Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Rachel Bgs 01/11/2023

Comunicação não violenta
É uma das melhores referências em autoajuda e relacionamentos. Escrito por um psicólogo renomado, o livro trás exercícios e exemplos para melhorar a nossa compreensão de como funciona a CNV. Acredito que a mensagem dele tem o poder de enriquecer universalmente as relações de qualquer pessoa, com outros seres humanos e consigo mesma, portanto recomendo para todos.

Pitanga.Oliveira 30/10/2023

Comunicado não Violenta - Essencial em dias tão difíceis
Por um acaso comecei a leitura por influência de um tio, confesso não ser do meu feitio ler livros que não necessariamente te contam uma história (seja ela ficcional ou não), mas gostei de ter lido esse e acho que inclusive devo reler.

Começaremos pela escrita: funcional, simples e eficaz. Te proporciona uma leitura rápida e fluída, sem se prender a termos complexos e elaborados demais para quem não é do ramo de psicologia e afins. Uma leitura muito acessível a quem quer que leia. O público alvo desse livro é amplo, ouso dizer que todo ser humano social deveria ler.

Não digo que sou 100% adepta aos conceitos apresentados e que mudei completamente meu jeito de ser e agir, mas me fez repensar em muitas coisas, questionar certas palavras usadas em meu dia a dia e a forma como me expresso aos demais.

Através de situações cotidianas o livro te mostra como somos extremamente violentos e violados pelo forma que nos comunicamos, como é fácil culpabilizar o outro pelos nossos sentimentos e reações e como a fala pode ser restaurativa.

cami chaurais 24/10/2023

"Nunca ande enquanto puder dançar"
Este livro é um divisor de águas! Muito didático, explicativo e clareia muitas questões sobre comunicação, empatia e amor ao próximo que muita vezes nos falta no dia a dia. Recomendo demais, e mais do que isso, recomendo que leia de peito e coração abertos para tanta coisa boa ????

Betania.ps 24/10/2023

Um grande ensinamento
Gostei bastante do livro! Ele oferece insights transformadores sobre como estabelecer conexões genuínas e resolver conflitos de maneira empática. Estou tentando usar o que foi ensinado e percebi uma diferença nas minhas relações. Recomendo!

Regina Lara 21/10/2023

Esperava mais do que histórias
As técnicas poderiam ser resumidas em 10 páginas, o resto são experiências do autor (que achei meio exageradas e miraculosas)

Ká - @shotdaspalavras 18/10/2023

Vivemos em um mundo complexo, cheio de conflitos, mal-entendidos e preconceitos, por isso é essencial buscarmos caminhos para melhorar nossa relação e comunicação com as pessoas.

Saber ouvir o que o outro diz e expressar claramente o que queremos dizer parece simples, mas não é.

Esse livro traz uma reflexão sobre como nos relacionamos com as pessoas, seja pessoal ou profissionalmente falando.

Não é um livro para ler de uma vez só, até pela complexidade que o tema envolve. Por aqui funcionou muito bem ler aos poucos e marcar trechos para eventuais consultas.

Leitura obrigatória para um mundo com mais empatia e conscientização.

gabreway 18/10/2023

Que livro!
O livro é cheio de conteúdo profundo e ensinamentos sobre a comunicação interpessoal. Ouvi através do audible, mas vou precisar comprar, ler, grifar, anotar?
Acredito muito que se as pessoas aprendessem a se comunicar da forma correta (de forma não violenta) o mundo seria um lugar melhor.
Tenho muito ainda o que aprender!

Meiri 18/10/2023

Reflexão
Trata-se sobre os sentimentos a imagem do receptor sobre as palavras.

Esse livro te dá uma noção sobre abordagem e comunicação com o outro, a linguagem deve ser mais empática e menos raivosa.

abacaxeira 18/10/2023

Cuote:

"Palavras são janelas ou paredes.
Elas nos libertam ou nos aprisionam"
- Marshall B. Rosenberg

Carla.Parreira 18/10/2023

Comunicação não violenta
Eis um pouco do que aconselha o livro: observar sem avaliar é a forma mais elevada de inteligência humana. Quando combinamos observações com avaliações os outros tendem a receber isso como crítica e resistir ao que dizemos. Ao nos permitirmos ser vulneráveis por expressarmos nossos sentimentos, ajudamos a resolver conflitos. É preciso distinguir a expressão de sentimentos verdadeiros de palavras e afirmações que descrevem pensamentos, avaliações e interpretações. Quando o verbo sentir é seguido de pronomes como eu, você, ele, ela, eles, isso, que, como ou como se, o que se segue geralmente não é o que se possa considerar um sentimento. Julgamentos, críticas, diagnósticos e interpretações dos outros que tecemos são todas expressões alienadas de nossas necessidades. Ao invés de julgamentos, devemos ligar os nossos sentimentos a nossa necessidade. Quando expressamos nossas necessidades, temos mais chances de vê-las satisfeitas. É assim que assumimos a responsabilidade por nossos sentimentos. Ao nos relacionarmos com os outros, a empatia ocorre somente quando conseguimos nos livrar de todas as ideias preconcebidas e julgamentos a respeito deles. Empatia é dar espaço para o outro se expressar completamente e sentir-se compreendido sem que lhe demos conselhos ou encorajamento, é não acharmos que temos que consertar a situação da vida alheia. A cada escolha que você fizer, esteja consciente de que necessidade ela atende. Temos compaixão para conosco quando conseguimos acomodar todas as partes de nós mesmos e reconhecer as necessidades e valores expressos por cada uma dessas partes.

Francienne.Simas 13/10/2023

Pois é?
Não foi meu livro preferido da vida não, acredito que poderia ter sido escrito de uma forma diferente, que ensinasse de forma mais eficiente a CNV.

Mas com certeza traz um excelente aprendizado, e deveria ser uma leitura obrigatório na área de educação.

Valeu a experiência!

Celaro 12/10/2023

Socialização e melhora interna
Importante ferramenta para melhorar a socialização e a nós mesmos. Os inúmeros diálogos transcritos e casos, a mim fez a leitura não fluir do modo que aprecio.

Le_deleitura 03/10/2023

Compreender e estabelecer uma comunicação que enriqueça as pessoas é fundamental! Combater a nossa culpa, os julgamentos e desenvolver a compaixão, é fundamental. O livro é muito bem escrito e editado. Leitura que realmente ajuda a realizar a comunicação não violenta (cnv).
?A compreensão, bem como, colocar-se no lugar da dor do outro, atrás das ações e palavras ditas e tentar analisar isso em necessidades, para podermos compreender e tentar consertar a situação.

Natalia.EloA 28/09/2023

"A CNV nos ajuda a evitar conflitos, bem como a resolvê-los pacificamente. A CNV ajuda a nos concentrarmos nos sentimentos e necessidades que
todos temos, em vez de pensarmos e falarmos segundo rótulos desumanizadores ou outros padrões habituais - que são facilmente ouvidos como exigências e como antagônicos,
e que contribuem para a violência contra nós mesmos, os outros e o mundo à nossa volta. A CNV capacita as pessoas a se envolverem num diálogo criativo, de modo que elaborem suas
próprias soluções plenamente satisfatórias."

Fácil??? Nem um pouco. Lendo esse livro percebi o quanto nossos costumes e linguagens são violentos.

Não foi uma leitura fácil e fluída, mas com certeza vou levar muitos dos conceitos apresentados para a vida.

Shirley 27/09/2023

"JULGAMENTOS MORALIZADORES

Um tipo de comunicação alienante da vida é o uso de julgamentos moralizadores que subentendem uma natureza errada ou maligna nas pessoas que não agem em consonância com nossos valores."