O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Micael Cabral 02/05/2023

5 séculos se passam e os poderosos mantém padrão
O livro de Maquiavel é uma ótima obra, em que ele o escreve um para um novo príncipe, de uma forma simples porém completa de como deve-se comportar nas relações dentro do principado, com seu exército, seus súditos, seus secretários e os nobres.
Sua obra , mesmo sendo escrita no século XVI ela trata de ações usadas até hoje, o modo que os príncipes devem lidar com o povo é muito similar a como os políticos agem conosco. Além disso o tratamento para com os nobres chega a ser exatamente o mesmo dos dias atuais.
Embora o livro não seja um romance, algo que torna para alguns a leitura monótona, ela ainda é ótima por tratar de tantos pontos comuns atualmente, além de que mostra uma outra face da liderança.

Euelivros 30/04/2023

?Verdades nuas e cruas?

- Alguns dos conceitos citados no livro, já são diferentes na nossa época atual, mas são fundamentais para nossa compreensão e termos uma visualização maior do que era e do que ainda é,  na política, no estado, e no poder em si.

- Esse livro vem com frases que são nuas e cruas, vemos a realidade manipulada da política,  da igreja e de diversos ambientes sociais,  e bom esse livro de séculos atrás comparado a atual realidade vemos o quanto essa falha é enraizada na nossa história e o quanto isso nos afeta e afetará.

- Esse livro descasca parte por parte a mente manipuladora que usa o povo que depende desse poder para se manterem.

- A escrita é complicada no início,  mas fui pegando o ritmo,  é preciso ter uma expansão de conhecimento histórico para quando ele usar fatos históricos que comprovariam suas afirmações para você está bem ciente do que ele está referenciando.

- Uma leitura que indico mas leia em um momento certo, para poder ver as perspectivas diversas desse livro e da mente desse autor.

Patricia Pietro 28/04/2023

Maquiavel, ex-funcionário público que serviu ao governo de Soderini na Itália, escreveu este livro em uma tentativa de ser readmitido nas funções públicas. Isso é algo que pode explicar o fato dele ter escrito um livro a respeito de principados e não sobre o governo popular (regime político de sua preferência).

De qualquer forma, o autor pretendeu escrever sobre as coisas como elas são e não como deveriam ser. Sendo assim, para Maquiavel, o príncipe deve ser bom, piedoso, honrado e amado, mas que haverão situações em que para proteger o Estado e preservar seu governo ele poderá ser cruel, miserável ou agir contra a fé, a caridade, a humanidade e a religião (Os fins justificam os meios).

Isto porque o príncipe que tentar ser bom em todos os aspectos terminará arruinado. Vale ressaltar que para o filósofo há uma grande diferença entre a moral dos homens comuns e a dos príncipes.

Foi uma leitura difícil (só engatei na leitura na segunda tentativa), pouco proveitosa para mim, mas fiquei feliz por ter conseguido concluir.

alissont 26/04/2023

A dura realidade do mundo
Maquiavélico. Adjetivo. Sem escrúpulos; pérfido; que nega as leis morais.

Certamente, após ler "O Príncipe", é possível compreender o porquê do nome de seu autor ter sido adjetivado e ser associado, quase sempre, à maldade. Isso acontece pois Maquiavel expõe, em sua obra mais célebre, a forma como o mundo realmente funciona, chegando, em primeiro momento, a parecer hediondo (como é possível ver no trecho no final da resenha), até o instante em que se percebe que as coisas são como são, quer concordemos ou não.

Não podemos julgar se Maquiavel compactuava ou não com o que escreveu, visto que são apenas relatos decorrentes do conhecimento adquirido através de anos de experiência política. No entanto, cabe a nós, como príncipes de nossas próprias vidas e após se defrontar com a realidade nua e crua do mundo, decidir qual postura adotar: preservar os princípios pelos quais vivemos ou abandoná-los em troca de uma mera jornada mais tranquila.

"A um príncipe, portanto, não é essencial possuir todas as qualidades acima mencionadas, mas é bem necessário parecer possuí-las. Antes, ousarei dizer que, possuindo-as e usando-as sempre, elas são danosas, enquanto que, aparentando possuí-las, são úteis; por exemplo: parecer piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e sê-lo realmente, mas estar com o espírito preparado e disposto de modo que, precisando não sê-lo, possas e saibas tornar-te o contrário..."

Lari 25/04/2023

Livro bom pra quem já está lendo outros clássicos
Acredito que li no momento errado. O livro é bom e traz seus vários ensinamentos mas não é fácil de leitura pra quem não está acostumado com uma linguagem mais robusta.

EricaRompon 22/04/2023

É melhor ser temido do que amado
O Príncipe é um livro com boas informações sobre como funciona o sistema sujo dos governos. Maquiavel, porém, "encheu muita linguiça", com informações que se repetem exaustivamente, tornando-se uma leitura demasiadamente entediante.

Thiago548 21/04/2023

Uma Filosofia
Um livro de ensinamentos, reflexões e filosofia.
Esse livro lhe ensina sobre o poder de um príncipe, e de como se tornar um.
Não é um livro simples de se ler, é um pouco complexo e detalhado.
É um ótimo livro para se desenvolver pessoalmente e até profissionalmente

jessica1248 20/04/2023

O príncipe | Nicolau Maquiavel
O livro é confuso e com uma linguagem rebuscada, difícil de entender... Mas se fosse pra resumir em uma frase, diria que ensina um príncipe a como suceder o seu reinado.
É o típico livro do 1° período de direito, só li pela faculdade mesmo!

Guilherme1988 15/04/2023

O Príncipe
Em O Príncipe Nicolau Maquiavel descreve as características e atitudes que um príncipe deve tomar para suceder em seu reinado.

As lições são interessantes sendo refletidas na vida e política atual. O livro conta com questionamentos como: Quais virtudes devo procurar ter? A quem confiar? Como agir se conquistar algo? e vários outros.

A leitura é irritante, repetitiva e cansativa. Maquiavel não soube trazer fluidez a leitura deixando certas partes maçantes.

Ler a obra é essencial para compreender a filosofia política moderna por isso talvez realizar uma leitura mais atenta seja o ideal.

alntbr 14/04/2023

O príncipe
Mais uma leitura adiantado por causa do meu curso. Cento e poucas páginas, para minha surpresa, não achei o livro cansativo. Os capítulos não são muito longos e o discorrer de Maquiavel sobre os temas é um espetáculo à parte, é como se o leitor estivesse naquele período histórico.
Uma outra ótima leitura para quem gosta de política.

Iasmin 11/04/2023

"Melhor ser amado que temido"
Eu ganhei esse livro de presente de um amigo, eu amo livros clássico, então eu acredito que ele pensou que eu fosse gostar desse. Mas por outro lado, eu já sabia que eu não ia gostar, por que o assunto que é tratado no livro não me desperta interessante, eu li todo o livro e não me interessei nem pelas frases grifadas pela editora. Eu não estou aqui para dizer que esse clássico não é bom, apenas que eu não gostei, táticas de guerra, poder, liderança, rebeliões, tratados de governo, nada disso prende minha atenção.

Karoline141 10/04/2023

Leitura Obrigatória
Fundamental para entendermos a noção de poder na Modernidade/Contemporaneidade. Maquiavel escreve de forma nua e crua e recheado de vários exemplos históricos acerca do que um príncipe deve fazer para governar. "Fortuna" + "Virtù" são requisitos essenciais para um governante manter o seu domínio de forma duradoura e exitosa.

Nayara 09/04/2023

Hmmmm... Não gostei!
Achei confuso, difícil.. Sem nexo!
Vi as avaliações positivas aqui e realmente fiquei confusa.. como alguém, ou melhor, tantas pessoas, gostaram desse livro...
Não recomendo.

André 09/04/2023

Intrigante
O havia lido em 2016, salvo engano. E, da mesma forma que à época, tive uma grande dificuldade em completar leitura, mesmo sendo uma obra curta.

Em meu primeiro contato com "O Príncipe", observei diversas relações entre os exemplos utilizados por Maquiavel e as estratégias de negócios, o que coaduna como meu ambiente naquele momento, graduando em Administração. Nesta releitura, mantive minha opinião sobre a obra, os assuntos tratados são fascinantes e levam a reflexões, todavia, desta vez consegui traçar paralelos não apenas com o ambiente de negócios, mas também a respeito das estratégias utilizadas por políticos, sobretudo brasileiros.

Uma leitura cansativa, mas valorosa.

amaral 09/04/2023

Clássicos com toda certeza nao sao para mim, eu nao consegui me concentrar.
esse livro é pra quem realmente gosta de ler clássicos.