O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Rubinho.Meneses 28/12/2023

Leitura um pouco difícil
"O Coração das Trevas" é um livro que nos leva para o Congo, onde exploramos a escuridão dentro das pessoas durante a era colonial. Com palavras poderosas, Joseph Conrad mostra como a ganância e o desejo de poder, podem transformar até os melhores em algo sombrio. A história faz a gente refletir sobre o que é certo e errado, tudo isso embalado em uma narrativa envolvente e cheia de significados.

Alle_Marques 24/12/2023

... para dentro do coração das trevas.
...
“Nós vivemos do mesmo modo que sonhamos... sozinhos...”
...
É uma leitura bem difícil, em parte graças aos temas pesados que aborda, em parte graças a escrita complicada e confusa.

A premissa em si e o enredo, são bons o suficiente para sustentar um livro inteiro, é cheio de temas importantes e situações tensas que, embora difíceis, precisam ser faladas, o autor também teve e usou de boas ideais ao longo da obra, ainda mais quando retrata a figura quase mitologia do Kurtz, e as incertezas e ambiguidade que acompanha o Marlow já no final.

Mas não é de ideia boa que se sustenta um livro, a leitura é um grande obstáculo aqui, assim como a linguagem, talvez isso seja problema da edição que li, da tradução, e pode ser que tenha melhores e mais fáceis por aí, mas isso é uma dúvida que só uma releitura poderá resolver. De qualquer forma, o jeito como o Conrad conduz a história também não é dos melhores, é lento, cansativo e enfadonho.

Achei os pontos negativos mais fortes do que os positivos e se eu não tivesse tido a oportunidade de ler em leitura coletiva, tendo explicações sobre a época, os acontecimentos e as situações, além do contato com as opiniões de outros leitores, muitos deles tão confusos quanto eu, então eu, dificilmente, teria conseguido tirar alguma coisa boa dessa leitura.
22° Livro de 2023, 29ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023
Leitura coletiva com o canal “Ler Antes de Morrer” (Isabella Lubrano)

EduardoCDias 22/12/2023

Os horrores da colonização
Uma das obras mais importantes da literatura inglesa, mergulha profundamente nos problemas da colonização africana e nos sofrimentos dos nativos abusados pelos europeus. Livro para ser degustado e elido.

Karla.Kassiane 22/12/2023

Sentado feito um Buda?
Coração das Trevas é um livro intrigante, publicado inicialmente em 1899 a história conta como Marlow foi parar numa companhia de comércio de marfim e parte em uma viagem para o Congo.
A partir daí o personagem vive momentos bem diferentes dos vividos em Londres, e sua principal missão se torna o resgate de Kurtz, homem que exerce fascínio sobre os outros trabalhadores da companhia, mas que em Malow desperta repulsa.
A história levanta algumas questões, como a escravidão, para os dias de hoje parece inaceitável, mas foi escrito no século XIX.

Tati Bertoldo 21/12/2023

Coração das trevas
Um livro que terei que reler por que acho que li errado. Todos idolatrando o Mr Curtys e eu não entendendo por que raios aquele humano era suportado.

Camila 15/12/2023

Interessante
A leitura foi densa, apesar do livro ser curto, mas trouxe uma visão interessante sobre a exploração do homem e do que é ser ?selvagem x civilizado?. É um livro que traz diversas outras questões, valeu a pena a leitura pra compreender um pouco mais esse momento histórico (mesmo que de uma visão mais eurocentrada)

DIRCE 29/11/2023

O HORROR! O HORROR! ? NÃO: MILHARES DE HORRORES
O que me levou a leitura deste livro foi o filme Apocalipse Now, o qual assisti em uma plataforma recentemente.
John Milius inspirou-se no livro O Coração das trevas para o roteiro do filme (1979) adaptando-o à Guerra do Vietnã (1960) , e o foi o filme foi dirigido pelo Francis Ford Coppola, que segundo as boas línguas, andava o tempo todo com o livro debaixo dos braços.
O que dizer da Guerra do Vietnã ? O horror! O horror!
Mas e quanto ao livro O Coração das Trevas?
O autor utiliza-se de sua experiência à bordo de um vapor pelo Rio Congo (1890) . Faz-se necessário esclarecer que em momento algum é citado o nome do rio, tampouco o país, porém a descrição é de um rio em forma de uma serpente, que serpenteava por meio de uma densa floresta, e sendo uma empresa que explorava o marfim : Belgian Societé Anonyme Belge pour Le commerce de Haute Congo, a contratante do Joseph Conrad no Congo , torna-se impossível não inferir que a ação desenrola-se no Congo.
À época, o Congo era domínio do monarca Leopoldo II, que tinha o Congo como sua propriedade privada , um rei que tinha como objetivo angariar riquezas e isso era feito por meio de uma barbárie inacreditável. Explorava os nativos até a exaustão e a morte, as doenças também eram seus algozes.
Joseph Conrad era simpático à colonização, entretanto sua curta experiência no Congo abalou-o de modo irreparável, pois compreendeu que processo civilizatório não passava de uma farsa.
Bem , o que relatei nos parágrafos 5,6,7 consta no prefácio do livro e também obtive informações por meio de pesquisas.
A narrativa do romance ( ou novela?) é feita por Marlow que se embrenhou na floresta em busca de Kurtz , um dos maiores caçadores de marfins que se encontra incomunicável há meses.
À medida que Marlow adentra na floresta presenciamos O Horror, O Horror. Essa palavra dita e repetida foi pronunciada por Kurtz o que me deixou em dúvida se ele referia-se ao pesadelo a que somos conduzidos ou a brevidade da vida. Porém uma coisa é certa: ao leitor só cabe uma interpretação: O Horror, O Horror é que no meio das sombras, no meio das penumbras uma “claraboia se abre e nos mostra o quanto homem carrega dentro de si a barbárie.
Esse livro foi lançado em 1899 , século 19, portanto, porém estamos no século XXI e o livro é assustadoramente atual.
O Horror ! Como deixar de associar tal palavra que, para enfatizá-la, o autor a repete , à Guerra de Israel e Palestina? Como não adjetivar uma guerra, na qual NÃO há MOCINHOS de : O Horror! O Horror! ?? Uma guerra que se inicia com atos de um grupo terrorista ( o Hamas) quando sequestra e mata crianças jovens e idosos. Em resposta Israel não hesita em matar crianças, jovens e idosos. Israel não hesita em destruir hospitais, deixar a população sem medicamentos, assistência medica, alimentos e água potável.
Mais de um século se passou desde a publicação da obra, mas o homem não evoluiu, muito pelo contrário, o homem carrega dentro de si um coração em trevas : Um horror ! Milhares de horrores.

Jacque 26/11/2023

Excelente
Leitura maravilhosa, uma história em alguns momentos assombrosa. Narrativa um pouco complicada, por esse motivo não achei uma leitura fluida. Por ser difícil é necessário um pouco de paciência. Apesar de ser um livro relativo pequeno, a leitura é um pouco demorada.

Anne 16/11/2023

Coração das Trevas
O livro conta uma história dentro de outra história, o que eu achei um jogo interessante e nunca tinha lido alguma obra que seguisse dessa forma do início ao fim.
A narração de Marlow fala sobre o período em que ele esteve trabalhando para uma companhia que buscava extrair marfim em uma parte ?inexplorada? do congo, aqui uso as aspas porque a região era inexplorada do ponto de vista colonialista, e o livro nos mostra bem o que os nativos da região passaram devido à exploração de seus recursos e de seus corpos pelos europeus.
Um dos pontos fortes do livro é a missão de Marlow de resgatar Kurtz, o mistério em volta deste personagem foi o que me fez ter ímpeto pra continuar o livro.
Confesso que no geral esperava mais, mas mesmo assim a leitura foi proveitosa.

Marcia 11/11/2023

Minhas impressões sobre o livro
Livro chato, leitura confusa e arrastada.
Aí esta um clássico que não me conquistou.
O tema é ótimo, traz informações importantes sobre a época da corrida pelo marfim no Congo - África. Nesse livro também vemos sobre a exploração dos africanos, vemos sobre canibalismo, lutas...
Exploração na África, assunto tão importante e considerando a época , sec XIX, eu esperava um tom de denúncia. Mas nao senti isso.
O livro é curto mas achei muito confuso e várias vezes precisei retornar pois ja tinha me perdido. Achei uma escrita bem ruim e, me perdoe os literatos, mas foi o que achei.
O livro vai contar sobre a " a viagem do protagonista Marlow pelos meandros da selva africana e das perversões mais profundas do projeto de exploração colonial"
Bom, um livro aclamado por muitos leitores mas eu achei muito confuso, cheio de lacunas e o percurso da leitura foi arrastada.
Quem se interessar recomendo a edicao da editora Antofágica que traz leitura complementar e ajuda a compreender o livro.
Ficou curioso? Leiam.
Valeu a experiência

Faby 07/11/2023

Violento
Já tentei ler este livro 3 vezes e nunca consegui evoluir na leitura.

Na quarta vez consegui finalizar, porém não achei o livro tão interessante quanto seu título sugere.

Achei o livro um pouco violento ao mostrar os horrores da colonização da África pela Europa e a história, cheguei a ficar um pouco desconfortável e quase abandonei a leitura novamente.

Como não achei a história muito atrativa, acabei ficando bem dispersa em vários momentos.

Conclusão: não gostei da leitura.

eileen.achinelli 05/11/2023

Prometeu tudo, entregou nada
Uma única palavra define essa leitura: chata!
Linguagem difícil, descritiva demais, enrolada demais. A sinopse faz parecer que é um livro ótimo, mas durante a leitura é insuportável de ler. É difícil tecer um comentário sobre esse livro.

Georgeton.Leal 22/10/2023

Explorando os aspectos sombrios da natureza humana
"No Coração das Trevas" é uma obra que mergulha no profundo da alma e examina os horrores da natureza humana quando confrontada com o desconhecido. Apresentando uma narrativa densa e de atmosfera perturbadora, esse livro nos leva a uma jornada sinistra pelos recantos mais obscuros da África colonial, onde o protagonista Marlow segue em missão de resgate do misterioso Kurtz, cuja influência exerce um poder hipnótico sobre todos aqueles que o encontram.
A escrita de Conrad é magistral, repleta de metáforas vívidas e descrições impressionantes. O leitor é facilmente transportado para as entranhas da selva do Congo, onde a linha entre a civilização e a barbárie se torna fatalmente tênue. Por meio de seu estilo introspectivo, o autor nos faz questionar os limites da nossa própria humanidade e confrontar o mal que ainda vive à espreita dentro de cada um de nós.
Esse foi um dos raros livros que me fizeram experimentar de perto a intensidade das sensações descritas na história. Por vezes, eu parava a leitura, respirava e olhava à minha volta só pra a ter certeza de que não estava dentro daquela selva assustadora, sendo observado pela escuridão. Um clima asfixiante e receoso se manifestava através das linhas daquele livro relativamente pequeno, porém, poderoso.
Meu contato com essa obra foi de fato uma experiência tão marcante que fez com que Conrad passasse a ocupar um lugar especial na minha biblioteca desde então, de onde sempre tenho incluído algum de seus livros em meus planos de leitura.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/10/explorando-os-aspectos-sombrios-da.html

rizzoka 07/10/2023

As trevas estão no coração de quem?
Um livro que retrata com muitos detalhes os horrores, abusos, racismo, violência e exploração de uma época não tão distante assim (pouco mais de 100 anos).

Seu título, com muita ambiguidade, mostra que o "Coração das Trevas" pode referir-se ao Congo (por estar no centro do continente africano) e às verdadeiras trevas estão no coração dos europeus (ganância, obsessão e cruel).

Marlow, na verdade, é um alterego do próprio Joseph Conrad, que vivenciou as experiências narradas no livro. O autor, ao descrever com muitos detalhes cada trecho de sua aventura, tenta nos colocar em sua posição na tentativa de imaginar os horrores denunciados. Inclusive, o descritivismo pode acabar cansando bastante então, apesar de um livro "pequeno", ele requer uma atenção maior e mais tempo pra ler tudo (muitas vezes tive que voltar algumas linhas pra conseguir entender direito o que eu estava lendo); portanto, não recomendo leitura dinâmica. Não tenha pressa, não se assusta, depois que você vence a "barreira" inicial o livro fica melhor

Muito do livro é interpretativo e é proposital o autor te colocar pra pensar se aquilo que ele narra é real ou um delírio (sendo pela febre das doenças tropicais ou pelo próprio ambiente da selva).

Por fim, após testemunhar tanto absurdo, fechamos o livro pensando "Quem eram os verdadeiros monstros? Aqueles que tinham uma cultura diferente do europeu ou aqueles que escravizavam, matavam e exploravam?"

Aurelio.menezes 04/10/2023

A saga de Kurtz!
A triste imposição de colonização e o pensamento quase liberal de Kurtz que defende a imposição de sua cultura de processos civilizatorios, e é o seus atos que julgam determinadas classes como "selvagens" é de fato um horror.

"O HORROR! O HORROR!"