Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Gleydson @juristageek 07/04/2020

Deveras emocionante
Quando se fala em um livro sobre a Primeira Guerra Mundial, imagina-se um cenário devastador, com soldados nas trincheiras, bombardeios, desespero e mortes. No livro, tais coisas são apenas citadas, já que acompanhamos tudo do ponto de vista de uma criança. Alfie nos mostra como a guerra interferiu na vida de todos, principalmente na sua. O mais emocionante do livro é a inocência do protagonista: como seu objetivo é encontrar seu pai e tirá-lo de onde ele quer que ele esteja, ele não vai medir esforços para isso, mesmo sendo um garotinho.

Também existem os personagens secundários, que são muito importantes para a história. Margie, mãe de Alfie, que era doce e carismática, se tornou uma mulher frustrada, que trabalha o dia todo. O personagem secundário que mais chamou a minha atenção foi Joe Patience, amigo de Georgie, que se recusou a ir para guerra, chegando a ser preso e agredido por isso. O motivo pelo qual ele se recusa a ir para a guerra é muito nobre, então é melhor descobrir durante a leitura do livro.

Eu acho que a capa do livro faz um bom trabalho de divulgação, pois todos os elementos presentes nela combinam: a ilustração, a fonte, as cores... Depois de lê-lo, ela fica ainda mais bonita, pois passa a fazer total sentido. Sobre a escrita, ela é simples e a leitura flui rapidamente, o livro acabou em um piscar de olhos e eu fiquei com um gosto de quero mais.

É um livro emocionante, que pode ser lido em todas as idades e que passa uma mensagem muito bonita.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Biah 07/04/2020

Adorável
O ano é 1914. Alfie tem apenas 5 anos quando vê tudo ao seu redor desmoronar com o início da Primeira Guerra Mundial. Seu pai precisa se alistar para o combate e, com o passar dos anos, Alfie vai percebendo que talvez a vida nunca volte ao normal. Ainda assim n mede esforços pra tentar consertar as coisas e trazer seu pai de volta.
"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor"

Marina 15/04/2020

Fique onde está e então corra
Essa leitura juvenil de narrativa fácil trás uma perspectiva sutil e inocente de como um menino de vê sua vida e família serem afetadas pela guerra.

Apesar da temática densa, é uma obra muito agradável.

A Primeira Guerra Mundial tem início no dia do aniversário de cinco anos de Alfie. Com o alistamento do seu pai, ele e a mãe precisam redescobrir novas formas de (sobre)viver. Enquanto Alfie crescia, a Guerra prosseguia. Após 4 anos, Alfie descobre que seu pai não está mais em combate, e mais perto do que ele pensa. Assim, ele faz de tudo para tentar trazê-lo de volta para casa.

Marcela115 18/04/2020

Livro incrível
A história do livro é incrível, marcante e muito emocionante!!!

@gugugb 19/04/2020

Mais um livro extremamente sensível do sempre interessante John Boyne!!!

talissa.dezanetti 02/05/2020

Li ele durante a quarentena e me fez refletir muito o quanto uma Guerra era muito mais incerta e pior que uma pandemia...

MarcosQz 11/05/2020

Simples e emocionante
Que livro bonito.
É uma leitura fácil, simples, não teria como ser rebuscada demais, justamente por se tratar da história de uma criança de 9 anos vivendo o período da Primeira Guerra e esperando por seu pai.
Alfie é um menino cativante e corajoso, efeito talvez da leitura repetitiva de Robinson Crusoe. A coragem que possui é o que o leva a salvar seu pai. O livro tem vários personagens ótimos, alguns que eu achei bem caricatos também. Joe Patience é um personagem que amei, não tem nada centrado demais nele, mas é um personagem que eu simplesmente gostei e que me deixou com algumas dúvidas e questões. Outros são bem mais caricatos, o tipo de pessoa que muitos até tem como vizinhos.
O livro não aborda a Guerra, mas mostra os efeitos dela em quem fica, como a vida muda e todo sofrimento e angustia por quem passam. E claro, mostra o horror que é para quem foi, mas aqui o centro é a missão de Alfie para com seu pai.
O final do livro meu deixou emocionado. Se gostou de O Menino do Pijama Listrado, vai adorar este.

CPF1964 17/05/2020

Opinião
Este é o quarto livro que leio do autor.

Outro livro maravilhoso.

JV 27/05/2020

Eu já li O menino do pijama listrado desse autor e gostado bastante, então já li confiando que iria gostar.
A leitura é bem fluida e não é cansativa, é um bom livro apesar da história não ter grandes surpresas, só achei o protagonista muito esperto pra idade dele hahaha

Natalia Moura 07/06/2020

A 1°GM pelos olhos de um menino de 9 anos
28 de junho de 1914, o dia que se iniciava a 1ª Guerra Mundial, mas para Alfie o seu aniversário de 5 anos, que quase nenhum de seus amigos pode ir. Quatro anos se passaram desde então, a vida de Alfie mudou, e é nos pequenos detalhes vistos pelos olhos de uma criança que se percebe as sequelas das guerras. A pequena variedade de comida; as ruas vazias de jovens rapazes; os professores da escola, todos velhos aposentados; a casa fria, para economizar o carvão; o medo que tomava a rua sempre que um carro do exército entrava na rua, o medo da notícia que aqueles homem trariam; a mãe, que agora trabalhava fora, pra manter a casa; os doces que antes o pai lhe trazia aos domingos; o próprio pai, que se alistara logo no primeiro dia da guerra, e que a pouco mais de um ano deixará de enviar-lhes cartas. E em busca de descobrir o paradeiro de seu pai que Alfie concentra toda sua atenção em sua missão de trazer seu pai de volta para casa.
Retratado pelos olhos de uma criança de 9 anos, a narrativa é carregada de inocência e isenta de preconceito dos adultos. Mas nem por isso a dor, o sofrimento, as dificuldades são minimizados; diria que isso as torna mais intensas, as palavras simples e francas que falam dos danos na sociedade, dos homens marcados pelas trincheiras. Ao ser contado sob o véu da incompreensão da infância, a sensação de como é errado guerrear fica mais forte; esse não é o mundo que devemos desejar pras nossas crianças, elas não deveriam ser expostas a esse tipo de dor que causamos aos nossos semelhantes na busca por poder, por domínio territorial.
O livro também traz sua pitada de magia e esperança; ao fazer com que uma sequência de acontecimentos, pouco prováveis, aconteçam e Alfie seja guiado por eles no rastro do paradeiro do seu pai. É muito interessante perceber que, apesar da inocência da infância, Alfie precisou amadurecer precocemente em certos aspectos, pra se adaptar as mudanças trazidas pela guerra.
É uma leitura rápida, daqueles livros que se lê em um dia. Não diria que é um livro leve (considerando a temática, e o quanto pode te levar a refletir), mas é uma leitura gostosa, que flui.

Giulia Ficarelli 08/06/2020

Adorei!
Conheci John Boyne em ?O Menino do Pijama Listrado? e fiquei encantada.
Nessa obra, temos também a visão ?infantil? da guerra, mas nesse caso da Primeira Guerra Mundial.

Um livro lindo, sobre amor e superação em tempos difíceis.

Italo 16/06/2020

Até em tempos de guerra é possível cultivar esperança
Medo. Trauma. Angustia. A guerra é capaz de provocar diversas emoções como as citadas, isso para os adultos já é uma carga extremamente desgastante, agora tente se por no lugar de uma criança de 5 anos. Pois bem, é sobre isso que essa narrativa trata, de uma criança que no dia do aniversário se vê a mercê de perder o pai para a 1º Grande Guerra, e lógico o sofrimento em tempos como esses não é exclusivo apenas para quem está no fronte de batalha. Esposas, mães, irmãos, filhos, família. Todos sofrem igualmente, todos pagam por desavenças provocadas pelos líderes de suas nações. Entretanto, sendo bem otimista a guerra também traz esperança e o desejo da possibilidade iminente de dias melhores, e se esses forem alcançados para o bem ou para o mal a vida de quem passou, vivenciou, suportou nunca mais é/será a mesma.
Recomendo sim! A escrita é bem fluente e o narrador consegue trazer a história ao interlocutor de maneira clara e direta. Repito, recomendo.

Zia 18/06/2020

Muito bom!
Uma história linda contada de um ponto de vista infantil, o livro é uma viagem pelo pensamento jovem de como lidar com assuntos que parecem indiscutíveis, além de tocar no assunto do intelecto de uma criança e o quanto elas realmente entendem do que está acontecendo em volta delas.

ghost cookies 30/06/2020

"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor."
"Fique Onde Está e Então Corra" se passa durante a Primeira Guerra Mundial, e retrata o sofrimento longe das trincheiras, dentro da cidade, e no ponto de vista inocente de uma criança.
Tem uma escrita simples e direita, e, apesar de não acontecer reviravoltas surpreendentes, consegue emocionar o leitor.

"Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

O livro também aborda temas como o preconceito, a deserção, o amadurecimento precoce das crianças, traumas e problemas mentais adquiridos pelos soldados e como isso era visto na época etc. Além de mostrar que, até mesmo nos tempos mais difíceis, a esperança e o amor prevalecem sobre as dificuldades.
Outro ponto positivo: tem Joe Patience que é um incrível personagem secundário nessa história.
Enfim, recomendo a todos!

"It has to end one day. Wars always do. The new ones can't start if the old ones don't end."