Capão Pecado

Capão Pecado Ferréz

Resenhas - Capão Pecado

Anderson.Hoch 21/09/2021

Conhecendo Ferréz
Para a categoria 8 do Desafio Livrada, um livro considerado marginal, escolhi "Capão Pecado" de Ferréz.
É tapa na cara atrás de soco no estômago.
Com linguagem e situações frutos de vivências do autor. Uma história intrigante, muitas vozes e caminhos.
Para além de uma leitura, que indico, é uma experiência.

Laura.Michelangelo 25/06/2022

Não gostei muito, foi muito cansativo pra ler e eu não gosto muito de livro que tenham muitas gírias e esse é escrito basicamente só com gírias.
Alguns momentos me deixaram muito nervosa pela forma como os personagens tratam as mulheres.

emivc_ 26/05/2022

Capão pecado é impossível
Capão Pecado é um livro que todos deveriam ler, pra sentir a realidade da periferia. Uma história que começa confusa, mas você vai entendendo. O sofrimento do pai de família, as crianças no mundão, a fome, o frio, a desigualdade, e o descaso do governo para os que eles consideram marginais. Ferréz é brilhante e esse livro é extremamente NECESSÁRIO.

Yasmin.Cupertino 10/02/2021

Sem dúvidas vai entrar nas melhores leituras do ano mesmo que ainda seja só o começo de fevereiro. A história se passa em Capão Redondo, periferia de São Paulo, e apesar de ter um protagonista óbvio, o livro ainda segue outros personagens e suas próprias vidas, que se emaranham na amizade, no amor e nos laços familiares.
Não é uma leitura feliz, mas é importante e grandiosa, qualquer um que cresceu na periferia ou bem próximo consegue relacionar cenas do livro com coisas que já viveu ou viu, principalmente no que tange uma violência tão casual. Livrasso.

Nicolas29 30/08/2021

Linguagem desconfortável
Esse é o primeiro livro do gênero literatura marginal que leio, a linguagem parece algo "jogado" pelo autor, bastante do cotidiano é as vzs de difícil compreensão do que de fato está acontecendo.

Para quem quer se aventurar na literatura marginal, fica a indicação.

naoesteves 06/01/2023

Difícil de avaliar
Li o livro muito rápido, primeiro porque de fato é muito curtinho, mas também porque a narrativa é fluida e interessante. Ferréz é sucinto, objetivo, o vocabulário que usa parece até um áudio transcrito de tão simples. Achei a descrição das personagens muito boa, é tudo muito familiar e fácil de relacionar, de sentir - a angústia que se passa em cada morte, em cada situação relacionada ao tráfico, em ações simples do dia a dia. São personagens muito palpáveis.
A nota 3,5 vai mais no sentido de que, assim como manifestaram outras pessoas, existe uma falta no fim do livro. Tudo acaba de repente, fica ali um gostinho de quero mais. Mas acho que também conversa com o propósito do livro, talvez seja a ideia de que no contexto da história as narrativas vão e vem numa velocidade que nem sempre é agradável.
Apesar na nota não tão alta, é um livro que recomendo muito. Mexeu comigo, é uma proximidade com uma realidade que eu não tive e acho necessário olhar por essa perspectiva. Em uma sentada dá pra entender várias ideias, sair um pouco do que é confortável de se ler e reconhecer uma literatura que mais cutuca do que apazigua os ânimos.

Patrik 19/09/2023

A realidade de muitos
Esse livro provoca algo que está dentro de vc. É interessante notar que essa foi a realidade dos meus pais, mas não a minha. Um bairro com formação marginalizada, desprezada e acostumado com a morte. Esse é o Capão, onde morar nesse lugar é um pecado, é o Capão Pecado.

Tito 04/12/2010

Os mano, as treta, as quebrada...
Felipe 19/03/2012minha estante
otima resenha kkkkkkkk

Rafael.Prearo 16/03/2021

Soco no estômago
Excelente livro, li em um tiro só.
O Livro me remeteu a muitas pasagens da infância e adolescência. Gírias, apelidos, amigos se reuniando antes da era digital.
Infelizmente o cotidiano dos personagens é de muita violência e miséria e mesmo o livro se passando 20 anos atrás a critica social continua atualissima.
O livro é um soco no estômago.

Aldimir.Santos 24/04/2013

Capão pecado
primeiro livro do gênero literatura marginal que li, muito bom o livros Ferréz caprichou na hora de escrever ele, quem é favela de verdade vai se identificar com o livro.
o livro sobre um jovem que mora no capão e que se apaixona por a namorada do paceiro dele, o livro também conta a historia de outros vários personagens que faz parte do livro, esse livro pode ser chamado de real literatura marginal.

Milena 15/04/2021

Capão Pecado
É um ?Bom dia, Vietnã? todos os dias, em todas as páginas da obra de Ferréz! É dura a realidade onde a vida de nada - ou quase nada- vale.

Douglas 27/06/2022

Uma realidade próxima
Na minha busca por literatura periférica, Capão Pecado me chamou a atenção por ser escrito e retratar o Capão, lugar onde cresci e vivo. Ferréz retrata muito bem o ambiente e o estilo de vida local da época em que a história se passa, mérito de retratar a realidade em que ele mesmo cresceu.
O livro trás um tom questionador sobre como o ambiente pode definir o destino de uma pessoa, e se é possível contornar essa realidade.
Em um cenário onde a periferia é constantemente invisibilisada e atacada, é gostoso encontrar um autor que fala na língua do povo e que sustenta sua visão até hoje.

DTK 01/02/2021

Livro excelente no seu propósito de literatura marginal, muitoo bom.
No entanto, por vezes a crueza com que assuntos tão pesados são abordados fez com que eu ficasse me sentindo mal, portanto fica a dica de evitar em caso de pessoas em momentos ruins ou jovens demais

Leio, logo existo 06/03/2016

RESENHA: CAPÃO PECADO / FERRÉZ
O livro “Capão Pecado” é uma história que se passa na periferia de São Paulo, o personagem principal é Rael, jovem pobre que vive em um dos bairros mais violentos da cidade, Capão Redondo.
Mesmo vivendo cercado pela violência e pelo tráfico de drogas, Rael tenta seguir sua vida da melhor maneira possível. Uma das características marcantes dele é o gosto pela leitura. O livro é o instrumento utilizado por ele para fugir da realidade. Sempre que algo de ruim acontece, Rael busca refúgio nos livros.
Contudo, vários de seus amigos não conseguem fugir do círculo vicioso da violência famigerada da periferia e tem suas vidas encurtadas de forma sempre trágica. A 1ª parte da história narra o dia a dia desse jovem e de seus amigos, as dificuldades financeiras, as festas, o tráfico e a violência e de como Rael percebe o mundo em que vive, com suas ironias e desigualdades. A 2ª parte faz um mergulho na vida amorosa de Rael que se apaixona pela namorada do melhor amigo. Essa relação vai desencadear uma faceta que não imaginávamos existir no personagem.
“Da trairagem nem Jesus escapou”
Um dia é suficiente para ler esse livro, texto curto e ágil, cuidado apenas para não se perder no meio de tantas gírias. Capão Pecado é comumente denominado de literatura marginal e uma das características marcantes desse estilo literário é a linguagem coloquial comum nas regiões periféricas das grandes cidades.
Ferréz nos faz gostar desse jovem, respeitar suas escolhas e até a perdoar sua traição. Contudo no último capítulo nos dá um grande tampa na cara e nos mostra que nada é o que parece ser. O livro não nos poupa da realidade cruel vivida por milhões de brasileiros que vivem de forma tão precária nas periferias brasileiras. O final da leitura nos deixa um gosto amargo na boca.

Bia Nunes 21/08/2015

"A revolução começa a princípio em cada um de nós. Se eu quero, eu posso, eu sou."
O livro é um tiro rápido; é cru e cruel. É insensível. Como costumam dizer, um ''tapa na cara'' (na minha cara), uma crítica pesada à todo sistema.
Li em dois dias, porém estou digerindo até agora. Me levou a seguinte reflexão: não é bancar de super-herói, porém muitas coisas estão ao nosso alcance para mudar a realidade dos "Capões" espalhados pelo país. A periferia pede socorro. Esse grito ecoa na imensidão do preconceito, da desigualdade social. Não que o grito não seja alto o suficiente, nós é que fingimos não escutar.
***Ferréz Escritor estará em Araçatuba, dia 15 de setembro (2015), ás 19h na Biblioteca. ‪#‎FicaDica‬ ‪#‎LiteraturaMarginal‬