The Hunger Games

The Hunger Games Suzanne Collins

Resenhas - The Hunger Games

ilostmyluv 06/01/2023

ok, é o seguinte
todo mundo fala muito de jogos vorazes e eu comecei sabendo basicamente 90% de tudo que acontece, e esse primeiro livro foi desastroso pra mim.
a escrita me irrita demais, o jeito que o enredo é apresentado, a linha de raciocínio da katniss. eu entendo que ela é uma adolescente de 16 anos que foi jogada numa arena pra matar pessoas, mas mesmo antes disso tem algo que eu não consigo apontar exatamente mas que me irrita muito no estilo de escrita da suzanne. ou talvez seja só o fato de que o livro é narrado em primeira pessoa e eu tinha me desacostumado, mas enfim.
desconsiderando tudo isso, é uma distopia muito bem feita, um puta mundo construído de uma maneira muito inteligente, a história é coerente e é muito interessante como é apresentado aquilo de o ambiente mudar você, como as pessoas criadas em cada distrito ou no capitol são moldadas por esses lugares e agem de acordo, muitas vezes sem nem questionar todo esse sistema que existe, já que são induzidos a acreditar que é o único possível.
a katniss é uma personagem foda demais, muito inteligente e que se tornou muito querida pra mim (depois que eu entendi que eu não gostava era da escrita, mas dela sim)
tem muitos outros pensamentos que não consigo colocar aqui mas saibam que eles existam, obrigada.

periclecias 04/01/2023

Lindo
É simplesmente incrível a construção da Katniss, sou muito apaixonada nessa mulher. Mais do que isso, eu não lembrava do Peeta ser Canalha assim, não digo no sentido ruim, mas eu lembrava dele muito mais pau mandado, principalmente por ter assistido à adaptação há pouco tempo. Chorei igual 🤬 #$%!& .

Fabrício 13/12/2022

Worth reading!
Before I started reading this book, I had put it off for a huge while, either because I already knew the story (I?d already watched the films) or because I didn?t have much free time. Anyway, this book is so well written and even though the film is really reliable to the book, it?s worth giving it a try in case you want to free your mind and just relax. I strongly recommend it.

Thaís 12/12/2022

Já tinha lido a versão em português e quis ler agora em inglês. É ótimo para praticar o idioma, linguagem simples e fácil de entender.

livia 07/12/2022

?É vantajoso para a Capital nos deixar divididos.?

?Entre morrer de fome e com um tiro na cabeça, a bala é bem mais rápida.?

?Esta é a maneira encontrada pela Capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência caso organizássemos uma rebelião.?

?A fome nunca é a causa oficial da morte. É sempre gripe, o abandono ou a pneumonia. Mas isso não engana ninguém.?

?Enquanto você conseguir se achar nunca vai passar fome.?

?Você não esquece o rosto da pessoa que representou sua última esperança.?

?Essa é a primeira vez em que estou parecendo comigo mesma.?

?Eu não estava tentando matar nenhum deles. Se estivesse, eles já estariam mortos.?

?Por que sou obrigada a ficar saltitando de um lado para o outro como se fosse alguma cadela amestrada tentando agradar pessoas que odeio??

?Gente estúpida é perigosa.?

?Não temos permissão para comer o que cultivamos.?

?O quais confortável pode ser a presença de outro ser humano.?

?Nenhum outro par de braços fez com que eu me sentisse tão segura.?

Stephanie 07/10/2022

Vale a leitura
Leitura bem fluida, leve. Gostei bastante da trilogia. Tem momentos que me fizeram refletir sobre a sociedade atual e ver que não estamos muito longe disso.

clara 30/09/2022

fiquei TANTO tempo querendo ler esse livro pq eu tinha certeza de q eu ia AMAR e eu nao tava errada!!!!!! eu amo livro assim e tava mt ansiosa devorei o livro rapidinho e amei tudo tudo tudo, nunca vi os filmes entao eu nao sabia de nada da historia ? amei mt nota 10

(@euforis) 13/09/2022

tão atemporal quanto o amor do Peeta...
Eu li esse livro quando tinha 14 anos, antes do filme estrear em 2012 e quando eu não tinha noção nenhuma de política, trauma, amor ou sociologia.

A mini eu achava que The Hunger Games era basicamente uma história de amor, e caramba, eu era igualzinha o pessoal da Capitol, não ligava pra nenhuma das mortes ou peso de tudo o que acontecia, porque o importante era o Peeta e a Katniss juntos.

Agora, 10 anos depois, eu consigo dizer com todas as letras que meu amor por esse livro só cresce. Ter mais vivência, conhecimentos e uma melhor interpretação de tudo só torna essa leitura melhor e mais incrível.

Sim, existe uma história de amor linda. Mas caramba, isso é sobre uma menina forte, maravilhosa, lotada de traumas e com uma vontade gigante de tacar fogo no sistema. E eu sou super grata por existir uma leitura assim pros mais jovens.

Eu não tinha a capacidade de entender tudo que o livro passa, mas eu garanto que a mini eu entendeu pelo menos uma parte, e isso realmente é importante. São por livros como esse que a gente se sente entretido o suficiente e nem nota que tá discutindo política.

E caramba, acho importante também dizer que a complexidade desses personagens é impecável! Eles são extremamente reais, e tão fáceis de amar.

The Hunger Games pra sempre vai ser uma trilogia extremamente necessária e linda.

Marcela 30/08/2022

Se eu soubesse, tinha lido antes!
Muitos anos atrás, me encantei pelos filmes dos jogos vorazes, amava as cenas, idolatrava - e ainda idolatro - a construção de personagens com defeitos, mas tinha um receio, um peso em cima do meu coração... E se ao ler os livros, o filme perdesse essa magia? E se a adaptação das tela não fizesse jus a obra do papel? Leitores treinados sabem a dor que os malabarismos do cinema fazem com as expectativas e prazeres da leitura.

Bem, o tempo passou e eu criei coragem para ler a trilogia... Li o primeiro em 3 dias. É simplesmente encantador, eu adoro como é tudo do ponto de vista da protagonista, que é incrível, e como a narrativa se dá pela importância que ela atribui aos aspectos da vida dela - dando mais destaque àquilo que considera relevante.

As outras personagens são tão incríveis no livro como no filme. Particularmente, gosto um pouco mais do Peeta do livro mas é impossível não ressaltar que, ao menos no primeiro livro, a adaptação surpreende. São poucas as cenas que não foram retratadas e, quando não conseguem colocar um detalhe específico, muita vezes inserem seu conteúdo em outra parte do filme ou cenário, mas sem deixar que fique forçado ou ilógico, pelo contrário, agregando àquela fluidez característica das telas.

Da mesma forma, quanto à história, não há necessidade de descrição, é muito bem construída e muito se relaciona com as atitudes e a personalidade das personagens, quando mudam de opinião ou de ação, você sente que está crescendo junto deles.

Enfim, é uma obra maravilhosa, a leitura não pesa e a linguagem é acessível. No entanto, prepare-se para amar e perder, detestar a inaptidão emocional da protagonista, odiar o Capitol... Toda aquela montanha russa de emoções que faz o leitor favoritar a obra kkkkk

Vivi 13/08/2022

Gostei do livro ??
Como li em audiobook as vezes não prestei tanta atenção e fiquei sem entender algumas partes mas o livro é MT bom