempo" foi baseado nesse livro, mesmo sendo uma história completamente diferente.

Branco Junior 13/09/2016

Fodastico!
Impossível ler e não criar a própria história baseada na premissa do livro, conforme o desenrolar da trama! Satisfação imensa em descobrir esse livro e poder devorá-lo!

Lia 11/08/2016

Muito envolvente!
Achei a leitura deliciosa. Vale muito a pena!

Clóvis Marcelo 24/12/2014

Livros com temáticas ficcionais, levando ao cosmológico, sobrenatural e misterioso normalmente me interessam. Estive há muito esperando o momento que leria 'Revivente'. Como (quase) sempre acontece, criar expectativas pode nos frutar.

Ken Grimwood tem uma história de ouro nas mãos, o livro tem uma trama para fazer-se maravilhoso, mas peca em alguns quesitos. Voltemos ao início...

Jeff Winston está em seu escritório quando subitamente sofre um ataque cardíaco. Sua mulher está ao telefone e ele nunca ouviria o final da frase que ela tem a dizer sobre o seu casamento, pois a morte carrega o silêncio. Acontece que ao abrir os olhos está em sua forma mais jovem, em 1963, no início da faculdade de jornalismo. Ao princípio não entende bem o que aconteceu e chega a pensar que isso é um sonho. Todos os acontecimentos se repetem do mesmo jeito que em sua primeira vida, com uma diferença: agora ele tem informações privilegiadas que podem ajudá-lo a não cometer os mesmos erros do passado e, talvez, adquirir algum dinheiro.

O início parece nos levar a um caminho, mas a cada momento o livro sofre reviravoltas e leva a outra direção. A começar pelo fato do protagonista não morrer apenas uma vez, mas sucessivamente até atingir os 43 anos. Além disso, novos personagens surgem no decorrer do enredo que dão um gás maior a história e os 'Replays', como são chamados por Jeff, passam a mudar de cronologia.

Escrito no final da década de 1980, Revivente traz problemas atemporais e citações contemporâneas àquele tempo que influenciariam gerações. Pela enormidade de acontecimentos citados no decorrer do livro podemos comprovar a vivência do autor com o que estava narrando e sua pesquisa de campo para provocar as mudanças que seus personagens tentariam fazer para a humanidade.

A narrativa passa por altos e baixos. Passagens de tempo repentinas e detalhadas em demasia (como catástrofes, ganhadores de corridas, esportes, presidência e atentados) cortam um pouco o clímax do texto. Num mesmo capítulo, por exemplo, pode se passar anos na vida do personagem e só descobrimos isso no decorrer da leitura. Tive que ficar atento para não me deixar perder.

O autor quis deixar a mensagem de que, não importa quantas oportunidades você tenha, cada vez você será guiado por instintos diferentes. Que não adianta correr atrás de explicações e preocupações despropositadas, pois a vida é muito curta para gastarmos tempo indo atrás de perguntas insolúveis.

O livro leva 3,5 estrelas, sendo uma boa indicação principalmente para pessoas que viveram nessa época e relembrarão os fatos nele mencionados; também para aqueles que gostam da cultura americana e apreciam livros sobre viagens no tempo. Se tivesse que classificá-lo diria que seria uma utopia (ou ficção) puxada mais para o adulto do que para o juvenil.

DIAGRAMAÇÃO: Mais um vez não tive problema algum com a edição feita pela Gutenberg. Graficamente o livro está muito bem produzido, as folhas são amarelas, em papel pólen, a capa também tem uns detalhes sensíveis ao toque, muito bonita. Quanto a tradução/revisão, praticamente não foram encontrados erros da minha parte, mesmo sendo uma primeira edição. Recomendado!

CURIOSIDADE: Ken Grimwood morreu em 2003, aos 59 anos, em sua casa em Santa Bárbara, Califórnia, de ataque cardíaco, enquanto escrevia a continuação de Revivente. Qualquer semelhança com o protagonista Jeff é mera coincidência. No epílogo deste livro fica em aberto uma nova história com outro personagem, dessa vez a aposta do autor seria investir em narrar o futuro, de 1988 a 2017.

" O que é noite para todos os seres
é hora de despertar para o autocontrolado;
e o que é hora de despertar para todos os seres
é noite para o sábio introspectivo." Pág. 155

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2014/12/resenha-revivente-ken-grimwood.html

Felipe 16/04/2015

Muito bom!
Não faz o meu estilo de leitura, prefiro histórias medievais de fantasia, mas me surpreendi. Comecei lendo com o pensamento de "vamos ver, se for ruim eu paro", só que não consegui mais parar até terminar de ler! Achei que fosse mais voltado ao público jovem, mas pela linguagem e os temas tratados, ele se encaixa para um público mais adulto, com frases pesadas do tipo "Ela era uma mulher só pra foder". Eu devo confessar que senti falta de uma continuação, mas disso eu vou falar mais pra frente, vamos ao enredo.

Ele começa morrendo. Sim, acho que logo na primeira página o protagonista, Jeff, sofre um ataque cardíaco, consegue sentir a vida indo embora, o mundo está apagando, então ele acorda, como se estivesse dormindo acordado e levado um susto. Já não está mais onde estava antes, agora está no seu antigo quarto de faculdade. No começo achou que fosse brincadeira de alguém, "me drogaram e me colocaram nesse cenário", mas com o tempo vai percebendo que realmente está de volta. Ainda pensa que é um sonho, mas não consegue acordar. Durante a história várias hipóteses passam por sua cabeça, como se estivesse em coma e estivesse preso nesse mundo, ou se talvez a vida que ele levou até então era só um sonho e ele ainda estava na faculdade.

Já que está revivendo, por quê não ficar rico? Ele já sabia no que apostar nos esportes, ações e etc. E ele fica rico mesmo, faz tudo diferente da primeira vida, só que ao atingir a mesma idade de quando morreu, ele morre novamente. Fica frustrado por ter perdido tudo e recomeça outra vida. Morre novamente e recomeça. Sabendo que vai morrer e voltar, ele começa a experimentar de tudo, desde drogas e mulheres até viagens e livros que nunca leu, cada vida de um jeito mas sempre fazendo aquele pé de meia com apostas certeiras pra poder fazer o que quiser sem se preocupar.

Certa hora ele abusa um pouco das drogas e decide ficar isolado do mundo, já que não tem como conversar com ninguém sobre isso sem parecer maluco, até que um dia vai fazer compras e descobre que um filme está fazendo muito sucesso no mundo todo, um filme que ele nunca ouviu falar na vida, aliás, em nenhuma delas. Decide então assistir o tal filme, realmente sente que é o melhor filme que já viu e descobre que é uma parceria de Steven Spielberg, George Lucas e uma desconhecida até então, uma tal de Pamela Philips... Aí a coisa fica interessante.

Enfim, sobre a continuação, parece que sim, o autor estava mesmo escrevendo uma continuação para este livro, mas, curiosamente, ele sofreu um ataque cardíaco e não terminou o livro, igualzinho ao protagonista. Resta saber se ele está revivendo agora em outra realidade onde ele publicou os livros, ou não publicou, ou ficou rico, ou quem sabe, esta é a realidade onde ele reviveu e publicou um livro sobre sua história, sem parecer muito maluco perante a sociedade...