Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Alexandre Laranja 21/04/2019

Maravilhoso!!!
Nunca tinha lido um livro tão rápido! Devorei ele em 1 dia! Que livro maravilhoso! Fique onde está e então corra conta a história de Alfie, um menino de 5 anos que faz aniversário no dia em que começa a 1ª guerra mundial. Poucas pessoas comparecem a seu aniversário e pra piorar seu pai resolve se alistar como soldado na guerra. Alfie então decide procurar pelo pai que com o passar do tempo não manda mais cartas.

Vale a pena cada segundo em frente ao livro que prende do início ao fim! Super recomendo!!!

Erica Leme 22/04/2019

Emocionante
Que livro lindo!
Nunca tinha lido nada do autor, e fiquei encantada com a sutileza da narrativa, que fluiu facilmente.
Terminei o livro super rápido, pois simplesmente não conseguia largá-lo, para saber o que aconteceria em seguida, torcendo pelo bem dos personagens, como se eles existissem e fossem alguém próximos a mim.
Há muito tempo não lia algo que fazia eu me sentir assim.

Mesmo sendo um tema pesado, primeira guerra mundial, com algumas passagens mais densas, no geral o livro é bem leve, pois vemos tudo através da perspectiva de um menino.
As reflexões que a história nos trás também é excelente.

Amei. Leiam.

Ana 02/12/2019

Cruel, verdadeiro, extraordinário
John Boyne acerta mais uma vez ao retratar os horrores da guerra pelo olhar de uma criança. As marcas que a guerra deixa em Alfie são inevitáveis mas ele permanece levando com ele aquela inocência infantil, isso faz com a história seja dolorosamente bonita. A retrataçã da "neurose de guerra" é feita de uma forma verdadeiramente cruel, o que torna a história muito mais comovente.

Luan 30/12/2019

Dos melhores de John Boyne
Fique onde está e então corra é mais um livro de época de John Boyne, e, neste caso, que se passa na Primeira Grande Guerra, no início dos anos 1900. Sempre com um estilo bastante marcante e um pano de fundo bem definido, o autor traz aos seus leitores diversos tipos de ensinamentos em meio a fatos históricos - é bem verdade que nem todos os livros dele estão escritos sob estas circunstâncias. E, neste, o autor foi obteve sucesso.

Alfie Summerfield está fazendo cinco anos quando vê que seu pai vai se alistar para lutar na guerra. A vida dele muda a partir dali. Por anos, ele não volta para casa e a única informação que o menino tem é que o pai está em missão secreta. Anos depois, Alfie, no entanto, descobre que o pai pode estar perto e vai fazer de tudo para encontrá-lo.

A história, acima de tudo, mostra como as pessoas precisam crescer e se adaptar diante das dificuldades. Com menos de dez anos, vivendo em uma guerra e vendo a mãe em apuros para pagar as contas, escondido o pequeno Alfie começa trabalhar como engraxate. Ele adquire uma responsabilidade grande ao passo que ainda sofre pelo sumiço do pai.

Narrado em terceira pessoa, Fique onde está e então corra tem uma boa escrita – mas não a melhor de John. Mas o que ganha o leitor é a forma como o narrador conta a história, como o autor a construiu. Alfie, acima de tudo, é um personagem sensacional. Inocente e, ao mesmo tempo, aprendendo a amadurecer, ele traz um frescor a um período conturbado da história que enche os olhos do leitor. Diversos outros personagens são apresentados – e acredito que seja um dos melhores livros no quesito construção de personagens.

Em suma, quero dizer que o autor segue entregando histórias que divertem, mas, também, ensinam. Não apenas sobre fatos históricos, mas principalmente levam ao leitor valores que ele vai tirar para a vida. Não é o meu livro preferido dele, mas pelo conjunto da obra é um dos que mais gosto. Uma história tão forte e marcante quanto O menino do pijama listrado, Fique onde está e então corra é um livro que nos ensina e nos enche de esperança.

Tatiana Andrade 15/01/2020

Tocante
Essa história mexe bastante com a gente. Como o amor consegue transcender a todas as dores que as guerras causam e causaram nas pessoas.
Esse livro demonstra como a inocência e a coragem de uma criança pode libertar. Ou melhor dizendo, esse livro demonstra que o amor é um mix de sentimentos, como coragem, virtude, esperança e pureza. Na qual, juntas, fazem toda a diferença.
Adorei!!!!

Juliana.Brandao 23/01/2020

Já tava me preparando pra chorar litros, mas o livro é mais fofo do que triste.

Gi 11/02/2020

Um caminho longo e tortuoso.
O sofrimento do garoto Alfie com o início da Primeira Guerra Mundial, nós faz ver o amor pela família e a determinação em busca do pai, que se alistou para o combate, e depois de longos quatro anos Alfie não recebia nenhuma notícia.
Ninguém imagina a força de uma criança e os obstáculos a enfrentar, quando ele encontra uma única pista e parte em busca do pai, com um único objetivo: trazê-lo de volta pra casa

Manoela.Carvalho 11/02/2020

Fique onde está e então corra
Um livro que impressiona e mostra muito a emoção de uma criança que sente a guerra afetar seu pai.

Ramon.Izidoro 08/03/2020

Um perfeito livro para quem gosta de saber como era a vida na época da primeira guerra mundial aos olhos de uma criança e as suas consequências

MaSantana 30/03/2020

"Fique onde está e então corra" conta a história de Alfie um garoto que vê a vida mudar quando seu pai é enviado para guerra. No começo, seu pai manda cartas, mas logo essas param e Alfie começa a se questionar o que aconteceu com o pai.
Apesar do tema forte, o livro é de escrito leve e rápido de ler. Na minha opinião John Boyne segue a mesma fórmula de "O menino do pijama listrado" e acaba por não emocionar tanto como quando se lê o autor pela primeira vez. Ainda sim é uma leitura ótima e super válida.

Josi 06/04/2020

Fique onde está e então corra
Conta a estória de Alfie , um menino de 5 anos quando seu pai foi pra guerra .

Gleydson @juristageek 07/04/2020

Deveras emocionante
Quando se fala em um livro sobre a Primeira Guerra Mundial, imagina-se um cenário devastador, com soldados nas trincheiras, bombardeios, desespero e mortes. No livro, tais coisas são apenas citadas, já que acompanhamos tudo do ponto de vista de uma criança. Alfie nos mostra como a guerra interferiu na vida de todos, principalmente na sua. O mais emocionante do livro é a inocência do protagonista: como seu objetivo é encontrar seu pai e tirá-lo de onde ele quer que ele esteja, ele não vai medir esforços para isso, mesmo sendo um garotinho.

Também existem os personagens secundários, que são muito importantes para a história. Margie, mãe de Alfie, que era doce e carismática, se tornou uma mulher frustrada, que trabalha o dia todo. O personagem secundário que mais chamou a minha atenção foi Joe Patience, amigo de Georgie, que se recusou a ir para guerra, chegando a ser preso e agredido por isso. O motivo pelo qual ele se recusa a ir para a guerra é muito nobre, então é melhor descobrir durante a leitura do livro.

Eu acho que a capa do livro faz um bom trabalho de divulgação, pois todos os elementos presentes nela combinam: a ilustração, a fonte, as cores... Depois de lê-lo, ela fica ainda mais bonita, pois passa a fazer total sentido. Sobre a escrita, ela é simples e a leitura flui rapidamente, o livro acabou em um piscar de olhos e eu fiquei com um gosto de quero mais.

É um livro emocionante, que pode ser lido em todas as idades e que passa uma mensagem muito bonita.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Biah 07/04/2020

Adorável
O ano é 1914. Alfie tem apenas 5 anos quando vê tudo ao seu redor desmoronar com o início da Primeira Guerra Mundial. Seu pai precisa se alistar para o combate e, com o passar dos anos, Alfie vai percebendo que talvez a vida nunca volte ao normal. Ainda assim n mede esforços pra tentar consertar as coisas e trazer seu pai de volta.
"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor"

Marina 15/04/2020

Fique onde está e então corra
Essa leitura juvenil de narrativa fácil trás uma perspectiva sutil e inocente de como um menino de vê sua vida e família serem afetadas pela guerra.

Apesar da temática densa, é uma obra muito agradável.

A Primeira Guerra Mundial tem início no dia do aniversário de cinco anos de Alfie. Com o alistamento do seu pai, ele e a mãe precisam redescobrir novas formas de (sobre)viver. Enquanto Alfie crescia, a Guerra prosseguia. Após 4 anos, Alfie descobre que seu pai não está mais em combate, e mais perto do que ele pensa. Assim, ele faz de tudo para tentar trazê-lo de volta para casa.

Marcela115 18/04/2020

Livro incrível
A história do livro é incrível, marcante e muito emocionante!!!