Um teto todo seu

Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Daisy 25/03/2023

Todos contra as Mulheres
Um livro do início do século XX, mas que ainda permanece atual... Woolf esmiúça tantos acontecimentos, livros, passagens e autores pra trazer a resposta que precisava para dar algumas palestras em seminários, o tema? Mulheres e ficção.
A partir disso, analisando o cotidiano das mulheres de sua época, dos dizeres de homens passados e presentes, da segregação da mulher nos afazeres domésticos, do preconceito diário sofrido por todas, ela chega a conclusão simples, mas certeira, de que pra uma mulher poder escrever ficção ( e por que não dizer, que incutido nesse escrever também podemos colocar produzir, viver, deixar a criatividade vir a tona, saborear a vida) ela precisaria de 500 libras anuais e um teto todo seu.
Vejam bem, que se colocássemos em valores atuais, estaríamos falando de cerca de 3.500 reais... O que naquela época, era MUITOOOO dinheiro. ( Não esqueçam que no início do plano real vc comprava pacote de arroz de 5 kilos por 2 reais...). Então temos também a informação de que Woolf, antes de ser riquíssima, não passava de mais uma mulher buscando seu lugar ao sol, e após ganhar a herança da tia rica, pode enfim colocar seus projetos tão sonhados em ação, inclusive foi após a herança que a mesma escreveu grande maioria de seus livros, incluindo grandes sucessos como: Orlando e Mrs Dalloway.
Aqui nada mais, nada menos, ela nos diz, que sem esse dinheiro abençoado que a possibilitou viver seu sonho, produzir seus livros e se desligar dessa máquina de moer carne que é a vida, ela jamais teria conseguido alcançar o patamar que alcançou, ou talvez até tivesse conseguido... Mas muito mais dificilmente...
Uma literatura muito rica, um livro bem escrito, aprazível, com muitas referências e rápido.

Elis133 26/07/2020

Para todas as escritoras que amei
O livro é uma obra de arte. Analisa a mulher na literatura pelo contexto da luta feminina ao se enveredar num campo de predominância dos homens. Virgínia te conduz a pensar sobre os papéis da mulher na sociedade ao longo da história e na atualidade. A autora também chama a atenção sobre o que é importante na vida.

Giovana 26/09/2020

" Um teto todo seu" é igual a seja uma mulher independente!
Ah gente! Que perfeição esse ensaio. Ele parece uma conversa muito louca que você está tendo com uma amiga. Ainda mais porque eu ouvi em audiobook. Ouvir me fez entrar ainda mais em seu mundo. E como se passaram quase cem anos, depois desse ensaio, e muitas coisas ainda não mudaram.

No entanto, Virginia nos dá motivação para continuar nossa jornada. Mulheres que querem ser escritoras precisam muito ler esse texto. É incrível! A mente analítica da autora é impressionante, e as conclusões sobre a vida da mulher em sociedade e seu futuro são descritas pela autora de uma forma visceral, animadoras e por vezes desanimadoras.

Porém o saldo final é positivo. Mulheres que não querem ser escritoras e apenas querem ser mulheres independentes (de seus maridos, pais, filhos, posição social) também devem ler "Um teto todo seu" por mais que seja difícil engolir verdades, precisamos encarar certas situações de frente para entender quem nós somos nesse momento. Somos fruto do quê? De quem? Quem são nossas antecessoras? Que energias/pensamentos existem em nós que foram trazidas de geração em geração?

Saio com perguntas e reflexões mas saio feliz. Se você é uma mulher que está lendo essa resenha, deixa eu te fazer uma pergunta: Quantos livros escritos por autoras mulheres você já leu esse ano?
Dara 26/09/2020minha estante
Puxa, Gi. Me pego refletindo sempre sobre esse seu último questionamento. Ótima resenha. Me animei a ler esse texto logo.

Giovana 27/09/2020minha estante

Angelica75 31/07/2021minha estante
Deve ter sido ótimo em audiobook!
esse ano de 25 livros lidos, li 10 de mulheres.

JessYoshioka 26/09/2020

Muito interessante o discurso da autora e as reflexões que ela fez em uma época distante. Recomendo a leitura

Stefany* 23/08/2021

Um teto todo seu
Nesse livro nós vemos um pouco do 'stream of consciousness' que Virgínia tanto apreciava.
Aqui ela discorre sobre a escrita da mulher na linha do tempo, as limitações, as dificuldades e como cada poeta, escritor precisa ter, não só no sentido de posse, como ela mesmo disse mas também de instrução para poder escrever uma obra genial.
Ela fala um pouco também do homem escrevendo sobre a mulher ou como ele via as mulheres. Ela diz que o homem precisa de um pouco da feminidade para poder escrever sobre as mulheres e as mulheres precisam de um pouco de masculinidade para escrever sobre os homens, isso se quiserem que a coisa flua naturalmente na escrita. Ela cita várias escritoras e escritores para fazer seu ponto.
É um livro pequeno, mas a leitura é um pouco densa. Então é bom ler com calma e paciência.

naju2n 27/04/2022

hmm...
eu curti, mas eu ja sabia que iria ter problemas para interpretar e terminar rápido ja que é literatura inglesa, eu realmente tenho muito dificuldade de me prender nela, mas eu amei alguns pontos abordado, esse livro de virginia estava realmente muitos anos na frente do ano em que ele foi publicado, achei os seus pensamentos fod43 e ela em si! mas espero treinar mais minha leitura para ler mais livros dela e não sentir nenhum sono

kath.stolze 02/04/2022

quinhentas libras anuais e um teto todo seu
virginia woolf é totalmente cirúrgica em relação ao seu olhar social. ela escreve linda e poeticamente, além de ter uma mente brilhante. ela sabe do que está falando.
nesse ensaio, a escritora analisa a existência de uma "raiva contra a mulher" nutrida pelo homem que reafirma a suposta superioridade do sexo oposto ao nosso (sei que praticamento nenhum homem irá ler isso). hoje, sabemos que essa raiva tem nome. misoginia.
outra coisa, é que ela reafirma várias vezes ao longo da obra que as mulheres sempre foram pobres, e isso, claro, dificulta o processo de escrita. ela faz uma análise de que entre vários escritores aclamados do seu tempo eram todos homens, apenas 3 não tiveram acesso a universidade e dentre os três, um único era pobre.
vamos analisar agora: mulheres, historicamente, não tinham acesso à universidade. mulheres, historicamente, eram privadas do acesso ao capital. como, então, pode se esperar que elas possam produzir uma literatura como shakespeare produziu?

uma única coisa negativa é a análise que ela faz que mulheres nao inventaram nem descobriram nada, mesmo a 9 anos tendo acesso legal a universidade, voto etc.
ela foi infeliz e pobre nessa análise. pois os homens - o Homem, branco, rico, cis - tiveram acesso à liberdade não apenas por meio da Lei, mas liberdade na prática desde que o mundo se fez mundo. então como esperar que em 9 anos mulheres se tornem gênios?
e hoje sabemos que muitas dessas descobertas tiveram participações de mulheres, nas sombras e descredenciadas em detrimento da glória masculina.

4/5 pois o início foi muito tediante.
gustavo 09/04/2022minha estante
minha crítica literária???????????????????????????

beatriz 10/10/2021

eu não tenho muita coisa para dizer sobre esse livro além do fato de que é extremamente necessário. extremamente necessário para quem, talvez você se pergunte, e a resposta é: para todos.
óbvio que para as mulheres eu acredito que seja ainda mais necessário, a reflexão sobre o passado e o futuro do sexo feminino no mundo da arte é algo muito importante.
a escrita de virginia é esplêndida e a forma que ela coloca os seus argumentos e te carrega nesse ensaio, te enchendo de reflexões e perguntas, é de deixar qualquer um de boca aberta.
poderia falar mais, porém acho que existem resenhas que analisam essa obra bem melhor do que eu poderia. novamente, uma única coisa sobre ela: indispensável.

"tranque as bibliotecas, se quiser; mas não há portões, nem fechaduras, nem cadeados com os quais você conseguirá trancar a liberdade do meu pensamento."

Leticia 16/06/2021

Incrível!
Virgínia Woolf foi cirúrgica e atenta as questões das mulheres a sua época. Uma época difícil em que as mulheres não tinham lugares representativos na sociedade.

A mulher precisa de um teto todo seu para escrever? Leia e descubra! FASCINANTE!!

callmedante 16/11/2022

complexo e profundo
livro perfeito !!! amei muito
eu estou querendo conhecer mais livros da Virginia Woolf agora e esse livro foi uma ótima introdução (já li mrs. Dalloway e os artigos feministas dela tbm

Ranya.Fernandes 18/01/2021

Um teto todo seu (quero)
Uma leitura agradável, fácil e facinante, eu diria, uma ficção que entrelaça realidade e pensamentos difulsos.

Woolf trás uma discussão acerca da mulher e a ficção, seria a mulher capaz de escrever uma? Ou ela está restrita aos homens? Em todo seu ensaio aborda questões e faz questionamentos acerca de como a mulher foi, é na sociedade e supõe como será.

Uma leitura relevante, que nos faz pensar no hoje, um texto de 1928 que é tão atual que me assusta, não da semelhança entre as épocas, mas nos questionamentos que precisam ser feitos.

Leiam! É isso.

Aninha Schimidt 18/10/2021

Um Teto Todo Nosso
Imagina, você vai a uma palestra de uma autora famosa esperando ouvir sobre escritoras de ficção e encontra um tcc sobre como o patriarcado impede as mulheres de escreverem pois ele as deixa menos livres do que um escravizado na Grécia Antiga, que dia louco!

Virginia Woolf foi uma mulher muito iluminada! A linha de raciocínio dela é impecável, só achei que viajou um pouquinho um momento ou outro - e ainda assim foram viagens interessantes de se ler, vendo como era o pensamento da época. A única crítica que tenho a este ensaio é a forma como está organizado. Havia parágrafos que duravam, sem exagero, cinco páginas, só para dar uma ideia. Podiam editar de modo que fosse mais legível.

giu 23/06/2021

Virginia é genial, sua forma de escrever é maravilhosa, mais um livro que leio dela. Esse fala sobre como nós mulheres precisamos de um teto para podermos escrever, sobre quantos talentos femininos foram perdidos por esse mundo patriarcal!
Douglas 23/06/2021minha estante
Excelente ?

Carolina Corrêa 23/01/2021

Um ensaio sobre a mulher escrevendo ficção
Nesta obra, Virginia conduz com maestria sua narrativa inteligentemente irônica, com toques autobiográficos.
Faz uma análise do papel da mulher na literatura, exaltando as escritoras do século XIX, mostrando seus percalços e comparando com as oportunidades cedidas aos homens na mesma época.
Tece críticas a convenções sociais machistas em seu melhor estilo: perspicaz, sagaz, contundente. Virginia sendo Virginia. Esplêndida.

fernanda 09/11/2021

O que é preciso para uma mulher escrever ficção?
?Se Shakespeare tivesse tido uma irmã de igual talento, teriam os dois as mesmas possibilidades de trabalhar com seu potencial criativo??

Nesse livro Virginia fala sobre as dificuldades de ser uma mulher e escritora na década de 1920, faz citações e comentários sobre outras obras da época, a presença feminina na literatura e fala sobre as conquista das escritoras do século XIX.
Nesse livro, ela utiliza a fantasia para falar sobre a desigualdade dos papéis sociais e nos faz questionar como isso pode interferir no desenvolvimento das habilidades.