Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Ana Brison 08/04/2023

"É preciso deixar a ilha para enxergar a ilha"
Inicialmente me identifiquei bastante com a protagonista, uma mulher de 31 anos, jornalista, casada, vivendo uma vida comum, com as delícias e azedumes de um casamento estável, com filhos... sem problemas sérios.
Quem não se sentiria culpada por se sentir incompleta tendo tudo, ainda morando em Genebra? Um dos lugares mais belos e seguros do mundo?
Linda começa uma jornada bastante pertubadora em busca de silenciar a voz que lhe perturba o sono noite após noite e a calma só a alcança quando encontra o furacão de frente, quando decide que aquilo poderia ser bom e necessário para lhe trazer outras coisas. Concordo? Talvez não, mas respeito, cada um tem sua jornada.
No vôo silencioso, nas lágrimas sinceras, Linda encontrou seu caminho, entendeu o significado do que passou, do que sentiu e tudo fez sentido, pelo menos por enquanto.

A. Vagante 06/04/2023

De romance hot a ode à vida e ao amor
Linda está vivendo uma crise existencial aos 30 anos maior do que sua crise no casamento, que a leva a considerar a traição com seu amigo de juventude uma boa fuga, ainda que analise os dez anos de casada como uma benção.

Apesar de não gostar muito da pegada autoajuda dos livros do Paulo Coelho, me chamou a atenção a pesada carga de erotismo nas descrições, que a meu ver empobreceram a narrativa, mas legitimaram suas intencionalidades em relação ao tema.

Todavia, as reflexões são mais palatáveis do que a parte hot, principalmente nos capítulos finais em que a personagem narradora mergulha em um fluxo de consciência sobre o tamanho do problema vivido quando visto numa perspectiva despida de egoísmo e narcisismo.

Ou seja: somos um pontinho no mar do mundo e nossos problemas podem ser maiores do que nós se nós focarmos somente neles.

Assim, como Linda, precisamos parar
sofrer por antecipação, assumir que erramos (feio inclusive), mas virar a página do pessimismo e seguir em frente para o que mais Importa: a vida e o amor.

Badu 06/04/2023

"misoginia" é um título mais apropriado
QUE LIVRO RUIM! meu deus do céu, me surpreendi de uma forma muito negativa com esse livro, sério. comprei esse livro só pelo nome do autor, claro, O Alquimista é um livro sensacional, mas nunca achei que fosse me decepcionar tanto.

primeiramente, ele fez uma coisa que fiquei fascinada de tão absurdo: silenciou uma mulher. tá certo, isso não é nada incomum. se ela não fosse a personagem principal... cara, a mulher não fala! existem diversas falas de outros personagens interagindo com a Linda (a personagem principal), mas ela nunca responde "diretamente". não tem um travessão com o diálogo dela. isso me emputeceu de um jeito...

agora para o tema principal do livro, adultério, paulo coelho me deixou mais chateada do que nunca. segundo ele, para homem, adultério é uma coisa natural, para a mulher, uma aberração. aaaaaah, me polpe! ele fica tacando pau na personagem principal e ainda coloca ela como uma pessoa tão patética.

e o final é a coisa mais improdutiva do mundo. ninguém aprende nada. não tem um objetivo ou uma lição aprendida nesse livro!

não perca seu tempo lendo esse livro. muito decepcionante e só não abandonei pra falar mal com propriedade.

edit: só não é 0.5 estrelas porque a escrita é boa e o livro flui facilmente?

DI @poesiadoslivros 22/03/2023

Razoável
A história deste livro gira em torno de Linda, uma mulher que está enfrentando uma crise em seu casamento com o marido, que é um homem bom e bem-sucedido. Linda está entediada com sua vida e começa a questionar o sentido do casamento e da família.
O livro começa com Linda confessando a um terapeuta que ela não está feliz, apesar de ter tudo o que uma pessoa poderia querer na vida. Ela sente que está desperdiçando sua vida e que tudo é entediante. Ela está descontente com sua vida sexual e sente que não ama mais o marido. Ela começa a pensar sobre a possibilidade de ter um caso, e é aí que ela reencontra Jacob, um antigo amigo de escola.
Jacob é um político bem-sucedido e atraente, e ele desperta em Linda uma paixão ardente que ela nunca havia sentido antes. A partir desse encontro, Linda começa a ter um caso com Jacob e a explorar seu lado mais selvagem e sensual. Ela questiona as escolhas que fez em sua vida e decide seguir seu coração, mesmo que isso signifique machucar as pessoas que ama.
Ao longo da história, Linda passa por uma jornada de autoconhecimento e aprende muitas lições sobre amor, paixão, coragem e arrependimento. Ela descobre que a felicidade não é algo que pode ser encontrado fora de si mesma, mas algo que deve ser cultivado dentro de si.
"Adultério" é um livro bem escrito e cativante, com personagens interessantes e complexos. Paulo Coelho mais uma vez mostra sua habilidade em explorar temas profundos e universais como o amor, o destino e o significado da vida. O livro tem um final surpreendente e emocionante que deixa o leitor refletindo sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas e as consequências dessas escolhas.
No entanto, é importante mencionar que o livro pode ser controverso para algumas pessoas, especialmente aqueles que acreditam que a infidelidade é moralmente errada. Além disso, a história pode ser um pouco previsível em alguns momentos, e alguns dos personagens secundários podem parecer um pouco estereotipados.
No geral, "Adultério" é um livro interessante e provocante que certamente irá cativar os fãs de Paulo Coelho e aqueles que estão procurando uma leitura envolvente e emocionalmente intensa. É um livro que levanta questões importantes sobre amor, paixão e arrependimento, e é definitivamente uma leitura que vale a pena para aqueles que estão dispostos a explorar esses temas com uma mente aberta.

Sara 28/01/2023

Sem palavras
Foi um livro que eu me enrolei bastante para ler. Comprei ele por puro impulso, só por causa da capa (tenho uma obsessão por capas coloridas) e sem entender a sinopse (outro costume meu de comprar o livros sem ler ou comprar livros que não tem para ter uma "surpresa").
É um livro que faz você pensar e refletir sobre a vida e perceber que ela não é apenas uma casa, marido, filhos e um trabalho. É muito mais que isso. E nesse livro ele te ajuda a ver a vida por outra perspectiva.

PAULINHO VELOSO 27/01/2023

Fraquiiiiiinho
Uma colcha de retalhos, no pior sentido da expressão. Paulo Coelho usa o velho (e bom) esquema de dar informações e lições usando da trama e personagens. Aí que mora o problema... Trama muito sem sentido e personagens insossos. Não gostei de habitar a cabeça egoísta e imatura da jornalista. Se puder, escolha outro livro de Paulo Coelho. Que tal "O vencedor está só" ?

Paulinha.Cardoso 28/12/2022

No fim, o amor é a única lição que vivemos para aprender.
Os livros do Paulo Coelho são sempre uma lição linda de vida e de amor.
Sempre fugi da leitura desse livro, pois é um tema que me pega, mas, é um livro que retrata o autoconhecimento, amor próprio e o amor pelo amor.

Renatinha 29/11/2022

Então...
A história é xoxa kk demorei meses pra concluir a leitura, apesar de ter gostado da forma bem humana que a protagonista era apresentada, a história não tinha emoção nenhuma, enchia linguiça, no final quase desisti misericórdia, pareceu livro de auto-ajuda . Meu primeiro livro do Paulo Coelho e pego logo esse kkkk mas ok, valeu de algo pois já posso dizer que li algo do reizinho.

D'ow 20/11/2022

Uma boa ideia, uns bons argumentos e um livro ruim(talvez).
Eu gosto do Paulo Coelhinho da Páscoa. Você gostando ou não, tem que aceitar que ele é o maior autor brasileiro de todos os tempos(em números de livros vendidos) e daqui 100 anos O alquimista vai ser lembrado como um grande clássico da literatura. No entanto o título em questão é Adultério.

Quando foi publicado não me interessei em ler por causa dos comentários negativos, da sinopse, da capa sem graça, do título... Enfim, comprei por gostar do escritor. Depois de uns 3 anos tirei da embalagem, depois de uns 5 decidi ler, após ver uma entrevista do Rabbit falando que a ideia do livro era quebrar o tabu sobre um tema sensível: o adultério.

Para falar dos 🤬 #$%!& o autor escolheu uma história fraquinha, com personagens mais fracos ainda, me parece que os envolvidos na trama são todos iguais, ZERO de personalidade. Começo horroroso com a moça engolindo o fazedor de xixi do rapaz kkkkkk. Depois disso ela (Linda) o marido (🤬 #$%!& que não lembro o nome) e o amante (lembro menos ainda) passaram a filosofar sobre a vida. Pra cada bimbada tinha um monólogo filosófico kkkkkk.

O que salva são as reflexões do autor, aliás, ele é muito bom nisso, poderia ter feito um livro de não ficção sobre o assunto. Sério, a historinha de pano de fundo foi tensa, chata... Bizarro para um autor do nível dele.
Mas não é um livro que recomendo para não fãs do autor.

Nota: 4

FRASE HORRORSHOW: "Não somos aquilo que desejamos ser. Somos o que a sociedade exige. Somos o que nossos pais escolheram. Não queremos decepcionar ninguém, temos uma necessidade imensa de ser amados. Por isso sufocamos o melhor de nós. Aos poucos, o que era a luz de nossos sonhos se transforma no monstro de nossos pesadelos. São as coisas não realizadas, as possibilidades não vividas."

Leticia 06/10/2022

Péssimo
Livro chato, com um péssimo enredo... Ruim. Me arrastei para terminar e quando terminei, cheguei a conclusão que perdi meu tempo. Confesso que comprei pelo autor e me arrependo da compra, mas não vou deixar de lê outros livros dele, porque esse, talvez, tenha sido só um deslize.

Dilva 14/08/2022

Aff
História sem pé e cabeça. A protagonista possui uma vida financeira boa, um excelente marido que faz de tudo pela família, filhos educados... Aí do nada se percebe infeliz e acha que a solução vc para seus problemas é ir atrás de um ex da adolescência e que pra sua surpresa tbm é infeliz. Ela trai o marido, este resolve se fazer de bobo, eles viajam e ela se dá conta que era uma fase, que é feliz com a família que tem. Pensa num livro ruim.
Lianne 16/09/2022minha estante
?? resumiu perfeitamente!!!

Debora.Olindina 21/07/2022

Irritante
Sendo breve, é um bom livro para passar raiva e indignação.
Adultério mostra as fases de uma pessoa Adúltera, a naturalização com filosofias de vida. É isso.

daniel.vasco.716 26/01/2022

Mulher está casada há muitos anos, tem um bom marido, filhos ótimos, uma casa maravilhosa, um emprego legal. Mas ela está infeliz, e acha que tem algo de errado e egoísta por estar se sentindo tão mal quando deveria se sentir tão bem. Eis que surge um antigo namorado de colégio, e Linda passa a sentir coisas que a deixam viva, como há muito ela não sentia. Claro que todos os sentimentos ruins relacionados a isso aparecem, mas quando a gente está se sentindo bem com alguma coisa, a repercussão ruim disso vai para a descarga do nosso cérebro.

akarenns 04/01/2022

Não curti, achei chato. Não é o meu tipo de leitura preferida, achei que nunca fosse terminar de ler.

Cecilia 22/08/2021

Adultério
Esse livro foi uma grande decepção. Espero sempre muito do Paulo Coelho e por isso fiquei frustrada. O livro fala sobre depressão de forma muito superficial e a trama se desenvolve de forma lenta, mornal e também superficial. Há só alguns trechos que percebe-se algo do PC, mas o livro é pura fanfic.

"A noite, simplesmente por ser noite, é capaz de reaver em nós os pavores da infância, o medo da solidão, o terror do desconhecido. Entretanto, se conseguirmos vencer esses fantasmas, venceremos com facilidade os que aparecem durante o dia. Se não temos medo das trevas, é porque somos parceiros da luz".