Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Pais Brilhantes, Professores Fascinantes Augusto Cury

Resenhas - Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

Marlon Von Neutegem 26/02/2023

Gostei bastante do livro, ele é simples, fluido de linguagem fácil, separado de boa forma, entretanto se percebe claramente que existe o ideal e o real, acredito que ele se refira ao ideal, pois a realidade é bem complicado.

Achei o livro bastante atual e muitas coisas podem ser colocadas na prática, não sou da área da educação, mas como pai, pai de alunos, aluno que fui e continuo sendo achei muita coisa interessante e importante.

A educação com certeza precisa de algumas reformas, as pessoas são muito diferentes e aprendem de forma diferente, sem falar sobre os conteúdos, mas sabemos da realidade onde em muitos lugares não se tem nem o mínimo, muito menos o básico.

Recomendo a leitura!

Japa 25/02/2023

Eu esperava MUITO mais
É ruim. Mas não é pouco ruim, é ruim demais.

Quando me falavam sobre o Augusto Cury, eu imaginava que ele fosse um grande pensador da educação, mas na realidade é só um razoável coach educacional.

Não esperem uma grande teoria, grandes ideias. O livro não é NADA disso. Além de ser apenas um livro filosófico, ele é ruim até nesse propósito, pois a filosofia toda não tem o mínimo de embasamento prático: é simplesmente um amontoado de historinhas que o autor coloca pra exemplificar, segundo ele mesmo, os "problemas da sociedade", que são sempre colocados como culpados os "professores e pais ruins" que criam a nova geração.

Vez ou outra Cury acerta dizendo que a sociedade em si está doente e pautada no consumismo e tudo mais, mas até mesmo esses acertos seus são pela metade, pois a resposta pra solução disso, segundo o autor, está nos "pais brilhantes e professores fascinantes".

No todo, é ridículo. Ruim. Fraco de tudo.

Mas caso você queira algo que toque seus sentimentos e te dê um alento em caso de querer desistir da área da educação, esse é o livro. Emocionante na medida que é mentiroso, mas salva (ou tenta) os profissionais da educação.
Queila.Assis 26/02/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk

Japa 27/02/2023minha estante
@Queu vc já leu esse livro? Diz oq achou, se tiver lido tbm

Queila.Assis 27/02/2023minha estante
Ainda não li não, mas adorei a sua resenha e nem vou ler hahahaha

Andrezza.Braga 13/02/2023

2015 foi o ano em que o comprei, mas a leitura veio agora.
É bem fluido, se não fizesse 10 coisas ao mesmo tempo ? creio que terminaria antes, mas levou umas 2 semanas.

Tem passagens bem interessantes e reflexivas neste livro, mas algumas beiram a utopia, e passam por realidades bem distantes, no fim então?entendo que seja um sonho, mas sonho sonhado sozinho é apenas um sonho?
Enfim, leiam. Recomendo este pois tem passagens que muitos deveriam ler e como certas partes do livro que penso que caiba a vivência de cada um, a leitura deste livro também!

Jheny.CorrAa 05/02/2023

Repetitivo
Parece que o livro fica sempre girando em torno de uns conceitos sem pé nem cabeça, fora da realidade.

_.Alleeh._ 15/01/2023

???: Nesse livro, o autor Augusto Cury vai falar sobre a árdua tarefa de educar. Ele é um livro que vai te ajudar a expandir a sua visão de mundo e o modo de pensar.

?: "Na escola dos meus sonhos cada criança é uma jóia única no teatro da existência, mais importante que todo o dinheiro do mundo."

?: 176 páginas (6 partes)

??: Se gostou de "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes", indico ler a trilogia "O Vendendor de Sonhos", também de Augusto Cury.

Eloiza 11/01/2023

Augusto Cury convoca as pessoas que trabalham com educação e também os pais a descobrir seus alunos e filhos."Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encarcerado dentro do seu próprio mundo".Provoca os leitores a procurar seus filhos e alunos, quebrando as barreiras que nos "ilharam", separando nossos caminhos, frustrando nossos sonhos e promovendo a desestabilização de nossas casas e salas de aula. O autor fala da difícil tarefa de educar no mundo contemporâneo. Pais e professores buscam meios para educar e tornar filhos e alunos mais felizes e sábios, porém, estão extremamente perdidos nesta tarefa.
Para ele, a educação atual prepara as crianças para o mundo capitalista, baseada no consumismo e no trabalho. Deixando de lado a educação humanizada, baseada na afetividade que prepare o aluno a pensar criticamente, porém com sentimento. O autor ainda expõe que bons pais proporcionam tudo o que é possível para o bem estar dos filhos. Contudo se esquecem do mais importante que é sua presença e seu amor.

Lucas.Amorim 06/01/2023

Fortalecendo o ensino de filhos e alunos
É maravilhoso como Augusto Cury nos ensina a exergar as coisas de uma outra perspectiva, essa foi a 4 leitura desse autor e cada livro me ensinou algo. Esse em especial, me orientou a tomar as melhores atitudes como professor e no futuro, quem sabe, um pai.

duda ð 10/12/2022

Para início de conversa,
vale um esclarecimento importante: tal qual sugere o título, este livro realmente
é voltado aos pais e professores. Porém, como se trata de uma leitura agradável
e didática, a ideia deste artigo é traçar um paralelo entre a educação de
crianças, jovens e adolescentes, e a formação de equipes no ambiente
corporativo.
O livro “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes” do psiquiatra,
cientista e escritor Augusto Cury representa um verdadeiro manual de liderança
pautado na essência da educação básica. Repleto de dicas práticas para o mundo
empresarial, a obra foi estruturada em
torno de três pontos principais: os hábitos que diferenciam os pais e professores “especiais” dos demais, os
chamados “pecados capitais” na educação e algumas técnicas pedagógicas que
podem revolucionar uma sala de aula, a sua casa, e por que não, a sua empresa.
Na duas primeiras partes
do livro, o autor trata de diferenciar os pais brilhantes e os professores
fascinantes dos que possuem um comportamento “padrão”, que perdem diversas
oportunidades de influenciar seus pupilos, sejam filhos ou alunos, para marcar
suas vidas com um exemplo diferenciado de comportamento humano. Neste paralelo
que proponho para o mundo corporativo, tais diferenças são similares aos chefes
comuns e aos verdadeiros líderes de equipes de alta performance.

Na terceira parte do
livro, são apresentados os sete pecados capitais dos educadores que poderiam
constar facilmente em uma lista de erros mais comuns de gestores nas empresas.
São falhas frequentemente vistas em organizações de todos os portes e,
infelizmente, muito comuns em posições de liderança. Se no livro mostram atraso
e prejuízo no processo de educação, nas empresas tais falhas podem ser traduzidas
diretamente na falta de motivação e insatisfação, e na perda de produtividade.
Situações sensíveis como corrigir publicamente, autoridade com agressividade ou
limites sem explicações, afetam negativamente alunos ou funcionários quase que
na mesma proporção.
A quarta parte do livro
fornece uma base teórica sobre o papel da memória na formação da personalidade
e, mais uma vez, vem recheada de exemplos práticos de comportamento para um bom
líder de equipes vencedoras, tal qual bons pais e professores. A
involuntariedade no registro da memória e a importância da emoção na qualidade
desse registro nos dão também algumas sugestões. Técnicas de apresentação,
reuniões de trabalho e ações de motivação e engajamento de funcionários são
alguns exemplos. Observando e entendendo de fato os cinco papéis da memória
humana, é possível traduzir estes pontos para criar um ambiente mais saudável
na empresa e, criar assim, um diferencial competitivo pautado no grau de
comprometimento dos colaboradores.

A quinta parte do livro
pode ser naturalmente interpretada como a criação da “empresa dos nossos
sonhos”, bastando levar o mesmo projeto de escola proposto pelo autor para dentro
da empresa. Bastaria aplicar as técnicas pedagógicas do Dr. Cury no dia a dia
de cada área ou departamento, de forma a incutir na cultura da empresa hábitos
saudáveis de relacionamento interno e externo. Desde de decisões simples como a
influência da música e um layout diferente em reuniões de trabalho, até
posturas mais profundas dos gestores. Principalmente no que diz respeito à
humanização das relações na corporação, passando pela auto-estima, o
gerenciamento das emoções e os benefícios diretos do envolvimento com projetos
sociais.
A aplicação destas
técnicas pedagógicas permite que um verdadeiro líder possa criar um novo
projeto corporativo na sua “escola de vida”, onde certamente o local de
trabalho tem um papel fundamental na sua formação como indivíduo e também como
cidadão. Como disse anteriormente, este livro foi desenvolvido para pais e professores,
mas recomendo fortemente para todos aqueles que também desejam se tornar
líderes brilhantes e fascinantes. Uma verdadeira aula de vida. Nota Dez !!!

Gabi Farias 01/12/2022

Estou impressionada com o poder desse livro! Lê-lo nessa fase do mestrado e da minha vida foi muito bom. A comparação que Cury faz em relação aos modelos de pais e professores nos traz questionamentos sobre a nossa criação e educação e como podemos contribuir no crescimento e aprendizado dos que virão.

O que seria de nós sem nossos professores? Eu realmente não sei. Mas mais do que isso hoje eu desejo ser no futuro uma pessoa que toque profundamente a vida dos meus alunos, não para vanglória pessoal mas para fazê-los pessoas cada vez melhores, incentivando-os a serem contribuintes da educação de outras pessoas!

E através desse livro você aprende a reagir em diversas situações com pai e como educador! ??

vica 26/11/2022

??????????
Tenho dois irmãozinhos, então eu amo ler sobre essa temática, gosto de me informar, porque hoje, como adulta tenho certeza absoluta que uma simples frase pode impactar uma vida inteira.

E claro, que eu sei que eles precisam passar por dificuldades para aprender, mas por ter aprendido com as minhas experiências, sei que traumas demoram a serem curados, se é que um dia são. Então farei de tudo para que eles aprendam com os erros deles e não sejam traumatizados com ações/falas minhas e dos outros.

Essa leitura se faz muito atual, é dividida em partes aonde nos são mostradas a importância dos pais e também dos professores para a vida de uma criança, com conselhos de como acolher e corrigir, escutando, dialogando e ensinando.

Cury mais uma vez nos mostra porque é considerado um dos melhores até hoje.

Lillian14 26/11/2022

Lições preciosas.
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.

Roger Santos 05/10/2022

Simples didático
Simples e didático, as abordagens do autor são uma crítica interessante aos modos atuais de ensino e cuidados com crianças.

Badlouis 03/10/2022

Essencial no aprendizado
Curyzao da massa obrigado por esse livro!
Aprendizado foda!
Concordo e muito com o que ele passou nesse livro.
Os pais são essenciais no ensino, muitos pensam que é somente o professor.
Cara, a família tem princípios que devem ser ensinados desde o início, somente assim podemos criar boas crianças para o futuro.
Senso crítico é fundamental e passar a essência, partilhar como foi a vida, amar mais, são pontos essenciais.
Primeiro livro dele e gostei das ideias, belos insights.

Thamires53 24/09/2022

Muito bom.
Leitura rápida, muito interessante, com muito conteúdo voltado para os pais e professores que procuram meios de educar de uma forma leve. Todos são atores da educação. A educação deve ser participativa e respeitada por todos.