O Rei de Amarelo

Airton Marinho
Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Lucy 30/01/2024

O que tem em volta cativa mais
Eu tenho ficado interessada no rei de amarelo por conta de obras que se utilizam do universo cósmico dele.
Mas ao ler esse livro fiquei meio entediada, mas n tiro seu mérito, a questao é bem parecida com "O homem da areia" e "her", por exemplo, tem suas importâncias em seus tempos e seus tempos suas moralidades e desgastadas tais moralidades, parecem poucas com o tempo, mas isso pq eu já vi muito sobre necrofilia, por exemplo.
Berenice e aquele poema do romantico nacional, aquele lá, acho que colocamos todos juntos fazem um bom conjunto com o da gatinha, pq se são de mal gosto tb deixam a gente afetado e aí é o que há.
Vou ler hanna arendt agora. Bjs

Carolina Hahn 27/01/2024

Tenha em mente que são dois temas completamente diferentes nesses contos.
Gostei muito da primeira parte que gira em torno do horror da peça que da nome ao livro, já a segunda parte tende a ser mais romântica e não é ruim, mas não tem o carisma e riqueza da primeira. Contos muito bem escritos, compensa a leitura!

Nena 27/01/2024

Leitura interessante
Gostei do trabalho que a leitura faz de induzir o leitor a procurar um fio condutor que una todas as histórias em torno do livro "O Rei de Amarelo", objeto tema do livro. Também gostei de me perceber questionando se esse fio condutor realmente existe.
Os contos têm várias nuances. Vou dizer que os mais direcionados ao terror foram os que me pegaram mais. Os contos do final acabaram deixando a leitura mais lenta pelo tamanho deles com relação ao ritmo do livro no todo. Mas no geral gostei de ter lido.

criswest 19/01/2024

Amo o fato de cada conto ter uma arte diferente, apesar de ter alguns temas muito pesados e artes bem explícitas, eu gostei muito

Coquidré 17/01/2024

Os contos que envolvem O Rei de Amarelo são fenomenais. Uma escrita que te envolve em cada linha e te deixa tenso a cada acontecimento. Infelizmente os outros contos não seguem uma linha parecida.

Vicky.Schneider 10/01/2024

Gostei da forma como todos os contos são interligados. Mas, achei os últimos contos bem sem graça, principalmente os contos com nome de ruas.

Luiz.Machado 01/01/2024

O problema de ler esses clássicos e que muitas vezes achamos que são histórias repetidas que já vimos em outros livros, filmes ou séries, daí nós causa a impressão de ser uma história repetida, mas no fim isso acaba só pra reforçar a importância de se beber dos clássicos para sabermos as origem das referências que nos permeiam.

L Soares 31/12/2023

Esse é um livro peculiar. São dez contos, mas há uma introdução que fala sobre como o autor gostaria que um dia fosse publicado o livro somente com os 4 primeiros.

Somente esses 4 contos tem relação com o nome do livro. Neles, e, algum momento há o contato dos personagens com um livro de mesmo nome (o rei de amarelo).

E nas histórias, esse seria um livro proibido, um livro tão nefasto que sempre que alguém o lê, acaba enlouquecendo.

Os demais contos tem temáticas diferentes, contos bacanas, mas sem conexão com os demais.

Mas os 4 contos que envolvem o rei de amarelo são realmente as estrelas do livro.

Os contos são bem escritos e mantêm uma tensão, que prende à leitura. Você acompanha o declínio, uns de forma brusca na entrega total de sua sanidade, e outros no limiar, ainda se acreditando sãos.

Um bom livro para quem curte um suspense.

Danilo116 29/12/2023

O rei de amarelo
Prometeu muito,esperei muito e não entendi o que entregou,acho que o maior problema do livro é você não conseguir interligar direito os contos e você não saber a história da peça,mas enfim é um livro,acho que o que fizeram com o universo é melhor que o livro

Cleber 26/12/2023

Amarelo brasileiro
"É tudo a mesma coisa, mudam as palavras, fica a loucura.
Talvez nós precisemos de ficção para encontrar a estrutura." O início, meio e fim", os momentos épicos que a realidade não nos dá.
Mas quem se acostuma a viver em roteiros consegue acompanhar o descompasso da vida?
Todos os livros são amarelos.
E aqui é Carcosa."

Kimb.s 23/12/2023

O Rei de Amarelo
Os contos que giram em torno da peça do Rei de Amarelo são verdadeiras obras que mexem com a mente do leitor tanto quanto interfere nos personagens de tais histórias.
Deixo aqui meus sinceros elogios ao conto "A máscara", me causou um mistério e um frio na barriga imenso! E eu adorei como o conto se desenvolveu e como a peça do Rei de Amarelo mexeu com o protagonista e com todos os outros personagens de forma tão doentia.
Os contos que não tem ligação com a peça são também ótimos, os mais interessantes foram:
Demosseille D'Ys
A Rua dos Quatro Ventos
Rue Barrée (ouso dizer que o melhor)
O Paraíso do Profeta - A Multidão e O sacrifício

Isadora.Oliveira 21/12/2023

Contos amarelos
Contos em forma de Hq baseados no clássico homônimo mas com ambientações atuais.
Adorei a morbidez, as reflexões, os traços e a forma como o amarelo é o destaque, gostei muito do choque das reviravoltas.
Amei o terror, como ele se instaura do nada e quando se vê é apenas a loucura em seu mais puro estado.

Todos os livros são amarelos.

Rosangela Max 24/11/2023

Uma edição primorosa, digna deste clássico.
A qualidade superior dos textos de apresentação, das notas de rodapé e da tradução fez toda diferença na leitura desta obra.
A escrita é fluida e instigante. É fácil de entender o por que de muitos autores terem se sentido inspirados pelo trabalho do autor.
Meus contos preferidos foram: ?O reparador de reputações?, ?A máscara? e ?A rua da primeira bomba?.
Recomendo a leitura.
Vania.Cristina 25/11/2023minha estante
Quero ler!

Drielle 20/11/2023

Experiência incrível
Iniciei a leitura deste livro com certo receio da dificuldade de imersão que tive em minha primeira tentativa de ler O Rei de Amarelo. A narrativa densa e minha falta de familiaridade com a leitura de contos não me ajudaram em continuar a leitura.

Depois de ter lido alguns livros de contos e me apaixonado por este formato, decidi dar uma chance de verdade a este livro e foi uma experiência incrível. Eu precisava mesmo estar na vibe para ler este livro, do contrário não teria aproveitado como aproveitei.

Os contos, apesar de diferentes, tratam de temáticas parecidas em cenários que se repetem mas com suas particularidades e a narrativa do autor consegue nos transportar para este universo.

O horror acontece de maneira sútil e natural e, apesar de a segunda parte do livro ser mais pautado na realidade, percebemos os mesmos aspectos de loucura e confusão nesta segunda parte, não através de elementos fantásticos mas através das atitudes e pensamentos das personagens.

Gostei de mais da experiência que o livro proporciona, principalmente em "O Emblema Amarelo", "A Demoiselle d'Ys" e a "Rua de Nossa Senhora dos Campos".

Guinna 09/11/2023

Livro de contos clássicos de horror por Robert W. Chambers, esta edição do Rei de Amarelo é composta por dez contos, porém apenas os quatro primeiros estão diretamente relacionados à peça O Rei de Amarelo. Uma peça amaldiçoada que causa coisas terríveis a quem tem contato com ela.