Revivente Ken Grimwood

Resenhas - Revivente

Gabriel A. 14/05/2023

Em "Revivente" acompanhamos a vida de Jeff Winston, um homem de 43 anos, casado, com um bom emprego, estável financeiramente, mas longe de se sentir feliz e realizado. Até que sofre um infarto e morre (isto não é spoiler, ok?).

E é aqui onde de fato se inicia a história. Após sua morte, Jeff desperta com 18 anos sem saber se estava sonhando e se sua vida passada era fruto de sua imaginação. Mas com o passar dos dias, ele vai se dando conta de que já viveu os mesmos momentos e que agora tem o trunfo de saber o que acontecerá pelos próximos 25 anos até o momento exato de sua morte.

Este ciclo irá se repetir por muitas vezes e ficará conhecido como replay. E cada replay Jeff vai tentando corrigir seus erros e toma decisões diferentes mudando o rumo de sua vida, sempre explorando com sabedoria suas oportunidades ao mesmo tempo em que tenta entender o por que de sua vida estar nesse loop.

A história é atrativa por sempre mostrar um Jeff com problemas e visões diferentes e com uma vida um tanto agitada. E fica ainda mais atraente quando Jeff conhece Pamela, que também está passando por esses replays, deixando a história ainda mais interessante e com desdobramentos ainda mais inesperados.

A escrita de Ken Grimwood neste livro é fascinante, inteligente e nos mantém curiosos sobre como será os desdobramentos de cada um desses replays. Um livro excelente pra quem curte ficção científica e que curte uma história cheia de reflexões e momentos históricos, como por exemplo a Guerra Fria, o assassinato de John F. Kennedy e a chegada do homem à lua.

Juliana.Leite 22/02/2023

"Chegaram a acreditar que teriam todo o sempre..."
Apesar de não ser um livro muito longo, demorei mais tempo do que tenho costume para ler...
O livro não me prendeu muito, não mergulhei com os personagens... Só fiquei mais presa depois que a Pamela apareceu. Aí sim o livro teve uma leitura mais ritmada.
Segue o mesmo estilo de Matéria Escura, que foi um livro que me marcou muito e que tenho um carinho bem especial.
Achei que a tal ponte teria um quê mais especial levando em conta que foi citada diversas vezes...
Foi uma leitura "ok". Nada me deixou com a sensação de "uau", mas também não acho que foi uma leitura em vão.

wesleysouza 30/12/2022

Já vi esse filme...
O livro tem um bom texto, uma temática interessante, porém não se favorece com a repetição de elementos presentes em outras histórias do gênero. Mesmo com todas as voltas da trama e algumas ideias que pareciam bem promissoras, os caminhos escolhidos não me agradaram muito. Sei que sempre existe certa complexidade em opinar sobre histórias mais antigas, mas saio da leitura acreditando que a obra poderia ter performado melhor.

Nat 29/11/2022

viagem no tempo é tudo
o livro acabou e não falou como nem por que os replays acontecem vou me matar... tirando isso muito bom amei

Adriana 03/10/2022

Faltou alguma coisa...
Foi bom
Adorei a sacada do autor de pensar o que pensaríamos, todas nossas soluções ali....
O final ficou um pouco prejudicado por uma continuação que não acontecerá....

Gustavo 17/12/2022minha estante
Nossa, mimimi

Elizabeth 18/12/2022minha estante

Barbie grew 07/08/2022

E se você tivesse como voltar no tempo?
A grande pergunta de 1 milhão de reais acabou se tornando realidade para o jornalista Jeff, que embora volte no tempo, não há controle algum para QUANDO volta e o que deve fazer.

O livro tem uma proposta boa, mas confesso que se torna maçante com o desenrolar da história, mas acho que valha a pena para aqueles leitores fascinados pelo assunto.

Luiza737 21/07/2022

Revivente
O que você faria se pudesse reviver uma parte de sua vida? O protagonista Jeff tem essa oportunidade, não só uma, mas várias vezes.

Por mais que de cara a premissa possa sugerir que o livro seja repetitivo, para mim isso passa longe da verdade, já que em cada vida ele faz coisas muito diferentes das outras. Até mesmo as que poderiam ser muito próximas de sua primeira vida, por começarem em um ponto mais avançado, ele faz coisas completamente diferentes.

De todos as repetições, tive um conflito de amor e odio com a terceira, a primeira parte dela eu fui lendo só por algumas palavras apenas para não perder o rumo da história, porque ela, ou seja as ações do Jeff, me deixou bem incomodada a ponto de não querer lê-la. Enquanto isso no momento seguinte o protagonista passa por uma transformação radical, o que melhora muito,e alguns acontecimentos são de extrema importância, uma coisa que muda todas as repetições futuras.

Senti falta de uma explicação para o que ele viveu e o livro tem um final bem aberto nesse sentido. Leria facilmente uma continuação se existisse.

Wania Cris 12/05/2022

Quantas possibilidades uma vida aprisiona? E várias vidas?
Jeff Winston, protagonista do livro, começa a estória morrendo... e então ele revive em meio à sua vida já vivida, já na faculdade, repetindo tudo o que já vivera antes. Essa é a premissa do livro e suas várias variantes.

Preso nessa rotina de morrer (sempre no mesmo dia) e reviver (em data incerta) que acompanhamos o amadurecimento de Jeff ao longo de vários anos vividos e reiniciados. Não tem como uma estória com essa construção não se tornar repetitiva em algum momento, mas, mesmo quando ela reconta uma situação é com uma nova roupagem.

Essa leitura entrou em minha lista depois de terminar As Quinze Primeiras Vidas de Harry August que tem premissa semelhante, mas desenvolvimento aquém de Revivente.

Pra quem curte um sci-fi com pitadas (fortes) de romance, é uma leitura bem agradável e envolvente.

Alanis 02/05/2022

Tem sua simpatia
No começo é bem arrastado, mas conforme vai desenrolando o livro vai te prendendo. A ideia de reviver várias vezes é muito bem explorada, não fica repetitivo e enjoativo, e muitas vezes até causa certa emoção pela ansiedade de ver como serão as coisas na próxima vida.

ChrisAnge 16/03/2022

Viagem no tempo? Realidade alternativa? Multiverso? Quer mais o quê?!
Adicionei o livro à minha lista de leitura em 2021 e finalmente fiz a leitura desta coisinha aqui.

Revivente como coloquei no título aborda o que mais gosto em ficção científica, mas de uma forma bem sutil. As questões são levemente abordadas, como sendo coadjuvantes para o protagonista que é o real drama de Jeff.

O que você faria se no pós-vida se encontrasse em algum momento aleatório do seu passado?
Você se lembra de tudo o que acontecerá até sua morte, o que você fez, o que os outros fizeram... Como usaria deste conhecimento?

Jeff começa com uma estratégia inteligente, vivendo melhor do que na sua primeira vida. Está indo tudo bem, até que na sua morte acontece novamente de voltar à outro momento de seu passado - por sempre reviver sua vida após a morte, revivente.

O ritmo da leitura fluiu muito bem, tem vários plot twists, como quando Jeff encontra pessoas que compartilham da mesma experiência. Unem forças, então, para desvendar a razão de tudo isso.

É um livro que não fecha todas as lacunas, e por conta disso, adoraria que tivesse uma sequência. Mas vale a pena ter mais esta viagem em sua bagagem literária.

Carlos.Henrique 01/02/2022

Revivente
Eu tinha uma vontade muito grande de mer esse livro, e esperava uma história incrível! Mas, infelizmente, não foi o que o livro me entregou.
Nas primeira vidas de Jeff, achei incrível tudo que a história estava entregando mas, com o tempo, ficou tudo muito repetitivo e sem um objetivo para a trama alcançar.
Deram uma explicação bem mais ou menos do porquê de acontecer isso com o personagem mas, no fim, não foi confirmado se era isso mesmo ou alucinação do personagem que tentou dar um motivo para suas maldades.
Eu demorei tanto tempo para terminar o livro que me fez pegar raiva da história, dos personagem, dos acontecimentos mixurucas da trama e agora estou em um ressaca literária. Por favor próximo livro, me salva!

Leandro.Pimentel 30/01/2022

Ficção científica, Realidades alternativas
Um excelente livro sobre ficção científica onde o personagem principal, Jeff Winston vive vidas alternativas. Toda vez que ele morre em uma vida, ele reinicia outra voltando em certos pontos de vidas anteriores. De tantas vezes que ele já viveu, ele começa a se cansar e acha que isso nunca terá fim. Até que em uma de suas vidas ele descobre um filme diferente de tudo o que ele já viu de suas anteriores vidas. Curioso, ele assiste o filme e tem interesse em descobrir quem é o diretor do filme.