O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1214 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Eduarda2472 11/05/2024

Seria um excelente livro se tivesse um objetivo crítico, mas é exatamente o contrário! basicamente um passo a passo de muitas políticas desonestas que aconteceram a séculos passados e que continuam acontecendo séculos depois.
lendo esse livro eu consegui fazer uma ligação clara com os acertos de Napoleão, os erros de Hitler, como Lula construiu sua popularidade e como Vargas conciliou os interesses das elites com os do povo.
talvez se a população tivesse um hábito maior de leitura e pudesse ter a oportunidade de ler esse livro, teria uma capacidade maior de notar como é constantemente manipulada. penso que a leitura seria uma alternativa mais eficaz do que ficar esperando honestidade de políticos tão sujos e mal intencionados.
enfim, fora toda política do livro (grande maioria), tem como tirar bom proveito da leitura, e alguns ensinamentos de vida.
comentários(0)comente



Matheus656 10/05/2024

Muito interessante a visão de Maquiavel e como podemos tirar a lições dessa leitura para tanto. A leitura se torna difícil quando não entendemos a minúcia dos eventos históricos da época, mas ainda assim, muito válida a leitura, principalmente para Michael Scott
comentários(0)comente



Naguel 08/05/2024

Filosofia e Geopolítica
Em vez de idealizações utópicas, Maquiavel mergulha nas profundezas da política real, reconhecendo que a busca pelo poder pode exigir ações moralmente questionáveis. Sua franqueza brutal revela os bastidores do jogo político, onde a ética cede espaço à pragmática implacável.
comentários(0)comente



Manurr 07/05/2024

Esse livro é um perfeito exemplo da importância das aulas de história.

O que o Maquiavel faz nesse livro é exprimir o que séculos de poder político na Europa têm a dizer sobre como um príncipe deve ser portar para obter poder e mantê-lo sobre si. Isso evidencia o viés absolutista dele que, dadas as circunstâncias, talvez seja o mais razoável a se pensar na época como forma de governo.

O que me intriga é saber se ele é imparcial nessa escrita ou se ele realmente acredita que o poder sendo detido nas mãos de um só que é a melhor forma de governar uma nação (até então principados). A única vez em que vi um traço de pessoalidade do Maquiavel foi no apelo pela libertação de Florença no final do livro.

A leitura é arrastada em certos capítulos, mas num panorama geral eu gostei bastante de como ele analisa e correlaciona os eventos da Grécia e Roma antigas com os eventos de sua época, sustentando suas alegações a respeito dessa postura que ele projeta para o governante.
comentários(0)comente



isahisah0 07/05/2024

.
Um manual de governança um tanto quanto interessante, e que devido uma otima analise do autor as situações que são expostas no livro são 'universais' de certa forma.
Completei a leitura lendo poucas páginas antes de dormir.
comentários(0)comente



Guilherme2666 03/05/2024

Veio por acaso de "brinde" em outro livro que comprei.
Acabo não tendo muito o que falar sobre mas é asustador como alguns fragmentos conseguem ser tão atuais e corriqueiros, mesmo sendo um manual de governança dos séculos XVI
comentários(0)comente



nunesdenunes 03/05/2024

Maquiavel tem uma habilidade formidável em analisar os atos de personagens históricos e até de seus contemporâneos. Nessa análise quase materialista, ele cria o manual definitivo do governante, tão atual quando já fôra um dia.
comentários(0)comente



Emerson342 30/04/2024

Maquiavel não é tão insensato como dizem, apenas um homem com pensamentos contemporâneos que utiliza um modo de linguagem diferente.
comentários(0)comente



zizifig 29/04/2024

Chato, só isso msm, bem chato, chato demais, chatíssimo, li a força mesmo de tão chato isso pq são só 100 pags
comentários(0)comente



Jazz 29/04/2024

?
Depois de tanto tempo após ter abandonado esta obra, decidi dar uma nova chance. Mas assim, erh
Entro naquele dilema, um clássico e um clássico toma aí nota boa, ou avalio conforme meus sentimentos em relação a obra? Pq eu não gostei não kkkk
Achei um saco, entendi, mas um tédio
Não tenho paciência pra passar pano pra escritores/pensadores antigos só pq ?era outra época?
Leia, ele vai te fazer refletir pelos próximos dias, mas tenho certeza que você vai esquecer até a próxima palestra de coach citar a obra.
comentários(0)comente



@pinhanh 27/04/2024

SOFRIMENTO LITERÁRIO.
Os fãs desse livro me perdoem, mas que livro chato. Serei sincera sobre a minha opinião, afinal, não é porque a maioria gostou, que eu irei dizer que gostei. Honestamente, é uma leitura muito cansativa. Não estou dizendo que seja um livro ruim, pois acredito que não seja. Depende muito de quem está lendo, afinal, cada um possui uma experiência própria. Mas na minha opinião, eu não gostei do livro. Pode ser pelo fato de eu não curtir leituras sobre política neste contexto abordado no livro, mas realmente foi um sofrimento dar continuidade. Tive que optar por escutar o áudiobook, para facilitar o término da leitura.
comentários(0)comente



Oscaz7 24/04/2024

Livro maravilhoso
Sinto que após ler esse livro estou mais preparado para questões políticas da minha nação. A versão comentada por napoleão bonaparte torna a leitura muito divertida ao ver suas oposições e deboches, mas também muitos elogios à maquiavel.
Os ensinamentos do livro são muito interpretativos, não é nada direto, você entende as lições através dos ocorridos citados, copiando os bons e evitando fazer os ruins.
comentários(0)comente



Lucas 20/04/2024

Válida Leitura
Como já havia citado em outra resenha, não é uma leitura difícil, apesar de não ser lá tão simples. Recomendo para quem, assim como eu, quiser se introduzir em estudos de filosofia e ao pensamento crítico. Portanto, julgo que não é um livro escrito para você concordar ou pensar na ética, pois foi escrito visando a política como ela é e não como deveria ser. Durante a leitura você, refletindo enxerga em várias partes do mundo atual, as práticas propostas por Maquiavél, inclusive aqui no Brasil. Enfim, foi uma boa leitura.
comentários(0)comente



Paulo H. Coêlho 19/04/2024

O livro é muito bom. Um enredo maravilhoso, mas não posso deixar de citar o bajulando do Maquiavel com o principe.

Quando Nicolau Maquiavel escreu o livro, a ideia central, era que o imperador da época, lee-se, o seu livro, e libertar-se de seu exilo em uma fazenda, longe da cidade. Ou era o exilo, ou a morte.

Apaixonado por políticas, escreveu o livro, com intuito de analtecer as ideias do príncipe, com o objetivo, que o mesmo, lhe livra-se do exilo, e talvez o chamasse para ser seu conselheiro.

Todavia, ele utiliza de analogias de governo, que existiram, de forma muito bem organizadas, dando seu palpites, apontando erros, acertos, e dando uma justa posição para possíveis soluções. Mas claro, de um jeito "maquiavélico", se é que você, que está lendo isto, me entende.

Talvez, pelo fato de ser Cristão, discordo muito de algumas falas de Nicolau Maquiavel. Chega até ser diabólica em alguns casos. Mas, de um ponto de vista, de um modo geral, o livro é bom.
comentários(0)comente



sth3rzinha 18/04/2024

O que dizer de Maquiavel?
Maquiavel sempre foi um dos meus filósofos prediletos desde a época do cursinho pra o vestibular, e desde a primeira vez em que eu estudei sobre ele, eu gostei muiiiito!
não consigo explicar mas tenho grande afeição, mesmo que alguns de seus posicionamentos não me agradem e eu não apoio.
acho sua forma de pensar inovadora e necessária, tb acho que muitas das vezes ele é mal interpretado, faz parte.
o livro é bom, apesar das controvérsias... kkkkkk, por isso é inegociável ter uma boa base sobre a história e e a época em que Nicolau viveu.
ótima experiência ??
comentários(0)comente



1214 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR