Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Amanda 20/12/2020

Não li esse livro esse ano, mas ainda sim quis resenhar para registrar o quão maravilhoso é esse livro. É sensacional esse texto ser absurdamente atual e, na verdade, à frente do meu próprio tempo.

Meu primeiro livro da autora. Que mulher inteligente, só me dá vontade de ler e reler todos os livros dela.

Todos devem ler! E principalmente nós mulheres!

anarontani 27/12/2020

nada me tira a sensação de escutar essa mulher!
parece q ela tá ali na mesa do bar ou no sofá da sua casa te contando coisas importantes e interessantes.

rafinha 14/11/2021

Virginia Woolf é uma mulher com um pensamento marcante e muito moderno para sua geração, nesses ensaios ela trás uma narrativa inovadora no que se diz sobre mulheres na ficção que nos fazem questionar situações atuais.

mah 02/01/2023

500 libras por ano e um teto todo seu
No geral eu gostei demais desse livro, que não é exatamente uma história linear mas um ensaio da autora. Esse foi meu primeiro contato com Virginia Woolf e já pude perceber seu estilo tão peculiar de escrita que é o fluxo de consciência.
Teve diversas coisas com as quais não concordei muito em algumas partes do livro, mas quando essa mulher acerta ela acerta muito. É muito importante traçar esse paronama e buscarmos razões práticas do porque a mulher se inseriu tão tarde da ficção e o que é necessário para que tenhamos essa liberdade e possamos escrever o que quisermos, quando quisermos. Para a autora nos só precisamos de duas coisas: 500 libras anuais e um teto todo nosso.
Mas sinceramente não há nada que eu possa dizer que seja melhor do que ler as próprias palavras da autora, recomendo a todos a leitura desta obra!

Nathy Alcantara 29/07/2021

Virgínia aborda aqui diversas questões mas algo que me pegou foi perceber que "a gente precisa ler mais mulher". E urgente.

Jenni.Castro 22/02/2021

Meu primeiro contato com ela, a princípio já me apaixonei. Que mulheeeeeeereeeer.

Hendrya 21/02/2023

Um teto todo seu ou As mulheres e a ficção
Um teto todo seu de Virginia Woolf é um ensaio literário. Com menções honrosas a Jane Austen e Emily Brontë, em que escreve um apelo a reflexão feminina. Ela prepara todo o terreno sem demora, suavemente até seu ápice indescritivelmente emocionante. Com algumas doses de ironia e sarcasmo, Woolf chama atenção para, não somente o privilégio como a necessidade de se ter um espaço próprio e claro o capital financeiro. Ou seja, um teto todo seu para desempenhar todo o seu potencial como escritora (e ser paga por isso). Tudo bem material, o leitor pensa. Só que mais do que isso, sua escrita nos prepara para compreender os motivos que lhe levaram a esse apelo.
A minha pouca habilidade de compreender sarcasmo e ironia foram, talvez, um empecilho para entender as inúmeras figuras de linguagem durante a leitura. Entretanto, se eu entendi pelo menos um pouco, Woolf nos apresentou um mundo real e cru, porém esperançoso. O que nos leva a pergunta - ou melhor, o que me levou a indagar... Então, a escrita feminina é inestimável? Creio que esse livro responde a está pergunta. Então citando a menina que roubava livros: ESCREVA!
O livro é tão bom, tão inestimável que me levou a estudar mais sobre a autora e sobre ele. Como tomar conhecimento de Rebecca West, George Eliot e a balada Mary Hamilton.

Karla Beatriz 03/08/2021

Que livro prefeito, e o tipo de livro que todo mundo precisa ter na estante, fico triste que muita gente acaba não lembro por achar ele cult, quwor ler mais coisa dessa mulher maravilhosa

Paulinha 17/08/2021

Virginia ..
Esse ensaio traz para discussão coisas aparentemente simples mas que fazem a diferença na injustiça de tratamentos entre homens e mulheres, como a falta de oportunidade e possibilidades muda o futuro de tantas mulheres brilhantes

brendbatista 10/03/2021

Primeiro livro lido da Virgínia Woolf e eu simplesmente estou apaixonada, ela escreve muito bem e tem posicionamentos muito concisos!

Toda mulher necessita de um teto todo seu para poder pensar.

Gi Gutierrez 11/03/2021

Um teto todo seu
Virginia Wolf traz uma importante reflexão sobre o que falta para que as mulheres possam se dedicar amplamente a escrita, lotando as bibliotecas com seus livros. Um livro essencial para discutir o silenciamento literário feminino e as amarras impostas aquelas que se aventuram neste universo que, ainda hoje, é predominantemente masculino.

Bianca1148 14/03/2021

Um teto todo seu
?Tranque suas bibliotecas, se quiser, mas não há portão, nem fechadura, nem trinco que você consiga colocar na liberdade da minha mente?.
O livro é uma reflexão sobre as condições sociais da mulher e a sua influência na produção literária feminina.

Livia.Villela 20/03/2021

Incrível
Esse livro é incrível. Curto, fácil de ler. Bom demais.
Virginia traz falas muito importantes. É incrível poder ler o que pensava uma mulher nos anos 30, ler sobre suas predições para dali a 100 anos, pensar sobre como elas se encaixam na vivência das mulheres hoje...
Enfim, vale muito a pena a leitura!

psi_livros 04/04/2023

Uma mulher fora de seu tempo/ Atormentada pela seu tempo!?
Virginia com certeza é uma mulher fora de seu tempo. Durante a leitura de " Um teto todo seu", sua angústia por toda a nossa estrutura social é evidenciada, um ensaio extremamente rico que apresenta pontos importantes. Sendo este baseado em uma pergunta não tão simples que relaciona mulheres e ficção.

Julis 29/06/2023

Somos todas gatos sem rabo
Que livro, senhoras e senhoras. Eu diria que chega a ser uma leitura quase que obrigatória pra toda e qualquer mulher, não necessariamente só para aquelas que aspiram ser escritoras, mas para todas que sentem uma leve faísca de fúria ancestral no peito quando são lembradas do que são: mulheres.

o livro tem muitos momentos que você fica tipo meu deus ???? isso é muito real!!!!; tem momentos que você dá risada da ironia velada dela - ela é muito engraçada, mas de um jeito bem inglês kkkk; tem momentos agridoces, que te fazem lembrar do mundo lixo onde a gente vive. É um grande misto de sentimentos que aparecem em uma velocidade absurda, já que a própria narração meio que acompanha o fluxo de pensamentos. É maravilhoso e triste ao mesmo tempo. Triste, sim, porque mesmo quase 100 anos depois tantas situações semelhantes ainda persistem.

Mas enfim é um livro excelente e lindo e achei que ia me perder na forma como é narrado, mas simplesmente me apaixonei (não só pela virgínia, mas pela forma como ela expõe cada sentimento e sensação, mesmo com as quebras de pensamento).

Pra mim é 10/10?? e espero ler outros livros dela em breve.