Fique onde está e então corra

Mateus Morales 30/12/2016minha estante
undefined

Thaís Berganton 02/07/2020

Fique onde está
O livro conta a vida da família summerfield durante a primeira guerra mundial. Disseram que a guerra seria rápida e terminaria antes do natal mas durou anos. Alfie tinha 5 anos quando seu pai partiu e 9 quando o salvou. É um livro leve e gostoso de ler, apesar da temática, o final é um daqueles reconfortantes!
Sara 02/07/2020minha estante
Nada supera um final reconfortante ??

Tibúrcio 13/12/2018

O livro narra a história de Alfie Summerfild, um garotinho que levava uma vida feliz ao lado dos pais até seu aniversário de cinco anos. Ele lembrava com clareza o anúncio da guerra e da reação dos convidados presentes em sua festa. Alfie não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo de alistou para o combate, e após quatro longos anos, o pequeno já não tinha mais notícias do seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que seu pai está mais próximo do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas as suas forças para trazer seu país de volta para casa.
Além de escritor maravilhoso, uma das peculiaridades de Boyne é conseguir escrever e apresentar com exatidão a visão de uma criança. Nesta trama não é diferente, Alfie nos conquista com seu jeito observador e questionador sobre os adultos em sua volta. Eu diria que o menino é uma "criança velha". Tem um raciocínio particular e nos emociona com suas frases tocantes. É através dele que percebemos a guerra indiretamente, já que essa obra não trata da guerra propriamente dita, mas de suas consequências.
Uma coisa interessante é a construção dos personagens. Boyne teve todo um cuidado no trabalho que cada um ia exercer na história, por isso criou personagens tão completos e reais, até mesmo com os secundários - por exemplo, os homens que Alfie engraçado os sapatos na estação de trem.
Boyne trabalhou bem as consequências da guerra. Abordou as neuroses da guerra, os suprimentos que nunca chegavam à mesa. Representou os soldados mutilados e as famílias que sempre recebiam notícias ruins todos os dias. Trouxe curiosidades como, por exemplo, a pena branca que as mulheres entregavam aos homens que não haviam se alistado, como símbolo de covardia.
É um livros de ficção com uma sensibilidade tamanha e que está tão próxima do real. Seus personagens são reais e fugazes.
Fique onde está e então corra é um livro infantil para adulto ler. Emocionante e envolvente. De uma narrativa acelerada que se mantém até seu clímax cheio de ação. O desfecho extremamente marcante. Leiam e caminhem juntos ao Alfie nessa aventura tão dele, mas que se torna nossa também.
Vitor.Hugo 06/01/2019minha estante
Cara, parabéns pela escrita!
Você é escritor? Escreve muito bem, parace até o autor do livro resumindo a história! Parabéns!!

Jadna 06/01/2015

Fique Onde Está e Então Corra - John Boyne

É muito bonito a forma como o John Boyne consegue escrever sobre temas tão sérios com tanta leveza. Toda a tristeza e complicações que uma guerra traz estão presentes nesse livro,mas sem todo o drama. Temos o patriotismo,as mortes prematuras,a vida difícil de quem ficava em casa,o preconceito com quem desertava,mas também o progresso que inegavelmente uma guerra trazia.
E ao contrário de um outro livro que li do John Boyne (O Jardim de Inverno) essa história é muito mais realista,a partir do ponto de vista de uma criança comum,que é ingênua e enfrenta problemas também comuns.

É um livro muito bom também pra uma criança ler porque tem uma linguagem infantil,mas muito inteligente.

Eliane Maria 22/06/2014

Minha impressão sobre esse livro.
Com uma maravilhosa narrativa John Boyne mais uma vez leva o leitor a vivenciar esse lado histórico e negro que foi a Primeira Guerra Mundial. Mas dessa vez a narração é sob a óptica de um menino chamado Alfie.
Ele vai relatando todo o cotidiano de sua família e também de outras das famílias próximas.
Não tem como não se emocionar com os acontecimentos descritos e com preço alto que cada semelhante teve que pagar nesse período de 1914 a 1918.

Gabi 04/02/2015

A história de um menino na Primeira Guerra Mundial. O livro começa contando do aniversário de 5 anos do garoto, porque nesta data a guerra foi declarada.
O livro apesar de ser voltado para o público infantil, até mesmo eu achei a história tediosa, porém muito boa para se estudar a matéria de história e entender um pouco mais sobre a Grende Guerra.

Andressa 02/02/2015

Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?
Fique Onde Está e Então Corra nos conta a história de Alfie, um garotinho que está completando 5 anos às vésperas do inicio da Primeira Guerra Mundial. Seus pais estão muito preocupados e sua avó materna diz que todos estão perdidos, mas Alfie não compreende muito bem o que está acontecendo. Para ele a vida é simples, como ir a loja do senhor Janácek e comprar balas. Até o dia em que seu pai decide se alistar, indo para a guerra logo depois.

O tempo vai passando e as cartas enviadas por seu pai, Georgie, vão diminuindo de frequência. Alfie sente falta do pai. Agora, com nove anos ele quer respostas para suas perguntas, mas ninguém quer responde-las. Ele quer trazer o pai de volta. Ele fará de tudo para trazer o pai de volta.

Alfie é um menino dedicado, inteligente, corajoso e tem uma persistência admirável. Sua maneira de ver o mundo daquela época é inocente, graciosa e também triste e solitária. Há várias pequenas situações remetentes à época que me emocionaram e me trouxeram questionamentos a refletir.

- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?

Este é um livro para se ler em uma sentada, leve, fluido, com ensinamentos históricos e uma mensagem de perseverança e amor acima de tudo. E tudo isso sob o olhar de uma criança. John Boyne se sai muito bem ao escrever sob o ponto de vista de crianças, esse não é o único livro no qual ele trabalha dessa forma e o faz de forma encantadora.

“Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor.”

A capa é uma gracinha, as letras são grandes, páginas amareladas, bom espaçamento.
John Boyne está mais do que recomendado!

Léia Viana 26/01/2015

...E então corra!
“- O mundo é imenso, não é? – disse Georgie – você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

Ambientada em Londres no período da Primeira Guerra Mundial, “Fique onde está e então corra”, é uma história narrada em terceira pessoa, cada um dos personagens é bem escrito, cada um reage de uma maneira diferente diante da guerra e o próprio título ganha significado no desenrolar da trama. A capa também é todo o livro, pela beleza e pela tradução, em partes, do que é a história.

O pai é o homem que acredita que deve dar a vida pelo seu país; a mãe trabalha o máximo que consegue para sustentar a família na ausência dele, tem também Joe Patience, o vizinho que se tornou o melhor personagem secundário desta obra, não só por ter ideais esquerdistas, mas sim por se recusar a matar outras pessoas em batalhas.

O meu maior receio em ler esta obra foi de ter que encarar um final triste como o de “O Menino do Pijama Listrado”, entretanto, o livro não é propriamente sobre a Guerra, mas sim sobre o efeito dela nas pessoas, nas famílias da época e de como a guerra pode muda-las, sobre como nunca mais seriam os mesmos depois da guerra e daqueles que perderam toda a sanidade nas trincheiras.

Não chega a ser um livro triste, não chorei em nenhum momento, já li obras muito mais tocantes, mas este ganhou meu coração, pela simplicidade da narrativa em um tema tão complexo, triste e real que é a guerra. Gosto de ler sobre este tema, sempre me emociono com a força de vontade em continuar vivendo das pessoas que passaram por todo esse horror.

Leitura recomendada!

Jóckisan 19/01/2015

Tão bom quanto O Menino do Pijama Listrado
É interessante como John Boyne consegue escrever uma história em 3ª pessoa, mas destacando tanto os pensamentos do personagem principal diante de uma situação de calamidade. É tão bom quanto O Menino do Pijama Listrado.

Leia a minha resenha completa no link abaixo:

site: http://mundo-nerd2.blogspot.com/2015/01/resenha-fique-onde-esta-e-entao-corra.html

Raffafust 01/07/2014

Incrível como um autor consegue me prender em todos os livros. É assim que me sinto com John Boyne. Fique onde está e então corra é lindo, é emocionante. Não ache que é um segundo O Menino Pijama Listrado, nem pense que pela capa ser desenhada que ele seja infantil , porque apesar de ser narrado por uma criança ele é maduro, ele é intenso .
A história se passa durante a Primeira guerra Mundial na Inglaterra, Alfie é um menino de 5 anos, exatamente no dia de seu aniversário a Guerra começa, a preocupação dele é já ser grande o suficiente para sair com seu pai, que é leiteiro na carroça dele. A todo minuto o menino pergunta se já está mais velho para poder acompanhar o pai. Alfie é uma criança feliz e ingênua que nem imagina os males da guerra, seu pai se alista e é chamado e aí o menino percebe que a vida em sua casa mudou.
De repente a vizinha que era sua amiga tem que se mudar porque tem descendência alemã, sua mãe começa a trabalhar dobrado e as coisas em sua casa começam a faltar, as mulheres tem medo dos soldados visitarem suas casas e informarem que alguém da família morreu.
De um mundo de brincadeiras, ao mundo de um garoto que amadurece no meio da Primeira Guerra, Boyne nos presenteia com um protagonista deliciosamente na medida, ele é criança quando fala mas adulto quando pensa coisas que podem solucionar os problemas do mundo.
É tentando ajudar a mãe que ele começa a engraxar sapatos na estação de trem, com o dinheiro que ganha ele coloca tudo na bolsa da mãe, mas desconfia que seu pai já tenha morrido porque as cartas que ele mandava sumiram . Seu contato é com a mãe e com a sua avó, não tem mais muitos lugares para brincar e percebe que toda a alegria de sua mãe foi embora.
Ao tenta ajudar a mãe na busca pelo pai, o menino descobre que é muito mais forte do que imagina, e que não é uma guerra que separa uma família que se ama de verdade. É um romance, mas de um filho por seus pais. E por isso é lindo, é muito lindo!

Thamires 12/01/2015

Fique onde está e então corra
Relatando a Primeira Guerra Mundial sob o olhar de uma criança, "Fique Onde Está e Então Corra" conta a história do pequeno Alfie que junto a sua família procura a melhor forma de lidar com a situação devastadora causada pela guerra. Alfie embarca em grandes aventuras na busca de um entendimento maior sobre tudo aquilo e em busca de seu pai, que se alistara e que depois de um tempo parou de dar notícias.
O livro nos mostra que devemos valorizar as coisas simples a nossa volta, pois talvez estas venham a ser as mais importantes. Além disso, nos ensina que as vezes temos de enfrentar grandes obstáculos e fazer alguns sacrifícios, mas que tais sacrifícios valerão muito a pena se forem feitos pela melhor razão do mundo, por amor.

Lina DC 14/07/2014

"Fique onde está e então corra" é mais uma obra de John Boyne capaz de arrancar lágrimas dos leitores. Com uma capacidade inacreditável de nos emocionar, o livro é narrado em terceira pessoa e conta a história de Alfie Summerfield.
Alfie é um jovem que no dia 28 de julho de 1914 só quer saber de comemorar seu quinto aniversário, mas percebe que existe uma certa "tensão", apesar dos adultos tentarem agir de maneira natural.
A família de Alfie é composta por seus pais Georgie e Margie e a vovó Summerfield, mas alguns vizinhos, como o velho Bill Hemperton e sua melhor amiga Kalena Janácek estão sempre presentes em sua vida.
A vida da família Summerfield começa a mudar quando Georgie se alista como voluntário e mãe e filho precisam aprender a lidar com a nova realidade. Enquanto todos continuam dizendo que a guerra logo irá acabar, Alfie percebe que não é bem assim e quatro anos acabam se passando.
Sendo agora o homem da casa com 09 anos de idade, ele vai à estação de trem para trabalhar como engraxate, enquanto a mãe se desdobra como lavadeira, costureira e enfermeira para conseguir colocar comida à mesa.
O extraordinário dessa obra é a capacidade do autor em transmitir o ponto de vista de uma criança em um assunto tão complexo.
Alfie é muito perspicaz e sua capacidade de compreensão faz com que ele perca a "inocência" que uma criança normal de sua idade ainda teria. Ele começa a avaliar como vizinhos que eram tão próximos, como os Janácek, foram rotulados de "espiões" e mandados embora, como sua amiga Kalena tem aspirações pessoais diferentes das mulheres de sua época e como as pessoas julgam precipitadamente os outros, principalmente quando estão sofrendo suas perdas.
Cada personagem na obra tem o seu propósito. O melhor amigo de seu pai, Joe Patience, que antes era considerado um pensador ou alguém com ideais, após se recusar a lutar e ser torturado, é visto como um pária, inclusive pela vovó Summerfield.
Os clientes regulares que Alfie atende na estação: soldados feridos, pessoas que perderam entes queridos, médicos, políticos, cada um trazendo uma perspectiva diferente desse cenário assustador.
E é claro, que a busca de Alfie pelo pai, demonstrando a melhor razão do mundo para não se desistir de alguém. Georgie representa os soldados que perderam a sua sanidade. Através de suas cartas é possível observar o quanto essa guerra é prejudicial. A cada carta lida, existe uma palpável sensação de desespero por parte do Georgie.

"Nada mais teria importância no mundo de hoje. Fique onde está e então corra - é o que ele fica repetindo e repetindo. Fique onde está e então corra. Não faz sentido". (p.92)

A trama é linda e muito bem desenvolvida. Os personagens são cativantes, carismáticos e transmitem suas dores e temores ao leitor. A escrita de John Boyne é apaixonante. Ele consegue trazer uma sensibilidade e delicadeza, abordando um tema complexo sob diversas perspectivas, através de personagem altamente humanizados.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Julia S. 10/08/2014

Que livro mais lindo e encantador!

Luiza 04/09/2014

Livro do mes Setembro 2014
Fique onde está então corra, John Boyne

Comentários : a primeira guerra mundial aos olhos de um menino de 5 anos, faz com que sua vida mude assim que seu pai parte para a França como voluntario de Guerra.
Sozinho com a mãe sofre a penúria dos anos de guerra e aprende que apenas o amor faz o ser humano seguir em frente.