Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

cbarbugiani 01/02/2021

Apaixonante
Alfie é muito mais corajoso que muitos homens feitos! Fofo, apaixonante e emocionante!!!
Vale muitoooo a leitura
??

leão 09/02/2021

A Missão Secreta
Em ?Fique Onde Está é Então Corra? de John Boyne, somos levados a Primeira Grande Guerra, no olhar de um garoto de 5 anos, chamado Alfie Summerfirld, uma visão real das famílias que passaram pela batalha e o amadurecimento de um personagem que ainda era uma pequena criança quando o embate começou.
Com uma linguagem simples e calorosa, me levou a crer nas escolhas difíceis que existem em uma guerra. Com personagens que se misturam em um emaranhado de ideias, chamamos de ?sociedade?, não é difícil compreender todos os lados ali existentes. Personagens tão diferentes e ao mesmo tempo iguais no sonho, um sonho de fim de guerra e recomeço.
No decorrer do livro as falas de anos melhores, me entristecem, com o fato de que aqui no mundo moderno, sei que aquele sentimento não será para sempre, um dia Alfie estará no lugar que foi de seu pai, lutando em uma 2 grande guerra, que foi muito mais sangrenta do que vivenciou nos seus desabrochar da infância à juventude, com isso sofrerá o dobro das dores que seu pai vivenciou no passado.
Concluo essa resenha, aliterando o final do livro, onde até mesmo na primeira grande guerra que abalou o mundo, o amor é capaz de curar o maior terror que pode existir, mesmo que ele viva na nossa mente, mesmo que você tenha nove anos e tenha uma missão secreta quase impossível de realizar.
Compreenda-se que ele tinha feito tudo pela melhor razão do mundo. É essa razão é simplesmente o amor. - Alfie ?

Melquíades 12/02/2021

Fique onde está e então corra
O título me fez esperar mais do que o livro entrega, não foi um dos melhores de John Boyne, mas passa longe de ser ruim!
Esse livro diferente da maioria dos que tratam desse tema, não fala de quem foi para a guerra, mas de quem foi deixado para trás!

Mari 17/02/2021

Um livro simples e muito gostoso de ler. Li o livro todo esperando outro final hahah.

Kah 25/02/2021

É lindo, eu amei e é isto
Esperava um final parecido com O Menino do Pijama Listrado, mas me surpreendi. Entretanto, me apaixonei tanto quanto. A história é leve ao mesmo tempo em que trata de um assunto muito pesado e triste. Trazer a perspectiva de uma criança em um cenário tão cruel é a grande sacada do autor. Recomendo.

Ka 25/02/2021

Tudo vai terminar até o Natal
Mais um livro espetacular de John Boyne. Mais livro no qual a guerra é retratada pelos olhos de uma criança, pela inocência e pureza. Mais um livro do autor que virou favorito.

Alfie Summerfield e sua família tiveram sua vida totalmente transformada pela primeira guerra mundial. O garotinho nunca esqueceu quando tudo começou. Era 28 de julho de 1914, o mesmo dia de seu aniversário de cinco anos. Seu pai, Georgie, se alista voluntariamente para atuar na guerra e isso não alegra muito sua mãe, sua esposa Margie e muito menos seu melhor amigo, Joe Patience.

As cartas do pai foram chegando e com o tempo, diminuindo a frequência. Até que não chegaram mais. O que teria acontecido com seu pai? Por que sua mãe nunca falava sobre ele e estava trabalhando cada vez mais? É assim que o pequeno Alfie dá início à sua missão secreta e decide ajudar o pai a qualquer custo, onde quer que ele esteja.

John Boyne consegue mesclar história, inocência e amor em uma obra impressionante. A guerra e seus horrores não perdem espaço e tudo é mostrado pelos olhos esperançosos de Alfie. E é com esse corajoso coração que o autor conseguiu retratar as consequências de uma guerra nas vidas de milhões de famílias.

Fique Onde Está e então corra  é uma história de amor em meio às angústias geradas pelas guerras. É um livro emocionante, um retrato do período conturbado feito utilizando a coragem e a pureza de uma criança. Recomendo demais, assim como todas as obras de Boyne.

Isa 27/02/2021

Releitura dessa lindeza
Então... Eu li esse livro pela biblioteca da minha cidade quando tinha nada mais que 9 anos, passei vários anos atrás dele, até pq várias vezes tinha esquecido o nome, e quando consegui trocar no Skoob foi só alegria! Foi um livro que me cativou muito na época e hoje em dia me cativou de novo. Que livro incrível, recomendo a todos lerem de coração. Reler essa obra foi uma experiência única pra mim e pretendo ler mais vezes! O John nunca deixa a desejar, o livro te prende do início ao fim, você fica completamente focada na história, favoritado pela segunda vez com certeza!

talita lima 28/02/2021

Incrível. Esse livro te prende do início ao fim. Uma leitura rápida e muito boa. Eu me emocionei com esse livro, eu não esperava por esse fim, que foi ótimo, por sinal. Alfie é uma criança incrivelmente determinada, me deixou surpresa em vários momentos. Eu só queria saber o que acontece com Kalena e o pai, queria ter visto a despedida dela e de Alfie e saber o que aconteceu com Cecil, ficou muito em aberto essas partes. No mais, é um livro excelente, que te deixa apreensivo em alguns momentos, mas no fim, tudo se resolve.

Thayná 28/02/2021

Sensível
A História se passa em Londres. Narrada por um garotinho chamado Alfie Summerfield, que estava para completar 5 anos de idade quando irrompe a primeira guerra mundial.

Seu pai logo se voluntaria como soldado e a situação financeira da família piora. A mãe de Alfie, Marge, começa a trabalhar lavando roupa pra fora, tricotando para o exército e posteriormente como enfermeira, numa época em que isso ainda não era muito comum. Alfie também decide trabalhar escondido como engraxate para ajudar a manter a casa em pé na estação Kings Cross.

A narrativa retrata o que mudou no cenário político,econômico e social da época, durante os 4 anos de guerra: as dificuldades, a miséria, trabalho infantil, mudança de paradigma em relação aos direitos das mulheres, morte e problemas psicológicos nos homens, o preconceito contra estrangeiros, deficientes, desertores ou pacifistas.

Muito comovente ter a perspectiva de uma criança, com toda sua inocência crescendo num momento histórico e numa realidade que a faz amadurecer muito rápido sem perder sua pureza e empatia.

?Homens que passaram por tantos bombardeios, fogo cruzado e tiroteios, testemunharam tantas coisas horríveis que suas mentes simplesmente se isolam.? 145

?Tudo o que eu queria era um pouco de civilidade em um mundo incivilizado.? 76

?Vivemos em tempos esquisitos, não acha?? 77

?Ele sabia que tinha alguma coisa acontecendo lá fora, no mundo real; alguma coisa sobre a qual os adultos conversavam, mas que parecia uma chatice e não despertava seu interesse. Conversaram sobre isso havia meses; os adultos não paravam de dizer que alguma coisa grande ia acontecer, que afetaria a todos. Às vezes, George dizia a Margie que ia começar a qualquer momento e que eles precisavam estar prontos. Às vezes, quando ela ficava nervosa, ele dizia que Margie não precisava se preocupar com nada, que no fim tudo ficaria bem e que a Europa era civilizada demais para começar uma briga que ninguém tinha a menor chance de ganhar.? P.12

?Quando ia dormir à noite, esforçava-se tanto quanto podia para juntar o máximo de recordações sobre sua família antes das mudanças, pois, se lembrasse como costumavam ser, então haveria sempre a chance de, um dia, tudo voltar ao normal.? P. 14

?As guerras sempre acabam. As novas não podem começar se as antigas não terminarem.? 57

@rafaa_oliveiraa2 29/03/2021

"Mas não foi medo que me impediu de ir, Alfie. Não foi porque eu sabia que seria ferido ou morto. Foi o oposto disso. Foi o fato de eu não querer matar ninguém. Não fui colocado neste mundo para matar meus semelhantes."

Ari 14/04/2021

No início, confesso que estava me obrigando a ler, era bem chatinho
Mais ou menos pelo meio que começou a ficar mais legal
Gostei que fala um pouco sobre como os soldados ficam depois da guerra

dontartaruga 16/04/2021

"nunca fora assim antes da guerra"
uma criança. dois eventos grandes para uma pequena vida. o aniversário e guerra.