Solitaire

Solitaire Alice Oseman

Resenhas - Solitaire

drago 09/01/2022

"Just because someone smiles doesen't mean that they're happy"
gatilhos no livro: depressão, suicidio, tentativa de suicidio, pensamentos suicidas, self-harm, distúrbio alimentar, comportamento obsessivo compulsivo.

Esse livro é a definição de um livro que pode ser experienciado de muitas maneiras diferentes. Eu nunca entendi como tanta gente podia amar esse livro e tanta gente odiar, mas depois de ler eu entendo completamente como isso é possível.

Solitaire (“Um ano solitário” em português) é um livro que fala sobre Tori Spring, uma adolescente depressiva que não tem muitos amigos. Quando ela conhece Michael Holden, e um anônimo chamado Solitaire começa a bagunçar as coisas em sua escola, a rotina pacata de Tori passa por mudanças.

Quero começar falando que esse livro mexeu muito comigo e eu tenho muitas resenhas acumuladas mas simplesmente não me aguentei e estou escrevendo essa aqui logo depois de ter acabado o livro.

Quero começar falando da Tori, já que ela é a protagonista e ver mais sobre ela molda toda a forma que esse livro te afeta. Acho que a Tori é uma personagem muito única e complexa e muita gente pode achar ela insuportável e não gostar da forma como ela age e lida com as coisas e as pessoas ao redor dela. Eu não a vi assim. Não sei se foi porque eu me identifiquei muito com ela ou porque eu não busquei saber quem ela realmente é. Eu não busquei traçar um perfil pra ela, pois como a própria Tori diz no livro, ela não quer pessoas tentando entender quem ela é quando ela mesma não entende. Acho que isso torna o livro uma coisa diferente para cada pessoa.

Eu me envolvi com a Tori e eu às vezes entendia ela e às vezes não, e tudo bem. A Tori não é uma personagem fácil de entender e talvez ninguém vá entender ela por completo. Esse livro é muito profundo e fala de coisas bem pesadas, muitas vezes eu tive que parar de ler porque eu ficava genuinamente mal com as coisas que a Tori dizia, com as coisas que ela sentia (ou não sentia, no caso). É com certeza uma história focada nessa vivência da Tori e em como ela reage às coisas mesmo quando está tudo uma zona ao redor dela e dentro dela. Talvez eu tenha me afetado tanto por me identificar com a Tori em diversos momentos. Eu só li esse livro como algo real demais pra ter qualquer coisa dando certo, qualquer coisa sendo perfeita. Eu não tinha absolutamente nenhuma expectativa.

Sobre todo o enredo da história e o plot dela, eu realmente não senti a presença disso na história e muito menos a relevância desses acontecimentos. O que muitos acharam um ponto ruim do livro, eu simplesmente não vi como um problema. Levando em conta que esse é um livro completamente envolvido com a protagonista, se ela não liga pras coisas, se ela não demonstra interesse ou sentimentos genuínos direcionados a algo, como a coisa pode demonstrar tanta relevância? Não pode. Quando Tori se envolvia em algo na narrativa, eu conseguia sentir a relevância daquilo. Eu reconheço que o enredo poderia ser melhor desenvolvido como ele por si, mas a forma como a Tori vive esse enredo me pareceu muito compatível com o livro.

Acho que esse livro não foi feito pra agradar ninguém. Ele é algo sincero e que me fez refletir muito. Acho que o final pode ter sido um pouco corrido e confuso, mas eu não vejo porque dar tanta relevância pra isso quando o principal é a gente acompanhar a Tori e tudo que ela pensa e toda a forma que ela vive as coisas, e como ela é confusa, estressada e frustrada e como ela não vê razão nas coisas, como ela não deseja nada. Se você quer ler esse livro esperando algo bem definido, algo com vida, não vai ter o que quer, porque essa não é a Tori, não é assim que ela se sente então não é essa vibe que o livro vai passar.

Agora eu vou falar de Michael Holden, o personagem que apareceu na vida da Tori e mudou a vida dela. A relação deles é muito diferente de qualquer outra que eu já tinha lido, mas ela é tão bonita, tão genuína, tão pessoal e tão única que eu me apaixonei por eles dois. As complexidades dessa convivência, as inseguranças, honestamente, tudo que essa relação envolve é profundo, e é emocionante ver como eles passam a se conhecer e como a visão da Tori em relação a ele muda e a percepção do leitor também muda. Tori passa a entender Michael melhor e nós também, e logo nós passamos a ver ele como uma pessoa real, não um personagem. Ele não é um príncipe, ele não é imune a falhas, mas quem é? Eu amei o Michael e eu amei a Tori e eu amei eles dois. Eles me deram esperança, assim como eles SE deram esperança.

Acho que deu pra perceber que esse livro teve grande importância pra mim e ele mostrou muitas coisas que normalmente os livros não mostram. Eu não acho que algum dia eu vou reler esse livro e também acho que minha experiência com ele poderia vir a ser muito diferente.

Honestamente, é um livro muito difícil de avaliar e acho que ele vai significar muito para uns e nada para outros e tudo bem.

Eu também não sei nem se cabe uma recomendação desse livro. Não é uma leitura pra se divertir, não é uma leitura que eu sei que vai agradar a todos e também não é a melhor obra de Alice Oseman, mas se você quiser ler, apenas saiba que é um livro pesado e que é provável que você se decepcione e que esse livro seja diferente do que você imaginou.

Essa resenha tá muito confusa, eu sei, mas não consigo expressar claramente meus sentimentos em relação a esse livro.

Gabi 12/01/2022minha estante
Concordo muito com você. Esse livro tem muito significado pra mim porque foi a primeira vez que eu consegui me identificar com uma personagem, mas realmente não é pra todo mundo

drago 13/01/2022minha estante
simm, acho que tem muita relação com isso, ainda mais porque o livro é muito envolvido com os sentimentos dela

Gabi 08/08/2021

"It's funny because it's true"
Esse é o primeiro livro que eu li em inglês sem ser uma graphic novel, então eu tô muito feliz aa. Só pra avisar, essa leitura não é pra todo mundo porque aborda temas muito pesados.
!!Gatilhos: suicídio, automutilação e distúrbio alimentar!!
A Tori é uma adolescente depressiva e tem poucos amigos. Em um dia começa a acontecer coisas estranhas na escola dela e, consequentemente, ela conhece o Michael Holden, que é considerado "estranho" por muitas pessoas que já estudaram com ele.
Enfim, eu gostei muitoo desse livro. Eu nunca tinha visto uma personagem com uma personalidade parecida com a minha, e eu acabei me identificando muito, até demais, com a Tori.
Eu vi muitas resenhas que criticavam a Tori por ela ser "ignorante" com as pessoas, mas eu entendo ela muito bem e acho desnecessário tacar hate nela.
Se você gosta de um livro com reflexôes, esse livro é ótimo pra você. Eu marquei muita coisa, e isso é bem raro de acontecer.
Sobre o nível do inglês, eu achei de boas e me acostumei rápido. Acho que ta entre o básico/intermediário.
E uma coisa muito importante: Não vão ler esse livro pensando que é um romance fofinho. Porque não tem nada fofo e o casal só fica junto bem no final, é um livro mais pra perceber como a vida dos outros nem sempre é como a gente pensa.
Todos os personagens são muito reais, têm problemas e defeitos, como qualquer ser humano.
Sobre o plot, eu gostei, mas não é muito surpreendente. Qualquer pessoa que pensar bem consegue descobrir esse plot.
Algumas frases que me marcaram:
"Sometimes I hate people. This is probably very bad for my mental health"

"I continue to stare at myself in this mirror, and I imagine a voice reminding me to be funny and chatty and happy, like normal people"

"'It's important to make lots of discoveries every day' He stands back up. 'That's what makes one day different from the next'"

"'I don't like films that are fake' I say. 'Where the characters and the story are really... perfect. Things don't happen like that in real life.'"

"That's me, as usual, being an utter dick to everyone for no apparent reason. I get it. I get that I don't exactly engage with people. But since saturday, I've felt that not engaging can be just as bad as the alternative."

"It's so easy to assume that you know everything about a person."

"This is the way the world works. This is why you never let your feelings control your behavior."

"Nobody is honest; nobody is real. You can't trust anyone or anything. Emotions are humanity's fatal disease. And we are all dying."

"Just because someone smiles doesn't mean that they're happy."

Desculpa pela resenha grande, mas esse livro foi muito importante pra mim

julia 12/04/2022

E quem é você, Victoria Spring?
É Alice Oseman né gente, não tem livro dela que é ruim!!!!!

QUE LIVRO INCRÍVEL

Esse livro acontece depois de This Winter, é bom ler os livros de Heartstopper antes dele pra entender muita coisa, aparece bastante o Charlie e Nick todos eles amadurecendo e também sobre a vida de Tori.

Ele retrata sobre saúde mental, depressão, transtornos alimentares, etc? Não é um livro que acontece muita coisa é bem paradinho mas gostei muito mesmo assim, é como se fosse Addie LaRue!! Pra quem gostou desse livro você vai amar esse. Pode ler sem erro, eu amei os dois.

Eu amei demais os personagens, Michael meu protegido, Toriiiii te amo e Becky até que me surpreendeu, mas só no final.

É um livro real trás uma adolescente tentando sentir as coisas. É um livro para tentar ser compreensivo e é um livro que mostra o poder que uma pessoa pode ter na vida da outra.

Eu acho que o mais importante de tudo é que Tori tem problemas como qualquer outra pessoa na vida real.

Juliana2606 31/05/2022

O começo da autora
Esse livro me surpreendeu muito, especialmente pq eu li Hearstopper antes.
Devo avisar que a autora mudou algumas coisas depois, mas a essência é a mesma.
Esse definitivamente é um livro com uma pegada bem mais sombria e foi incrível ver a Tori e finalmente entender seus dilemas.
Espero mais desenvolvimento dela em Heartstopper e também do Michael, queria muito ver mais dos dois.

Dora 31/07/2022

Acho que não aproveitei esse livro como ele deveria ser aproveitado. Ou talvez sim. Não posso chegar a tais conclusões agora, sinto que o livro todo é muito maduro ou talvez muito diferente do que sou. Deprimente também. Não me deu um sentimento bom, mas gostei da escrita e de alguns personagens.

Rafa 20/05/2022

É bom, mas acho que eu esperava mais. Gostei mais do começo, mas do meio pra frente algo aconteceu que fez eu perder completamente o interesse em continuar a leitura. Não me prendeu.

Duda 11/02/2023

SURREAL
Sou apaixonada pela alice osman mas esse livro nossa, o jeito que me tocou e eu me vi na tori, e o plot do final meu deus incrivel sem defeitos perfeito 5/5 sempre.
as reflexões desse livro me deixaram uau

Vinicius 20/05/2022

Um outro lado do Heartstopper
Hoje a saúde mental é discutida em seriados, livros e até (espero) em escolas. Que ótimo termos a chance de falar sobre depressão e ansiedade abertamente e entender que a adolescência e, por que não, a vida adulta também, são desafiadores. Todos estamos travando uma luta interna silenciosa.

Como um introvertido, sempre me senti um peixe fora d'água na escola. Algumas atividades que para alguns era uma rotina prazerosa para mim era um desafio enorme. Talvez uma leitura como essa pudesse me dar algum tipo de suporte na época.

Os temas nos livros e HQs de Alice Oseman colocam luz sobre comportamentos/doenças que alguns anos atrás eram estigmatizados e permaneciam à margem. Ainda que seja um YA sem grandes qualidades literárias ganha importância por dialogar com um público jovem que precisa ser amparado. Vale lembrar que a autora escreveu a história aos 17 anos.

Clary.Matias 14/05/2022

Estava sem expectativas
Sendo sincera, eu não esperava muito desse livro. Fiquei com tédio no começo, mas depois fui entendendo o propósito do livro e já até sabia o que iria acontecer no final, já que li Rádio Silêncio primeiro (inclusive vou fazer releitura). Enfim, gostei do desenvolvimento da Tori e só de pensar que a Alice escreveu esse livro tão nova dá vontade de bater palmas!

Ju 16/05/2023

Ruim
Eu entendo q esse livro foi o primeiro escrito por Alice Oseman e que ela escreveu quando tinha 17 anos, eu não esperava que fosse ser a melhor coisa do mundo, mas eu também não esperava que fosse ser TÃO ruim quanto foi
É muito óbvio que esse livro foi escrito em 2012, só pelas incontáveis referência a HP e pela protagonista passar metade do tempo julgando e falando mal de outras garotas
Inclusive vamos falar sobre a Tori, gente q garota chata, ela tem uma síndrome de ?não sou como as outras garotas? que é muito irritante, eu tinha conhecido ela em heartstopper e até tinha gostado dela, esse livro me fez gostar menos dela
Por fim esse livro só serviu pra uma coisa, nos introduzir Nick e Charlie que por causa da popularidade deles nessa história, ganharam a sua própria, Heartstopper, eles foram a única coisa boa nesse livro tão sem graça

lialarson 13/05/2022

um dos melhores livros que eu já li sim
MANO, EU TÔ-----
eu achei que eu não ia gostar muito, mas MEU DEUS. QUE LIVRO MEUS AMORES
terminei em 5 dias de ler ainda, me prendeu muito na história
o plot provavelmente todo mundo já sabia, mas como uma pessoa bem lerda como eu, fiquei toda ??????????
MAS O MELHOR DO LIVRO AINDA NÃO TÁ AQUI
conforme você vai lendo as situações, surgem perguntas e frases que são muito reflexivas, cara---- eu amei muito, meu celular tá cheio de print já ?
tem muitos gatilhos durante o livro, mas não tem uma conexão com a história, então você pode pular.
enfim, meu novo livro favorito, vou sair falando pra todo mundo as quotes, e que me aguentem !

Gabi 20/11/2022

All I know is that I?m here.And I?m alive.And I?m not alone.
Solitaire. Sinceramente, não é possível descrever esse livro sem falar o quão sensacional e brilhante ele é.
Eu acredito que a maioria das pessoas que leram e não curtiram muito o livro, simplesmente não chegaram a entender a profundidade que ele oferece. Penso que não me apoiei em um plot mirabolante para me envolver com a narrativa, o conceito do livro se baseia no fato que a Tori é uma adolescente em seus 16 anos vivendo a sua vida como sabe viver e tentando lidar com o fato que a perspectiva pela qual ela vê sua vida é, de certa maneira, extremamente prejudicial pra ela. Parecendo ser impossível para a Tori mudar sua visão de mundo porém, ver ela se abrindo a ver a vida por outras perspectivas é extraordinário. Mesmo que o livro não necessariamente aborde essas outras perspectivas.
Mesmo que em alguns aspectos pareça que os personagens ao seu redor são superficializados, a vida é assim. Se pararmos pra pensar, nós somos, ou precisamos ser, os personagens principais da nossa própria história, e ela mostrando, principalmente a partir do Michael como ela passa ver as pessoas ao seu redor como pessoas reais é nada menos do que incrível, lindo e extremamente envolvente.
Solitaire não é um livro pra alguém que está preocurando um mistério a ser resolvido, um romance ideal, mas pelo simples fato de ser real, é perfeito.

Stephanie 10/06/2022

Um ano solitário meu livro da vida
Não sei se é saudável dizer o quanto me conectei com a Tori e seus pensamentos pessimistas, eu adorava cada página e sempre queria saber oq ela ia falar na próxima, confesso que Michael e o Solitarie foi a parte que menos me importei, eu queria mesmo é saber sobre ela, e adorei a vibe meio vintage de blog e tal, eu também adorava ficar pensando na linha do tempo do osemarverse em capa nova informação, por fim eu amo esse livro e amo a tori ??
Caro leitor 10/06/2022minha estante
OI?! PRECISO DA SUA AJUDA PRA ACHAR UM LIVRO.

Vi uma pessoa pedindo ajuda pra saber o nome de um livro na caixinha de perguntas de um perfil literário nos storys do instagram! Essa pessoa descreveu esse livro e me fez ficar interessado! Mas até hoje eu nunca descobri qual o nome! Essa pessoa descreveu esse livro assim:

"O livro era o seguinte: o rapaz 1 (não sei o nome dele) gostava muito de ler! Um certo dia a autora preferida estava em sua cidade autografando um dos seus livros favoritos. Então ele decidiu ir até esse evento. Na fila para pegar o autógrafo, um rapaz 2 (que eu também não me lembro o nome) esbarrou nele, derramando café em seu livro... o rapaz 2, pediu desculpas ao rapaz 1, pelo acidente.

Mas não para por aí! Plot twist é que o rapaz 2 era filho da autora que o rapaz 1 estava preste a conseguir um autógrafo. E o rapaz 1 amava esse livro, pois ele se apaixonou pelo personagem. Mas o que ele não sabe é que o personagem que ele tanto amava foi inspirado no rapaz 2."

Então é isso, se por acaso você leu até aqui, e souber o nome, por favor me fala! Obrigado desde já! e desculpa pelo incômodo. ??

aninha claremont 23/04/2021

solitaire
A Alice Oseman nunca erra né, eu gostei muito desse livro e me identifiquei até demais com a personagem principal, se você tem interesse em ler este livro é bom dar uma olhada nos gatilhos antes. Eu amo o jeito que a Alice consegue desenvolver amizades e como ela faz os personagens muito reais, todos tem defeitos e qualidades o que nos facilita a se conectar com eles. Uma frase que me marcou muito no livro foi: " Só porque alguém sorri, não quer dizer que esta feliz."
your best american girl 08/05/2021minha estante
Oi tudo bem? Eu queria muito ler esse livro, mas nn acho o PDF! Se vc tiver lido ele em PDF, vc pode pfvr me mandar? :))