Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Natalia Oliveira 12/06/2021

O livro tem uma leitura simples, certos momentos é um pouco cansativa, mais metade para o final passa e nem se vê... A leitura é leve, apesar do tema ser bem forte.

Sam 28/07/2021

Resenha de Fique onde está e então corra
Que livro, que livro...
Descreve tudo assim que as pessoas souberam da primeira guerra mundial, o medo que elas sentiram, as perdas, a ilusão de quando ia acabar, e no meio disso tudo o Alfie de 5 anos, que o pai se voluntariou pra guerra, pelo Alfie tu consegue ter o ponto de vista dos filhos, dos pais, mães, esposas, amigos, médicos, um pedaço de como ficou a vida das pessoas nos 4 anos de guerra...

Mariane Sena 06/08/2021

Uma bela surpresa
Apesar das ambientações tristes, John Boyne consegue ser um autor de conforto pra mim, estando entre os meus favoritos. Amo o estilo de suas histórias, os temas que ele aborda e o quanto sua escrita é fluída.

Tudo isso encontramos em Fique Onde Está e Então Corra, um romance curto e maravilhoso, que se passa durante a primeira guerra mundial, tendo Alfie Summerfield, um garotinho de nove anos como protagonista.

Essas temáticas pesadas pela perspectiva de crianças, do jeito que o autor faz deixa tudo muito... singelo, mal sei explicar, mas é incrível de ler. Em alguns momentos é ainda mais doloroso de ver, já que aquela criança está passando por uma situação de tanta privação e dor, mas nos insere de forma muito humana no contexto da guerra, ainda que o protagonista seja tão inocente.

Alfie é maravilhoso de se acompanhar, ainda que algumas coisas pareçam demais para um menino de nove anos, ele é um protagonista incrível, logo você se conecta e se vê mais do que feliz por poder acompanhar a jornada dele, torcendo até o fim para que ela possa vir a dar certo.

Gostei muito da abordagem específica que John Boyne trouxe a esse livro também, sobre os traumas pós-guerra dos soldados.

Livro precioso que entrou lara os meus favoritos, uma leitura super rápida e querida.

Heri Holanda 12/09/2021

"Pela melhor razão do mundo. Por amor.
Que livro incrível, mds... Não tenho nem palavras pra descrever ele. E minha única crítica é algo que faz sentido pra história, o meio do livro é um pouco parado mas isso ainda sim faz sentido pra história. A construção de como era a vida na época da 1° GM é muito bem feita.

Graziela 24/11/2021

Livros de crianças em tempos de guerra me conquistam fácil.
Do mesmo autor de O menino do pijama listrado, esse livro segue um menino inglês de 5 anos da idade chamado Alfie, que vê sua vida mudar completamente quando seu pai se alista voluntariamente para ser um soldado da Primeira Guerra Mundial. A guerra que prometia terminar até o Natal, se estendeu por meses, e anos.

O livro mostra como a Primeira Guerra não muda apenas as vidas daqueles que vão para a batalha, mas também para aqueles que ficam, para a economia e para a sociedade. Alfie vê sua mãe que não trabalhava fora começar a acumular empregos para ter o mínimo em casa, vizinhos que foram para a guerra e não voltaram, outros serem perseguidos por serem estrangeiros.

John Boyne escreve muito bem livros com crianças em tempos de guerra, o Alfie é incrivelmente bem construído, e esse livro roubou meu coração.

Recomendo fortemente, e por ser um livro curto pode ser lido em inteiramente uma tarde.

Andy 29/06/2014

A melhor razão do mundo
Em 1914 Alfie fazia 5 anos, mas quase ninguém foi ao seu aniversario e os adultos pareciam preocupados. A Primeira Guerra mundial estava por começar.
O pai dele foi um dos primeiros a se alistar, mesmo contra a vontade de sua esposa e de sua mãe, que sempre repetia que ''estamos perdidos, estamos todos perdidos!''.
No início foi mandado para treinamento e mandava cartas animadas para sua família. Logo depois foi para à guerra e as coisas começaram a piorar - suas cartas animadas deram lugar à cartas que demonstravam angustia e medo. A mãe do menino já não o deixava lê-las, porém ele lia as escondidas.
Até que uma última carta veio. Essa por sua vez não aparentava ter sentido, as frases estavam misturadas.
Sentindo falta das cartas, o pequeno, agora já com nove anos, pergunta à sua mãe onde está seu pai e sua mãe sempre dizia que ele estava em uma missão secreta.Alfie sabia que se tratava de uma mentira.
Mas, afinal, onde ele está? Será que ainda está vivo?
Unindo toda coragem e esperança ele foi atras do paradeiro de seu pai.
Apenas por uma razão, a ''(...) melhor razão do mundo. Por amor.''

Jóckisan 19/01/2015

Tão bom quanto O Menino do Pijama Listrado
É interessante como John Boyne consegue escrever uma história em 3ª pessoa, mas destacando tanto os pensamentos do personagem principal diante de uma situação de calamidade. É tão bom quanto O Menino do Pijama Listrado.

Leia a minha resenha completa no link abaixo:

site: http://mundo-nerd2.blogspot.com/2015/01/resenha-fique-onde-esta-e-entao-corra.html

Léia Viana 26/01/2015

...E então corra!
“- O mundo é imenso, não é? – disse Georgie – você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

Ambientada em Londres no período da Primeira Guerra Mundial, “Fique onde está e então corra”, é uma história narrada em terceira pessoa, cada um dos personagens é bem escrito, cada um reage de uma maneira diferente diante da guerra e o próprio título ganha significado no desenrolar da trama. A capa também é todo o livro, pela beleza e pela tradução, em partes, do que é a história.

O pai é o homem que acredita que deve dar a vida pelo seu país; a mãe trabalha o máximo que consegue para sustentar a família na ausência dele, tem também Joe Patience, o vizinho que se tornou o melhor personagem secundário desta obra, não só por ter ideais esquerdistas, mas sim por se recusar a matar outras pessoas em batalhas.

O meu maior receio em ler esta obra foi de ter que encarar um final triste como o de “O Menino do Pijama Listrado”, entretanto, o livro não é propriamente sobre a Guerra, mas sim sobre o efeito dela nas pessoas, nas famílias da época e de como a guerra pode muda-las, sobre como nunca mais seriam os mesmos depois da guerra e daqueles que perderam toda a sanidade nas trincheiras.

Não chega a ser um livro triste, não chorei em nenhum momento, já li obras muito mais tocantes, mas este ganhou meu coração, pela simplicidade da narrativa em um tema tão complexo, triste e real que é a guerra. Gosto de ler sobre este tema, sempre me emociono com a força de vontade em continuar vivendo das pessoas que passaram por todo esse horror.

Leitura recomendada!

Gislane Molleri 09/03/2016

"Disseram que ia acabar antes do Natal. Só não disseram qual Natal."
Alfie Summerfield não esquecerá seu aniversário de cinco anos. Em meio a Primeira Guerra Mundial, seus amigos não puderam ir à sua festa, os adultos estavam preocupados. Sua avó não tinha bons pressentimentos, mas mamãe e papai diziam que tudo ficaria bem e terminaria antes do Natal.
Mas a guerra estava só começando. Seu pai se alistou para o combate e após quatro anos, Alfie não teve mais noticias dele.
Ele tenta a qualquer custo descobrir o paradeiro do pai, mas sua família parece não querer ajudar...

site: http://www.hipermetropiafashion.com.br/livros/eu-li-fique-onde-esta-e-entao-corra/

Nena 16/03/2016

Livro curtinho e com uma história bem legal sobre amor e dedicação. O cenário é a primeira guerra, onde um garoto de cinco anos, Alfie, vê sua vida mudar radicalmente quando seu pai se alista para servir na guerra. Entre trabalhar para ajudar a mãe no sustento da casa e descobrir o que foi feito de seu pai que parou de dar notícias sobre seu paradeiro, Alfie descobre as cicatrizes que uma guerra pode causar, acima de tudo na alma.

Vanessa 09/04/2016

Conta a vida de um menino durante a Primeira Guerra mundial: quais as consequências desse fato histórico para sua família e seus vizinhos como isso o fez crescer rapidamente. Mas, mesmo assim, quando ele se confrontou com uma questão que exigia todo esse amadurecimento precoce, se comportou como a criança que era: achou uma solução que só era permitida a uma mente com esperanças infantis.

SMiletic 14/04/2016

Alfie te conquista na primeira vez em que acha alguém de 25 anos um verdadeiro velho...
Do mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado, este traz a história de Alfie, um menino cujo pai deixa a família para lutar na primeira grande guerra.
Alfie, então aos 5 anos se torna o "homem da família" que acha que pessoas de 25 anos são velhos já sem energia para andar. De posse de um caixote de engraxate ele ajuda sua mãe com dinheiro e descobre informações sobre o paradeiro de seu pai, que nunca mais escreveu.
Ele então elabora um grande plano e é incrível ver como ele vai fazendo de tudo para que ele dê certo.
Ainda que triste, afinal é uma história de guerra, é uma história bonita e que carrega consigo bastante esperança.
Gostei bastante do livro, daqueles que você lê rapidinho, mas ele poderia ter umas 20 páginas a mais para explicar melhor o que acontece com os personagens após a Guerra.

Marianna 15/05/2016

Lindo!
John Boyne o autor de ‘O menino do pijama listrado’ é também o autor dessa obra, mais
uma vez ele consegue brilhantemente nos apresentar a guerra de forma brilhante, sob a perspectiva de uma criança.
É um livro pequeno, mas muito envolvente, se passa durante a I Guerra Mundial; nós conhecemos Alfie Summerfield, um menino Londrino que aos 5 anos vê seu pai ter que ir para a guerra. Por causa de todo o clima que envolve a época sua mãe passa a trabalhar em um hospital e a vida de todos que Alfie conhece muda.
Aos nove anos Alfie escondido de sua mãe, passa a trabalhar como engraxate na estação ferroviária King’s Cross, e graças a esse ‘serviço’ ele acaba descobrindo que seu pai não está mais em campo de batalha e nem em uma missão secreta como todos queriam que ele acredita-se, seu pai na verdade estava internado em um hospital e Alfie toma para si como principal missão o resgate de seu pai.
Eu gostei muito de ler esse livro primeiramente porque sou apaixonada por histórias que se passam em guerras, é uma história muito inocente e pequena, tem uma narrativa simples e é muito gostosa de ler, recomendo para todos.

site: www.mariollla.com

Michelle Trevisani 03/06/2016

Lindo!
"Disseram que ia acabar antes do Natal. Só não disseram qual Natal".

Minha curiosidade pelos livros de John Boyne surgiu assim: certa vez estava zapeando pela TV e ia começar um filme chamado - O menino do pijama listrado. Lembro que o nome do filme me deixou tão curiosa e como eu não ia fazer nada naquela tarde, resolvi me acomodar no sofá, esquecer da vida lá fora e curtir um bom filme. Só não imaginava que esse filme fosse ficar marcado PARA SEMPRE na minha memória. Gente! Sério, que filme mais intrigante, mais envolvente, mais aterrorizante de todas as formas, mais singelo, mais puro! Quem nunca se atreveu a ver o filme / ou ler o livro, recomendo muito. É aquele tipo de filme / livro que vai mudar sua vida para sempre. Que vai mostrar que seus problemas são do tamanho de um grão de areia. Que nada é mais terrível do que a guerra, e que o Holocausto foi um monstro gigante que minou centenas de pessoas da face da terra, que só trouxe lágrimas e feridas.

Bom, por causa do filme, que já faz alguns anos que assisti, descobri depois de algum tempo que na verdade ele foi primeiro um livro e teve sua adaptação para o cinema.

Comecei a pesquisar sobre o autor do livro e tive vontade de ler tudo o que ele tinha escrito, tamanha foi minha comoção no filme. Mas na época eu estava fazendo faculdade e o tempo era curto para leituras de lazer. Quando a vida ficou menos corrida, me atrevi a começar a ler os livros dele.

E comecei por este aqui. "Fique onde está e então corra". Um livro que me prendeu desde o título. O cara para escrever um título destes tem que ser muito inteligente. É um título que te faz ficar curioso, que te faz querer desvendar o livro, a leitura.

"Margie voltou para o corredor, ofegante, mas Alfie continuou na porta. Ele ficou de olho enquanto os dois soldados seguiam devagar pela rua. Agora todas as portas estavam abertas. E em cada uma havia uma esposa e uma mãe. Algumas choravam, outras rezavam. Algumas sacudiam a cabeça, desejando que aqueles homens não parassem diante delas".

E o livro traz a história de Alfie e sua família. Alfie nasceu em meados da Primeira Guerra Mundial e é com muita tristeza que sua família se vê condenada para sempre após o alistamento para a guerra do pai de Alfie. O pai de Alfie acredita que seu alistamento é questão de honra, estará defendendo o seu país. Mas os anos passam e a Guerra não acaba, Alfie convivendo sempre com a promessa de que seu pai vai retornar e não retorna. A vida de toda sua família muda, sua mãe precisa trabalhar ainda mais como enfermeira para conseguir trazer um pouco de dinheiro para dentro de casa. Alfie conta os Natais, conta moedas, conta a comida que começa a ser escassa e logo não vê outra alternativa a não ser engraxar sapatos para ajudar. Alfie vai escondido da mãe, falta da escola e engraxa sapatos por um longo período na King's Cross. É engraxando os sapatos de um sujeito que descobre que seu pai não está mais em batalha na guerra, nem em uma missão secreta como todos o fazem acreditar. Seu pai está em um hospital. Na ala da psiquiatria clínica, se recuperando do que viu na guerra. Alfie não entende porque o pai está em um hospital e não em sua casa, com sua família. Por que ele deveria estar em um hospital? Não faz sentido! Alfie precisa trazê-lo de volta para casa. E precisa ser logo.

"- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"
É um livro tão tocante, tão angustiante acompanhar os pensamentos de Alfie, seus esforços em procurar pelo pai, seus planos de resgate, sua ida até o hospital psiquiátrico sozinho para que ninguém desconfie, um garoto que como toda a sua família sente diariamente os males causados por uma guerra que só sabe ferir. Estes retratos de histórias sobre guerras só me fazem pensar em quanto são desnecessárias. O quanto causam dor. Um livro que vale à pena, que vai ficar gravado na minha memória para sempre.

"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor".

Leia mais resenhas no meu blog >> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com/

Ana Luiza 21/07/2016

Fique onde está e então Corra
"Fique Onde Está e então Corra", conta a história de um garotinho inglês chamado Alfie, que aos 5 anos de idade vê a sua vida mudar completamente quando a Primeira Guerra Mundial começa. Seu pai é um dos primeiros homens a se alistar, no entanto, 4 anos depois Alfie não faz a menor ideia do paradeiro do pai, até que um dia descobre uma pista indicando um lugar onde ele talvez pudesse estar. E então, resolve juntar todas as suas forças pra traze-lo de volta para casa.
John Boyler lindo, autor de um dos meus livros Top Five, "O Menino do Pijama Listrado".
E uma coisa louca é que eu amei tanto o livro, que nunca mais havia lido nada do mesmo autor por medo de estragar a visão que eu tinha dele. Coisa louca, né?!
Mas ai venci esse "medo", e fui. E logo de cara já comecei a gostar porque o John tem isso (que considero um dom) de escrever as coisas na visão de uma criança, e eu amo isso.
Dá um tom incrível pras histórias, as coisas mais tristes ganham um tom de leveza, e há momentos engraçados, mas também momentos em que a clareza de tudo aquilo que ele diz nos atinge de uma maneira muito forte.
Eu amei tudo, a começar pela capa maravilhoso e o título. É um livro bem curtinho, tem só 219 páginas, dá pra ler rapidinho. O Alfie é um garotinho incrível e todos deveriam conhece-lo.
Nem preciso dizer que chorei ao terminar a leitura, né?!

"- O mundo é imenso, não é? - Disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

"Quando ia dormir à noite, esforçava-se tanto quanto podia para juntar o máximo de recordações sobre sua família antes das mudanças, pois, se lembrasse como costumava ser, então haveria sempre a chance de, um dia, tudo voltar ao normal".