Coração das trevas

Coração das trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Mikael_13 22/08/2022

Essa foi uma história sobre a qual eu não sabia o que esperar, mas no fim, gostei da leitura. É uma escrita crua e em alguns momentos bem chocante! O HORROR! O HORROR!

Raissa.Paes 21/08/2022

Coloquei esse livro na lista de leitura, pois gostei da capa (sim, eu julgo um livro pela capa). Mas me decepcionou profundamente, porque se mostrou arrastado e desinteressante.

Moacir 19/08/2022

O horror
"O Horror, o horror". Foi o que Kurtz viu no Congo, certamente. O horror escancarado na carnificina, escravidão, desumanização dos povos africanos, neste caso especial do povo de Congo; desumanização promovida por um rei Leopoldo que declarou aquele povo como propriedade sua, aquele país como sua casa de campo.

O horror, o horror!

Ana Tambara 17/08/2022

Muito além do coração e das trevas.
Um livro muito bom que mostra a realidade problemática da colonização, mas assumo, sem os pósfacios esse livro não seria tão bom. Achei que a escolha dos autores e principalmente o Almeida, deram muito peso pra edição e para eu gostar do livro. A edição é belíssima e as ilustrações ajudam a entender a história em momentos não tão compreensíveis. Gostei muito e recomendo, porém creio que será uma leitura arrastada para a maioria.

Greg 16/08/2022

Densidade
Talvez o título da resenha soe confuso a primeira vista, mas esse livro pesa. Essa leitura pesa. Se torna densa, complexa, intrincada, pois estamos falando de um homem a caminho de outro homem, que supera várias expectativas. Mas o que não é contado ao homem antes da viagem começar é que esse que ele busca, de certa forma enlouqueceu. E é isso que vai acontecendo ao nosso narrador.

A edição da Antofagica tem uns dois posfácios que ajudam a entender as nuances do livro e da mais detalhes das coisas que a narrativa só pincela.

E quando você terminar de ler, terá a impressão que você também voltou da jornada do Marlow e isso foi tão denso, tão intenso que daria até pra tocar.

Reina0 15/08/2022

Olhar para o abismo
Fica a grande dúvida se as trevas existem no homem desde que nasce ou é o lugar tenebroso e primitivo que faz elas surgirem.

Bruna 07/08/2022

Esperava mais
Este livro é um que, provavelmente, eu não teria lido se não tivesse sido recomendado e emprestado a mim.
Conta a história de uma incursão à África em busca de um caçador de marfim.
A narrativa constrói um personagem e uma antecipação pela entrada deste na história que não é, nem de longe, suprida.
A expectativa é de um cara incrível e corajoso, ganhamos um velho escravagista.
Enfim, li. Mas não curti.
Quanto só segundo conto na edição, ele é melhor que a história de título. Mas também tem seus toques e falas racistas.

Bruna 07/08/2022

Esperava mais
Conta a história de uma incursão à África em busca de um caçador de marfim.
A expectativa é de um cara incrível e corajoso, ganhamos um velho escravagista.
Enfim, li. Mas não curti.

Matheus 07/08/2022

Este livro é racista ??
Sim. "Coração das Trevas", livro de Joseph Conrad, publicado na forma de periódicos de uma revista ao final do século XIX, é um livro racista. Não que essa seja uma grande novidade ou característica difícil de ser percebida ao longo da leitura. Nada disso. O racismo presente nessas páginas é explícito e profundamente (profundamente!) enraizado. Portanto, qualquer comentário que eu viesse a fazer sobre esse livro não poderia (e nem deveria), deixar de considerar as implicações desse fato na estética da obra ou na minha experiência literária.

O primeiro ponto curioso, e talvez contraditório, sobre essa resenha é que, embora enfatize o racismo indisfarçável presente no livro, ela não pretende discutir se tal fato descontitui, ou não, os méritos que fizeram dessa obra um clássico. A principal advertência que se pretende fazer é a de que a obra, em si, também é uma profunda contradição e serve como um interessante documento histórico-literário dos impactos da ideologia colonial na forma (distorcida) com que os europeus enxergavam as populações não-europeias. Caso leia o livro, faça uma leitura crítica e atenta.

Pois bem. Ao se inspirar na sua experiência de excursão ao continente africano, Joseph Conrad retrata, através dos relatos do curioso Mr. Marlow, fragmentos da barbárie imperialista que, certamente, se confundem com suas próprias memórias. O mais desconcertante, entretanto, é que por mais incisivo que o autor seja nessas denúncias, ele parece acometido por uma grave miopia: ainda que sinta que algo tenebroso acontece naquelas "missões", sua visão de mundo racista e eurocêntrica (forjada pela ideologia colonial) o impede de enxergar a verdadeira natureza das "trevas" que tanto o amedronta.

Na mesma medida em que traz luz a certos aspectos doentios da "loucura colonial", Conrad constrói uma alegoria que, em verdade, só reforça preconceitos.

Todos os personagens negros do livro são descritos de forma animalesca, como selvagens que, embora muito parecidos com a forma humana, "não o fossem". A própria metáfora central da obra aborda o continente africano como um "coração das trevas" a ser desbravado por homens já "iluminados" (ó europeus, tsc tsc).

Para Conrad, é o contato com o "primitivo", com o "irracional", com o misticismo dos povos nativos e da natureza inexplorada, a fonte primordial dessa "loucura" que acomete os exploradore, e não o fato de estarem promovendo um genocídio ?, vejam só. Enfim, tudo nesse livro revela a miopia racista do autor (ele também um produto de seu contexto histórico)

Estefany 05/08/2022

Caligem
Joseph Conrad (o autor) era um marinheiro e se candidatou a uma vaga como capitão em uma embarcação que faria uma viagem pelo Congo. Estava programado de ele ficar por lá por cerca de dois anos, ele voltou em menos de seis meses por não aguentar mais estar no meio daquela barbárie. E, nove anos depois, ele escreve Coração das Trevas contando muito de sua experiência em forma de literatura.
___
Marlow está em uma embarcação com outros homens e resolve contar sobre uma antiga expedição que ele fizera para o Congo em busca do Kurtz, um explorador de marfim. "Mas para entender o efeito que aquilo causou em mim, precisam saber como cheguei aqui, o que eu vi e como subi o rio até o lugar onde conheci essa pobre criatura."

O relato inicia-se com ele se candidatando para ser arrais em uma embarcação que vai para a África. Ele consegue o emprego com certa dificuldade, tendo que recorrer a ajuda das mulheres - o que é uma vergonha.

Ele desce rio adentro no coração das trevas - e que trevas! Daí incia-se descrições e descrições de paisagens sombrias, de caligem, que fizeram eu me sentir sombria.

Ele está indo lá para descobrir o 'segredo' do Kurtz. Kurtz, sozinho, consegue obter mais marfim do que os outros exploradores juntos. Marlow pensa nele com uma espécie de veneração bem perceptível. Todos que falam sobre o Kurtz falam muito bem dele: "um agente de alta classe", "É uma pessoa extremamente marcante", "o sr. Kurtz era o melhor agente de todos, um homem excepcional, de grande importância para a Companhia", "Ele é um milagre", "É um emissário da compaixão, da ciência e do progresso... e Deus sabe mais o quê. Necessitamos de inteligência superior, compreensão e objetividade para nos orientar na tarefa imposta sobre nós pela Europa, por assim dizer." Percebem a veneração que todos tinham pelo Kurtz?

E toda a história resumidamente se baseia no Kurtz, em achar o Kurtz, em descobrir o método do Kurtz, em conversar com o Kurtz. Eu diria que ele é o protagonista, não o Marlow.
___
É um livro sombrio, a forma como tudo é descrito é sombrio, as descrições dos nativos são sombrias. Se tu estiveres lendo com atenção tu também ficarás sombrio.

É um bom livro para quem busca subjetividade. Se estás esperando muita ação procure outro livro, esse não serve. Se estás procurando mais diálogos do que descrições esse não é o livro para ti.

Henrique 24/07/2022

É bom se você permitir que seja...
O livro se mostra como uma grande narrativa contada pelo personagem criado por Joseph, como uma forma de representação da sua visão e experiências, Marlow, que é um marinheiro em companhia de outros personagens que existem apenas como espectadores para sua história. E assim segue-se o livro, um grande relato de Marlow (Joseph Conrad) sobre sua experiência ao trabalhar para uma companhia de exploração de marfim na região do Congo.

A história, em si, é simples e direta. Um homem adentra no coração da floresta a fim de encontrar um ser tido como mítico por grande parte do livro, tendo como fim e “clímax” a relação entre ambos. Conrad torna esta premissa interessante ao utilizar-se dos comentários de Marlow. Tudo ocorre de acordo com a visão do marinheiro, os sentimentos que dão vida à floresta, e, ao mesmo tempo, desumanizam certos personagens, tornando-os desde conceitos abstratos a divindades, que deixam a narrativa muito mais rica e profunda.
O que se inicia como uma mera exploração ao coração da mata, torna-se uma queda em espiral pelo âmago da maldade e irracionalidade do homem. Porém, Conrad não nos dá respostas, apenas questionamentos. Esta característica pode ser vista como ponto negativo da obra, mas acredito ser a intenção do autor; demonstrar o quão irracional e sem sentido o ser humano pode ser quando em ambiente tão hostil, em meio à desordem causada pelos próprios colonizadores, tidos como aqueles que trazem a civilização aos “selvagens”.

Coração das Trevas é uma narrativa muito rica em interpretação e conceito, porém é refém do leitor. Refém, pois necessita que o leitor esteja disposto a buscar significado em suas subjetividades; para aqueles desinteressados nisso, buscando apenas uma leitura simples, encontrarão um livro que se mostra mal escrito e lento. Em contrapartida, leitores que buscam densidade e se interessam mais em questionamentos que respostas, têm aqui um prato cheio, seja para questionar toda a situação em que Marlow se encontrar ou, até mesmo, questionar o porquê de certas escolhas do autor, como a narrativa em tempos diferentes, que, de início, nada mais é que uma forma de Marlow contar a história, mas que, ao fim, mescla-se à outra, representado pela noite densa que torna Marlow e os ouvintes nada mais que sombras e vozes perdidas em meio a ela, demonstrando a forma com que Marlow perde a clareza e o foco perante sua fascinação por Kurtz e todo o misticismo que o cerca.

Sua complexidade nasce do quanto o leitor der espaço para que cresça, podendo ir de mera história de exploração até uma exploração do quanto o coração humano pode ser distorcido e irracional. O coração das trevas é o centro da floresta, da selvageria, da natureza, ou é o coração do humano que se perde em suas ilusões de grandeza, trevas nascidas ao se jogar “luz” no desconhecido ?

Will 21/07/2022

O horror do Imperialismo
Quando assiti a Apocalipse Now não sabia que era inspirado nesse livro e fui procurar saber mais. A leitura é poética, quase lúdica, como se tudo fosse um sonho, trazendo o ar da loucura citada tantas vezes no livro. Não chega a ser confuso ou cansativo porém é muito existencial, quase Nietzscheano. O filme usa como pano de fundo a guerra do Vietnã ao invés das selvas do Congo, escolha interresante para retratar um tipo "recente" de colonialismo e suas consequências. O personagem Kurtz de longe é o mais interessante nas duas histórias, mas só se torna especial junto ao personagem principal (Marlow no livro) e seu ideal platônico do homem desconhecido. Essa construção de alguém fora de cena me fez lembrar da peça esperando Godot, cheguei a achar se não seria melhor mante-lo nas sombras, mas ao se deparar com ele o terror se evidencia, a opacidade dos detalhes da história se torna clara e ao olhar para si próprio, Marlow junto a nós vê a escuridão sem mais conseguir banalizar o mal e a violência de forma apática.

"Coisa engraçada é a vida - misterioso arranjo de lógica implacável para um propósito fútil. O máximo que você pode esperar dela é algum conhecimento de si próprio? que chega tarde demais? uma colheita de inegotáveis arrependimentos. (..). Se tal é a forma da última e definitiva sabedoria, então a vida é um quebra-cabeças maior do que alguns de nós supõem que seja. Eu estava milímetrios da minha última oportunidade para fazer um pronunciamento, e descobri, com humilhãoção, que provavelmente não teria nada para dizer. Essa é a razão pela qual afirmo que Kurtz foi um homem notável. ele tinha algo a dizer. E disse. como eu próprio estive à beira do abismo, compreendi melhor o significado daquele seu olhar, que não podia ver a chama da vela, mas era amplo o suficiente para abraçar o universo inteiro, pungente o bastante para penetrar todos os corações que batem na escuridão. ele havia resumido - num juízo. ' O horror"

¨Cain¨ 21/07/2022

O Horror! O Horror! (de livro)
O livro conta a trajetória do comandante Marlow em busca de Kurtz. É falado que Kurtz é um homem excepcional e tudo mais, porém quando você o encontra de fato no livro, que horror.
A melhor parte do livro (sem piada) é o fim, quando Marlow vai encontrar outro personagem. Nesse fim o livro é bem melhor escrito do que o resto.
Se você espera uma aventura que te deixe tenso, nem chega perto desse aqui. Vai ler Sussuro nas Trevas que é um tempo melhor gasto.

O livro tem sua representação histórica. Isso é fato. Mas apenas isso.

Alexia 18/07/2022

Não entendi nada ?
Esse livro para mim foi o pior lido até agora na minha vida kkkk
No começo eu não tava entendendo nada e no final eu achava que tava no começo. Terminei ele na força do ódio e se alguém me pedir para fazer uma resenha de uma frase sobre ele eu não serei capaz de realizar ?
ensaiodelivros 13/11/2022minha estante
Tô tendo esse sentimento também kkkkk. O cara escreve um livro que só ele entende mds, vim ver uma resenhas aqui pra tentar entender e nada