Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Franco 03/11/2021

Teoria interessante, mas a prática...
Como muitos livros de autoajuda, traz uma premissa teórica interessante, mas, na prática, derrapa nos percalços do mundo como ele é.

É claro que é interessante buscarmos uma comunicação não-violenta. E existe um sentido bacana (e até mesmo filosófico) na premissa central do livro, a saber: entenda as necessidades (suas e das pessoas com quem você se comunica).

Essa premissa rende bons exames de consciência e pode até te ajudar a sair de algumas situações delicadas. Mais do que sair de situações delicadas, pode ajudar a entender até alguns dramas pessoas que você vive consigo - algo do tipo 'por que fulano me irrita tanto?' ou 'por que o que ele disse me deixou tão transtornado' ou ainda 'por que sinto isso ou aquilo com relação ao meu trabalho/família/etc'.

O problema começa quando isso tudo sai da reflexão e tenta entrar na vida como ela é. E piora quando o autor sugere que aquela premissa pode funcionar tanto ao lidar com as miudezas familiares quanto no lidar com racistas, criminosos, deprimidos e por aí afora, como se fosse uma pílula mágica contra todos os males.

Bem, é no mínimo temerário (para não dizer outra coisa) usar de situações históricas e culturais super densas como exemplos de problemas passíveis de resolução com o tal do 'foque na necessidade'...

Em suma, o livro descreve supostas aplicações práticas que lembram mais um mundo encantado - ou pelo menos um mundo em que todo mundo leu 'Comunicação não-violenta' e adotou sua abordagem como verdade universal inscrita em pedra.

Vale ler pela reflexão teórica suscitada, mas é uma leitura (como tantas outras de autoajuda) que deve ser feita sem tirar o pé da realidade: o mundo é um lugar feio e complicado demais para soluções simplistas, individuais e psicologizantes como a aqui apresentada.

Bia 01/07/2020

Presente
Recebi esse livro como um presente da empresa, trabalho com SAC e este livro me ajudaria na comunicação com oa clientes, de forma a melhor atende-los.

Amei esse livro de todas formas possíveis. Será muito dificil colocar tudo em prática, terei que ler mais algumas vezea, porém de primeiro, já aprendi muito.

Sinto a necessidade de prensentear as pessoas com este livro lindo pois precisamos desse conhecimento em nossas vidas. Tanto na parte profissional quanto no pessoal.

É estranho como não nos conhecemos e não sabemos expressar nossos sentimentos, com esse livro conseguimos nos conhecer melhor e ao próximo.
Bianca 01/07/2020minha estante
Um livro necessário

jg4br1el 14/05/2021

Prático
O conceito da CNV é bem interessante, e o livro torna, com exemplos ( acho que tem até demais ) e modos de ação, esse conceito simples de ser aplicado. Simples, porém não fácil, pelo fato de levar tempo para ser totalmente apreendido, e esse tempo vai variar de pessoa para pessoa por conta da natureza de cada. Recomendo para quem quer aprender a ouvir e se comunicar, mas lembre-se que é um livro que se aproxima de um livro técnico, apesar da leitura ser leve.

Kauan.Costa 19/07/2022

Ótimo
Um livro essencial a todos, cada um tem suas necessidades e, muitas vezes, esquecemos dela e achamos q somos um peso por querer algo que nos satisfaça. Para tanto, devemos atentar para nossas carências e satisfazê-las, para que não nos tornemos pessoas frustadas e insatisfeitas e que, constantemente, apenas sirvam aos outros.
Pagethroughh 19/07/2022minha estante
Esse livro devia ser leitura obrigatória! Muito bom mesmo.

Ângela Bittencourt Cardoso 10/08/2022

Sobre um novo jeito de lidar
Ouvir somente com os ouvidos é uma coisa. Ouvir com o intelecto é outra. Mas ouvir com a alma não se limita a um único sentido — o ouvido ou a mente, por exemplo. Portanto, ele exige o esvaziamento de todos os sentidos. E, quando os sentidos estão vazios, então todo o ser escuta. Apesar de todas as semelhanças, cada situação da vida tem, tal como uma criança recém-nascida, um novo rosto, que nunca foi visto antes e nunca será visto novamente. Ela exige de você uma reação que não pode ser preparada de antemão. Ela não requer nada do que já passou; ela requer presença, responsabilidade; ela requer você.

Marco 29/06/2021

Uma boa abordagem, com bons exemplos de diálogos para executar a CNV. Porém me parece um processo longo e que exige bastante reflexão até nas conversas do dia a dia

Marcos 19/05/2023

Um reforço
Esse segundo livro serve mais como um reforço para o primeiro sobre Comunicação Não Violenta. Muito do que tem aqui, está contido no outro livro. Recomendo a leitura após ter lido o outro e, depois de um tempo tentando utilizar a CNV, lê-lo para atualizar a memória.

Joy 13/09/2020

Necessidade Básica de Leitura
Livro espetacular. Inclusive, aquele tipo que, por mim, todo ser humano deveria ler para uma melhor relação com o próximo. Incrível, inspirador e do meu estilo favorito: aquele que encho de marca texto.

Lari 20/05/2020

Uma forma amorosa de se transmitir
O autor traz uma forma amorosa de transmitir quem você é para os outros e também nos convoca a refletir como nós recebemos a mensagem das outras pessoas. É mais uma forma de se conectar com os outros.

Jeffez 30/03/2023

Entender a CNV
A CNV (comunicação não violenta) nos ajuda a entender a melhor forma de como podemos expressar nossos sentimentos e o que desejamos, sem precisar utilizar brutalidades e violência.
E observar e compreender como as pessoas se sentem.

O livro vem com exemplos e exercícios a serem praticados no dia a dia.

Ele trás contextos em que as pessoas colocam em prática a CNV e como o diálogo delas são.
você vê como uma pessoa instruída se comunica (no caso dele um psicólogo).
E você entende que não tem essa clareza de pensamento para se expressar dessa maneira, já que não temos essa facilidade de expressarmos o que sentimos e muita das vezes nem conseguimos em momentos de estress lembrar de como podemos parar e refletir nossos sentimentos.

A leitura pode se tornar chata em determinados momentos. mas o que você pode absorver desse livro e por em prática, muda algumas formas de pensamentos que você tem e isso é muito bom!
Aprender a seu modo como por em prática na sua realidade e como fazer o mundo se tornar melhor a partir de você, é um ótimo começo!

Guilherme.Rodrigues 18/03/2021

Nos apresenta a importância de uma boa comunicação.
O autor me passou uma visão totalmente nova sobre a comunicação, uma visão que acredito muitos de nós acabamos passando a vida inteira sem se quer perceber.
Por conta disso sofremos muito ao se comunicar de forma superficial com o outro, sem estabelecer uma conexão e empatia em nossas relações.
Um livro muito recomendado a todos que buscam ter relações mais saudáveis não só com as pessoas a sua volta, mas também consigo mesmo.

Maro 21/03/2021

Racismo não é um problema meramente comunicativo
Não posso dizer que não aproveitei nada do livro: os quatro princípios da CNV são úteis, se você tirar o sumo.
A ideia de ser específico sobre cada um deles na abordagem também me foi muito interessante, pois minha compreensão de ser compassivo sempre foi o contrário. Eu até poderia falar mais sobre isso, mas o lado ruim me foi tão gritante que fica difícil enaltecer o que foi bom.

O livro vira um grande show em que o autor demonstra exemplos de interferências dele em que tudo se desenrola tão convenientemente que você praticamente precisa acionar a suspensão da descrença se quiser continuar lendo.

Os piores de todos são os exemplos que abordam questões raciais. Eu acho que o assunto foi tratado de forma leviana e com uma tremenda falta de responsabilidade. Se foram casos inventados pra agregar público e "ampliar" o alcance das técnicas, isso já é péssimo. Mas se aconteceu de verdade, consegue ser PIOR AINDA. Digo, que bom que houve mediação das situações, mas eu duvido que elas tenham sido resolvidas de fato.

Primeiro, o racismo não é simplesmente uma questão de comunicação. Isso é óbvio, mas em nenhum momento é dito no livro, no qual o autor parece querer apenas fornecer comprovação atrás de comprovação do método, das situações mais simples às críticas. Pode ajudar? Sim. É a solução pra tudo? Muito provavelmente não.

Segundo, nos exemplos dados, as vítimas do racismo é que são orientadas a repensar sua comunicação. Quer dizer, sem um debate mais aprofundado da temática, o texto praticamente parece dizer que pessoas negras são agredidas verbalmente por não saberem se expressar. Você entende o tamanho do absurdo?

Uma situação em particular narrada me fez soltar fumaça das ventas: o caso em que um chefe foi acusado de ser racista por seus funcionários. O autor supostamente orientou os funcionários a formular pedidos específicos para apresentar ao chefe, como "gostaríamos que você não tratasse seus funcionários negros por 'essa gente'". VOCÊ TÁ ME ENTENDENDO O ABSURDO? Por que em nenhum momento foi questionada a comunicação violenta DO CHEFE? Por que a intervenção não foi com O CHEFE, já que a acusação era uma resposta à violência DELE? (que, sendo racista, não é somente uma violência comunicativa, verbal, mas também muito mais profunda) O chefe, segundo narra o autor, deixou de se referir aos seus funcionários negros daquela forma, mas você acha que ele deixou de ser racista? Será que ele apenas não redirecionou seu racismo pra outros tipos de violência? (ex.: prejudicar o desempenho de carreira, espalhar boatos etc.)

Resultado: li "Comunicação não-violenta" e sai PUTA DA MINHA VIDA, com vontade de escrever um livro chamado "Comunicação violenta".
Yasmin 22/03/2021minha estante
Maroooooo, que saudades de você! Cê num usa mais o twitter/insta, né?

Maro 22/03/2021minha estante
Minnyyyyy, saudades também! Larguei as redes sociais em nome da minha sanidade mental hahahah como cê tá? Menina, outro dia até te mandei um e-mail, mas não sei se você ainda usa aquele

Yasmin 22/03/2021minha estante
Não julgo, ainda mais neste período. Só serve pra gerar revolta. Eu uso, mas não vi nada aqui, até limpei a caixa esses dias que tinha mais de 1900. :( Se der, mande novamente pls.

Yasmin 22/03/2021minha estante
E estou seguindo. A vida anda muito turbulenta. É resolvendo um problema e aparecendo 2. rssssss e você?

Maro 25/03/2021minha estante
Também assim! Um leão por dia! Reenviei o e-mail pra ti

Belos 13/12/2021

O livro mistura a experiência da psicoterapia com uma narrativa de casos e aplicações do conceito em várias esferas da sociedade. Livro muito interessante e para refletir sobre as atitudes humanas (não só as do leitor).

laylinha 08/06/2021

Desenvolva empatia
Deveria ser leitura obrigatória, já que raramente conseguimos nos expressar corretamente. O livro ensinar a analisar não só o que está sendo dito, mas o que está por trás da fala, do olhar e da necessidade. Aborda a importância da empatia, tanto com nós mesmo, quanto com os outros, o que fez eu me entregar ainda mais para a leitura, visto que esta é uma dos pilares em minha vida.