A Court of Thorns and Roses

A Court of Thorns and Roses Sarah J. Maas

Resenhas - A Court of Thorns and Roses

Emiy0610 04/09/2022

Releitura
Relendo esse livro, dessa vez em inglês

Foi ele que me colocou de volta no mundo da leitura então resolvi ler ele novamente, só que em inglês pra treinar meu inglês

Não tem muito o que dizer, A Court of Thorns and Roses é definitivamente, para mim, o pior livro da Sarah J. Maas, mas é o início de um saga que tem meu coração a mais de um ano, gosto do livro e recomendo continuar porque melhora

lulu 05/08/2021

ACOTAR
Esse primeiro livro é bem medíocre, mesmo tendo acontecimentos consideráveis a história não prende muito. O começo parece prometer, mas a promessa não chega, a maioria dos plots e climax são previsíveis, mas a parte final, mesmo não me surpreendendo, me deixou com bastante curiosidade para continuar (principalmente por causa do Rhysand).
Se não me contassem, prometessem, que os próximos livros são bem melhores e que vale a pena passar por esse, eu teria largado ele antes da metade. (E sim, os próximos livros da série são MUITO melhores)

nana 08/11/2020

Bom primeiro livro, a saga tem potencial
Eu gostei bastante desse primeiro livro da saga, apesar do começo ser um pouco parado, do meio pro final a história começa a se desenrolar, abrindo espaço para os próximos livros e aumentando a ação.
Para mim, existem duas coisas que livros de fantasia precisam: a personagem principal e a vilã boas. Aqui, temos os dois, Feyre é uma ótima protagonista (mesmo que as vezes nos dê uma raiva dela) e Amarantha não fica para trás, uma vilã sensacional. Na verdade, os personagens são um dos pontos altos aqui, muito bem trabalhados, cada um com seus problemas internos e personalidades.
Como falam tanto desses livros, eu tenho que confessar que esperava mais, porém, deixando as expectativas de lado, é um livro incrível que tem uma história boa e a saga tem muito potencial, estou animada para começar logo o segundo.

Adicionando: também amei a capa, é muito bonita e as partes em alto relevo deram um charme a mais

Indria 10/04/2021

Acotar
O início do livro é bem lento, demorei pra engrenar na leitura, mas do meio pro final fica bom.

neo 22/10/2015

Esse livro basicamente resume minha relação com tudo que Maas escreve: tem muita, muita coisa boa, mas muita coisa irritante também.

Vamos pelas partes boas primeiro. A Court of Thorns and Roses é provavelmente um dos livros mais bem escritos da Maas, provavelmente empatado com Queen of Shadows, mas sendo em primeira pessoa a voz da protagonista, Feyre, é bem mais aparente e forte. Aliás, a própria Feyre é uma protagonista bastante agradável, e no geral eu gostei bastante dela, e juntando escrita boa + voz consistente, o clima do livro ficou perfeito e contribuiu um tanto para o worldbuilding.

Falando em worldbuilding, eu acho que sim que ele poderia ter sido um tico melhor, mas nada muito grave. Apesar de haver um ou outro monólogo em que os personagens explicavam coisas sobre o passado/os Fae/whatever para Feyre de um jeito meio infodump, na maior parte do tempo tudo foi mostrado ao leitor de forma sutil e eficaz. É aqui que o clima entra. Esse ano li alguns livros sem clima algum, sem atmosfera que fizesse você sentir que realmente estava em outro mundo, e em A Court of Thorns and Roses isso não acontece. As descrições não são minguadas e nem exageradas; são na medida certa e junto com o ritmo, que eu achei ótimo (apesar de um pouco lento no último 1/4), fazem com que você se sinta incapaz de parar de ler.

Apesar de fadas serem geralmente associadas com elfos - e, para quem ainda não sabe, eu amo elfos - nunca fui de ler muitos livros com elas não. Em parte porque fadas geralmente = fantasia urbana e elfos = fantasia épica/alta, que é minha preferida, mas também porque romance vem muitas vezes de sobremesa quando se lê qualquer coisa com fadas e, bem, romance não é minha praia. Adoro, sim, mas como subplot e se não chamar muita atenção. Quando comecei A Court of Thorns and Roses, porém, eu já sabia que romance seria o foco e já estava preparada para isso, logo não foi essa parte que me incomodou de verdade.

O que me incomodou foi como esse romance foi desenvolvido. Ou melhor, a parte final dele, porque o início até que foi legal. Sabe, eu até gostei do Tamlin, coisa que não aconteceu com nenhum dos três pretendentes da Celaena em Trono de Vidro. Então quando a Feyre deixou de odiá-lo e passou a ficar meio de boa com ele, eu tava meio ué, vai fundo. O que poderia dar errado a essa altura do campeonato? A transição de odeio-você-com-todas-minhas-forças para até-que-você-é-legal foi bem feita, crível. Estávamos fora de perigo, certo?

Ledo engano. O romance ficou meh pra mim quando as coisas foram, do nada, de até-que-você-é-legal para você-é-o-amor-da-minha-vida sem explicação nenhuma. Feyre morrendo de amores pelo Tamlin e o Tamlin por ela sem mais nem menos foi o momento mais wtf do livro.

Tirando isso teve algumas outras coisas sim. Primeiro, a vilã não me convenceu. De jeito nenhum. Amarantha pra mim foi uma personagem bem patética mesmo, e obsessão dela pelo Tamlin foi de revirar os olhos. Segundo, a Feyre precisava ser salva toda hora - e nem mesmo final conseguiu remediar isso. Terceiro, mulheres not found. Acho que já comentei aqui no blog que um dos motivos de eu ler fantasia YA quase tanto quanto leio fantasia adulta é porque YA tem muito mais mulheres e é no geral bem mais diversa enquanto a adulta, pelo menos nas obras mais mainstream, ainda é a dudebroland. Aqui em A Court of Thorns and Roses, porém, senti falta de mais personagens femininas. Veja bem, se fosse um livro adulto eu provavelmente não estaria reclamando (na verdade bem provável que estivesse agradecendo) - tirando a Feyre, há mais mais quatro personagens femininas com fala, mas uma não tem muita importância, outra é a vilã e as últimas são as irmãs de Feyre, que só aparecem rapidamente no início e um pouquinho mais lá pro final. Tirando elas... Homens. Homens everywhere.

E olha que eu gostei bastante da relação entre Feyre e suas irmãs. Entre ela e Nesta principalmente, que eu achei muito bem caracterizada e construída. Na verdade, toda a dinâmica da família de Feyre me agradou bastante. Não porque eles são um exemplo de família - haha, longe disso - mas porque os achei muito verdadeiros e suas relações muito verossímeis. A maior parte das relações do livro são assim, para ser sincera. É um ponto em que a Maas é realmente muito boa.

E é justamente disso que estou falando. Por um lado, personagens bem construídos e relacionamentos críveis, worldbuilding ótimo, escrita excelente e uma trama com um toque de mistério (coisas que eu adoro); por outro, romance acelerado sem motivo algum que fica dramático demais, dudebroland faerie version e uma vilã sem sal + protagonista sendo salva o tempo todo. É nessas horas que a música da Adele toca ao fundo: we could have it aaaaaall.

Enfim, vou sem dúvida ler os próximos livros. 3.5 estrelas para A Court of Thorns and Roses.

PS: Alguém poderia me dizer o que a Maas tem contra não colocar para mulheres no refrigerador para que homens possam ficar tristes e amargos? Nesse livro temos o >terceiro< personagem dela cuja namorada/noiva/ficante/whatever morre de forma horrível, geralmente na frente dele e/ou por culpa dele, e como resultado ele se torna o Sr. Amargo ou Sr. Estoico ou Sr. Sarcástico e ZzZZZzZZ Caramba, vão todos três pastar.

PSS: Tem gente falando das cenas mais ~quentes~ desse livro como se fosse algo muito explícito e eu to aqui meio??? A gente leu o mesmo livro ??? Por que tem duas só e nenhuma é grande coisa, com nada sendo mostrado. Sério. Vi reviewer gringa chamando esse livro de softcore erotica e HAHAHAHAHAHA #okay

PSSS: Sinto que poderia escrever um livro sobre minha relação com os livros da Maas, mas a essa altura do campeonato é provável que eu leia tudo que ela escreva. A que ponto chegamos.

PSSSS: Se o Rhysand se tornar uma ponta do triângulo amoroso cabeças rolarão. Provavelmente imaginárias mas por favor, né, depois do que ele fez com a Feyre? Tudo bem que o a Amarantha fez com que ele foi nojento, mas o que ele fez com a Feyre foi igualmente nojento. Nope.

site: http://chimeriane.blogspot.com.br/
Sarah | @only_a_snowflake 23/10/2015minha estante
É praticamente certeza que Rhysand vai fazer parte do triângulo amoroso, e o pior: acho que é a Feyre que vai se apaixonar por ele... Espero que eu esteja errada.

neo 29/10/2015minha estante
Olha, espero que isso não aconteça mesmo. Tiraria a graça toda da série pra mim :/

mary 23/01/2021

decepcionada
Primeiro de tudo, a escrita da Sarah J. Maas não me agradou nem um pouco. As 200 primeiras páginas do livro são maçantes e depois ela jogou uma enxurrada de informações e acontecimentos de uma vez só.

O que mais me incomodou foi o personagem Rhysand, que drogou e assediou a Feyre, mas a autora faz parecer que ele não é o vilão da história e já vi muita gente fazendo fanart dos dois juntos. Me senti muito desconfortável com tudo isso.

E como que a Feyre descobre que foi enganada pra quebrar a maldição da Amarantha e não tem reação nenhuma? Ela foi literalmente usada pelo Tamlim e ainda assim a primeira coisa que ela pensou foi em ir salvar ele... não faz sentido.

Além de tudo, me peguei várias vezes com vergonha alheia da protagonista, parece que a autora quis fazer uma mistura de Katniss e America e terminou numa personagem genérica.
lumybea 30/12/2021minha estante
concordo completamente amg

Clarice 21/06/2022

Apaixonei de primeira
O primeiro livro dessa saga me prendeu. Os personagens, o enredo e toda a riqueza de detalhes e imagens que a Sarah consegue trazer com palavras é surreal. Quero ler todos!

Leandro 07/03/2017

Hyped. So hyped.
Por onde começar? Me decepcionei tanto com esse livro.

Quando comecei a ver o booktube inteiro falando sobre esse livro, minhas expectativas foram lá em cima. Como não tinha lido nada da Sarah J. Maas até então, comprei as duas séries dela: Throne of Glass e A Court of Thorns and Roses. Até agora, li os três primeiros de Throne of Glass e posso dizer que ToG é infinitamente melhor do que ACOTAR.

Há 5 séculos atrás, uma guerra entre fadas e humanas foi tramada. Os humanos, perdedores dessa guerra, foram expurgados para uma minúscula porção do Sul do continente de Prythian e separados por uma invisível muralha contra o povo das fadas. No lado das fadas, o território foi dividido em Cortes.

Após a gerra, um Acordo foi firmado entre as duas raças e os humanos são obrigados a viverem apenas em seu lado da muralha, sem se relacionarem com as fadas. Desde então, fadas e humanos vivem separados. Com o lado vencedor, o povo das fadas repreendem os humanos e o mesmo acontece com o lado perdedor. História legal, não? Pena que isso foi apenas no passado.

O livro começa 500 anos após a guerra que separou as duas raças e é narrado por Feyre, uma jovem garota filha de mercadores, que se vê obrigada a caçar para sustentar sua família agora que sua mãe está morta, e seu pai incapacitado de se locomover normalmente por causa de um ferimento no joelho. Nas primeiras páginas da história, Feyre se vê diante de uma caça: um lobo gigante. Com apenas duas flechas, Feyre o mata.

Feyre não matou apenas um lobo, mas sim um integrante do povo das fadas. Este ato quebra uma das regras do Acordo e é aqui que os problemas de Feyre começam. Após o acontecimento com o lobo, um criatura surge para ela e lhe oferece um acordo: viver do outro lado da Muralha, no território das Fadas. Se recusar, ela e sua família serão punidos.

Mas a besta que carrega Feyre para o outro lado, não é apenas uma besta, e sim o High Lord da Corte da Primavera, chamado Tamlin. Feyre é mantida presa nesta Corte para cumprir o tratado em troca de sua vida -e da vida de sua família. Tamlin dá liberdade a Feyre com apenas uma condição: ela não pode fugir nem cruzar as fronteiras para o mundo mortal.

A história até aqui foi interessante e tinha de tudo para continuar boa, até que Feyre se apaixona por seu captor, Tamlin, e o livro entra em um limbo de romance e chatice e toda a história que eu esperava foi por água abaixo. De uma página para outra, Feyre se apaixona por Tamlin e jura que o mesmo é o amor de sua vida. Simplesmente assim, de uma hora pra outra. O romance se desenvolve de uma maneira clichê: te odiava ontem, mas hoje te amo mais do que tudo. Esse romance foi o que mais me incomodou no livro e pro meu azar, 75% do livro é puro romance. Sem contar o fato de que Feyre não podia olhar para Tamlin que tinha pensamentos e desejos bem eróticos com ele.

Na primeira citação da vilã, eu me empolguei e esperei ela aparecer para ver uma personagem forte mas isso durou até a própria aparecer. A vilã do livro se mostrava uma ameaça enorme mas quando apareceu, parecia mais uma amante revoltada do que para uma vilã capaz de acabar com a vida de todos os High Lords que não se alinharam a ela. Eu esperei algo grande no final, mas nada de demais aconteceu.

Um lado positivo foi Rhysand, High Lord da Corte da Noite. Um personagem que parece pouco mas foi um dos melhores do livro. A relação de Feyre com sua família se pareceu interessante também, com vários conflitos. Apenas isso que gostei no livro.

O world building é muito bom, mas foi mal explorado. A mesma corte como cenário me irritava, porque dava a impressão da história nunca sair do lugar. E no fim foi isso que aconteceu. A história empacou e não ia mais pra frente. Ficava sempre no mesmo lugar. Quando eu me empolgava, minha empolgação logo era derrubada pelo romance. Clichês do tipo ''sou assim porque ela matou a pessoa que eu amava'' e ''soltou o a respiração que não percebeu que estava segurando'' me irritaram muito.

A premissa da história foi bem feita, mas o desenrolar foi ruim. Chato. Esse é o tipo de livro que você não entende o porquê da hype, o porquê de estarem falando tão bem de um livro cheio de clichês e um romance qualquer. A protagonista era forte no começo do livro, mas no decorrer da história era apenas uma jovem apaixonada por um cara que ela odiava até então. Eu tenho tanta coisa pra falar desse livro, tanta coisa que me irritou, tantas coisas que podiam ser feitas de outra maneira muito melhor.

De 420 páginas, conseguir gostar de 150 no máximo. Como já tinha comprado o segundo, vou ser obrigado a ler para ver se melhora.
Allison - @oallisonperin 09/03/2017minha estante
Definitivamente não quero mais ler ACOTAR HAHAHAHA

Leticia.Azevedo 09/03/2017minha estante
Tu escreveu essa resenha?

Natália 30/04/2022

Ainda sem saber o que esperar do próximo livro, completamente obcecada pra descobrir mais sobre esses personagens e entender eles melhor. Até porque, com o final deste livro, não tem quem saia desesperado pra entender melhor o mundo em que Feyre está se encaminhando!

Levei anos pra finalmente ler algum livro da Sarah J Maas, e posso dizer que me surpreendi positivamente!

O desenvolvimento do livro me lembrou muito a forma com que a Cassie Clare constrói seus livros, então pode ser por isso que sou mais parcial a esta leitura!

pammrs 31/03/2022

O final salvou o livro!
De inicio é um livro meio maçante de se ler, sempre a mesma situação, sempre escondendo as informações da protagonista, tudo contado pela metade!

O livro te pega mesmo nos últimos 10 capítulos, quando você entende a historia e te dão mais informações sobre a história em si e você torce pela principal com todo o coração.

O único erro deste livro é deixar tudo pro final do primeiro, quando poderia deixar pistas do que esta acontecendo e quando chegasse ao final, tudo faria sentido e não jogar todas as informações do nada e de uma vez.

Achei um livro bom sim, não é um dos meus favoritos, porem estou ansiosa para o proximo!

Isabella1726 05/04/2022

amo amo
Já li toda a saga de acotar em português ano passado e me apaixonei pela atmosfera da história e os personagens.

Ficava toda hora relendo partes dos 5 livros e. então decidi ler a saga toda em inglês, (sim eu sou levemente viciada na história) e aqui estou.

Acho o começo e algumas partes do livro maçantes e enroladas de ler, não acontece muita coisa sabe, entendo que a Feyre ta descobrindo esse mundo novo, mais mesmo assim achei lento.

Por mais que eu ja saiba o que vai acontecer nos próximos livros, eu amei cada segundo da leitura.
O final é MUITO bom, aiai amo.

Marilia M. 07/04/2021

Perfeito
Cada livro depois desse so fica melhor!! A evolucao dos personagens, romance.. td.
Uma das minhas series favoritas
5+/5

I. de Rohan @izabelderohan 17/06/2020

Uma Corte de Indecisos
Se você está um pouco cheio de hormônios e gosta um pouco de fantasia, talvez esse livro seja para você.

Feyre é uma menina humana que, desesperada e com fome, mata uma fada. Ela é buscada em sua casa pelo chefe da Fada morta, que a leva até sua corte. Vamos entendendo que essas fadas velas e inteligentes não são tão malignas quanto Feyre e sua família achavam que seriam. Mesmo assim Feyre é obrigada a passar seus dias presa em uma mansão, rica para sempre, bem alimentada, com seus hobbies preferidos... Você já leu a sinopse, eu não preciso te contar, então vamos a resenha.

Feyre é uma personagem indecisa que não sabe se é badass ou uma donzela em perigo, ela não toma nenhuma grande decisão, e parece presa a um encantamento horrendo em que só pode tomar decisões ruins.

Seu par romântico é raso e um pouco idota, não nos convence e parece também não convencer muito Feyre de que é o par ideal para ela. O personagem que realmente ficamos interessados aparece lá para o final do meio e continua conosco até o final da história, de forma bem lateral. Mas não ache que autora de Trono de Gelo, a proprietária de Celaena e Aelin vai nos deixar na mão. Não, não, não... SJM é a rainha do primeiro livro ruim. Espere o segundo livro. Não que Feyre melhore, mas o enredo sim.