O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Queilinha 30/10/2023

O Príncipe...
É um livro interessante. Sempre tive curiosidade de ler. Apesar de um pouco massante, devido a toda a sua abordagem e temática, ele mostra como as sociedades na época surgiam, e como também eram governadas.

É como uma espécie de manual para que um líder esteja sempre presente, próximo ao povo, e seja querido e adorado por ele, evitando assim rebeliões e revoltas, ou até mesmo perder o poder ou um território.

amtnda 30/10/2023

Interessante para análise
É interessante analisar como essa obra atravessa por várias épocas e figuras políticas que utilizam de seus escritos para construir suas personas. Apesar de ser bastante discutida se é uma obra bajuladora ou não, não deixa de ter sua importância histórica e política.

Lethier 27/10/2023

Comentário.
É inegável que ele foi um homem considerado muito inteligente por outros em sua época, porém de longe, um bom homem.
Qualquer opinião contrária a dele, resultaria em morte, pois os meios justificam os fins, um completo ditador horrível.
O livro foi muito bem escrito e de leve compreensão.

Maria16302 25/10/2023

Suas crenças são ardilosas.
Ler este livro foi expandir e entender as visões de Maquiavel.

O intuito que tive em ler este livro era somente de interesse próprio, e para estudos...

Maquiavel tem visões de mundo e sobre policia muito ardilosas, vemos que se adaptarmos algumas visões dele, não muda muito para as práticas de atualmente.

De certa forma gostei muito da leitura por se tratar do próprio Maquiavel, eu já tinha um certo interesse em ler e entender seus pensamentos.

maffessoni 24/10/2023

Mais um clássico (levemente) chato
Sempre tive muita expectativa para ler Maquiavel na escola e me decepcionei um pouco quando esse grande dia chegou.

É um clássico da ciência política e acho genial alguns anacronismos que a gente consegue identificar na leitura, acho impossível negar a importância e a capacidade marcante que esse livro tem.

Meu erro foi criar muita expectativa e achar que seria uma leitura fácil. Não foi extremamente difícil (ler Hobbes, por exemplo, é um inferno na Terra), mas foi uma leitura bem cansativa e chatinha. Se não fosse uma leitura obrigatória do curso e eu pudesse ler no meu tempo, na paz, acho que teria gostado mais. Com certeza vou reler no futuro.

O lado bom é que tem muitas frases e reflexões fodas que me marcaram demais e vou levar pra vida. No tempo dele, o cara foi um gênio.

Raden.Vladi 23/10/2023

Complemento
Um bom livro para ser lido antes deste, é o romance de Mário Puzo, Os Borgias - A história da primeira grande família do crime.

edybitencurt 22/10/2023

Livro de leitura difícil para iniciantes. Li por causa da escola.
É um bom livro para entender o passado, mas não recomendaria para quem não se interessa muito por filosofia.

Letticia.Goncalves 19/10/2023

Um manual para aquele que quer ou que já detém poder, poder esse que pode ser interpretado de forma ampla.
Li sem expectativas e me surpreendi, considero favorito.
Os fins justificam os meios, é melhor ser temido do que ser amado. Para manter o principado/governo é necessário sacrifícios, deve-se ser mau e bom quando conveniente para alcançar aquilo que deseja. Deve-se ser leão e raposa para manter o que se tem.
Achei a leitura válida, recomendo!

Jessica.valcaci 15/10/2023

Os fins justificam os meios
Escrito em 1513 em Florença, atual Itália, Maquiavel se encontrava preso nessa época e esse ?mini manual? de como governar um Estado foi um presente a Lourenzo de médici, filho de Piero de médici uma das famílias mais poderosas de todo o território de Florença, basicamente o intuito do livro é te ensinar a arte de governar, pois entre ser temido e ser amado é bom que sejamos os dois, mas na falta de um é melhor que sejamos temidos mesmo, astuto como uma raposa, temido como um leão,pois para Maquiavel um governante precisa saber governar com os inimigos, não depender da boa sorte e está mesmo quando a tiver saber usá-la ao seu favor, ser bom e religioso, mas com astúcia, ser maligno, fazer guerra se assim for conveniente, mas nunca com exército comprado (mercenários), pois estes são de fácil traição, assim como também saber escolher bons ministros que atentem ao povo e ao rei em primeiro lugar e não somente em seus privilégios. É portanto, que tal obra é conhecida como a célebre frase de que os fins justificam os meios, é que um rei precisa ser prudente é conveniente em toda e qualquer situação e não ser ?bom? ou ?mau?, mas astuto e prudente quando necessário para governar e não ter problemas com o povo, ou com problemas externos que podem sim afetar o povo e virar ódio ao governante, é preciso ser temido não odiado pelo povo, como também aos outros de fora, um bom governante resolve os problemas presentes e prevê os futuros tendo já como resolve-o-lós. É por isso que ?os fins justificam os meios? nessa obra.
?O príncipe? me foi uma releitura, já havia lido uns três anos atrás, mas entendi quase nada na primeira vez e sabia que precisaria reler de novo, principalmente agora tendo matérias de moderna dois e dando monitoria de moderna um sabia que precisava reler a obra e entender um pouco mais do contexto do que era ou não era a Itália, enquanto formação de Estado nacional, assim como era para Maquiavel, que era mais um historiador da época não necessariamente um filósofo, apesar de conter filosofia em sua obra principalmente de cunho político, era assim imprescindível reler o livro e gostei bastante de ter feito isso, recomendo à leitura para todos!

Josiastds 13/10/2023

Tinha muita expectativa
Temos que entender que esse livro é de 1500 e lá vai cacetada, só que não é sobre a data mas a escrita e o modo como seus conhecimentos sobre o principado e príncipes etc... Queria muito que essa leitura mudasse algo na minha vida, como um todo, e não aconteceu pois gosto muito desse tipo de assunto, sou um leitor de Brandon, George, Tolkien e Mestre King e por isso não teve quase nenhuma anormalidade, assim dizendo, pois já tinha conhecimento. Só que teve a "CARTA", que foi enviada ao Francisco no final do livro, se tivesse aquele tipo de interação e escrita seria milhares de vezes melhor.

Mafê 12/10/2023

O príncipe
Achava que seria uma leitura mais difícil e chata, mas a linguagem até que é de fácil entendimento. Foi difícil para reconhecer algumas pessoas que ele fazia referência.
Maquiavel faz uma leitura realista da política, tendo como argumento que para conquistar o poder tudo é válido, dando foco para o uso da força física e não cumprir com as promessas. Mesmo tentando manter uma boa impressão destinando a parte complicada a terceiros.
É interessante perceber que, mesmo com séculos de diferença, o ser humano continua agindo e pensando da mesma forma.

Kelvin Mosna 11/10/2023

Os fins justificam os meios?
Em resumo, “O Príncipe” é um livro escrito por Nicolau Maquiavel nos meandros de 1513. Inicialmente, a obra foi confeccionada sob a forma de carta, direcionada a Giuliano de Médici, que faleceu antes que Maquiavel a terminasse. Nicolau Maquiavel viveu naquela Itália militarmente e politicamente arrefecida. Em linhas gerais, o autor escrutina minúcias do conceito de Estado, formas de governo, e como os seus governantes devem se portar. Maquiavel pontua aconselhamentos a esses políticos da época. A propósito, para alguns pesquisadores dessa seara, a famosa perspectiva Maquiavélica de que “os fins justificam os meios” deve ser avaliada sob o contexto da Itália renascentista, que lutava contra seus infortúnios. Daí, acreditam que Maquiavel não defendia que esse lema poderia ser aplicado para todo e qualquer setor da vida humana, mas apenas ao momento político conturbado por ele sofrido. O intuito do autor, para eles, é descrever as maneiras adequadas de manejo dos negócios públicos e, principalmente, como administrar o principado. Maquiavel cuida da ascensão e manutenção do poder. Apesar das críticas, parcela dos estudiosos destaca que a obra é ainda influenciadora da atual concepção de Estado em certa medida, mesmo que mudanças tenham ocorrido, o que torna essa leitura muito importante para estudiosos de Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas como um todo.

Curiosidade: a tal máxima “os fins justificam os meios” não aparece no texto de "O Príncipe". Os estudiosos asseguram que Maquiavel não a escreveu. Interessante, não?!

Reis55 05/10/2023

O Príncipe - Nicolau Maquiavel
É um livro interessante para que possamos entender como sociedades eram e são regidas por meio de medo, terror, controle psicológico, entre outros.
O livro mostra maneiras de se mostrar presente e perto de seu povo, como fazê-lo não se rebelar, como integrar uma cidade a seu império.
Recomendaria a um fã de história antiga e que deseja saber mais sobre a Itália e como foi governada pela Família de Maquiavel

Lua 04/10/2023

Joia
É um livro interessante. Gostei de ver os pontos de vista dele em relação a sociedade no geral e consegui pontuar muitos dos assuntos abordados na minha própria vida

andbia 03/10/2023

Um Guia Político Atemporal
?O Príncipe?, escrito por Nicolau Maquiavel no século XVI, é um tratado político clássico que permanece relevante e influente até hoje. Este livro oferece uma visão perspicaz sobre a política, o poder e a liderança, e desafia as convenções da época com sua abordagem pragmática e realista da governança.

O Realismo de Maquiavel:

Uma das características mais notáveis de ?O Príncipe? é a abordagem realista de Maquiavel à política. Em vez de aderir a ideais utópicos, Maquiavel olha para a política como ela é, não como deveria ser. Ele descreve o poder como uma força que precisa ser conquistada e mantida, muitas vezes à custa da moralidade convencional. Essa abordagem crua e desapaixonada torna o livro tanto desafiador quanto fascinante.

A Natureza do Poder:

Maquiavel explora profundamente a natureza do poder, observando que os líderes devem conseguir adaptar suas estratégias às circunstâncias em constante mudança. Ele discute a importância da astúcia, da habilidade militar e da diplomacia, e oferece conselhos práticos para aqueles que buscam manter o controle político. O livro destaca a necessidade de um equilíbrio entre a força e a astúcia na governança.

Conselhos Atuais:

Apesar de ter sido escrito há séculos, ?O Príncipe? continua a oferecer insights valiosos para líderes e políticos contemporâneos. Muitas das lições de Maquiavel sobre como lidar com as complexidades do poder e da liderança são aplicáveis em uma variedade de contextos, desde a política até os negócios.

Controvérsia e Debate:

O livro provocou debates acalorados e controvérsias ao longo dos séculos. Alguns o consideram um manual de cinismo político, enquanto outros o veem como uma obra que reflete as realidades cruas da política. Essa diversidade de interpretações é um testemunho da riqueza e complexidade do texto de Maquiavel.

Conclusão:

?O Príncipe? de Nicolau Maquiavel é uma obra literária fundamental que desafia preconceitos e continua a provocar reflexão sobre a política e o poder. A abordagem realista de Maquiavel, sua análise profunda da natureza do poder e sua ênfase na adaptação estratégica tornam o livro uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em política, liderança e história. É um guia atemporal que permanece como um dos tratados políticos mais influentes já escritos.