O Bicho-da-Seda

Robert Galbraith

Resenhas - O Bicho da Seda

Rach 27/02/2023

Lixo atômico
Não me lembro bem do que me motivou há 5 anos a gostar um pouco do chamado do cuco, o suficiente para querer continuar a leitura das histórias de Strike, mas o que quer que tenha sido estava muito equivocado. Cormoran é um detetive chato e com nada realmente fora do comum (ele só se acha o superior), a ponto de deixar a polícia de fora de momentos nuito importantes: vide o desaparecimento da pessoa que foi contratado a procurar e depois o momento em que decide encurralar o assassino (alguém que já dera mostras de loucura o suficiente para se evitar uma burrice dessas) quase sozinho. Além disso, a trama é cansativa, monótona e básica, com a tentativa extremamente ridícula de trazer algo incomum para o livro colocando um assassinato esquisito, brutal e totalmente não convencional (que no final também não é explicado o motivo do assassino ter tido a capacidade de fazer o que fez, nenhum curso ou trabalho anterior em área que pudesse explicar as habilidades incomuns).
Strike reclama o livro TODO sobre como ele está exausto e não deveria ter feito X ou Y: sinceramente, desnecessário, qual o motivo para querer ressaltar o extremo cansaço de seu protagonista a cada 3 páginas, toda hora?
Detesto essa atração que ele parece sentir pela Robin, pois simplesmente não encaixa e não combina com nada, espero que mantenham uma relação apenas profissional.
Agora o mais revoltante: essa escritora é de uma extrema cara de pau de resolver escrever um livro com personagens trans e citando hermafroditas, sendo quem ela é e tendo o tipo de fala que ela tem. Deveria ter parado em Harry Potter, aparentemente a única coisa relevante que já escreveu, em vez de continuar no mundo literário e escrever esse lixo atômico que conseguiu com o bicho da seda.
Euborgesleticia 07/08/2023minha estante
Compartilho das mesmas opiniões kkkk

Rach 07/08/2023minha estante
Esse livro é muuuito ruim kkkkkk

Alessandra 28/12/2020

Segue a paixão
Este é o segundo livro da saga do Strike, e na minha opinião, a maneira como esse crime foi cometido é estranhamente interessante, a riqueza de detalhes em cada cena é incrível.

Karen 29/01/2021

Mais uma vez o det. Strike desvenda um crime surpreendente, adorei

Dani 03/02/2021

Viciante!!!
Cormoran Strike está me conquistando a cada livro... Bicho da Seda é instigante, cheio de personagens "suspeitos"
Ansiosa por Vocação do mal

Vanessa 22/12/2020

Este é o segundo livro da série sobre o detetive Cormoran Strike. Ele e sua assistente Robin irão trabalhar para descobrir quem assassinou um escritor de forma brutal e macabra. Strike é mau humorado, rancoroso, desconfiado mas você consegue sentir durante a leitura que ele tem um coração enorme. Só é desajeitado para o convívio em sociedade. O tipo de personagem que adoro.

nat_andrade 08/04/2021

Os detalhes estranhos e bizarros do caso não me deixaram largar o livro, e quanto tudo se encaixou foi muito satisfatório. Foi bem escrito, detalhado e inteligente. Me deu vontade de ler mais livros do gênero.

Lari 01/04/2021

Gosto bastante dos personagens principais, mas a narrativa extremamente detalhada as vezes pode ser maçante

Dany 02/05/2023

Me surpreendi
Há muito não lia um livro de suspense tão maravilhoso! No início achei um pouco chato, o que explica a demora na leitura, mas ao retornar fiquei extremamente instigada, é tanto que li o restante em 3 dias. Adorei conhecer um novo detetive totalmente diferente dos que costumo ler.

Manu 09/06/2021

Depois do primeiro sucesso na investigação da morte da modelo famosa Lula Landry e como resultado da notoriedade que ganhou ao desvendar o caso e a clientela mais farta, o detetive Cormoran Strike é contratado para encontrar o escritor Owen Quine, desaparecido há vários dias.
O caso que teve início com a busca de uma pessoa desaparecida evoluiu para a investigação de um assassinato macabro, inspirado na última obra não publicada de Owen Quine.
O investigador lê a obra que retratou a morte do escritor, um manuscrito que difama diversas pessoas ligadas ao mundo editorial e vais aos poucos chegando à conclusão do autor do crime.
Ao leitor não é revelado quem o investigador descobriu ser o assassino, mas sim revelações sutos de algumas ideias e conversas que levaram à sua conclusão.
Um livro bem escrito, com um final revelador e um desfecho bem elaborado para a trama.

Thadeu Costa 03/06/2023

Robert Galbraith - O Bicho-da-seda
Cormoran Strike, detetive particular, recebe a visita de uma mulher, esposa de um escritor, pedindo ajuda ao detetive para encontrar seu marido, acostumado a sumir de tempos em tempos, e trazê-lo de volta para casa. O escritor deixou um manuscrito de seu último livro e este poderia destruir a vida de muitos ao seu redor.

O escritor é encontrado, brutalmente assassinado, e Strike e sua assistente correm contra o tempo para desvendar a identidade do assassino e levá-lo à justiça.

Esse livro, mais uma vez me surpreendeu. Por várias vezes fui enganado pelo autor sobre quem seria o assassino. Uma história bem mais sombria e pesada do que seu primeiro livro (O Chamado do Cuco) mas com a mesma qualidade, tanto na escrita como criatividade.

Foi bom ver uma participação maior de Robin, assistente de Strike. Uma personagem que foi mais desenvolvida neste e que espero que continue.

Dri F. @viagenscomlivros 24/10/2021

Extremamente cansativo
Amo a escrita da Rowling, sou mega ultra fã de Harry Potter e estava com altas expectativas para os livros que ela lançou sob o pseudônimo de Robert Galbraith. Mas preciso confessar que não estou amando as histórias.
Em O bicho da seda, continuo com a mesma impressão que tive quando li O chamado do cuco: a autora "estica" a história de uma forma desnecessária, na minha opinião.
Gosto do protagonista, gosto da sua idoneidade, gosto da história que a autora trouxe sobre seu passado. Acho que o possível romance que aparentemente vai rolar em algum momento, está se arrastando, o que não faz muito sentido, mas ok.

Mas achei o pano de fundo dessa história, um livro sem pé nem cabeça que foi escrito pelo autor desaparecido, extremamente chato. Acho que a história foi enrolada, como se o objetivo fosse ter mais páginas só por ter.

Gostei mais do primeiro livro da série do que desse, e quero ver se leio o próximo para tirar da dúvida se continuo ou não.

site: Instagram @viagenscomlivros

Lucas Neves 15/06/2021

Ótimo
Achei o livro excelente, a trama é muito bem montada e não deixa pontas soltas, a evolução dos personagens continua muito bem construida e desenvolvida, para quem gostou de o chamado do cuco, vai adorar o bicho-da-seda.
Do meio para o fim já não conseguia parar de ler, o livro te deixa em duvida diversas vezes sobre o verdadeiro culpado! Muito bom mesmo.
Recomendo muito!!!

Jussara 21/07/2022

E a chatice está nos detalhes...
Essa é a segunda história com o detetive Cormoran como protagonista que leio e digo que só o concluí porque ele era o livro debatido no grupo de leitura coletiva que participo. Só dessa forma, com espaço garantido pra despejar minhas reclamações é que me sinto confortável pra ler essa série de livros. E antes que alguém pense que achei "O bicho da seda" ruim, esclareço: a história é boa, não é extraordinária, mas é até interessante. O meu problema é com a escrita extremamente minuciosa da J. K. Rowling que, para mim, chega a ser enfadonha em algumas partes. Não me entendam mal, eu adoro saber do contexto das coisas, mas há um limite que, a meu ver, a J.K. ultrapassa por muito. Uma coisa é descrever Hogwarts, o Acampamento Meio-Sangue ou a arena em que está acontecendo a septuagésima quarta edição dos Jogos Vorazes - esses são mundos fictícios, portanto é interessante que o leitor saiba a cor da mobília e outros detalhes para melhor adentrar nele... já descrever Londres do jeito que está em "O bicho da seda" é, no meu entender, exagero, só faz com que demore mais para que a parte que realmente me interessa - a do crime, suas motivações e suspeitos - chegue. As dúvidas que tive toda vez que pegava esse livro pra ler era: por que a JK escreveu isso? Qual a relevância de descrever todo o trajeto que o Cormoran faz até o encontro com um suspeito, incluindo detalhes como todas as construções nas quais o personagem passa em frente, a cor da bilheteria da estação de trem na qual ele embarca, o odor do vagão e a aparência dos outros passageiros que estão nele? E isso acontece várias vezes ao longo do livro de uma forma que me tira da história porque quando finalmente o Cormoran inicia a conversa eu já esqueci da importância para a investigação de visitar aquele personagem em particular em detrimento de outro. Precisei fazer um esforço bem grande pra não pular essas descrições excessivamente minuciosas. A parte esse detalhe, que exigiu de mim uma grande dose de paciência, a história é boa.