O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1224 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Catharine.Nabuco 25/05/2024

A maior obra vítima de falácia da história.
Estou Impressionada com a qualidade das explicitações de pensamentos e da escrita fluida de Maquiavel.
Um cara corajoso que bateu de cara com a igreja ao expor as politicagens do século 16.
O cara analisou a natureza humana e, com nosso olhar cotidiano, nos abriu portas para enxergar como a NATUREZA HUMANA permaneceu a mesma durante todo esse tempo.

Não importa quanto tempo passe, é como se a humanidade perpetuasse com os mesmos valores. Assim, falas como ?ele agiu de maneira maquiavélica?, são falas lotadas de falácias e mitos expostos por pessoas das quais, ou não leram a obra, ou a leram com uma lupa permitindo um único foco em meio a uma ampla gama de interpretações.

Nota 10/10
comentários(0)comente



elis 25/05/2024

Comentar sobre um livro assim é complicado mas, para os dos de hoje é legal ver como uma opinião de maquiavel ainda persiste em algumas coisas.
comentários(0)comente



M.eduardamarques 24/05/2024

Apenas bom!!
Livro interessante e cheio de frases marcantes, mas é bom somente até certo ponto até a página 80, o resto é bem sofrido de ler.
comentários(0)comente



Thais.Tobal 24/05/2024

O príncipe é um livro que lido com questões políticas, tendo como tema central uma guia prática e astuto sobre governar e manter o poder de que pode exigir ações moralmente questionáveis.
comentários(0)comente



Poc Leitora 24/05/2024

Um livro essencial para um príncipe renascentista
Uma leitura que começou rápida e fluida mas ao poucos foi me cansando. Não levo isso como um defeito mas apenas como um detalhe. Esse livro é essencial se você pretende conquistar e manter um domínio na Itália do séc XVI.
comentários(0)comente



Victor.Gabriel 20/05/2024

Realismo político e moral.
?O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons.?-Maquiavel.

Maquiavel viveu no contexto do renascimento, onde a moralidade dos governantes estava em "decadência" se comparada ao período medieval.

Uma coisa interessante é que mesmo com todos os vícios da época renascentista, houve um grande florescimento artístico e científico na época, parafraseando Nietzsche "São nas épocas mais imorais que se produzem os maiores feitos".
comentários(0)comente



Davi.Leonidas 19/05/2024

Um livro necessário para perspectiva da época renascentista
Esse livro é necessário em todas escolas com aula de filosofia ou faculdades de história, pois conta a perspectiva de Maquiavel para a época que ele mesmo viveu, dando exemplos de outras também, como o declínio de Roma.
Eu que não sou muito fã desse tipo de livro, dou essa nota. Mas tenho certeza de quem gosta desse gênero dará uns 4,5 ou até 5.
Maquiavel discordava da forma de governo da maioria dos principados, por isso escreve esse livro e explica como realmente deviam ser governados.
Recomendo a todos fãs de história ou filosofia.
comentários(0)comente



Iara Pinto Quaresma 18/05/2024

Li até a página 40 por inteiro, como estava me dando sono ao ler, mudei a técnica, passei a ler em voz alta.
Tbm não funcionou muito, aí passei a ler apenas os conselhos dos tópicos que achei relevante ao meu cotidiano.
Enfim acho que não conta como leitura completa , mas tbm não foi abandonado.
Vou deixar sempre a mão para eventuais consultas qdo estiver vivendo alguma situação narrada.
Mas é interessante o livro, bem articulado e atual. Engraçado co as atitudes humanas não mudou muito apesar dos séculos.
comentários(0)comente



Luiz Miguel xD 16/05/2024

Maquiavelpill!
Simplesmente a Maquiavelpill!Bom demais,livro essencial para entender a politicagem e principados.Porém é possível de se criar um paralelo útil e funcional entre os conselhos de Maquiavel dirigidos aos príncipes e ao leitor em situações análogas na vida cotidiana.
comentários(0)comente



Ana (: 15/05/2024

É meio difícil dar uma nota para esse tipo de livro, mas no geral é uma leitura essêncial para entender mais sobre a política moderna e apesar de curto é bem denso.
comentários(0)comente



Eduarda2472 11/05/2024

Seria um excelente livro se tivesse um objetivo crítico, mas é exatamente o contrário! basicamente um passo a passo de muitas políticas desonestas que aconteceram a séculos passados e que continuam acontecendo séculos depois.
lendo esse livro eu consegui fazer uma ligação clara com os acertos de Napoleão, os erros de Hitler, como Lula construiu sua popularidade e como Vargas conciliou os interesses das elites com os do povo.
talvez se a população tivesse um hábito maior de leitura e pudesse ter a oportunidade de ler esse livro, teria uma capacidade maior de notar como é constantemente manipulada. penso que a leitura seria uma alternativa mais eficaz do que ficar esperando honestidade de políticos tão sujos e mal intencionados.
enfim, fora toda política do livro (grande maioria), tem como tirar bom proveito da leitura, e alguns ensinamentos de vida.
comentários(0)comente



Matheus656 10/05/2024

Muito interessante a visão de Maquiavel e como podemos tirar a lições dessa leitura para tanto. A leitura se torna difícil quando não entendemos a minúcia dos eventos históricos da época, mas ainda assim, muito válida a leitura, principalmente para Michael Scott
comentários(0)comente



Naguel 08/05/2024

Filosofia e Geopolítica
Em vez de idealizações utópicas, Maquiavel mergulha nas profundezas da política real, reconhecendo que a busca pelo poder pode exigir ações moralmente questionáveis. Sua franqueza brutal revela os bastidores do jogo político, onde a ética cede espaço à pragmática implacável.
comentários(0)comente



Manurr 07/05/2024

Esse livro é um perfeito exemplo da importância das aulas de história.

O que o Maquiavel faz nesse livro é exprimir o que séculos de poder político na Europa têm a dizer sobre como um príncipe deve ser portar para obter poder e mantê-lo sobre si. Isso evidencia o viés absolutista dele que, dadas as circunstâncias, talvez seja o mais razoável a se pensar na época como forma de governo.

O que me intriga é saber se ele é imparcial nessa escrita ou se ele realmente acredita que o poder sendo detido nas mãos de um só que é a melhor forma de governar uma nação (até então principados). A única vez em que vi um traço de pessoalidade do Maquiavel foi no apelo pela libertação de Florença no final do livro.

A leitura é arrastada em certos capítulos, mas num panorama geral eu gostei bastante de como ele analisa e correlaciona os eventos da Grécia e Roma antigas com os eventos de sua época, sustentando suas alegações a respeito dessa postura que ele projeta para o governante.
comentários(0)comente



isahisah0 07/05/2024

.
Um manual de governança um tanto quanto interessante, e que devido uma otima analise do autor as situações que são expostas no livro são 'universais' de certa forma.
Completei a leitura lendo poucas páginas antes de dormir.
comentários(0)comente



1224 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR