Fique onde está e então corra

Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

carolinecaldas 08/04/2016

Emocionante!
Fique onde está e então corra do autor Irlandês John Boyne, retrata a história de Alfie Summerfield, um garoto que vê sua vida mudar totalmente logo quando começou a primeira guerra mundial. Era o ano de 1914 e Alfie estava completando cinco anos, em sua festa de aniversário quase nenhum de seus amigos apareceram e todos os adultos pareciam preocupados, com o inicio da Primeira Guerra Mundial. Na mesma semana o pai de Alfie se alista no exército e acaba deixando a família desamparada. Os anos se passam e a guerra continua, Alfie sentia muitas saudades de seu pai, pois seu paradeiro era desconhecido até que um dia ele descobriu uma pista de onde o pai poderia estar e sozinho foi atrás dele.
O livro é emocionante, com uma história envolvente, uma linguagem muito fácil e uma leitura rápida. Esse livro te faz conhecer um pouco mais sobre a guerra pela visão de uma criança que de início não apresentava noção alguma sobre o que estava acontecendo e foi descobrindo aos poucos a sua própria realidade, de que teria que amadurecer para poder sobreviver nesse grande momento de crise.
O livro em si não é sobre a guerra mundial ele se passa durante a guerra e isso é interessante, pois podemos observar as conseqüências da guerra para a população do país envolvido tanto economicamente quanto socialmente. O final da história nos ensina que as melhores motivações para fazermos algo são pelas pessoas que amamos, e que nunca podemos desistir daquilo que realmente queremos, mesmo que por um momento seja impossível.
Se você for ler o livro, se prepare para grandes emoções, e para se apaixonar por Alfie um pequeno garotinho com uma imensa coragem e um enorme coração que demonstrou uma grande capacidade de vivenciar uma infância fora do comum sendo motivado apenas pelo amor.

Vanessa 09/04/2016

Conta a vida de um menino durante a Primeira Guerra mundial: quais as consequências desse fato histórico para sua família e seus vizinhos como isso o fez crescer rapidamente. Mas, mesmo assim, quando ele se confrontou com uma questão que exigia todo esse amadurecimento precoce, se comportou como a criança que era: achou uma solução que só era permitida a uma mente com esperanças infantis.

SMiletic 14/04/2016

Alfie te conquista na primeira vez em que acha alguém de 25 anos um verdadeiro velho...
Do mesmo autor de O Menino do Pijama Listrado, este traz a história de Alfie, um menino cujo pai deixa a família para lutar na primeira grande guerra.
Alfie, então aos 5 anos se torna o "homem da família" que acha que pessoas de 25 anos são velhos já sem energia para andar. De posse de um caixote de engraxate ele ajuda sua mãe com dinheiro e descobre informações sobre o paradeiro de seu pai, que nunca mais escreveu.
Ele então elabora um grande plano e é incrível ver como ele vai fazendo de tudo para que ele dê certo.
Ainda que triste, afinal é uma história de guerra, é uma história bonita e que carrega consigo bastante esperança.
Gostei bastante do livro, daqueles que você lê rapidinho, mas ele poderia ter umas 20 páginas a mais para explicar melhor o que acontece com os personagens após a Guerra.

Marianna 15/05/2016

Lindo!
John Boyne o autor de ‘O menino do pijama listrado’ é também o autor dessa obra, mais
uma vez ele consegue brilhantemente nos apresentar a guerra de forma brilhante, sob a perspectiva de uma criança.
É um livro pequeno, mas muito envolvente, se passa durante a I Guerra Mundial; nós conhecemos Alfie Summerfield, um menino Londrino que aos 5 anos vê seu pai ter que ir para a guerra. Por causa de todo o clima que envolve a época sua mãe passa a trabalhar em um hospital e a vida de todos que Alfie conhece muda.
Aos nove anos Alfie escondido de sua mãe, passa a trabalhar como engraxate na estação ferroviária King’s Cross, e graças a esse ‘serviço’ ele acaba descobrindo que seu pai não está mais em campo de batalha e nem em uma missão secreta como todos queriam que ele acredita-se, seu pai na verdade estava internado em um hospital e Alfie toma para si como principal missão o resgate de seu pai.
Eu gostei muito de ler esse livro primeiramente porque sou apaixonada por histórias que se passam em guerras, é uma história muito inocente e pequena, tem uma narrativa simples e é muito gostosa de ler, recomendo para todos.

site: www.mariollla.com

Michelle Trevisani 03/06/2016

Lindo!
"Disseram que ia acabar antes do Natal. Só não disseram qual Natal".

Minha curiosidade pelos livros de John Boyne surgiu assim: certa vez estava zapeando pela TV e ia começar um filme chamado - O menino do pijama listrado. Lembro que o nome do filme me deixou tão curiosa e como eu não ia fazer nada naquela tarde, resolvi me acomodar no sofá, esquecer da vida lá fora e curtir um bom filme. Só não imaginava que esse filme fosse ficar marcado PARA SEMPRE na minha memória. Gente! Sério, que filme mais intrigante, mais envolvente, mais aterrorizante de todas as formas, mais singelo, mais puro! Quem nunca se atreveu a ver o filme / ou ler o livro, recomendo muito. É aquele tipo de filme / livro que vai mudar sua vida para sempre. Que vai mostrar que seus problemas são do tamanho de um grão de areia. Que nada é mais terrível do que a guerra, e que o Holocausto foi um monstro gigante que minou centenas de pessoas da face da terra, que só trouxe lágrimas e feridas.

Bom, por causa do filme, que já faz alguns anos que assisti, descobri depois de algum tempo que na verdade ele foi primeiro um livro e teve sua adaptação para o cinema.

Comecei a pesquisar sobre o autor do livro e tive vontade de ler tudo o que ele tinha escrito, tamanha foi minha comoção no filme. Mas na época eu estava fazendo faculdade e o tempo era curto para leituras de lazer. Quando a vida ficou menos corrida, me atrevi a começar a ler os livros dele.

E comecei por este aqui. "Fique onde está e então corra". Um livro que me prendeu desde o título. O cara para escrever um título destes tem que ser muito inteligente. É um título que te faz ficar curioso, que te faz querer desvendar o livro, a leitura.

"Margie voltou para o corredor, ofegante, mas Alfie continuou na porta. Ele ficou de olho enquanto os dois soldados seguiam devagar pela rua. Agora todas as portas estavam abertas. E em cada uma havia uma esposa e uma mãe. Algumas choravam, outras rezavam. Algumas sacudiam a cabeça, desejando que aqueles homens não parassem diante delas".

E o livro traz a história de Alfie e sua família. Alfie nasceu em meados da Primeira Guerra Mundial e é com muita tristeza que sua família se vê condenada para sempre após o alistamento para a guerra do pai de Alfie. O pai de Alfie acredita que seu alistamento é questão de honra, estará defendendo o seu país. Mas os anos passam e a Guerra não acaba, Alfie convivendo sempre com a promessa de que seu pai vai retornar e não retorna. A vida de toda sua família muda, sua mãe precisa trabalhar ainda mais como enfermeira para conseguir trazer um pouco de dinheiro para dentro de casa. Alfie conta os Natais, conta moedas, conta a comida que começa a ser escassa e logo não vê outra alternativa a não ser engraxar sapatos para ajudar. Alfie vai escondido da mãe, falta da escola e engraxa sapatos por um longo período na King's Cross. É engraxando os sapatos de um sujeito que descobre que seu pai não está mais em batalha na guerra, nem em uma missão secreta como todos o fazem acreditar. Seu pai está em um hospital. Na ala da psiquiatria clínica, se recuperando do que viu na guerra. Alfie não entende porque o pai está em um hospital e não em sua casa, com sua família. Por que ele deveria estar em um hospital? Não faz sentido! Alfie precisa trazê-lo de volta para casa. E precisa ser logo.

"- O mundo é imenso, não é? - disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"
É um livro tão tocante, tão angustiante acompanhar os pensamentos de Alfie, seus esforços em procurar pelo pai, seus planos de resgate, sua ida até o hospital psiquiátrico sozinho para que ninguém desconfie, um garoto que como toda a sua família sente diariamente os males causados por uma guerra que só sabe ferir. Estes retratos de histórias sobre guerras só me fazem pensar em quanto são desnecessárias. O quanto causam dor. Um livro que vale à pena, que vai ficar gravado na minha memória para sempre.

"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor".

Leia mais resenhas no meu blog >> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com/

Ana Luiza 21/07/2016

Fique onde está e então Corra
"Fique Onde Está e então Corra", conta a história de um garotinho inglês chamado Alfie, que aos 5 anos de idade vê a sua vida mudar completamente quando a Primeira Guerra Mundial começa. Seu pai é um dos primeiros homens a se alistar, no entanto, 4 anos depois Alfie não faz a menor ideia do paradeiro do pai, até que um dia descobre uma pista indicando um lugar onde ele talvez pudesse estar. E então, resolve juntar todas as suas forças pra traze-lo de volta para casa.
John Boyler lindo, autor de um dos meus livros Top Five, "O Menino do Pijama Listrado".
E uma coisa louca é que eu amei tanto o livro, que nunca mais havia lido nada do mesmo autor por medo de estragar a visão que eu tinha dele. Coisa louca, né?!
Mas ai venci esse "medo", e fui. E logo de cara já comecei a gostar porque o John tem isso (que considero um dom) de escrever as coisas na visão de uma criança, e eu amo isso.
Dá um tom incrível pras histórias, as coisas mais tristes ganham um tom de leveza, e há momentos engraçados, mas também momentos em que a clareza de tudo aquilo que ele diz nos atinge de uma maneira muito forte.
Eu amei tudo, a começar pela capa maravilhoso e o título. É um livro bem curtinho, tem só 219 páginas, dá pra ler rapidinho. O Alfie é um garotinho incrível e todos deveriam conhece-lo.
Nem preciso dizer que chorei ao terminar a leitura, né?!

"- O mundo é imenso, não é? - Disse Georgie. - Você acha que nos outros planetas todo mundo se odeia também?"

"Quando ia dormir à noite, esforçava-se tanto quanto podia para juntar o máximo de recordações sobre sua família antes das mudanças, pois, se lembrasse como costumava ser, então haveria sempre a chance de, um dia, tudo voltar ao normal".

Tibúrcio 13/12/2018

O livro narra a história de Alfie Summerfild, um garotinho que levava uma vida feliz ao lado dos pais até seu aniversário de cinco anos. Ele lembrava com clareza o anúncio da guerra e da reação dos convidados presentes em sua festa. Alfie não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo de alistou para o combate, e após quatro longos anos, o pequeno já não tinha mais notícias do seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que seu pai está mais próximo do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas as suas forças para trazer seu país de volta para casa.
Além de escritor maravilhoso, uma das peculiaridades de Boyne é conseguir escrever e apresentar com exatidão a visão de uma criança. Nesta trama não é diferente, Alfie nos conquista com seu jeito observador e questionador sobre os adultos em sua volta. Eu diria que o menino é uma "criança velha". Tem um raciocínio particular e nos emociona com suas frases tocantes. É através dele que percebemos a guerra indiretamente, já que essa obra não trata da guerra propriamente dita, mas de suas consequências.
Uma coisa interessante é a construção dos personagens. Boyne teve todo um cuidado no trabalho que cada um ia exercer na história, por isso criou personagens tão completos e reais, até mesmo com os secundários - por exemplo, os homens que Alfie engraçado os sapatos na estação de trem.
Boyne trabalhou bem as consequências da guerra. Abordou as neuroses da guerra, os suprimentos que nunca chegavam à mesa. Representou os soldados mutilados e as famílias que sempre recebiam notícias ruins todos os dias. Trouxe curiosidades como, por exemplo, a pena branca que as mulheres entregavam aos homens que não haviam se alistado, como símbolo de covardia.
É um livros de ficção com uma sensibilidade tamanha e que está tão próxima do real. Seus personagens são reais e fugazes.
Fique onde está e então corra é um livro infantil para adulto ler. Emocionante e envolvente. De uma narrativa acelerada que se mantém até seu clímax cheio de ação. O desfecho extremamente marcante. Leiam e caminhem juntos ao Alfie nessa aventura tão dele, mas que se torna nossa também.
Vitor.Hugo 06/01/2019minha estante
Cara, parabéns pela escrita!
Você é escritor? Escreve muito bem, parace até o autor do livro resumindo a história! Parabéns!!

estante.da.gabi 04/02/2019

Fique onde está e então corra 🏃🏻‍♂️
⚡️Alfie Summerfield era apenas um menino fazendo 5 anos quando a Guerra eclodiu. Sem saber o que estava acontecendo, viu seu pai ter que sair de casa para se alistar na guerra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Depois de 4 longos anos, quando a Guerra acaba, Alfie não recebe mais notícias de seu pai. Até receber pistas indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Com isso, Alfie vai atrás dessas pistas para trazer seu pai de volta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Mais uma vez vemos a figura de uma criança agindo ingenuamente em um momento em que o mundo se encontrava caótico: o pós-guerra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Diferentemente de O Menino do Pijama Listrado, nos deparamos nas consequências de uma guerra já terminada. E com isso, vemos que batalhas continuam, mas para salvar a vida dos soldados afetados pela guerra. Afetados física e psicologicamente. Vemos que os “heróis” combatentes não saem simplesmente intactos de uma experiência tão impactante como uma guerra. Ela deixa rastros e isso pode mudar completamente uma pessoa, inclusive o pai de Alfie.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Se é difícil para a gente compreender isso, agora imaginem para um garoto de 9 anos. Ele não consegue simplesmente entender porque que seu pai continua insistentemente falando “Fique onde está e então corra” e porque que ele não ia para casa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Este foi um livro que me impactou muito, porque um assunto tão sério como o Transtorno Pós-traumático foi tratado com uma delicadeza e a ingenuidade de uma criança. John Boyne não decepcionou.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⚡️Recomendo muito o livro. De verdade. Acredito que não vão se arrepender, principalmente para aqueles que se perguntam como a vida dos soldados continua depois de uma guerra.

site: https://www.instagram.com/p/BoAPzR4nCRb/?utm_source=ig_web_copy_link

Alexandre Laranja 21/04/2019

Maravilhoso!!!
Nunca tinha lido um livro tão rápido! Devorei ele em 1 dia! Que livro maravilhoso! Fique onde está e então corra conta a história de Alfie, um menino de 5 anos que faz aniversário no dia em que começa a 1ª guerra mundial. Poucas pessoas comparecem a seu aniversário e pra piorar seu pai resolve se alistar como soldado na guerra. Alfie então decide procurar pelo pai que com o passar do tempo não manda mais cartas.

Vale a pena cada segundo em frente ao livro que prende do início ao fim! Super recomendo!!!

Luan 30/12/2019

Dos melhores de John Boyne
Fique onde está e então corra é mais um livro de época de John Boyne, e, neste caso, que se passa na Primeira Grande Guerra, no início dos anos 1900. Sempre com um estilo bastante marcante e um pano de fundo bem definido, o autor traz aos seus leitores diversos tipos de ensinamentos em meio a fatos históricos - é bem verdade que nem todos os livros dele estão escritos sob estas circunstâncias. E, neste, o autor foi obteve sucesso.

Alfie Summerfield está fazendo cinco anos quando vê que seu pai vai se alistar para lutar na guerra. A vida dele muda a partir dali. Por anos, ele não volta para casa e a única informação que o menino tem é que o pai está em missão secreta. Anos depois, Alfie, no entanto, descobre que o pai pode estar perto e vai fazer de tudo para encontrá-lo.

A história, acima de tudo, mostra como as pessoas precisam crescer e se adaptar diante das dificuldades. Com menos de dez anos, vivendo em uma guerra e vendo a mãe em apuros para pagar as contas, escondido o pequeno Alfie começa trabalhar como engraxate. Ele adquire uma responsabilidade grande ao passo que ainda sofre pelo sumiço do pai.

Narrado em terceira pessoa, Fique onde está e então corra tem uma boa escrita – mas não a melhor de John. Mas o que ganha o leitor é a forma como o narrador conta a história, como o autor a construiu. Alfie, acima de tudo, é um personagem sensacional. Inocente e, ao mesmo tempo, aprendendo a amadurecer, ele traz um frescor a um período conturbado da história que enche os olhos do leitor. Diversos outros personagens são apresentados – e acredito que seja um dos melhores livros no quesito construção de personagens.

Em suma, quero dizer que o autor segue entregando histórias que divertem, mas, também, ensinam. Não apenas sobre fatos históricos, mas principalmente levam ao leitor valores que ele vai tirar para a vida. Não é o meu livro preferido dele, mas pelo conjunto da obra é um dos que mais gosto. Uma história tão forte e marcante quanto O menino do pijama listrado, Fique onde está e então corra é um livro que nos ensina e nos enche de esperança.

@Estantedelivrosdamylla 03/03/2020

Não gostei tanto
Comecei a ler com muita expectativa, afinal o último livro que li que se ambientava no período da grande guerra foi "a guerra que salvou minha vida", e por ser também uma estória um pouco "infanto juvenil" achei que este me traria grandes emoções. Além disso, li muitos comentários positivos acerca do mesmo. Por fim, resolvi ler. Quando comecei a leitura, de cara achei a escrita bem simplória (não vejo mal nisso), e um tanto confusa. Tinham muitos nomes e sobrenomes, detalhes bem irrelevantes sobre a ambientação, sobre os personagens, além de terem momentos que misturavam as épocas que se passavam, porém não deixavam claro, e confundia muito. A grande "trama" da para se descobrir no primeiro sinal, o que realmente torna o livro bem previsível! O que eu gostei foi do autor ter abordado um tema um pouco diferente do que geralmente se tem nos livros da grande guerra, afinal ele não foca nos judeus, por exemplo. Mas, não deixa de ser bem óbvio a "questão" principal. Finalmente, acredito que poderiam ter abordado as emoções de uma forma mais profunda, e mais real, os diálogos poderiam ter sido melhores, os personagens mais bem desenvolvidos, e o enredo poderia não ter se atrelado tanto aos detalhes irrelevantes. É isso, não atingiu minhas expectativas.
Pam 30/06/2020minha estante
Por favor, dê uma chance para Palácio de Inverno! Na minha opinião é o melhor livro de John Boyne, e um dos melhores que já li na vida!

@Estantedelivrosdamylla 30/06/2020minha estante
Oii, obrigada pela indicação. Vou procurar sim :D

MaSantana 30/03/2020

"Fique onde está e então corra" conta a história de Alfie um garoto que vê a vida mudar quando seu pai é enviado para guerra. No começo, seu pai manda cartas, mas logo essas param e Alfie começa a se questionar o que aconteceu com o pai.
Apesar do tema forte, o livro é de escrito leve e rápido de ler. Na minha opinião John Boyne segue a mesma fórmula de "O menino do pijama listrado" e acaba por não emocionar tanto como quando se lê o autor pela primeira vez. Ainda sim é uma leitura ótima e super válida.

katiaeoslivros 19/07/2021

Recomendo o livro e só estou colocando aqui pra contagem do skoob.

Então... Não é um resenha de verdade hehe.

Carina.Wirth 24/10/2021

Ótimo para curar a ressaca
Sempre fui suspeita em livros que ligavam a guerra. Amo desde sempre.
Esse livro foi uma leitura muito fácil que te faz despertar o gosto e anseio de ler mais.
Narrativa fluída. Leita rápida.

Vanessa.Cezar 29/10/2021

?Pela melhor razão do mundo. Por amor.?
Em meio a tantas coisas ruins que uma guerra trás, a inocência de uma criança e o amor que existe nessa família, é muito linda essa história, emocionante.