Não Voltarás

Não Voltarás Hans Koppel

Resenhas - Não Voltarás

Mariana 05/09/2020

Razoável
É um livro de fácil leitura, que chega a prender o leitor... mas por vezes pesado e triste.

Taty 12/02/2020

"O que você faria se os erros cometidos no passado voltassem para te cobrar a conta?"
É uma leitura forte para quem não está familiarizado com o gênero, mas a narrativa é envolvente. A trama é dividida em 63 capítulos curtos, intercalando cada personagem. E alguns pontos no decorrer do livro é descrito como uma vitima reage quando é acuada e maltratada; como ela se comporta com seu perpetrador; como a mulher fica totalmente vulnerável e dependente do seu algoz.

Jaque - Achei o Livro 16/01/2020

Um bom livro. Nota 3,5
Não Voltarás é um thriller psicológico que vai abordar o sequestro e cárcere da Ylva, uma mãe e esposa que será alvo de uma vingança do passado.

Eu gosto muito desse tema, porém não é qualquer trama que me prende na leitura. Por ser narrada a maior parte do tempo dentro de um cativeiro, sem contato com outras pessoas, a estória por conter poucos diálogos pode ficar cansativa e vai depender totalmente da criatividade do autor para entreter o leitor.
Aqui por exemplo os capítulos curtos são divididos entre outras narrativas, o que deixa a estória mais ágil e não tão parada, apesar de não acontecer muita coisa durante a leitura.
Os capítulos são curtos e em terceira pessoa e vão narrar o tempo que a Ylva fica presa e seu convívio com o sequestrador, a vida de seu marido Mike na espera de alguma notícia do desaparecimento dela e também de um ou outro personagem secundário.
A polícia aqui é um caso desesperador, ela não faz absolutamente nada na estória. O único suspeito para eles é o marido e eles ficam parados esperando que o Mike faça alguma coisa diferente que o entregue. No mais, não há nenhuma atividade por parte da polícia.

Apesar de ter curtido a escrita do autor, o final foi muito decepcionante. O fato dele ter acontecido da maneira que foi, muitas questões ficaram sem respostas, não para o leitor mas sim para os personagens envolvidos. Acho que ele entregou o final mais fácil e menos complicado.
O marido também não fez muito para encontrar a esposa, não pressionou a polícia. Ele aceitou muito fácil o desaparecimento dela devido ao seu passado.
Não é um livro ruim de maneira alguma, mas vai dividir opiniões com certeza.
Para mim, foi uma bom passatempo e mais um autor que vim a conhecer.

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2020/01/nao-voltaras-hans-koppel.html

Inalda 09/11/2019

Nao voltaras
Ilva paga depois de 20 anos o que fez com anika no passado. Ela e três amigos estupram anika e ela comete suicídio. Os pais depois de 20 anod se vingam da ilva.

Jaque @blogmalucadoslivros 19/09/2018

Resenha Não voltarás - Hans Koppel

Mike Zetterberg é casado com Ylva e mora com ela e com a filha na Suécia. Eles viviam uma vida normal até que um dia Ylva, sai para trabalhar em uma sexta feira dizendo que talvez irá sair com os colegas de trabalho na saída, porém naquela noite Ylva não volta e devido a atitudes que Ylva teve no passado, Mike até desconfia que não seja nada demais, que a esposa apenas resolveu passar a noite com alguém e esqueceu da vida.

Mas dias se passam, e Ylva não volta, e segundo sua amiga de trabalho mais próxima, Ylva nem sequer saiu com os amigos naquela sexta feira, e que disse que iria para a casa.

(quote) “Ou talvez não. Ylva tinha mencionado que talvez saísse para tomar uma taça de vinho com os colegas depois do trabalho. Mike teria coragem de ligar? Provavelmente não. Ele não iria querer parecer fraco. Quando ele perceberia que algo estava errado".

Quando Mike finalmente procura pela polícia para falar sobre o desaparecimento da esposa, o caso é tratado como se não fosse de muita importância e Mike questionado pela sua insegurança ao ligar para a esposa depois do desaparecimento dela. Os meses se passam e Mike vai aprendendo a conviver com a falta da esposa, se nem sequer imaginar que ela estava a poucos passos de distância, sequestrada e sofrendo no porão de um dos seus vizinhos.

Este porão em que Ylva está, foi construído exatamente para ela, e é a prova de som. Por isso apesar de estar tão perto de casa, gritar não adianta nada, pois ninguém fora daquele porão conseguirá ouvi-la. O plano de seus sequestradores é fazer com que ela mesma se mate, porém, enquanto ela não pensa em suicídio ela sofre todo tipo de tortura psicologia e sexual. Tudo movido a vingança. Este casal que a sequestrou viveu sua vida toda planejando se vingar de Ylva.

O livro é narrado em terceira pessoa com capítulos intercalados entre Ylva e Mike. A narrativa do autor é fluida e me prendeu logo no início, com o sequestro de Ylva e me manteve curiosa até o final, pois em momento algum durante a história foi revelado o porquê Ylva estava sendo vítima de uma vingança tão sórdida. Porém o final foi um dos pontos que me decepcionou na história, pois foi um final corrido e quando finalmente foi revelado o porquê Ylva tinha sido sequestrada, não me surpreendeu. Talvez seja pelas minhas expectativas que só cresciam a cada página lida, mas infelizmente eu esperava mais daquele final.

Algo em Mike também me incomodou, mas o tempo todo tentei me colocar no lugar dele, pois no começo o fato de Ylva ter sumido por uma noite poderia ser qualquer coisa, até mesmo traição. Sendo assim, acredito que ele não amava a esposa, mas deveria ter corrido atrás de polícia invés de ficar com questionamentos pessoais. E quando ele finalmente fez isso a polícia também não deu a mínima e tratou o desaparecimento de Ylva como qualquer caso banal.

Mas o desenvolvimento dos personagens, principalmente o de Mike foi algo interessante. As outras pessoas que também faziam parte do grupo de Ylva na adolescência também teve um bom desenvolvimento, apesar de terem aparecido muito pouco, tudo que foi mostrado pelo autor sobre o grupo foi extremamente importante pra história.

Enfim, Não voltarás é sim um livro eletrizante, que prende o leitor do início ao fim, e que apesar de não atender as minhas expectativas, eu recomendo muito se você gosta de thrillers
Leia a resenha completa no blog Maluca dos livros

site: http://www.malucadoslivros.com/2018/09/resenha-nao-voltaras-hans-koppel.html

Silvia.Souza 23/07/2018

Muito bom!!!
Devo dizer que esse livro superou bastante minhas expectativas! Eu estava meio receosa em iniciar essa leitura... Não tinha me interessado muito pela sinopse, achando que seria um pouco mais do mesmo... Mas com certeza, prendeu muito minha atenção! Exceto pela dupla de policiais que realmente conseguiu me irritar, o livro é muito bom e recomendo a leitura!

Valeska 10/03/2018

Conselho forte...Não aceite caronas..

Cripta Da Leitura 10/09/2017

Muito bom, adorei!
Eu li esse livro no tablet, sem muita expectativa, apesar da sinopse ter me chamado a atenção, pois eu adoro esse tipo de história. Porém como eu nunca tinha ouvido falar do autor, nem do livro e nem nada, não estava esperando muito. Mas me surpreendi, além de ser exatamente o tipo de história que eu gosto, é uma história muito bem construída, sem enrolação, que faz com que a gente não queira parar de ler! Até fez eu lembrar dos livros do Harlan Coben, que é um dos meus autores favoritos! Não é exatamente o mesmo tipo de história, pois os livros do Harlan Coben, apesar de ter todo um suspense, mas sempre tem um romance por trás também. Este, o foco não é o romance, e a história na minha opinião é bem pesada, pois envolve sequestro e estupro. E tem um final que faz a gente refletir sobre toda a história!

Quel 27/01/2016

Um suspense angustiante, chocante e perturbador!
resenha aqui>>> https://colecionandohistoria.wordpress.com/2016/01/23/nao-voltaras-hans-koppel/
Jessica599 28/01/2016minha estante
Eita! Fiquei curiosa!

Bianca S 26/03/2024

Nâo é um suspense
O livro é muito bem escrito, prende o leitor, é uma leitura fluida e agradável, mas nao leia esperando que é um suspense, pq não é (pelo menos nao oq eu considero ser suspense)... não tem plot, não tem reviravolta, não tem surpresas. vc meio q sabe oq esperar e oq vai acontecer, mas mesmo assim, voce vai querer ler pra saber como vai se desenrolar, a história nao deixa de ser interessante por isso.

agora eu (pra variar, nos livros escritos por homens) me incomodei um pouco na forma que o autor se refere às mulheres em alguns momentos. dá pra perceber q o autor é um homem por esse aspecto e também pelo aspecto q vou mencionar abaixo, pq achei a vingança em si machista.

enfim... independente disso e doq eu vou falar abaixo, o livro é bom, mas vc precisa relevar as questões sexistas e não esperar nenhum plot, só leia pela história mesmo.
a forma que a historia é conduzida tb eh mt boa.

SPOILER ABAIXO - ALERTA

então. a vingança do povo consiste em matar os caras e prender e violentar a unica mulher envolvida na filha da putagem que os 4 fizeram. a minha pergunta é: pq não violentaram também os caras q, de fato, violentaram a menina? pq eles tiveram o beneficio de ter uma morte rapida? fiquei indignada com isso... outra coisa... serio q o cara ficou excitado com uma das responsaveis pela morte da filha dele? a ponto de depois tb ficar (pelo menos me parecia) com peninha dela e gostar de ficar visitando ela? sério???

Nathalia 05/06/2015

Muito bom.
Gostei muito do livro e da forma como Hans Koppel nos intriga, surpreende e estarrece. Quase o livro inteiro eu fiquei com pena de Ylva... No entanto no finalzinho fiquei me perguntando se realmente ela não mereceu, enfim recomendo, foi o primeiro thriller que li e adorei.

Lu 21/05/2015

"Não Voltarás" é o tipo do livro que te prende desde a primeira página, assim como diz na sinopse. Adoro Thriller e livros policiais, quando vi que se tratava de algo que eu gosto, tratei logo de começar a ler e não consegui parar até descobrir o que estava, realmente acontecendo.

Ylva é sequestrada por algo que fez quando era adolescente e durante todo o livro, você acha que Ylva não merece nada do que esta acontecendo com ela. Ninguém deveria ser mantido em algum lugar contra a sua vontade e sofrer violência tanto física quanto psicológica como Ylva sofre durante todo o livro, mas quando você descobre o que ela e os amigos fizeram na adolescência, te faz pensar se ela não mereceu mesmo o que acontece com ela.

Ylva é uma das grandes culpadas pela tragédia na vida de seus sequestradores. Ela foi omissa, ruim, maldosa, uma verdadeira vadia e seus amigos também. Síndrome de Estocolmo a parte, Ylva é mantida em cativeiro por mais de um ano enquanto seu marido continua a viver a trancos e barrancos, sendo, aos olhos dos outros, o único culpado pelo desaparecimento e morte de Ylva.

Confesso que, normalmente, consigo adivinhar o final dos livros policiais lá pelo terceiro ou quarto capítulo, mas Hans conseguiu me surpreender com os capítulos finais como nenhum outro livro policial. O que se espera, é que Ylva saia ou que alguém a descubra em seu cativeiro e tudo fique bem de novo com Mike e sua filhinha, mas o autor tem muitos outros planos para eles.

Uma coisa que fiquei me perguntando o livro todo, era pra que servia o personagem de Calle Collin, um jornalista meio fracassado, meio sortudo que fica as voltas com seu amigo Jörgen Petersson que sofreu muito Bulying da "Gangue dos Quatro" a qual Ylva fazia parte. Calle chega a duvidar da inocência do seu amigo durante o livro, mas ele é uma grande peça, alguém que poderia ter evitado muita coisa caso a policia tivesse lhe dado ouvidos.

"Não voltarás" tem uma narrativa leve e intrigante que te leva facilmente pelos capítulos em uma busca incansável pela verdade e os segredos de cada personagem.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2015/01/nao-voltaras-hans-koppel.html

Alicer 18/11/2014

Espera mais
Li até a metade do livro e abandonei - a história em si é interessante porém a forma como é narrada tornou o livro desinteressante e cansativo.
Thamyres Andrade 30/01/2017minha estante
Terminei de ler agora e achei o mesmo que você.

Psychobooks 21/07/2014

Eu gosto muito do gênero policial, sempre que vejo um novo lançamento fico interessada na leitura e quando é literatura nórdica espero uma leitura mais 'brutal'. Então, quando comecei a ler 'Não Voltarás' minhas expectativas estavam bem altas e elas não foram correspondidas.

- Enredo

Ylva acabou de mudar-se com seu marido Mike e filha para uma cidade litorânea. Certo dia, depois do trabalho, ela simplesmente não volta para casa, como ela tinha falado para o marido que talvez fosse tomar alguns drinques com as colegas de trabalho, Mike não se preocupou até a manhã seguinte quando percebeu que a esposa não tinha dormido em casa. Há alguns anos Ylva teve um affaire com outro homem, Mike começa a se perguntar se ela teria ido para a cama com alguém e dormido por lá, ele liga para a colega de trabalho da esposa e ela diz que Ylva se despediu deles dizendo que iria para casa. Mike avisa a polícia e começa a 'investigação' para saber o paradeiro de Ylva.

O que ninguém desconfia é que Ylva está a apenas alguns passos de casa, ela foi sequestrada por um casal - que está relacionado ao seu passado -, e eles a mantém em cativeiro no porão à prova de som. Depois de tentar encontrar uma forma de fugir ou conseguir ajuda, Ylva passa meses cativa, sendo abusada sexualmente, psicologicamente e acompanha seu marido e filha por uma tela de televisão que está conectada à uma câmera direcionada para sua casa.

- Narrativa e Desenvolvimento do enredo

A narrativa é feita em terceira pessoa, sob o ponto de vista de vários personagens. Os capítulos são curtos e o ritmo de leitura é bem acelerado, no entanto os momentos mais tensos duram pouco e as cenas mais fortes não são bem descritas ou gráficas.
Um dos pontos altos do livro fica pelo 'suspense' em saber o motivo do casal ter sequestrado Ylva, o que ela fez no passado para 'merecer' esse castigo. Com as informações que a autora forneceu logo no começo, eu comecei a encaixar as peças e logo desconfiei do que tinha acontecido no passado de Ylva, por isso fiquei um pouco frustrada quando no final do livro não fui surpreendida ao ler exatamente o que eu tinha imaginado.

Quando leio um livro policial/suspense, gosto de ser surpreendida pelo autor com uma reviravolta ou uma revelação inesperada e nesse aspecto 'Não Voltarás' não teve sucesso. A finalização dos personagens é ousada e eu gostei.

- Concluindo

'Não Voltarás' é um livro mediano, acredito que irá agradar mais as pessoas que não gostam de cenas mais cruéis e gráficas. O autor apresenta os fatos de uma forma direta, sem elaborar descrições de cenas ou os personagens. Não consegui me conectar com nenhum personagem, não senti simpatia pelo Mike ou pela Ylva, mas com certeza odiei o casal que a sequestrou.

site: www.psychobooks.com.br

Dri 17/07/2014

Não Voltarás
Posso dizer que o livro já começa interessantíssimo: com um assassinato a sangue frio! Cabeça aberta a marteladas!!! Desculpem-me se parece à vocês que sou uma louca psicótica, mas adoro uma boa ação e um pouco de sangue num livro.

Imaginem ser sequestrado e encarcerado em uma casa em frente à sua? Pois é o que acontece com Ylva. Depois de passar um tempinho com uns colegas, acaba encontrando um casal de conhecidos. Logo ela sente que algo está errado, mas aceita a carona que eles oferecem. Então o óbvio acontece, eles a sequestram e a levam para o porão da casa deles com uma TV que mostra tudo o que acontece em frente a casa de Ylva. Lá a pobre coitada é humilhada, agredida, estuprada... enfim, tudo o que há de pior.

“O choque fez o corpo de Ylva se arquear. A dor era paralisante, e ela não conseguia nem gritar. Um momento mais tarde seu corpo relaxou e se dobrou ao meio, com a cabeça contra a coxa do homem. Ela ficou surpresa de ainda estar respirando, pois nada mais parecia funcionar.” pag. 25

O que mais me deixava salivando pra ler o livro era: exatamente o que Ylva fez no passado para que os seus algozes quisessem puni-la? E várias outras perguntas surgiam... Lembram-se do cara que morre com golpes de martelos na cabeça? Pois bem, será que existia uma relação? O que elefez pra morrer? O que Jorgen (personagem secundário) tinha a ver com a trama?

Sei que o que vou falar pode parecer um pouco cruel, mas não tive pena da Ylva, ou pelo menos não tanto quanto se deve ter pela mocinha quando sofre tal brutalidade, só sentia quando ela era estuprada – algo tão repulsivo e desumano -, não sei mas talvez pode ser que tenha a ver com o fato de que a todo momento pensava que se estava ali era porque algo de ruim ela fez no passado e estava “recebendo o troco”. A angústia de Mike para encontrar sua esposa e o amor que ele devota à sua filhinha Sanna me deixou mais tocada do que o sequestro em si...

Os capítulos são rápidos, sem o excesso de detalhes que faz qualquer um cansar de ler, porém achei que faltou algo... talvez foi a minha falta de emoção e compaixão com Ylva ou por que criei grandes expectativas por ser um suspense policial e achava que seria algo mais parecido com Segunda Sombria, outro livro de gênero similar... Não sei! Mas posso garantir que não me arrependo de ler Não Voltarás nem por um segundo! Tive raiva do casal de sequestradores, tive pena de Mike, achei a polícia uma lerdeza só! Foram tantos sentimentos que me fazem recomendar essa leitura, sem dúvida nenhuma.

site: http://mylivrofavorito.blogspot.com.br/2014/05/resenha-nao-voltaras-hans-koppel.html