Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes Augusto Cury

Resenhas - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Iza cristina 10/07/2013

Entender e saber lidar com as crianças e jovens nem sempre é fácil. Qual a melhor maneira de educá-los? Será que dar a eles o que querem na hora que querem resolve conflitos? São perguntas como essa que Augusto Cury responde e explica no livro “pais brilhantes, professores fascinantes”.

O livro traz sete hábitos para serem praticados pelos pais, sete para serem praticados pelos professores, para complementar o autor aborda também os sete pecados cometidos pelos educadores, alem dos cinco papeis da memória humana, o projeto escola da vida, e no final ele nós faz refletir sobre o papel dos educadores em nossas vidas.

O conteúdo do livro é muito bom e de excelente ajuda para todos nós. Se você é jovem, pai, mãe, professor, idoso não importa a idade ou a profissão obter conhecimento é essencial.

Portanto esse livro vale a pena ser lido. Tanto psicólogos, como professores de cursos universitários o indicam. Saber como lidar com as crianças e jovens, descobrir seus conflitos é uma ótima forma de ajudá-los e compreende-los, podendo assim estimulá-los nas escolhas. Ao ler esse livro você refletira seu modo de ver e agir. Se praticar os hábitos e as técnicas que o autor recomenda você verá como as coisas podem mudar, se apreendermos a compreender os outros.

Filipe Delmondes 25/05/2013

Como ser um eterno aluno
Esse foi um dos meus primeiros livros que li , me ensinou muito a ser um melhor aluno e nunca para de aprender .

Shirlei.Stachin 11/04/2013

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes
Excelente livro que nos faz pensar sobre a atual forma de educação, tanto a educação aplicada em casa como a educação aplicada nas escolas.

Apresenta formas e maneiras de modificarmos o que não vem dando certo para cativarmos nossas crianças e adolescentes para uma vida adulta mais consciente, ética e com valores reais.

Que nossos filhos deem valor as coisas que possuem e não ao preço que elas custaram.

Todo pai, mãe e professores deveriam ler, questionar e refletir sobre suas ações e atitudes com seus filhos/alunos.

Aline Stechitti 10/03/2013

Não basta ser bom, tem q ser fascinante
Augusto Cury - 176 páginas - Sextante

Eu sempre digo q livro bons do Augusto Cury são apenas os que tratam de psicologia. Os literários eu dispenso.

A maneira como ele fala é muito fácil e acessível. As ideias são muito bem elaboradas e inteligentes. A forma como ele conquista o leitor e o faz até se emocionar com as histórias que cita é incrível. Me sinto assistindo a uma palestra sobre psicologia, vida e família.

Esse livro foi o primeiro que li dele e achei extremamente interessante para pais, professores e educadores em geral. É um livro mto bom, realmente fascinante. Mostra o que está certo e errado nas atitudes dessas pessoas e suas consequências, indicando métodos de se aproximar muito mais de forma a educar com mais eficiência.

Ed 02/01/2013

Interessante
Já li alguns livros do Augusto Cury.
No geral, diria que ele é muito poético (simplório) e tem uma queda por autoajuda.
Porém, gosto de temas da área da psicologia. Tenho interesse em aprender como as pessoas aprendem... De fazer leitura das ações... De compreender as causas.
Por este motivo, entendo que a formação inicial do autor, lhe dá facilidade de transitar por estes temas, embora, quem já leu mais de um livro dele, concorde que ele costuma ser repetitivo nas expressões...
Fui motivado a ler "Pais brilhantes, Professores fascinantes", que por sinal já o tinha em minha estante a pelo menos 5 anos, após o nascimento do meu filho (primeiro). Pensei que poderia extrair dicas e sugestões que acrescentaria algo novo. Estou no momento (02/01/2013) no fim do livro e posso sugeri sim sua leitura. É um livro suave (não gera nenhuma dificuldade na leitura) e trás boas ideias que podem ser aplicadas em sala de aula e na vida familiar como um todo.
Dividido em seis partes, o autor buscou apresentar suas sugestões em tópicos. Assim, na primeira parte há 7 tópicos que contrastam os bons pais dos pais brilhantes. Entre as dicas que julgo diferente, está a de que os pais brilhantes preparam os filhos para o fracasso. Na segunda parte do livro é o momento do autor fazer o mesmo processo em relação aos sete hábitos que contrastam os bons e os brilhantes professores. E logo no primeiro hábito me senti rendido a concordar que os professores brilhantes são aqueles que conhecem o funcionamento da mente de seus alunos, dessa forma, saber não apenas o que ensina, mas, a quem ensinam e como despertar o desejo do aprender, deveria ser preocupações presentes no planejamento de nossas aulas. Depois Cury nos leva a observar ações nocivas ao aprendizado. Elenca nos "sete pecados capitas dos educadores", na terceira parte do livro, diversas atitudes, como destruir a esperança e os sonhos, não cumprir com a palavra, punir quando está irado, corrigir publicamente e etc. que podem bloquear e tolher um jovem em seu processo de aprendizagem.
Nesta altura do livro (parte 4), o autor aborda os cinco papéis da memória humana. Discretamente enfatiza (um "merchandise") de outro livro de sua autoria: "Inteligência Multifocal". Como já disse, o que mais desperta em mim o interesse pelo autor é sua associação aos temas de psicologia, não seria surpresa dizer que o livro começou a ficar bastante inovador, a meu ver, nesta parte (possivelmente só aqui). Aqui o autor aborda o funcionamento da memória, trás informações que até então eram desconhecidas para mim e inclusive, não havia visto em nenhum lugar (recentemente li o Inteligência Emocional do Daniel Goleman e outros livros da área, sem nunca ter notado informações parecidas). Refiro-me especificamente a afirmações como as de que o registro da memória é involuntário, a emoção determina a qualidade do registro, a memória não pode ser deletada e de que não existem lembranças puras...
Na parte 5 o autor apresenta um conjunto de 10 sugestões para se construir a escola dos sonhos (música ambiente, posição das carteiras em círculo ou em U, interrogar e dialogar, contar histórias e outras sugestões, compõe esta seção).
Por último, na parte seis, o autor trás a história da grande torre (começarei a ler hoje). É possível que ao ler, não retorne aqui para completar essa resenha. Sendo assim, sugiro que se alguém leu antes de mim, ou mesmo que seja depois e não viu aqui um "resumo" sobre a última parte do livro, sinta-se à vontade para tecer seus comentários.
No geral, sugiro a leitura deste livro.

Rebeca 04/11/2012

Inspiração
O livro inspira, sem dúvida. Não é o tipo de leitura que eu curto, mas sem dúvida me fez refletir sobre minha prática como professora. Valeu por isso. O Curi, apesar de escrever sobre suas idéias e ideais de forma bastante clara e objetiva, ainda soa filosófico demais.

Diego 24/10/2012

Reconstruir a educação mudando as técnicas de ensinar e contando com o apoio de pais brilhantes e professores fascinantes, esta é uma das vertentes preconizadas pelo autor neste livro.Sabe-se que várias teorias educacionais foram elaboradas, no entanto, estas não condizem com a realidade atual e não causam efeito em crianças e adolescentes. Já que eles estão massificados pelas novas tecnologias, pelo consumismo, entre outros.De acordo com Augusto Cury, hoje existe a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) que transforma os jovens em apenas repetidores da informação.A proposta em Pais brilhantes, professores fascinantes é uma mudança na educação que está falida no mundo todo”. Para o autor, a educação deve ser reinventada, reconstruída e não consertada. “Durante vários períodos tivemos grandes teorias: Freud, Piaget e outros, mas estas, nos dias atuais, não funcionam mais, pelo fato de termos mexido na caixa preta do funcionamento da mente com as crianças e adolescentes do mundo”.

Resenha
Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos."Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula.O autor afirma que tanto os educadores quanto os pais são propensos à falhas no encaminhamento da educação de suas crianças e adolescentes, entretanto, firma que a maior de nossas falhas se refere ao fato de termos "esvaziado" as relações com nossos filhos e alunos e perdido a sensibilidade.Neste livro o autor mostra que é preciso cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens. E para isso, os pais e professores precisam de ferramentas para estimular as crianças e os adolescentes.Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam . Entende-se que para fazer a diferença temos de adquirir os sete hábitos dos pais brilhantes e dos professores fascinantes. Além disso, o autor chama a atenção para os sete pecados capitais dos educadores e ensina dez técnicas pedagógicas que podem revolucionar tanto a sala de aula quanto a de casa.Pais e professores brilhantes são semeadores de idéias e não controladores dos filhos. Ninguém se diploma na tarefa de educar , aprende educando. A vida é uma grande escola que pouco ensina aos que não sabem ler a realidade que os cerca. O professor fascinante é um artesão da personalidade , um poeta da inteligência , um semeador de idéias. Professores fascinantes devem formar pensadores que são autores da sua história. Devem multiplicar homens que pensam em nossa realidade. Eles transformam a informação em conhecimento e o conhecimento em experiências. Professores fascinantes usam a memória como suporte da arte de pensar , o que contribui para desenvolver nos alunos: o pensar antes de agir , expor e não impor idéias , consciência crítica, a capacidade de debater , de questionar , de trabalhar em equipe. A memória humana é um canteiro de informações e experiências para que cada um de nós produza um fantástico mundo das idéias. Os professores fascinantes resolvem os conflitos em sala de aula. Este hábito contribui para desenvolver nos alunos: a capacidade de resolver e superar a ansiedade , resolução de crises interpessoais , socialização , resgate de liderança do EU nos focos de tensão. Professores fascinantes , educam para a vida promovendo a auto- estima. Professores e pais fascinantes devem cumprir com a palavra dada. A confiança é um edifício difícil de ser construído , porém fácil de ser demolido e muito mais difícil ainda de ser reconstruído. Não importa o tamanho de seus obstáculos , mas o tamanho da sua motivação para superá-los.Cury aponta também neste livro, o excesso de estímulo da TV, de conhecimento como a nova mudança nos paradigmas educacionais.
A paranóia do consumo e da estética estimula os fenômenos RAM. “São eles que lêem a memória e constroem cadeias de pensamentos, produzindo uma nova síndrome chamada Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)”, que é caracterizado por baixa concentração, dificuldade em lidar com estímulos da rotina diária, irritabilidade, esquecimento, ansiedade intensa”.Sabe-se que a forma como acontece a educação escolar é equivocada. “Na vida toda, a educação escolar gera servos e não pensadores, por isso, preconiza-se que as crianças sentem em círculos ou duplo círculos, que haja música ambiente em sala de aula, preferencialmente música clássica, para que a emoção cruze com a informação lógica do professor e seja registrada de maneira privilegiada”, . Segundo o autor a disposição de fileiras nas salas de aula limitam o aluno. Sentar em círculo ou duplo círculo e música ambiente; somente estas duas técnicas já reduzem em 40% a 50% o estresse dos professores e alunos. “Melhora a concentração dos estudantes, o rendimento intelectual e possibilita a vivência do que Platão já preconizava há dois mil anos - o deleite do prazer de aprender”.Além disso , o autor enfatiza que, os professores não espalhem conhecimentos enlatados. “Que eles não dêem conhecimento pronto como um Mac Donald que produz um sanduíche pronto. Conhecimento pronto marca a capacidade criativa, destrói a ousadia, a aventura do conhecimento”.Aos professores ele recomenda o desenvolvimento da dúvida. “No momento que expõem o conhecimento questionando, é necessário ensinar debatendo as idéias, perguntando, assim gerarão pensadores e não repetidores de informação”. Outro ponto é que o professor cruze sua história com a dos alunos, de vez em quando, uma vez por semana, durante alguns minutos. Que ele possa falar sobre um período da sua vida, das suas tristezas, angústias, sonhos, aventuras, golpes de audácia. “Enfim, o professor fascinante é aquele que não ensina apenas matéria, mas que ensina a vida e fale de si mesmo”.Aos pais, cabe a participação. “Os pais devem deixar de ser manuais de regras e de críticas”.
“Pais brilhantes são também aqueles que cruzam suas histórias, que têm coragem de perguntar a seus filhos quais os seus dias mais tristes, quais foram as suas frustrações mais importantes”. Os pais devem questionar os seus erros aos filhos, e perguntar a eles o que pode ser feito para melhorar a relação em família, de forma a torná-la mais feliz.Segundo o autor, os pais cultos - que tem uma ou duas faculdades -, às vezes mestrado ou doutorado, que têm sucesso financeiro, são grandes empresários que possuem alto status social estão gerando filhos doentes. “Isto porque não basta dar apenas o conhecimento lógico, uma boa escola, comprar brinquedos, excelentes roupas; os filhos precisam da história dos próprios pais, das lágrimas destes, do coração emocional, muito mais que do dinheiro deles”.Coloca-se aqui que no mundo todo assiste-se a um processo de solidão. “As pessoas moram na mesma casa, comem da mesma comida, respiram o mesmo ar, mas estão distantes uns dos outros”.Neste livro, o autor grita a dezenas de países, onde a obra está sendo publicada, que a sociedade moderna comete um grave crime contra a juventude mundial.“Temos que reinventar a educação”!

Conclusão
"Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" nos faz refletir e nos permite perceber como atitudes verdadeiramente simples e posturas corajosas diante da vida podem transformar a educação e ajudar nossas crianças e jovens a crescer com melhores perspectivas.Como é importante os professores desengessarem-se e assumir que podem caminhar de mãos dadas com seus alunos, assim como os pais deixarem a emoção fluir com verdade, transmitindo segurança e principalmente confiança aos seus filhos."Pais Brilhantes, Professores Fascinantes" surpreende pela facilidade de leitura e pelas orientações de valor. A leitura desse livro me fez repensar atitudes e posturas perante meus filhos e vislumbrar comportamentos felizes e pertinentes como futura educadora.

Meiry 05/10/2012

Resenha do livro Pais Brilhantes,Professores Fascinantes

Conclusão

skuser02844 23/09/2012

Brilhantes e Fascinantes
O inicio do livro já me cativou, e me trouxe o desejo de ser um pai brilhante. Este livro traz em cada página um aprendizado, uma luz que ilumina nossos erros que geralmente fazemos quando deixamos de ser pais e professores fascinantes, o livro nos ajuda e nos prepara para lirdamos com erros do dia a dia, coisas que deixamos passar sem percebemos.

A abordagem onde cita: Os sete pecados capitai dos educadores. É uma lição de vida, quem nunca fez alguns atos errados daqueles? Algumas citações do livro são muitas interessantes, como estas: "A confiança é um edifícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído" Cury 2003, p.99. A uma outra bem interessante que diz: "Não importa o tamanho dos nossos obstáculos, mas o tamanho da motivação que temos para superá-los" Cury 2003, p.101.

Cada titulo do livro traz um ensinamento que nos ajuda a crescer, a educar e a ensinar, todo o livro traz uma motivação para crescermos junto dos que nos rodeiam seja no lar, na escola, no trabalho ou no meio social em que vivemos, precisamos cada dia mais de professores e pais fascinantes. Está leitura ajuda no processo de educação, conscientização não só de pais e professores, mas do próprio leitor.

"Os que não tem meta nem ousadia para materializar seus projetos poderão viver à sombra dos pais e engrossar a massa de desempregados. Jovens desqualificados intelectualmente prejudicam o futuro de uma nação. Precisamos qualificar nossos filhos e alunos. Eles devem sentir-se importantes na escola, precisam ser treinados a ser lideres. Devem participar das decisões familiares, como a compra do carro, o roteiro de viagens, a ida a restaurantes e até no orçamento familiar. Precisam aprender a fazer escolhas. Assim aprenderão uma dura lição: toda escolha implica perdas e não apenas ganhos." Cury 2003, p.152.

Augusto Cury acaba de ganhar um fan, pois este é o 2º livro que leio dele, além disso comprei um livro dele para minha esposa com titulo: Mulheres inteligentes, relações saudáveis. Ela ainda não tem habito de leitura espero que este livro desperte esse habito que é tão saudável.

Leitura em: 29 de Ago. a 23 Set. 2012.

Mirian 12/09/2012

Pais e professores brilhantes
Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz. A quem interessa este livro? Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.

Ismael 07/09/2012

Rose 29/08/2012

Formando Pais e Professores para um Futuro Melhor
Eu achei o livro muito interessante pois me fez voltar a minha infância o tempo que meus pais moravam juntos e comecei a perceber que muitas coisa que ele deveria ter compartilhado comigo ele não compartilhou.
Me fez lembrar também do tempo de escola os professores nunca foram muito de sentar para conversar com alunos vejo que isso hoje faz uma enorme diferença.
Eu aprendi com o autor que os docentes do futuro precisam se interessar mais pelos seus discentes saber sobre sua vida para que possa trabalhar com eles no seu dia a dia sem que ele se torne uma criança agressiva e para que possa trabalhar com os pais também para que as crianças possa olhar para frente e seguir uma carreira brilhante sem precisar se envolver com as drogas ou o mundo do crime.
Eu aprendi que os pais devem dar mais valor aos filhos do ao próprio trabalho se interessar pelas coisas da família sem precisar esquecer o seu trabalho basta só dedicar uma pequena parte do seu tempo para a esposa e as crianças sentar com o seu filho e perguntar como foi o seu dia e falar como foi no trabalho dele também, brincar, jogar bola, fazer concurso de piadas varias coisas que uma criança pode encontrar em casa com lazer como forma de detração para não ir procurar na rua o que não encontra em casa.
E de criança que se faz o homem do futuro.
Toda criança necessita de ATENÇÃO, AMOR, CARINHO E RESPEITO.

ELI 08/08/2012

O livro possui um conteúdo riquíssimo para pais e educadores. Muita informação valiosa, mudando nosso paradigma em relação a conhecimento e educação. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre as ideias que propõe esse autor, para tanto já li outros livros dele que são excelentes também.