Não Voltarás

Não Voltarás Hans Koppel

Resenhas - Não Voltarás

Bianca S 26/03/2024

Nâo é um suspense
O livro é muito bem escrito, prende o leitor, é uma leitura fluida e agradável, mas nao leia esperando que é um suspense, pq não é (pelo menos nao oq eu considero ser suspense)... não tem plot, não tem reviravolta, não tem surpresas. vc meio q sabe oq esperar e oq vai acontecer, mas mesmo assim, voce vai querer ler pra saber como vai se desenrolar, a história nao deixa de ser interessante por isso.

agora eu (pra variar, nos livros escritos por homens) me incomodei um pouco na forma que o autor se refere às mulheres em alguns momentos. dá pra perceber q o autor é um homem por esse aspecto e também pelo aspecto q vou mencionar abaixo, pq achei a vingança em si machista.

enfim... independente disso e doq eu vou falar abaixo, o livro é bom, mas vc precisa relevar as questões sexistas e não esperar nenhum plot, só leia pela história mesmo.
a forma que a historia é conduzida tb eh mt boa.

SPOILER ABAIXO - ALERTA

então. a vingança do povo consiste em matar os caras e prender e violentar a unica mulher envolvida na filha da putagem que os 4 fizeram. a minha pergunta é: pq não violentaram também os caras q, de fato, violentaram a menina? pq eles tiveram o beneficio de ter uma morte rapida? fiquei indignada com isso... outra coisa... serio q o cara ficou excitado com uma das responsaveis pela morte da filha dele? a ponto de depois tb ficar (pelo menos me parecia) com peninha dela e gostar de ficar visitando ela? sério???

Lu 21/05/2015

"Não Voltarás" é o tipo do livro que te prende desde a primeira página, assim como diz na sinopse. Adoro Thriller e livros policiais, quando vi que se tratava de algo que eu gosto, tratei logo de começar a ler e não consegui parar até descobrir o que estava, realmente acontecendo.

Ylva é sequestrada por algo que fez quando era adolescente e durante todo o livro, você acha que Ylva não merece nada do que esta acontecendo com ela. Ninguém deveria ser mantido em algum lugar contra a sua vontade e sofrer violência tanto física quanto psicológica como Ylva sofre durante todo o livro, mas quando você descobre o que ela e os amigos fizeram na adolescência, te faz pensar se ela não mereceu mesmo o que acontece com ela.

Ylva é uma das grandes culpadas pela tragédia na vida de seus sequestradores. Ela foi omissa, ruim, maldosa, uma verdadeira vadia e seus amigos também. Síndrome de Estocolmo a parte, Ylva é mantida em cativeiro por mais de um ano enquanto seu marido continua a viver a trancos e barrancos, sendo, aos olhos dos outros, o único culpado pelo desaparecimento e morte de Ylva.

Confesso que, normalmente, consigo adivinhar o final dos livros policiais lá pelo terceiro ou quarto capítulo, mas Hans conseguiu me surpreender com os capítulos finais como nenhum outro livro policial. O que se espera, é que Ylva saia ou que alguém a descubra em seu cativeiro e tudo fique bem de novo com Mike e sua filhinha, mas o autor tem muitos outros planos para eles.

Uma coisa que fiquei me perguntando o livro todo, era pra que servia o personagem de Calle Collin, um jornalista meio fracassado, meio sortudo que fica as voltas com seu amigo Jörgen Petersson que sofreu muito Bulying da "Gangue dos Quatro" a qual Ylva fazia parte. Calle chega a duvidar da inocência do seu amigo durante o livro, mas ele é uma grande peça, alguém que poderia ter evitado muita coisa caso a policia tivesse lhe dado ouvidos.

"Não voltarás" tem uma narrativa leve e intrigante que te leva facilmente pelos capítulos em uma busca incansável pela verdade e os segredos de cada personagem.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2015/01/nao-voltaras-hans-koppel.html

Nathalia 05/06/2015

Muito bom.
Gostei muito do livro e da forma como Hans Koppel nos intriga, surpreende e estarrece. Quase o livro inteiro eu fiquei com pena de Ylva... No entanto no finalzinho fiquei me perguntando se realmente ela não mereceu, enfim recomendo, foi o primeiro thriller que li e adorei.

Josiane 18/07/2015

“Cara!, tem uma mulher correndo na floresta e o título é realmente intimidador...”
Não Voltarás é o tipo de livro que eu bato o olho na capa e logo vejo aquele título aparentemente intimidador, do qual não consigo tirar da mente.
Lendo a sinopse só confirmei as minhas expectativas. Mas só parei para lê-lo mesmo depois que eu já tinha me esquecido dela, mas ainda estava com todo aquele gás literário para devorá-lo.
Cara!, tem uma mulher correndo na floresta e o título é realmente intimidador, de me fazer ansiar por ótimos personagens com o psicológico totalmente perturbador e que me tiraria o sono, mas só isso.
Que desejar mais inquietante esse. Mas é o que os thrillers psicológicos têm feito comigo ultimamente.
Voltando a ler a sinopse agora, vejo o quão angustiante é.
Hans Koppel é um autor sueco, e este não é seu nome verdadeiro, e sim seu pseudônimo. O que me deixou bastante curiosa por saber mais dele.
Não Voltarás é um livro narrado em terceira pessoa – o que ao chegar ao fim me fez querer que fosse ao contrário – e que contará a história de uma mulher que não voltou para casa depois do trabalho. Ylva tem um histórico totalmente negativo, fazendo com o marido suspeite da fidelidade dela. Lendo o livro você entenderá.
A narrativa é carregada de sentimentos conflitantes e contém descrições bastante pesadas.
Aqui não é fácil se apegar a um personagem, apenas ao longo da leitura isso será possível, e ainda assim muito supérfluo. Eu digo isso pela Ylva. Não consegui sentir empatia. E quanto aos sequestradores, me senti enojada. Mas a verdade é que não é o tipo de livro que você se sentirá no dever de ficar do lado de alguém. Nem de se ver na pele deles. É difícil explicar, mas o fato é que eu não tive uma empatia muito bem desenvolvida com os personagens.
Não há suspense que te fará um detetive. O autor deixa claro e apenas confirma as nossas suspeitas ao longo da leitura – o que não te torna acorrentado a ela. Lendo-o até o fim eu esperava por algo mais além do óbvio, mas talvez para alguns leitores tenha servido para um concreto desfecho.

Su 07/09/2015

A incerteza realmente é a pior parte...
O que pensar do desaparecimento de uma esposa que já teve um histórico de traição? A história de Ylva e Mike começou bem, mas a rotina do cotidiano e o gosto pelo flerte de Ylva fez o relacionamento dos dois perder a melhor parte de um casamento, deixando no lugar, cobranças, inseguranças e medos...
No último dia em que Mike viu a esposa, Ylva diz a ele que talvez sairá com as colegas do trabalho após o expediente para um drink. No final do dia, ela muda de ideia e decidi voltar para casa, mas simplesmente não retornou mais. Além de todas as interrogações que aparecem na mente de Mike, as perguntas da filha Sanna sobre o retorno da mãe o deixam totalmente sem saber o que pensar.
Mediante a traição do passado, todos acham que Mike sabe mais do que diz e pior, chegam a suspeitar que ele tenha algo a ver com o sumiço da esposa.
A história é simples e envolvente. O desenrolar da trama vem aos poucos e tudo faz sentido, ou quase tudo, porque a mente doentia por vingança simplesmente não tem explicação. O livro nos leva a pensar nos casos verídicos e como deve ser terrível simplesmente alguém sumir e não se ter as respostas do que realmente aconteceu...

Quel 27/01/2016

Um suspense angustiante, chocante e perturbador!
resenha aqui>>> https://colecionandohistoria.wordpress.com/2016/01/23/nao-voltaras-hans-koppel/
Jessica599 28/01/2016minha estante
Eita! Fiquei curiosa!

Jhonata 02/03/2016

Um ótimo suspense, mas longe de ser impressionante.
A história é relativamente boa. No entanto, como já disseram, ao final do livro, resta-nos a decepção, principalmente ao saber o que motivou o casal à cometer tal atrocidade com Ylva. Eu realmente achei que o final poderia ter sido melhor, mas foi bem escrito, com palavras simples, capítulos pequenos e a junção das 3 histórias paralelas foi fantástica. Recomendo!

sandra 04/09/2016

O livro narra a estoria de um sequestro, mas os personagens são meio confusos. O autor não explica como tudo começou, achei o Mike um fraco, a policia ineficiente, O final deixou a desejar, é um livro que deveria ter sido melhor trabalhado pelo escritor.

Luna 17/12/2016

O suspense sueco que você respeita
Não Voltarás é um daqueles livros que te deixa pensando na história mesmo após você terminar a leitura, precisei de alguns dias para digerir essa história e começar a escrever essa resenha. A abordagem do autor Hans Koppel sobre o tema central do livro – vingança – e a perspectiva de vítima foi elaborada de maneira genial, brilhante, sensacional!. Afinal, temos 291 páginas narrando a história de Ylva, contra apenas três (as três últimas, é claro!) contando o que de fato ocorreu com Annika, que mesmo morta há anos, motivou seus pais a buscarem vingança.
Na capa, uma mulher fugindo por uma floresta: Será que Ylva escapará? Voltará para seu lar, ali, do outro lado da rua? Não Voltarás é um Thriller psicológico extremamente instigante com seus sessenta e três capítulos.
Mike Zetterberg vive numa cidade praiana na Suécia com Ylva, sua esposa, e a filha do casal. Uma noite, Ylva não volta para casa depois do trabalho. Mike acha que ela foi para um happy hour com as amigas depois do expediente, mas quando ela não aparece na manhã seguinte, ele começa a se preocupar. Diante do desespero e tento que manter tudo o mais normal possível para não assustar a filha, Mike precisa lidar com a desconfiança da polícia e nem desconfia que sua esposa está viva e presa num porão do outro lado da rua, a apenas alguns passos da sua casa. Ylva foi sequestrada e agora faz parte de uma trama horripilante de vingança e punição e sua única ligação com o mundo exterior é uma tela de TV que permite ver sua familia. Claro que eles não podem vê-la e muito menos ouvir seus gritos desesperados de socorro.
Angustiante, não é mesmo? Super recomendo para aqueles que amam um bom suspense!

Jojo 17/03/2021

Foi bom mas esperava mais, gatinho (estrupo)
Essa thriller tinha tudo para ser incrível, mas infelizmente não foi. A história é incrível uma mulher que fica presa em um porão de uma casa, na frente da sua própria casa; infelizmente o autor não soube desenvolver bem o enredo e os personagens. Eu leio muito thriller então algumas coisas eu já sei como funciona.
Mas pra você que lê pouco eu indico, tem cenas bem descritivas de estrupo, os policiais são péssimos, dá vontade de ir la socar a cara deles, nada muito diferente dos policiais reais.

Uma parte boa é que ele é fácil de ler, a leitura flui muito bem.

karol 16/09/2021

Ylvia fez algo de ruim no passado. E agora ela é sequestrada por seus vizinhos que moram quase em frente à sua casa.
E os outros 3 membros do "clube dos quatro" estão mortos.
Qual é o segredo que Ylvia esconde?

Eu adorei o início do livro, as diferentes narrativas, os personagens irônicos e com humor ácido.

Pela metade do livro foi ficando monótono, nada muito relevante acontecia. Mas mesmo assim o final foi bem satisfatório.

Acho que daria um bom filme também

Contém gatilhos de sequestro e violência sexual.

Rebecca.Cruz 10/02/2022

Meeh
Leitura bem rasa, tanto de personagens quanto enredo, um suspense genéricomais do mesmo de outros livros. Lado bom que leitura é rápida, sem muita plot

AlessandraD. 27/09/2022

Uma trama que começa muito bem, prendendo o leitor, e aguçando a curiosidade. Porém, seu desenrolar fica um pouco monótono, apesar do enredo ser muito bom.
Mas o final é de dar raiva.

Mariane 10/10/2022

É um suspense interessante
Uma mulher foi sequestrada e ficou presa no sótão da casa vizinha a dela. Em uma tv mostrava filmagem de uma camera de segurança da frente de sua casa em que ela via o marido e a filha enquanto estava presa

Os acontecimentos do livros são explicados, cada personagem desenvolve um papel. Apenas o final que achei previsível