O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Pijas 13/09/2024

A primeira parte do livro (até, mais ou menos, o capítulo 15) é bem desnecessária pra quem não tem o domínio literal de um principado [existem 3 no mundo contemporâneo(eu pesquisei)], mas, para além disso, o livro apresenta muitas reflexões boas sobre postura e comportamento, principalmente se tratando de relações de poder, as quais creio que fazem valer a pena a leitura.

Brenda395 13/09/2024

O livro se dirige principalmente a governantes e aspirantes ao poder, oferecendo conselhos sobre como conquistar e manter o poder político. Maquiavel explora a natureza do poder, os desafios da liderança e as estratégias que um príncipe pode adotar para garantir sua estabilidade e sucesso. Ele argumenta que os governantes às vezes precisam adotar medidas imorais ou cruéis para manter a ordem e a segurança do Estado, uma perspectiva que gera

Maquiavel também diferencia entre qualidades que um príncipe deve possuir, como a astúcia e a flexibilidade, e aquelas que devem aparentar ter, como a virtude e a justiça. O conceito de que “os fins justificam os meios” é central na obra, refletindo a abordagem pragmática e às vezes cínica de Maquiavel sobre a política.

"O Príncipe" é amplamente considerado um dos textos fundamentais da ciência política moderna, e seu impacto vai além das questões políticas, influenciando também áreas como a filosofia e a teoria social.

.|.|.|.|.|.|. 06/09/2024

Manual mais ou menos
Não vou dizer que o livro é ruim. Muito pelo contrário: ele é extremamente interessante.
Contudo, não falou nada que eu já não saiba.

Claro, para muita gente ele pode ser revolucionário, principalmente se busca exercer alguma relação social que envolva certa responsabilidade ou troca de poderes.
Porém, novamente digo: nada que eu já não tivesse ciência.

myn 01/09/2024

Não é uma leitura difícil!
Se você levar considerando a época em que foi escrito, é um livro de enorme peso, sim. Hoje em dia, esse ?manual? que o Maquiavel propõe, já não se aplica, mas não é por isso que valha menos.

Maquiavel foi muito inteligente, e ao menos a partir dessa edição que li, da Penguin Companhia, muito didático.

Fiz essa leitura para a faculdade, mas sempre quis ler e evitava por dizerem ser extremamente difícil, porém, acredito que se você faz uso de uma edição como essa, que possui uma escrita simples, além de notas, não terá dificuldades.

Maquiavel escreveu essa obra com um objetivo didático e ele é, de fato, bem didático. Explica em detalhes seus exemplos, então não, você não precisa saber de toda a história da Itália e Idade Média para entender, ele vai descrevê-las, ele também vai voltar em exemplos e ideias que deu anteriormente, fazendo ligações que facilitam ainda mais a compreensão.

Indra 01/09/2024

Interessante estudar Maquiavel, o lance da virtú, fortú, leão, raposa, e "melhor ser temido que amado mas jamais odiado".

Legalzin

mthsthn 01/09/2024

Um divo mal compreendido
Relido para disciplina de pensamento político, mas lido há uns anos, hoje compreendo com maior profundidade a incompreensão que Maquiavel sofreu em vida apenas por questionar os poderes absolutos da Igreja dentro da estrutura burocrática do Estado.

Acho que seja um livro fundamental para quem deseja entender mais sobre política e história, já que para ele é essencial que o príncipe (o governante) conheça a história para poder constituir um futuro mais sólido e estável para o Estado.

Gabriel.Custodio 30/08/2024

"Porque ai está uma regra geral que nunca falha: Um príncipe que não seja por si mesmo sensato não pode ser bem aconselhado."

Conceitos clássicos de política, poder e estratégia. Considero de leitura difícil, sendo aconselhável ler outras obras auxiliares sobre o autor, para um melhor entendimento e caso haja também o desejo de aprofundar-se.

Rafael.Silva 30/08/2024

Um clássico é um clássico
Não tem como dizer que a leitura dele é algo simples, afinal de contas, estamos falando de um livro de aproximadamente 500 anos. Mas com toda certeza ele possui muito conhecimento, alinhado à uma visão realista dos reinados.

julinha 30/08/2024

Estudante de direito sorte
Algumas partes são um pouco maçantes de ler, porém o conteúdo abordado é bom, e muito útil para áreas da vida.

Adriano487 25/08/2024

Político
Não conhecia Maquiavel até ler este livro. Poxa! Como os aspectos políticos descritos por ele se parecem com nossa realidade hoje.
Quem quer entender de política deveria ler O Príncipe. A descobertas dos conselhos que ele dá para o príncipe Lourenço de Médici nos faz pensar sobre nossa política brasileira.

Siegfrito 25/08/2024

Controverso, mas sem dúvida atemporal
"O Príncipe" é um tratado político que, mesmo após cinco séculos, continua a provocar reflexões profundas sobre poder, liderança e natureza humana. Escrito como um manual para governantes, o livro apresenta uma visão pragmática e, por vezes, controversa sobre como adquirir e manter o poder político.

É um livro notável por sua abordagem realista da política, despida de idealismos morais. O autor argumenta que um líder eficaz deve estar disposto a agir de maneira que pode ser considerada imoral, se necessário para o bem do Estado. São pensamentos que, embora chocantes para alguns, oferecem conselhos valiosos sobre as complexidades do poder e da governança em âmbito geral.

Apesar do foco em principados renascentistas, as observações dele sobre a natureza humana e as dinâmicas do poder permanecem surpreendentemente relevantes. Conceitos como a importância da adaptabilidade, a gestão da percepção pública e o equilíbrio entre ser temido e amado são aplicáveis não apenas à política moderna, mas também à liderança em diversos contextos, incluindo negócios e vida pessoal.

O estilo de escrita usado, direto e rico em exemplos históricos, torna a leitura envolvente, mesmo quando aborda temas complexos. Fazendo análise de figuras históricas e eventos políticos que servem não apenas para ilustrar os seus pontos, mas também para fornecer lições valiosas sobre estratégia e tomada de decisões.

É importante notar que, embora muitas das afirmações de Maquiavel possam parecer datadas ou moralmente questionáveis pelos padrões atuais, elas oferecem uma janela única para o pensamento político renascentista e as realidades do poder naquela época. Além disso, muitos dos princípios discutidos no livro podem ser reinterpretados e aplicados de maneira ética na vida moderna.

A leitura de "O Príncipe" pode ser extremamente construtiva para a educação pessoal. Ela desafia o leitor a pensar criticamente sobre liderança, ética e o equilíbrio entre fins e meio. Transpor os conceitos discorridos ao longo do livro para a realidade atual e aplicá-los à governança da própria vida é um exercício valioso de autorreflexão e desenvolvimento pessoal.

Por exemplo, a ênfase na importância da virtù (virtude) e da fortuna (sorte ou circunstâncias) pode ser vista como um lembrete da necessidade de desenvolver habilidades pessoais enquanto se mantém flexível e adaptável às circunstâncias mutáveis da vida. Já a sua discussão sobre a importância de se manter a palavra pode ser interpretada como um argumento pela integridade pessoal e profissional.

Concluindo, "O Príncipe" é uma obra incrível que transcende o seu contexto histórico. A sua leitura oferece não apenas uma compreensão mais profunda da política e do poder, mas também fornece ferramentas conceituais para a análise crítica e o desenvolvimento pessoal. Embora algumas das suas ideias possam ser controversas, a obra como um todo continua a ser uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada em liderança, política e natureza humana.

@emmzzzly 23/08/2024

Leitura obrigatoria pra ciencias humanas/sociais/politica
Qualquer pessoa que queira seguir na area de humanas, especialmente ciencias sociais ou ciencia politica tem que ler esse livro o mais rapido possivel. melhor se livrar dessa obrigação de uma vez. e de preferencia ja compra uma ediçao pq vc vai precisar consultar, confia

Pedro Hos 19/08/2024

Livro essencial pra conhecer história política
Perfeito. Livro que tem contexto histórico, adensamento do cenário italiano da época e, através disso, Maquiavel expressa sua visão tão genial de como deve ser um bom príncipe (il príncipe).
Pode ser facilmente considerado com um dos fundamentos da teoria realista das relações internacionais, como um governante (pessoa pública) deve agir algumas vezes diferentemente do que homens comuns (pessoa privada) e da moral da época para a manutenção de um bom e forte Estado.
Excelente leitura.

Fernando588 19/08/2024

Tendo uma visão realista e pragmática sobre o poder. Maquiavel oferece uma abordagem direta e, por vezes, implacável sobre como líderes devem agir para conquistar e manter seu domínio. Embora controverso, especialmente por sua defesa de que "os fins justificam os meios" , o livro oferece ideias profundas sobre a natureza humana e a política, mostrando que liderança muitas vezes envolve decisões difíceis e moralmente complexas. É uma leitura boa para quem quer entender as dinâmicas do poder e a importância da adaptabilidade em contextos políticos e uma leitura obrigatória para estudantes de RI hahah

Aness1 18/08/2024

Uma realidade que deveria ser mais óbvia
Eu li esse livro já tem 7 meses, mas é inegável o quão avançado Maquiavel estava em sua época. Todo mundo sempre comentou comigo sobre como esse livro havia sido um escândalo, como tantas pessoas criticaram o pensamento de Maquiavel e que ele era corajoso de ter falado tudo o que falou. Minha visão é que ele falou o básico que todos deveriam saber, mas não posso tirar o crédito de um filósofo tão importante de um século tão ?primitivo? (Séc XV/XVI). Eu só não dei 5 estrelas pois foi uma leitura muito cansativa, mas isso não se deve ao livro e sim à minha capacidade de tolerância ao ler textos mais rebuscados.