Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Gio 30/08/2021

LEIAM
Tive poucos contatos com a autora mas posso assegurar que a mulher é braba demais!!!

Fiquei apaixonada por essa reflexão trazida por ela, extremamente relevante pra época e pra nossa atualidade.

O que uma mulher precisa pra fazer ficção? Por que poucas mulheres fazem/consomem ficção? Quantas mulheres já escreveram ficção e tiveram seus nomes apagados e no lugar o nome de um homem surgiu?

"Por muito tempo na história "anônimo" foi uma mulher." Virginia Woolf

Ana Rohrer 29/04/2022

Feminismo
Excelente reflexão a respeito da condição social da mulher.
Preocupação entre produção literária e sobrevivência.

Li Petersen 28/04/2022

Livro muito bom de não ficção.
É um livro sensacional, onde é relatado a dificuldade que o sexo feminino tinha em escrever e publicar as suas obras, a dificuldade até mesmo de ler.

O fato das mulheres terem sido vistas como moeda de troca, uma mercadoria ou até mesmo um enfeite.

É um soco no estômago, saber o que realmente é ser oprimida e ver a liberdade que nós mulheres temos no ocidente. O que não é um presente, é um direito básico.

Um livro que terei que ler novamente, possui muitos autores e muitas referências que eu não peguei. Burrice a minha e não da obra.

Amanda 20/12/2020

Não li esse livro esse ano, mas ainda sim quis resenhar para registrar o quão maravilhoso é esse livro. É sensacional esse texto ser absurdamente atual e, na verdade, à frente do meu próprio tempo.

Meu primeiro livro da autora. Que mulher inteligente, só me dá vontade de ler e reler todos os livros dela.

Todos devem ler! E principalmente nós mulheres!

anarontani 27/12/2020

nada me tira a sensação de escutar essa mulher!
parece q ela tá ali na mesa do bar ou no sofá da sua casa te contando coisas importantes e interessantes.

gabi 24/09/2021

completamente necessário
TODOS devem ler esse ensaio, inclusive os homens. A Virginia Woolf mostra nesse livro como as mulheres nunca se destacaram na literatura até o sec. 19 por nunca terem tido oportunidades. Vale a pena a leitura para aumentar sua sensibilidade a respeito da coragem que as mulheres pioneiras no ramo tiveram. Entre outros assuntos muito importantes também, mas que não vou entrar em detalhes pra não entregar o livro todo aqui.

paes.katherine 16/07/2022

Um teto todo seu, Virginia Woolf
Sempre que lemos algo ficamos com o desejo de que as outras pessoas leiam também, mas esta obra de Virginia Woolf tem um peso especial, ela deveria ser lida, principalmente, por mulheres. Não querendo puxar só para o lado feminino, porém esta obra merece ser compreendida da primeira palavra até a última e, só uma mulher para entender a outra, para se entender e para reconhecer tanta luta e sofrimento que as mulheres passaram e ainda passam em pleno 2022.

Virginia foi audaciosa na escrita desse ensaio ficcional, pois mesmo com muito dinamismo de cenas e análises, ela nos prende ao questionar os primórdios da escrita feminina e mesmo sem obter respostas sólidas nos apresenta seus questionamentos, seus pensamentos, suas fúrias, suas feridas e a sua força.

Não deve ter sido fácil buscar algo que foi tão escondido, apagado, escanteado. Afinal, por muito tempo, as mulheres só existiram, porque não lhe davam a oportunidade de participar, de viver. Eram seres humanos incapacitados, sem inteligência, sem valor. Portanto, aposto que hoje em dia Woolf teria muito orgulho de nós, que ainda com muito por caminhar, estamos vivendo. Vivissímas para conquistar e lutar por tudo que é nosso, por um Teto todo nosso.

Chu 26/08/2022

Nesse "ensaio", Virginia Woolf vai resgatar a relação entre as mulheres e a ficção, notando a lacuna que separa as duas até o início do século XX. "Ensaio" porque a estrutura do texto foge à de um ensaio comum, ela mistura aqui um pouco de ficção e estrutura a linguagem de maneira muito particular para chegar ao seu ponto.

Essa foi uma primeira surpresa: eu esperava encontrar um livro ensaístico mais pesado, de difícil leitura e pouca fluidez (Virginia Woolf tem lá os seus momentos né kkk), mas o que encontrei foi um texto gostoso de ler, com várias reflexões e analogias super interessantes, estruturado de forma super original. Como Noemi Jaffe diz no posfácio "Os limites entre ficção e realidade não estão claramente explicitados neste ensaio porque o tema mulheres e ficção é, em si mesmo, uma espécie de ficção".

Virginia Woolf foi uma escritora inglesa e vai falar sobretudo da produção do seu país e da Europa até o século XX. Esse ensaio foi publicado em 1929, um pouco depois de Orlando. De qualquer forma, suas reflexões não deixam de ser interessantes e muitas vezes atuais. Ela faz a gente pensar não só sobre a discrepância entre o número de autores e autoras, mas também sobre o fato de que a própria ideia que temos do que é literatura foi moldada e criada pelos homens, escritores e críticos literários. E não só: o imaginário que temos de personagens femininas, o papel que as mulheres ocupam nas narrativas, etc, etc.

Por fim, "um teto todo seu" dá nome justamente à condição básica que Virginia encontra para o surgimento de escritoras. Ela se afasta da ideia de uma inspiração de outro mundo e encontra uma razão bem material: ter um teto todo seu, em que seja possível se dedicar à escrita, com direito ao ócio e à criatividade, sem se preocupar com tarefas outras. Algo que ela vê de sobra na rotina dos grandes escritores.

Enfim, recomendo demais! ?

Jenni.Castro 22/02/2021

Meu primeiro contato com ela, a princípio já me apaixonei. Que mulheeeeeeereeeer.

rafinha 14/11/2021

Virginia Woolf é uma mulher com um pensamento marcante e muito moderno para sua geração, nesses ensaios ela trás uma narrativa inovadora no que se diz sobre mulheres na ficção que nos fazem questionar situações atuais.

brendbatista 10/03/2021

Primeiro livro lido da Virgínia Woolf e eu simplesmente estou apaixonada, ela escreve muito bem e tem posicionamentos muito concisos!

Toda mulher necessita de um teto todo seu para poder pensar.

Gi Gutierrez 11/03/2021

Um teto todo seu
Virginia Wolf traz uma importante reflexão sobre o que falta para que as mulheres possam se dedicar amplamente a escrita, lotando as bibliotecas com seus livros. Um livro essencial para discutir o silenciamento literário feminino e as amarras impostas aquelas que se aventuram neste universo que, ainda hoje, é predominantemente masculino.

Bianca1148 14/03/2021

Um teto todo seu
?Tranque suas bibliotecas, se quiser, mas não há portão, nem fechadura, nem trinco que você consiga colocar na liberdade da minha mente?.
O livro é uma reflexão sobre as condições sociais da mulher e a sua influência na produção literária feminina.

Livia.Villela 20/03/2021

Incrível
Esse livro é incrível. Curto, fácil de ler. Bom demais.
Virginia traz falas muito importantes. É incrível poder ler o que pensava uma mulher nos anos 30, ler sobre suas predições para dali a 100 anos, pensar sobre como elas se encaixam na vivência das mulheres hoje...
Enfim, vale muito a pena a leitura!