A Menina Que Não Sabia Ler

A Menina Que Não Sabia Ler John Harding

Resenhas - A Menina Que Não Sabia Ler - Volume 02

Lari 23/12/2022

Muito suspense
O início do livro é marcado por um acontecimento intrigante que deixa o leitor intrigado até meados do livro.
O novo médico do hospício é uma pessoa muito misteriosa. Ao chegar ao local, demonstrando preocupação e boas intenções para com as internas, é impossível imaginar como se dará o desfecho dessa história, o que tornou todo o final do livro muito surpreendente para mim.
Nossa querida Florence aparece nesse hospício com um nome diferente, o que acabou me deixando confusa e especulando quem poderia ser os novos personagens, me guiando erroneamente para uma linha completamente diferente do que realmente se tratava.
O final do livro, para mim, foi intrigante, pois já imaginava o que aconteceria com os personagens, mas não fazia ideia de como seria.

whotfisbertaggia 17/12/2022

INTERESSANTE, MAS DESNECESSÁRIO
não é uma continuação muuuito necessária, o livro fala sim o que acontece com a florence depois de toda a história do primeiro livro, mas o foco passa a ser outro personagem. o livro é legal, mas não tinha tanta necessidade de ser escrito e tem algumas partes bem confusas, mas ainda assim, gostei bastante.

Priscilla 02/12/2022

Surpreendente
Comecei a leitura um pouco decepcionada, pois esperava reconhecer Florence como narrador-personagem da história. Mas me surpreendi e fiquei envolvida pela narrativa do Dr. Sheperd.
Gostei de como a história se desenvolve e da maneira que vamos aprendendo sobre os personagens aos poucos.
Minha curiosidade a respeito do que aconteceu com Florence entre o primeiro e o segundo livro não foi saciada, mas ah! Gostei do livro mesmo assim. Nada que um pouco de imaginação não resolva.

Janina1 25/11/2022

A menina que não sabia ler - volume 2
Preciso ser bem honesta e dizer que achei o livro bem fraco, principalmente comparado ao primeiro.
Na minha opinião esse livro não deveria ser considerado uma sequência do primeiro, já que a Florence é totalmente uma personagem secundária e não trás nada novo para a história dela.
A história do livro é interessante, mas chega um momento que ele fica maçante. E os acontecimentos que o autor vai levantando acabam se resolvendo muito rapidamente

vica 23/11/2022

Não precisava né
Foi essa frase que eu pensei assim que conclui o livro. Com a história desse livro o autor poderia ter feito outra história ao invés de ter dado continuidade a um livro que não precisava de continuação.

A história gira em torno de John Shepherd, um médico que acaba de chegar em um hospital psiquiátrico para mulheres, que fica em uma ilha, para ser o médico ajudante de Morgan, o dono do local. De cara já descobrimos que houve um acidente com o trem em que Shepherd estava e que, na verdade, essa não é sua verdadeira identidade, e sim a de um homem que morreu no acidente.

Ele apenas aproveitou essa oportunidade para começar uma outra vida. Conforme o tempo passa, os mistérios ao redor de Shepherd e do hospital só aumentam, e ele conhece uma moça que aparentemente não precisava estar ali. Confesso que a história me entreteu mas ainda assim poderia ter parado no primeiro livro. Vocês ja se decepcionaram com alguma continuação?

Vicwop0 11/11/2022

Aff
Eu li o outro livro desse e achei horrivel eu achei que o segundo volume seria melhor e foi melhor doque o outro mais mesmo assim muito chato

alana404 08/11/2022

apenas ódio.
não gostei da forma como terminou. foi legal ter o Shepherd narrando, mas queria q tivesse sido a Florence, com ela contando como chegou no hospício (??). enfim, te prende do início ao fim com todo suspense, é gostosinho de ler, apesar de tudo.

Ni Afonso 08/11/2022

Uma história cheia de segredos e mistérios, personagens extremamente inteligentes e manipuladores....
Esse segundo volume começa um pouco lento, mas a história e o suspense vão crescendo até você não conseguir parar de ler.
O final é surpreendente e ao mesmo tempo eu não esperava nada menos do que isso desse personagem.

Léia Viana 02/11/2022

#12livrospara2022 - livro de Outubro
Nem tudo é o que realmente parece ser - parte II.

Quando li o primeiro, lembro que tinha ficado fascinada pela maneira que Florence demonstrava o
amor pelos livros, e do quanto ela era prisioneira de sua própria imaginação, neste segundo livro, gostei e não gostei. Explico melhor: não sei se realmente é uma continuação do livro 1 ou apenas uma outra história com uma única personagem do primeiro livro em segundo plano, uma coadjuvante talvez.

Neste segundo livro temos o Dr. Shepherd, um médico com seus mistérios e o seu "Tratamento Moral", uma maneira mais sútil de tratar as pacientes do hospital psiquiátrico, ou melhor: um hospício somente para mulheres, entre elas: Florence, que agora é conhecida como Jane Pomba.

Mas porquê Florence foi parar em um hospital psiquiátrico? Cadê o Gyles? Como ficou a governanta, se recuperou? Cadê minhas respostas do livro 1 que deveriam estar nessa não continuação/continuação?

Até acho interessante se tiver um terceiro livro e que responda tudo o que ocorreu no primeiro e também no segundo. Por enquanto estou presa nesse labirinto com mais perguntas do que respostas, já que o livro não trás uma linha de raciocínio cronológica.

Não se iluda com a capa, apesar de conter apenas dois únicos elementos góticos e sombrios na história, tanto o livro 1 quanto o livro 2 tem essa capa bonitinha que não condiz em nada com a história.

Sarah587 30/09/2022

No início eu fiquei um pouco perdida pela mudança drástica de personagem principal após o primeiro livro, e apesar de ter gostado bastante, algumas perguntas ficaram pairando na minha cabeça sem nenhuma resposta clara.